Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

souza

medio grave montado com horn response

Recommended Posts

Postado em

tava aqui a noite calculando uma caixinha legal para colocar como medio grave para um cliente e como em 90% dos casos na minha região não se usa MG então sugeri a colocação do mesmo ; so que como sempre tem exceço de corneta e o dono limitou a apenas 1 par de falantes de 10".

ai veio a ideia [¨] para faser render mais com menos cai em cima do horn response para aumentar a eficiência que pulou consideravelmente em mais de 5 dbs na faixa de atuação escolhida

strada001.jpg

strada003.jpg

strada005.jpg

strada008.jpg

strada009.jpg

strada011.jpg

Postado em

puts muito legal esse modelo, nunca tinha visto assim [-]

mas, como ficou o comprimento e a área da corneta? e em que faixa ta tocando?

eu nunca entendi bem os calculos, só sei que alem de ter o comprimento necessário pro comprimento de onda do corte inferior, precisa ter uma área de boca compativel com essa freq. também. Se vc puder explicar , agradeço!

Postado em

serviço de primeira... e pra fechar, ficou lindo

ah se eu tivesse espaço no meu carango :( hehe

abraco

ocupa um pouco mais de espaço mas rende muito mais que caixa frontal

souza, tem algum link pra dar uma lida sobre como fazer uma dessas?

aqui nesse link abaixo tem os principios de um modelo de caixa corneta

há tambem material a respeito do mesmo na audiolist

principio de caixa corneta

puts muito legal esse modelo, nunca tinha visto assim [-]

mas, como ficou o comprimento e a área da corneta? e em que faixa ta tocando?

eu nunca entendi bem os calculos, só sei que alem de ter o comprimento necessário pro comprimento de onda do corte inferior, precisa ter uma área de boca compativel com essa freq. também. Se vc puder explicar , agradeço!

essa caixa esta respondendo a partir de 150 e vai 1000 hz sua progressão de corneta tem apenas 35 cmts e sua eficiência se aproxima em 105 db

consegui que respondesse bem baixo aumentando a area da boca que tem 810 cmts quadrado para cada falante de 10" a area do colo onde fica acoplado o falante não comprimi muito pois não tenho necessidade de subir demais o corte superior por estar trabalhando com drive fenolico que cruza a -6 dbs em 1200 hz assim consigo medio grave firme com pouca progreção.

existem algumas variações de progressão que altera o comprimento final da corneta "isso falando a grosso modo "

as mais conhecidas são a exponencial e directividade constante essa segunda e mais utilizada atualmente nos trios automotivo por ser mais facil de construir

outro fator que influência também no seu comprimento e eficiência ; quanto mais eficiênte for a corneta maior será seu tamanho final pois terá que ter o COLO " boca onde acopla o falante " menor "salvo devidas as proporção de utilização" para que se crie pressão suficiente para percorrer o longo caminho da corneta que e um casador acústico de impedância

vou ver se consigo postar os gráficos dessa caixa .

:rever1:

bota pra tocar pra nos ver como vai ficar esta criança agora deu curiosidade, posta um vídeo dela pra nós.

vou ver se consigo firmar ela funcionando e posto aqui

Postado em

Curti muito o projeto, cornetada é muito boa. O que acha da cornetada, só que com dutos?

Me diz uma coisa, vc fez ela assim, com o alto falante "de lado", devido a ter pouca profundidade para faze-la de frente, é isso mesmo?

Abraços

Postado em

trampo de 1° como sempre..

e essas caixas realmente tem um otimo ganho, vale apena fazer.

sim uns dos motivos foi limitação de dim dim do cliente pois como tinha 4 405 o certo seria 4 woofer de 10 para medio grave mas ai esbarrou no valor dos mesmo assim decisdi faser cornetada para aumentar a eficiência e reduzir o custo com alto falantes

Curti muito o projeto, cornetada é muito boa. O que acha da cornetada, só que com dutos?

Me diz uma coisa, vc fez ela assim, com o alto falante "de lado", devido a ter pouca profundidade para faze-la de frente, é isso mesmo?

Abraços

acho execelente o ganho ; aumentar em média 5 a 6 dbs sem ter que dobrar a quantidade de falantes e muito bem vindo , pois o que limita muito um som consistente por horas e consumo e quanto menos consumo em ampli melhor , fora que caixas com mais efieciência e mais show onde menos se torna mais.

no caso de fabricala de lado foi porque ele já tinha a caixa uma mtl com 2 x18" sub 800 empurrado por 1 ricsom 2k2 e 380 A de beteria sendo que duas de caminhão fica também na caçanba ai sobrou apenas 38 cmts de profundidade para confecionar a caixa e para ter uma boa projeção da corneta so mesmo montando de lado .

se entra a fundo em caixas cornetas e comessar a pesquizar vera cada caixa diferente

pra muitos não deve nem saber dessa

em meados da decada acho de 60 quando não se tinha alta potencia nos amplis e falantes fabricaram uma corneta de medio mesmo so que dobrada ou seja a primeira progressão caia em cima da segunda parte final para conpactar seu tamanho.

coisa de doido para epoca

a caixa cornetada com dutos so comessa a compensar em resposta mais baixa tipo caixa de medio grave abaixo de 150 hz acima disso já não tem muita influência . um ponto positivo e a refrigenção mais eficiente do conjunto magnetico do falante que é mais interessante do que os ganhos que possa a vir ter pois aumenta o tamnaho da caixa por ter que elevar o VB traseiro

Postado em

pro pessoal que pediu as fotos estão ai em baixo

strada035.jpg

strada038.jpg

strada01608.jpg

strada01609.jpg

strada01610.jpg

no outro poste colocarei os vídeos

Postado em

Souza,essa MTL já foi muito comentada e até testada aqui no forum.. e uma das coisas qe se mais fala dela, é que é MUITO boa, só que precisa de um certo acoplamento..de pelo menos 4 caixas pra render forte.

Tem como vc falar um pouco dela ae? vc que ja montou o sub800 em dutada, da muita diferença?

Postado em (editado)

Souza,essa MTL já foi muito comentada e até testada aqui no forum.. e uma das coisas qe se mais fala dela, é que é MUITO boa, só que precisa de um certo acoplamento..de pelo menos 4 caixas pra render forte.

Tem como vc falar um pouco dela ae? vc que ja montou o sub800 em dutada, da muita diferença?

sinceremente rende e MUITO uma só treme o chão rende muito mais que dutada grave agressivo e quanto a acoplar 4 sim irá render muito mais e descerá a frequencia minima que responde com força e jogará o grave a maior distância ; agora não tocar bem com uma só e mito so se o cara que ta regulando for muito fraco.

em termos rapido de comparação esse carro mesmo desligando os medios graves já toca muito mais em grave do que o corsa que tinha montado o detalhe e que o corsa esta com 370A de bateria e ampli de 3200 ricsom e carro ligado e a montana esta com 390A e ampli de 2200 ricsom e com carro desligado

unica coisa que acho chato nessa caixa e sua forma que não da acabamento

Editado por souza
  • Upvote 1
Postado em (editado)

Cara,obrigado pela resposta.

Essa MTL é projeto original que tem ae na internet? ou vc fez adaptação ao sub800 e ao seu gosto?

Que corte de HP e LP ta sendo usado nela?

edit!

Editado por Miranda
Postado em

Cara,obrigado pela resposta.

Essa MTL é projeto original que tem ae na internet? ou vc fez adaptação ao sub800 e ao seu gosto?

Que corte de HP e LP ta sendo usado nela?

edit!

e projeto original cortado em 35 hz respondendo até 150 hz

a diferença de quando se coloca outros falantes nessa caixa e que nunca irá render igual ao falante que ela foi projetado

• Upvote 1
Postado em

35? Muito interessante!

Se depois der pra fazer um video dela tocando, ia ser muito util!

tipo.. tocando Like a g6, ou qualquer uma dessas musicas do momento aushaushuas

vlw a atenção ae souza!

Postado em (editado)

35? Muito interessante!

Se depois der pra fazer um video dela tocando, ia ser muito util!

tipo.. tocando Like a g6, ou qualquer uma dessas musicas do momento aushaushuas

vlw a atenção ae souza!

o video de baixo e tocando medio grave

http://www.youtube.com/watch?v=mnNKj3-Irt8

aqui tocando meio de longe

http://www.youtube.com/watch?v=4880Ot_DHkE

aqui de perto

http://www.youtube.com/watch?v=20SkwVeqa1s

Editado por souza
Postado em

Amigo parabéns pelo trampo mandou bem, confesso que li as explicações do Rodrigo sobre a horn e a primeira vista me pareceu meio confuso " Aréa da boca, Area do colo, bocal, frequencia inferior, perfil cônico,perfil hiperbôlico, perfil expoencial" é pra dar um nó na cabeça do caboclo mas no fundo são aluns termos q não estamos acostumados a usar, mas nada q seje de outro mundo so ler com calma e ja me arrisco numa dessas.Uma pena q o excesso de corneta tire qualquer tentativa de tentar escutar a horn do médio grave,e tambm podia ter colocado uma música pra tocar né kkkkkkkkkkk brincadeira, mas se der coloca uma música q não de tanta enfase nos 1k que destes vc ta até com sobra abraço e obrigado por compartilhar esta experencia.

[]-[]

Postado em

qualquer dia vou subir a serra só pra ver o q esse maluco anda aprontando por lá,rsrs

quando tiver um campeonato da mtm ou da 101 prometo q do um pulo ai

abraço souza :rolleyes:

Postado em

Ficou top mesmo e toca pra karaio, keria ver esse trem ao vivo. Mas Fod** é a estética, rapaz isso ai mata msm o visual ta :banghead:banghead

Abraço

sim a caixa não tem estetica

Amigo parabéns pelo trampo mandou bem, confesso que li as explicações do Rodrigo sobre a horn e a primeira vista me pareceu meio confuso " Aréa da boca, Area do colo, bocal, frequencia inferior, perfil cônico,perfil hiperbôlico, perfil expoencial" é pra dar um nó na cabeça do caboclo mas no fundo são aluns termos q não estamos acostumados a usar, mas nada q seje de outro mundo so ler com calma e ja me arrisco numa dessas.Uma pena q o excesso de corneta tire qualquer tentativa de tentar escutar a horn do médio grave,e tambm podia ter colocado uma música pra tocar né kkkkkkkkkkk brincadeira, mas se der coloca uma música q não de tanta enfase nos 1k que destes vc ta até com sobra abraço e obrigado por compartilhar esta experencia.

[]-[]

e so comessar a ler e e refletir sobre o que leu e devagar vai entendendo o princípio e os nomes e sua funçãoes

qualquer dia vou subir a serra só pra ver o q esse maluco anda aprontando por lá,rsrs

quando tiver um campeonato da mtm ou da 101 prometo q do um pulo ai

abraço souza :rolleyes:

pow toda vez que vou em eventos com entidade fica muito ruim vazio pacas agora so vou em encontro

vai ter um dia 17 agora em três rios entrada 1kilo de alimento ai fica cheio

devo ir com uns 12 a 13 carros

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...