Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
brotherpipo

Controle de cone é verdade?

Recommended Posts

Pessoal minha pergunta seria sobre o pq os amps sd parecem forçar tanto os falantes enquanto vi tanto taramp's quanto stetson tirando a mesma pancada com menor curso na mesma configuração, só amps diferentes.

Tem algo a ver com o tal controle de cone que ouvi muitos falarem?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

fator damping...

usei uma sd e o controle de cone era melhor, subsonico cravado em 20hz.

depois usei uma stetsom os sub's excursionaram um pouco mais, isso na época

com mesma caixa mesmos sub's e mesma alimentação.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu testei com woofer e foi perceptível que o sd fazia os falantes pularem muito mais, os cortes do taramp's eram 50hz e 5khz enquanto o sd era 80hz e aproximados 5khz tbm pq estava em mais ou menos 30% de 15khz, como estava com 80hz no subsonico então logicamente deveria excursionar menos ainda ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

Tem outras variaveis, como potencia aplicada, fator de amortecimento do modelo em questão... depende...

Compartilhar este post

Link para o post

Tem outras variaveis, como potencia aplicada, fator de amortecimento do modelo em questão... depende...

Mas com a mesma potência, ambos 2k

O taramp's é meu eu comprei começo de 2010, já fez 1 ano e o sd em novembro. não olhei os manuais e descrições, mas achei uma questão muito estranha tamanha diferença de ser perceptível.

Eu achei o sd um grave muito baixo, parece que deu muito peso como se o subsônico estivesse todo aberto.

Também achei grande a diferença com um stetson, mas esse teve pouca diferença em questão de abrir o lp que não parecia abrir voz, o falante não deu muita mudança.

Dos 3 achei o taramp's de melhor rendimento com médios qual a opinião do pessoal, seria o taramp's melhor mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

pra trio taramps é muito utilizado, mais ultimamente os sd's vem crescendo muito nesse setor.

pra spl falando de amps nacionais.. são mais utilizados stetsom e sd.

vc fez o teste com falante pra medio e grave, talvez aí seja a diferença, já com falante de subgrave

a coisa muda, pois tudo gira em torno do fator damping do modulo, quanto maior a freq. maior o efeito indutivo

gerados nas bobinas, impedancia conta muito tb. geralmente um modulo tocando um falante em dobro de impedancia

terá melhor controle sobre este.

Compartilhar este post

Link para o post

pra trio taramps é muito utilizado, mais ultimamente os sd's vem crescendo muito nesse setor.

pra spl falando de amps nacionais.. são mais utilizados stetsom e sd.

vc fez o teste com falante pra medio e grave, talvez aí seja a diferença, já com falante de subgrave

a coisa muda, pois tudo gira em torno do fator damping do modulo, quanto maior a freq. maior o efeito indutivo

gerados nas bobinas, impedancia conta muito tb. geralmente um modulo tocando um falante em dobro de impedancia

terá melhor controle sobre este.

Muito boa a explicação, estou entendendo bem, agora sobre a questão do dobro da impedância eu acredito que os módulos não mandam a potência que dizem com o dobro, segundo eles 80% com o dobro, mas pelo que notei de falantes a 2 e 4 ohms a impressão é que a potência muda para muito menos talvez até 60%

Compartilhar este post

Link para o post

Controle de cone não tem NADA a ver com excursionamento.

O excursionamento é fruto da força da bobina e do freio mecânico e acústico. O "controle de cone" é apenas um meio de dizer que o cone se move com maior PRECISÃO.

Se um falante "se mexe mais" é porquê OU ele está recebendo mais potência, OU está recebendo frequências mais baixas, OU é característica da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

O excursionamento é fruto da força da bobina e do freio mecânico e acústico. O "controle de cone" é apenas um meio de dizer que o cone se move com maior PRECISÃO.

Se um falante "se mexe mais" é porquê OU ele está recebendo mais potência, OU está recebendo frequências mais baixas, OU é característica da caixa.

Pra bom "entendedor", meia palavra basta.. o-o-

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

só uma coisa... tem sd que tem o silk do subsonico e do LPF invertidos. entao vc fica ali ajustando e nunca fica bom.. eu ja tinha falado sobre esse problema no review da 2500.

Compartilhar este post

Link para o post

o controle no cone no FD tbm pode se dar no amplificador

onde ele pode ser maior ou menor, em alguns casos prejudiciais

pq o FD controla o sinal de uma frequcnia de grave 30hz(exemplo)

e quanto maior for o controle, melhor sera a parada do falante

exemplo seria, um controle de FD 400

e o cone leva 1 segundo para parar de tocar os 30hz

enquanto um controle menor de FD 200

levaria um segundo e meio para para o cone do falante

imagine uma musica onde os sub-graves são intermitentes, e mudam toda hora de notas

o cone precisa ter um controle preciso, e o FD do amplificador ajuda nisso, como falei no exemplo acima

se estou certo não sei, mas a um tempo atras conversando com alguns tecnicos e donos de algumas marcas de amplificadores

foi isso que me explicaram

Compartilhar este post

Link para o post

Guitar, som é uma sequência de ondas. Quanto melhor o controle de cone, melhor ele reproduz estas ondas, com maior exatidão.

Não tem nada de tempo pra parar de tocar não.

Compartilhar este post

Link para o post

pois então ! huahsuah

Compartilhar este post

Link para o post

só uma coisa... tem sd que tem o silk do subsonico e do LPF invertidos. entao vc fica ali ajustando e nunca fica bom.. eu ja tinha falado sobre esse problema no review da 2500.

É eu nunca gostei da precisão dos cortes da sd.

Acho que pelo custo são muito bons os sd, mas já vi banda 2nd dando pau em sd5000 não sei dos novos sd, mas de carcaça preta nenhum tocou bem.

Outra coisa que reparei é que a tensão da saida do sd2000 é mais alta do que no taramp's 2000, isso reflete na questão da pontêcia dele ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

faz tempo que nao crio uma confusao aqui ! mais esse e o topico que mais gosto !

'' controle de cone''

o circuito de controle de cone e bem complexo de ser feito , muito das vezes se torna tao caro que deixa o amp inviavel para a producao !

usa se pelo menos 90000 transistores 8 microprocessadore CORE I5com trilhas de ouro e liga de prata ! se fizer de cobre nao funciona que presta ! eu ja fiz e nao funcionou !

e preciso por um sensor no cone para que a informaçao seja precisa entre o cone controlado e o amp....sensor esse feito pela ''nasa'' somente eles fazem.......

amps baratos nao possuem controle de cone.......somente os amps mais refinados !

gente essa historia e como o cleber explicou ai ! isso nao existe , e nao passa de um termo muito errado que sempre foi usado mais nunca foi explicado ! se tiver alguem aqui que possa me mostrar o circuito que controla o cone estou a inteira dispocisao !!!

to louco pra conhecer esse controle do cone !!! uma vez eu vi o cara pegar um amp desses acima de 21k no mercado e ranca a tampa de 8 falantes de 1000 e bolinha que nao sobro nada.....ai foi capaz de dizer , esse amp nao tem controle de cone.....

eu juro que senti vontande de sorta a mao no escutador de novela dele , mais me controlei assim como o controle de cone....... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

É eu nunca gostei da precisão dos cortes da sd.

Acho que pelo custo são muito bons os sd, mas já vi banda 2nd dando pau em sd5000 não sei dos novos sd, mas de carcaça preta nenhum tocou bem.

Outra coisa que reparei é que a tensão da saida do sd2000 é mais alta do que no taramp's 2000, isso reflete na questão da pontêcia dele ou não?

levando-se em conta um sinal senoidal a 60Hz, sd 2000 4ohm, despejando 2000W na carga referida se obtem tensão de 89Volts em suas saidas, sd2000 em 2ohm 63 volts...

tomei como base de calculo essas resistencias nominais de trabalho de cada modelo e de mesma potencia, logo a tensão se dá em função da resistencia.

Compartilhar este post

Link para o post

eu juro que senti vontande de sorta a mao no escutador de novela dele , mais me controlei assim como o controle de cone....... :legal:

haushaushauh ri litros aqui... :vts

más Carmaa homi não tem confusão ainda kkk

Compartilhar este post

Link para o post

pero no mucho...

tem muita coisa envolvida nesse excursionamento.desde o tipo de caixa, em bass reflex bem projetadas, o deslocamento deve ser minimo ate f3, em seladas, muito maior deslocamento.na pratica, os fabricantes deveriam fazer falantes proprios pra bass reflex e seladas.pra reflex,baixo xmax,baixo qts, etc... que se traduz em maior rendimento, e pra seladas maior xmax e qts alto, acima de 0,40 e tem ainda o famoso damping, que nada mais e que a RESISTENCIA interna do amplificador visto pelo falante. um ex. pegue 2 falantes de alta compliancia/flexiveis identicos, curte-circuite a bobina de um com um fio grosso e tente mover o cone com as maos...no falante sem CURTO na bobina, o cone se movimenta livremente,ja no de bobina em curto..o movimento e mais TRAVADO. esse travamento e como o falante ve a resistancia do amplificador

Compartilhar este post

Link para o post

"Damping Factor ou Fator de Amortecimento

O fator de amortecimento é a razão entre a impedância nominal do alto-falante (ZL) e a impedância de saída do amplificador (ZO), sendo, por isto, adimensional. É importante observar que ZO não é a impedância de carga (2Ω, 4Ω, 8Ω etc) do amplificador, mas valores mais baixos referentes aos transistores utilizados no circuito de amplificação do equipamento.

Para que um alto-falante reproduza fielmente o sinal enviado pelo amplificador, este deve possuir impedância de saída a mais baixa possível, de forma que o falante “enxergue” um curto-circuito na saída do amplificador, o que impede que o transdutor vibre em sua freqüência de ressonância, evitando ruídos inconvenientes.

Como o fator de amortecimento é função das impedâncias e a impedância varia com a freqüência, deduz-se que o fator de amortecimento também varia com a freqüência, sendo comum sua diminuição nas altas freqüências.

Altos valores do fator de amortecimento são desejados nos projetos dos bons amplificadores. Valores abaixo de 100 são considerados ruins enquanto valores acima de 500 são excelentes.

É importante observar que, como função da impedância, o fator de amortecimento é alterado pela adição do componente R (resistência) dos fios que conectam o amplificador às caixas. Cabos de caixas mal dimensionados podem reduzir drasticamente o fator de amortecimento, comprometendo o desempenho do sistema."

http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/sonorizacao/amplificador.htm (fonte)

quando foi falado em impedancia mais baixa o possivel, pode-se deduzir que um amp de mesma potencia porem que trabalhe com impedancia mais baixa seja melhor ? ou estou enganado ?

vamos trocar umas ieias que agente chega lá !! haushauh

edit. post link..

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

pero no mucho...

tem muita coisa envolvida nesse excursionamento.desde o tipo de caixa, em bass reflex bem projetadas, o deslocamento deve ser minimo ate f3, em seladas, muito maior deslocamento.na pratica, os fabricantes deveriam fazer falantes proprios pra bass reflex e seladas.pra reflex,baixo xmax,baixo qts, etc... que se traduz em maior rendimento, e pra seladas maior xmax e qts alto, acima de 0,40 e tem ainda o famoso damping, que nada mais e que a RESISTENCIA interna do amplificador visto pelo falante. um ex. pegue 2 falantes de alta compliancia/flexiveis identicos, curte-circuite a bobina de um com um fio grosso e tente mover o cone com as maos...no falante sem CURTO na bobina, o cone se movimenta livremente,ja no de bobina em curto..o movimento e mais TRAVADO. esse travamento e como o falante ve a resistancia do amplificador

ta certo , e acresentando que isso varia de amp pra amp , e de classe pra classe ! um simples filtro de saida mal dimencionado pode causar um ''reveis treis'' danado no funcionamento amp falante......

ja vi isso acontecendo varias vezes onde menos se imagina... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

pegue 2 falantes de alta compliancia/flexiveis identicos, curte-circuite a bobina de um com um fio grosso e tente mover o cone com as maos...no falante sem CURTO na bobina, o cone se movimenta livremente,ja no de bobina em curto..o movimento e mais TRAVADO. esse travamento e como o falante ve a resistancia do amplificador

Mais ou menos... estamos falando do mesmo fenômeno (bobina gerando uma DDP), mas estamos falando de aplicações diferentes.

Neste caso, o cone "endurece" pois a corrente circulante é alta. No caso do amplificador, é obrigatório que ele consiga drenar a maior corrente possível, para que a FCEM gerada pelo movimento de retorno da bobina não interfira de forma negativa no movimento do cone.

Por isto que o movimento é mais PRECISO. Mas o excursionamento jamais será maior ou menor por conta do DF do amplificador, pois o excursionamento é sempre fruto da força empregada.

quando foi falado em impedancia mais baixa o possivel, pode-se deduzir que um amp de mesma potencia porem que trabalhe com impedancia mais baixa seja melhor ? ou estou enganado ?

vamos trocar umas ieias que agente chega lá !! haushauh

Há duas "impedâncias" aí. Uma é a impedância suportada, que é fruto apenas da capacidade de fornecer corrente pelo estágio de saída.

Outra, é a impedância de SAÍDA. Esta é a resistência imposta pelo estágio de saída. Dá pra imaginá-la como um resistor entre a fonte e o falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Está virando bem técnico o assunto, mas na prática foi usado tudo absolutamente igual só tirei um amp pelo outro e notei essa enorme diferença no curso do alto falantes, a unica coisa que mudou foi a própria regulagem do amp que o sd tem subsônico até 80hz, será que o fato do falante excurssionar mais não seria pelo sd ter mais do que os 2000wrms ditos nele? ou pela tensão mais alta na saida?

Editado por brotherpipo

Compartilhar este post

Link para o post

vc verificou a ligação dos falantes e se casavam impedancia com os modulos ? vai ver são amps com impedancias diferentes de trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...