Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
atiago

Caixa Correta para Punch P3D412.

Recommended Posts

Dimensionei uma caixa no Bassbox 6 pro para o Punch P3D412.

Caixa dutada 18mm. Total 55L , Vb 51L, Fb 35Hz.

Segue imagem nos graficos:

graficos51vb35fb.th.jpg

curvam.th.jpg

Para os experts na area, oque acham desses resultados?

-Devo diminuir mais ou Fb? ou mudar o Vb da caixa?

-1 ou 2 dutos redondos? ou 1 duto retangular ?

Quero um som com boa qualidade, os graves tem que ser bem pesados, mas com qualidade musical, pois escuto, dance,rock, etc...

-Resumindo, gostaria daquele grave pesado que o povo escuta o carro vindo de longe tocando, aquele que dispara alguns alarmes, e fazem as vidraças de lojas tremerem, mas tbm quero q ele tenha qualidade para eu poder escutar qualquer tipo de musica ok..

Meu carro é um Golf 2010, com pioneer 2din 4280 + 2kits bravox CS60b nas portas + audiophonic Club 4100 .+ Audiophonic Club 12000 p/ o sub.

 

Obrigado a todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguem pod ensinar a interpretar os graficos por favor? dei 1 procurada e nao axei nd a respeito

 

como funciona a curva de impedancia? aonde ta com pico a potencia do sub recebida vai diminuindo de acordo com a OHM subindo?

 

grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tinha uma caixa similar a essa de 57L que usava um UXP com 360w, tocava muito e bonito. Depois essa caixa foi para um amigo usar um P3 com 1000w aplicados, o som ficou igual pra pior, simplesmente decepcionante! Eu achando que tocaria o dobro do UXP e foi o maior banho de água fria mesmo com o tanto de potência extra aplicada.

 

Imagino que a caixa devia estar totalmente em desacordo com as exigências do P3, mas fica ai a dica pois a tua caixa não é muito diferente e pode não atender tuas expectativas. Dá uma boa pesquisada e conversa ai com quem tem tipo o Gui que tinha um P3 tocando muito aparentemente pelos vídeos no Gol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tinha uma caixa similar a essa de 57L que usava um UXP com 360w, tocava muito e bonito. Depois essa caixa foi para um amigo usar um P3 com 1000w aplicados, o som ficou igual pra pior, simplesmente decepcionante! Eu achando que tocaria o dobro do UXP e foi o maior banho de água fria mesmo com o tanto de potência extra aplicada.

 

Imagino que a caixa devia estar totalmente em desacordo com as exigências do P3, mas fica ai a dica pois a tua caixa não é muito diferente e pode não atender tuas expectativas. Dá uma boa pesquisada e conversa ai com quem tem tipo o Gui que tinha um P3 tocando muito aparentemente pelos vídeos no Gol.

Ok. Estou aguardando as opiniões;;hehhee

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tinha uma caixa similar a essa de 57L que usava um UXP com 360w, tocava muito e bonito. Depois essa caixa foi para um amigo usar um P3 com 1000w aplicados, o som ficou igual pra pior, simplesmente decepcionante! Eu achando que tocaria o dobro do UXP e foi o maior banho de água fria mesmo com o tanto de potência extra aplicada.

 

Imagino que a caixa devia estar totalmente em desacordo com as exigências do P3, mas fica ai a dica pois a tua caixa não é muito diferente e pode não atender tuas expectativas. Dá uma boa pesquisada e conversa ai com quem tem tipo o Gui que tinha um P3 tocando muito aparentemente pelos vídeos no Gol.

 

 

 

te digo onde está o problema, uxp=88db/1w x P3=86db, ou seja esse negócio de rms é uma farça, devemos pegar subs com uma boa sensibilidade e aplicar pouca potencia, já q para cada 3 dbs temos q aplicar o dobro da potencia, p3 tem pouca sensibilidade já q o forte dele é lá pelos 40hz, onde a maioria dos subs está morto, a batida de 60hz do uxp vc senti mais o grave no ouvido o P3 vc senti mais tremer q ouvi! :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso uam cx de 58lts livres e 1 duto de 4" X 30cm de comprimento, te falo que fica em dois mundos SPL e Subgrave, se for com 1 duto de 4" X 40cm o subgrave aumenta e o SPL cai, nesta ultima config o duto dá umas sopradas nervosas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

te digo onde está o problema, uxp=88db/1w x P3=86db, ou seja esse negócio de rms é uma farça, devemos pegar subs com uma boa sensibilidade e aplicar pouca potencia, já q para cada 3 dbs temos q aplicar o dobro da potencia, p3 tem pouca sensibilidade já q o forte dele é lá pelos 40hz, onde a maioria dos subs está morto, a batida de 60hz do uxp vc senti mais o grave no ouvido o P3 vc senti mais tremer q ouvi! :pirou:

 

Não tem nada a ver, ai você viajou no assunto! Que a sensibilidade do P3 é menor todo mundo sabe, mas para compensar esse lado foi aplicado 3x mais potência nele do que no outro sub e mesmo assim o resultado não foi satisfatório.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha se a intençao é ter QUALIDADE indico uma caixa selada de 35 litros.... da pra ouvir de TUDO..

 

mas se a intençao é ouvir HIP HOP pra tremer o barraco...essa caixa ai nao vai render quase nada = /

 

 

pra hip hop é bom botar um pico la na casa dos 40hz a 45hz.... e f3 beirandos os 30..

 

 

voce disse caixa cornetada??? Desiste pra esse subs..... pra ele è dutada...selada...ou no MAXIMO uma band pass...

 

 

vlw amigo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha se a intençao é ter QUALIDADE indico uma caixa selada de 35 litros.... da pra ouvir de TUDO..

 

mas se a intençao é ouvir HIP HOP pra tremer o barraco...essa caixa ai nao vai render quase nada = /

 

 

pra hip hop é bom botar um pico la na casa dos 40hz a 45hz.... e f3 beirandos os 30..

 

 

voce disse caixa cornetada??? Desiste pra esse subs..... pra ele è dutada...selada...ou no MAXIMO uma band pass...

 

 

vlw amigo!

Não disse cornetada não... A caixa será dutada, projetada p/ tentar obter um otimo subgrave,spl e uma boa qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem nada a ver, ai você viajou no assunto! Que a sensibilidade do P3 é menor todo mundo sabe, mas para compensar esse lado foi aplicado 3x mais potência nele do que no outro sub e mesmo assim o resultado não foi satisfatório.

 

 

 

só que são 3db de cada sub, mínimo 6x mais potencia! e já disse q o pico do P3 é lá em baixo entre 30 e 40hz, nessa região muito se treme e pouco se escuta, enquanto q no uxp é de 60 à 80hz onde mais se escuta do q treme! estou viajando aonde?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só que são 3db de cada sub, mínimo 6x mais potencia! e já disse q o pico do P3 é lá em baixo entre 30 e 40hz, nessa região muito se treme e pouco se escuta, enquanto q no uxp é de 60 à 80hz onde mais se escuta do q treme! estou viajando aonde?

 

:banghead :banghead

 

Isso varia de acordo com a caixa, e a maioria indica pelo pessoal aqui no fórum tem pico entre 45Hz e 50Hz.. Inclusive as caixas do UXP, que alias, tem que ser prudente com UXP se não ele bate bobina fácil.

 

Edit: O dobro de potência aplicada também "gera" 3Db a mais ( na teoria )

Editado por Barroso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não disse cornetada não... A caixa será dutada, projetada p/ tentar obter um otimo subgrave,spl e uma boa qualidade.

 

hum desculpa eu li cornetada :banghead

 

 

mas o projeto que se passou ai...cara ta LONGE de tocar bem subgrave...

 

pode botar uns 60 litros pra CADA sub.. e 2 dutos de 4" ou um duto retangular de uns 160 a 200cm²

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho um P3 ligado num audiophonic club 12000 em uma selada de 35 litros, dá um subgrave absurdo e ótimo spl.

já tive up grade, destroyer, cara preta, uxp, bicho papão, db drive , protech excursion, NAR e nenhum chegou perto em spl e subgrave.

melhor dos subs pra mim foi o P3 em primeiro e depois o UXP, sendo que são diferentes uxp toca mais macio e tem musicalidade ótima, P3 é mais bruto agressivo mesmo, pra impressionar, treme até minha placa dianteira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só que são 3db de cada sub, mínimo 6x mais potencia! e já disse q o pico do P3 é lá em baixo entre 30 e 40hz, nessa região muito se treme e pouco se escuta, enquanto q no uxp é de 60 à 80hz onde mais se escuta do q treme! estou viajando aonde?

 

Vamos por partes: Pra começar meu registro no fórum data de 2005, logo, participo de discussões envolvendo SPL já a um tempo. Não vejo necessidade em querer me dar uma aula de conceitos básicos sobre isso e pior ainda falando coisa errada novamente.

 

Meu UXP era usado sem subsonic, você deve saber o que é isso. Consequentemente respondia de 1hz até 63hz (que era feito o corte no sub), então não vamos falar que o UXP só responde de 60 à 80hz, ok? Estamos falando de SUBGRAVE!

 

Os 3dB de diferenças não são NO MÍNIMO 6X mais potência e sim representam o dobro de potência (2x mais). Essa potência é energia sonora produzida pelo falante, que como falei, esse fato foi compensado com o triplo de potência aplicada no P3, e, mesmo assim, o resultado não foi satisfatório.

 

Espero que você não se apegue unicamente em Sensibilidade dos falantes visto que um T9 tem 87dB e se aplicarmos a sua teoria, ele irá tocar menos que um UXP que tem 88db. Aconselho rever alguns conceitos... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes: Pra começar meu registro no fórum data de 2005, logo, participo de discussões envolvendo SPL já a um tempo. Não vejo necessidade em querer me dar uma aula de conceitos básicos sobre isso e pior ainda falando coisa errada novamente.

 

Meu UXP era usado sem subsonic, você deve saber o que é isso. Consequentemente respondia de 1hz até 63hz (que era feito o corte no sub), então não vamos falar que o UXP só responde de 60 à 80hz, ok? Estamos falando de SUBGRAVE!

 

Os 3dB de diferenças não são NO MÍNIMO 6X mais potência e sim representam o dobro de potência (2x mais). Essa potência é energia sonora produzida pelo falante, que como falei, esse fato foi compensado com o triplo de potência aplicada no P3, e, mesmo assim, o resultado não foi satisfatório.

 

Espero que você não se apegue unicamente em Sensibilidade dos falantes visto que um T9 tem 87dB e se aplicarmos a sua teoria, ele irá tocar menos que um UXP que tem 88db. Aconselho rever alguns conceitos... :legal:

Mudando o foco da discussao: eu ja tive um UXP e, comprado ao P3, acho que perde FEIO em subgrave.

 

COmo q ta a caixa que voce fez pro P3?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes: Pra começar meu registro no fórum data de 2005, logo, participo de discussões envolvendo SPL já a um tempo. Não vejo necessidade em querer me dar uma aula de conceitos básicos sobre isso e pior ainda falando coisa errada novamente.

 

Meu UXP era usado sem subsonic, você deve saber o que é isso. Consequentemente respondia de 1hz até 63hz (que era feito o corte no sub), então não vamos falar que o UXP só responde de 60 à 80hz, ok? Estamos falando de SUBGRAVE!

 

Os 3dB de diferenças não são NO MÍNIMO 6X mais potência e sim representam o dobro de potência (2x mais). Essa potência é energia sonora produzida pelo falante, que como falei, esse fato foi compensado com o triplo de potência aplicada no P3, e, mesmo assim, o resultado não foi satisfatório.

 

vc tem registro antigo e não sabe q nenhum falante responde à 1hz? :pirou: e eu estou falando de coisa errada? hand26 claro q não vamos se prender unicamente a sensibilidade, tem tb resposta de caixas, alimentação e tudo mais, só q apenas falei q o uxp tem a batida mais em cima, tanto faz se vc vai cortar ele em 60hz, ele irá tocar mais q o P3, pois a batida dele é mais em cima, e o P3 tem pico lá pelos 40~45hz, mas já q vc falou q aplicou 3x mais potencia, e mesmo assim ele tocou menos, pode ser o falei q à 45hz de pico no P3 muito se treme e pouco se escuta!vc já deve ter escutado isso, já q é tão antigo e lê tanta coisa certo? compara a batida de 80hz com 500Rms aplicados em um subwoofer com 93db de sensibilidade com uma batida de 40hz de um P3 com 1500Rms aplicados? já comparou? eu sim pois já fiz isso com meus extremes! e não se preocupe, q não quiz lidar aula de nada não, apenas fiz um comentário e vc se ofendeu, e veio com essa de q é mais antigo e q participa de eventos de SPL e taus, eu te garanto nesses 2 anos q tive de fórun li muito mais q postei, fica na paz brother não quis te dar aula, longe de mim! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mudando o foco da discussao: eu ja tive um UXP e, comprado ao P3, acho que perde FEIO em subgrave.

 

COmo q ta a caixa que voce fez pro P3?

 

 

Pois então fera, a minha caixa era similar a esta que ele pretendia montar no primeiro post do tópico. Por isso falei pra ele tomar cuidado com ela pois o rendimento era insatisfatório na minha opinião pois eu creio que o P3 tem um potencial maior que aquele apresentado nos testes em que fiz.

 

A caixa tinha pico de 45hz com 57litros e duto 4"x20cm se não me falha a memória. Ela foi feita para o UXP, só que quando troquei de som ela foi pra um amigo meu que tinha um P3. Nenhuma alteração foi feita na caixa, ele apenas jogou o P3 lá. Resolvi participar do tópico justamente pra captar umas novas dicas e repassar a ele para que faça alguns testes no sub e ver se consegue tirar algo mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois então fera, a minha caixa era similar a esta que ele pretendia montar no primeiro post do tópico. Por isso falei pra ele tomar cuidado com ela pois o rendimento era insatisfatório na minha opinião pois eu creio que o P3 tem um potencial maior que aquele apresentado nos testes em que fiz.

 

A caixa tinha pico de 45hz com 57litros e duto 4"x20cm se não me falha a memória. Ela foi feita para o UXP, só que quando troquei de som ela foi pra um amigo meu que tinha um P3. Nenhuma alteração foi feita na caixa, ele apenas jogou o P3 lá. Resolvi participar do tópico justamente pra captar umas novas dicas e repassar a ele para que faça alguns testes no sub e ver se consegue tirar algo mais.

Sabe o que acontece na maioria das situacoes (leia-se 'caixas") em que voce coloca o P3? A curva de impendancia dele restringe muito as frequencias q ele tocara.

 

Quase todas as caixas q simulei, a curva de impendancia aumentava MUITO a partir dos 45hz e o sub simplesmente morria aos 50hz...

 

Por isso tem q fazer uma caixa legal pro fosgate, pq se nao ele nao vai render NADA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, para o meu amigo acabou sendo decepção pois ele só ouve sertanejo (já imaginou o P3 pra isso né?!?!?) mas como o vendedor teve um poder de persuasão maior que o meu (disse que tocava mais que 4 308), meu amigo acabou levando ele no lugar do par de cara preta por achar bonito também. hehehe

 

Eu simplesmente não sabia por onde começar a opinar, ele simplesmente se comportou de forma muito estranha, o duto não chegava a soprar, mas a vazão de ar estava muito alta na minha opinião e eu diria que ele estava tocando mais por 30 a 60hz mesmo, acima disso ele morria. Você acha que o interessante seriam caixas de 60 a 65l para ele e com uma área de duto maior para sanar o problema?

 

obs. eu não cheguei a fazer testes abaixo de 35hz pois como o som n era meu, tive receio que pudesse causar algum dano ao falante. Afinal de contas ele estava com o dobro da potência nominal e era um falante zero que ainda tinha que amaciar um bocado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, para o meu amigo acabou sendo decepção pois ele só ouve sertanejo (já imaginou o P3 pra isso né?!?!?) mas como o vendedor teve um poder de persuasão maior que o meu (disse que tocava mais que 4 308), meu amigo acabou levando ele no lugar do par de cara preta por achar bonito também. hehehe

 

Eu simplesmente não sabia por onde começar a opinar, ele simplesmente se comportou de forma muito estranha, o duto não chegava a soprar, mas a vazão de ar estava muito alta na minha opinião e eu diria que ele estava tocando mais por 30 a 60hz mesmo, acima disso ele morria. Você acha que o interessante seriam caixas de 60 a 65l para ele e com uma área de duto maior para sanar o problema?

 

obs. eu não cheguei a fazer testes abaixo de 35hz pois como o som n era meu, tive receio que pudesse causar algum dano ao falante. Afinal de contas ele estava com o dobro da potência nominal e era um falante zero que ainda tinha que amaciar um bocado.

Caixa grande assim ele vai passar muito o xmax, creio eu.

 

O negocio é colocar a frequencia da caixa lá pros 35hz. Ai voce vai ver o P3 tocando de verdade. Um duto de 4" ja ta de bom tamanho, mas se quiser apavorar mesmo, coloca dois de 4" e corre pro abraco!

 

Minha caixa vo fazer em 32hz...Vamo ver qq da!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O P3 é um sub que me desperta curiosidade para futuros upgrades pela disponibilidade que tem no PY e é um sub parrudo. Não deixa de postar ai informações da sua caixa ai depois quando por o falante pra detonar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postarei!

 

fo** eh q ta em falta la no PY...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu lembro que em Cidad Del Este já estava difícil de encontrar ai em uma viagem a Encarnación deu a causalidade de encontrar um e pasmei quando vi que estava custando os mesmo 140 dólares numa lojinha minuscula hehehe

 

Seria muito interessante um par de P3 15" apesar do preço, com uma potência razoável deve fazer um estrago e tanto! :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que alguem com conhecimento em bassbox, poderia dimensionar a minha caixa e colocar os graficos p ver?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, sem querer ser chato, mas se voce procurar no forum ou no google, vai ahcar MUITOS topicos sobre caixa para P3 12"...

 

Da uma pesquisada que voce acha!

 

P.s.: eu acabei de pesquisar no google e achei...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...