Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dan Rittner

O que difere um bom Sq de HI-FI de entrada?

Recommended Posts

Nos foruns gringos o termo hi-fi nem é usado. Tudo que se relaciona a alta qualidade/fidelidade lá é rotulado como SQ.

Já equipamentos Hi-end são os que além de custarem mais, tem uma gama de valores incorporados ao produto. Como ultimos conceitos de engenharia, os mais recentes e exclusivos materiais e as mais bem projetadas interfaces (design).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos foruns gringos o termo hi-fi nem é usado. Tudo que se relaciona a alta qualidade/fidelidade lá é rotulado como SQ.

Já equipamentos Hi-end são os que além de custarem mais, tem uma gama de valores incorporados ao produto. Como ultimos conceitos de engenharia, os mais recentes e exclusivos materiais e as mais bem projetadas interfaces (design).

Verdade nos foruns grigos que frequento, não tem divisão de HI-FI e SQ. ë tudo SQ mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Tem muito mito que vai passando de geração em geração.

Sub de 15" é exemplo... garanto que a maioria dos subs de 8" são piores que os bons subs de 15".

Não no Brasil, pq aqui não se vende qualidade, aqui se vende vátis RMS...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca vi um falante pequeno tocar grave melhor que um falante grande, sendo ambos bem construidos.

Dois falantes de 15'' da década de 90 que me surpreenderam:Cervim Vega Stroker e Fosgate Power.

Editado por gustavorl

Compartilhar este post

Link para o post

Mex explica isso melhor, eu por exemplo sem achei que era importante olhar a potencia em RMS e a sensibilidade. Pelo menos quando curtia SPL.

Compartilhar este post

Link para o post

Em qualquer parte do mundo é assim. A diferença é que aqui os equipamentos de qualidade são menos acessíveis.

Nos EUA é absolutamente normal o cara querer um som um pouco melhor, ir a uma instaladora e sair com um kit 2 vias MBQuart.

Aqui ele sairia com 4 pentaxiais Lythium, que tocam pior que os falantes originais.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade nos foruns grigos que frequento, não tem divisão de HI-FI e SQ. ë tudo SQ mesmo!

Aqui não tinha.

Existia o Geral apenas, onde se dicutia de tudo, de trio a SQ. Só que qualquer discussão cujo objetivo era um SQ DECENTE sempre esbarrava em milhões de posts tipo "bota um kit 2 vias da Bomber e um endurance 2k que vai tocar gostoso".

Aí se criou o Hi-Fi, pra dar um lugar pra discussões mais aprofundadas.

Tempos depois se criou um espaço pra se discutir o SQ e SQPL.

Se fosse hoje, talvez nem se criasse o Hi-Fi, mas é bastante útil.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem disse?

Pessoal tem muita coisa pré-definida, sem mesmo testar ou conhecer todo tipo de equipamento.

Existem subs de 15" e até de 18" que podem ser usados em um sistema top de linha, inclusive automotivo.

Claro que é muito mais simples usar um sub de 10" ou 12", por exemplo.

Sei que existem subs de 15" para SQ, mas mesmo assim não compara a velocidade de um sub destes, eu tenho um diamond d6 de 12" e não toca um bumbo de batera tao bem quanto o NAR do meu amigo que é de 10" e é mais fraco, porém tem um com cone mais leve!

Eu ouço muito metal com baterias de 180BPM até 200BPM e sei o que estou dizendo, meus ouvidos não me enganam...

Isto não é questao de conceito, é fato!

Vou fazer outros testes colocando em caixa de baixa litragem pra deixar a batida um pouco mais seca e colocar um amp de 1000RMS pra ver se melhora o controle do cone.

Porém a resposta disto só os testes vão dizer!

Mas tem coisas que são fisicas, o cone tem mais massa, a área do cone é maior portanto a 3º lei de newton se aplica na reação do ar com o cone.

Isto gera um delay, e este delay interfere totalmente na resposta de certos tipos de música.

Tudo isto tem que ser levado em considerção.

Não fui sintético ao dizer que subs de 15" ou 18" não são aplicáveis em sistemas SQ, tenho certeza que são.

Mas ao meu ver 4 subs de 8" tem tudo pra ter um desempenho melhor que um sub de 15".

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que existem subs de 15" para SQ, mas mesmo assim não compara a velocidade de um sub destes, eu tenho um diamond d6 de 12" e não toca um bumbo de batera tao bem quanto o NAR do meu amigo que é de 10" e é mais fraco, porém tem um com cone mais leve!

Eu ouço muito metal com baterias de 180BPM até 200BPM e sei o que estou dizendo, meus ouvidos não me enganam...

Isto não é questao de conceito, é fato!

Vou fazer outros testes colocando em caixa de baixa litragem pra deixar a batida um pouco mais seca e colocar um amp de 1000RMS pra ver se melhora o controle do cone.

Porém a resposta disto só os testes vão dizer!

Mas tem coisas que são fisicas, o cone tem mais massa, a área do cone é maior portanto a 3º lei de newton se aplica na reação do ar com o cone.

Isto gera um delay, e este delay interfere totalmente na resposta de certos tipos de música.

Tudo isto tem que ser levado em considerção.

Não fui sintético ao dizer que subs de 15" ou 18" não são aplicáveis em sistemas SQ, tenho certeza que são.

Mas ao meu ver 4 subs de 8" tem tudo pra ter um desempenho melhor que um sub de 15".

Curiosidade: Qual seria a frequência de um bumbo de bateria ?

Compartilhar este post

Link para o post

Se um subwoofer fosse um apenas um sistema newtoniano básico, tudo bem. Se você pegar a matemática por trás do falante, a massa do cone é quase desprezível. Indutância (Le) é muito mais importante. Tem um artigo gringo muito bom sobre isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende...

Um uno pesa 820kg. Um Focus pesa 410kg a mais.

Qual deles acelera mais rápido?

Um subwoofer, assim como um carro, tem um MOTOR que empurra o conjunto móvel. Se há mais força empurrando um conjunto mais pesado, não ffaz a mínima diferença ter um cone maior.

Já parou pra olhar as diferenças físicas entre sub de 8" e 12", por exemplo. Dá pra contar nos dedos qual é o sub de 8" que tem o mesmo conjunto magnético do de 12", em 99% dos casos o conjunto é SUBDIMENSIONADO.

Seria ótimo se fosse o mesmo conjunto empurrando um diafragma mais leve, mas não é.

Sendo assim, nem sempre o mais "leve", como o Uno, vai ser mais rápido que um mais pesado, como o Focus. Se a motorização for a mesma, a teoria se confirma, e o mais leve ganha de lavada.

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosidade: Qual seria a frequência de um bumbo de bateria ?

Tambem fiquei curioso quanto a frequência do bumbo de bateria.

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem fiquei curioso quanto a frequência do bumbo de bateria.

Não tem "frequência", tem um range de frequências, afinal tem o ataque, a extensão, as harmônicas...

E esse range depende do tamanho, comprimento, material da pele, tensionamento... E pras gravações, existem vários tipos de processamento aplicáaveis a um bumbo, que mudam sua resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse link tem a Tabela de Faixa de frequência dos instrumentos musicais: http://www.musicaudio.net/dicas/tab_faixa_freq_instr_musicais.htm

Edir:

-ou aqui: http://mineriorock.blogspot.com/2009/11/tabela-interativa-de-frequencia-dos.html

-ou aqui: http://www.audionasigrejas.org/Apostila/frequencia.htm

Editado por AFCosta

Compartilhar este post

Link para o post

Mto bom o segundo LINK!!!

Indo para a página que o post indica (essa) pode-se interagir com as infos. É em inglês porém mta coisa pode ser vista!

Valeu AFCosta e Christofer Magalhães Castro (autor do post)

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu AFCosta, ótimos links, salvo nos favoritos, hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Só lembrando que valores encontrados em tabelas se referem a medições ao ar livre.

Dependendo da forma de captação, você tira subgrave até de um bumbo que não responde nada abaixo de 100Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende...

Um subwoofer, assim como um carro, tem um MOTOR que empurra o conjunto móvel. Se há mais força empurrando um conjunto mais pesado, não ffaz a mínima diferença ter um cone maior.

Já parou pra olhar as diferenças físicas entre sub de 8" e 12", por exemplo. Dá pra contar nos dedos qual é o sub de 8" que tem o mesmo conjunto magnético do de 12", em 99% dos casos o conjunto é SUBDIMENSIONADO.

Seria ótimo se fosse o mesmo conjunto empurrando um diafragma mais leve, mas não é.

Sendo assim, nem sempre o mais "leve", como o Uno, vai ser mais rápido que um mais pesado, como o Focus. Se a motorização for a mesma, a teoria se confirma, e o mais leve ganha de lavada.

tenho a mesma opinião, pois se tiveres um sub de 10 de 150wrms e vc aplicar estes 150wrms e vc teiver um de 15 de 500wrms e aplicar os mesmos 150wrms(isto acontece em 98% das vezes), claro que o de 10 sera mais rapido com certeza, agora se vc aplicar a potencia certa eles se comportarão igualmente... pois vale a historia ai do uno e focus, se tivessem o mesmo motor o uno seria mais rapido por ser mais leve, como não é o focus é muito mais rapido...

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso eu tenho a vontade de pegar um sub de SPL e montar um conjunto móvel leve e macio sobre ele...

Vc já deve ter brincado, né não Kleber?

Depende...

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, tirei 30Tm de um conjunto aqui... deu Fs em 15Hz e tocava em caixa de 12L.

Tô com ele desmontado, infelizmente aqui em brasília tá sendo um PARTO arranjar quem faça algum tipo de serviço de usinagem... preciso aprimorar o conjunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, tirei 30Tm de um conjunto aqui... deu Fs em 15Hz e tocava em caixa de 12L.

Tô com ele desmontado, infelizmente aqui em brasília tá sendo um PARTO arranjar quem faça algum tipo de serviço de usinagem... preciso aprimorar o conjunto.

TO NA ESPERA KREBI

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...