Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Edy Torres

Qual gerador para Trio?

Recommended Posts

Olá pessoal, pesquisando pelo fórum, mas encontrei pouca coisa relacionada ao assunto e nenhuma cessou minha dúvida.

Bem, gostaria da ajuda dos amigos mais experientes que ja trabalhem com isso e ja montaram gerador de energia em som automotivo.

Gostaria de saber qual gerador usar para segurar 3 baterias de 150A, sendo as mesmas ligadas em uma fonte, no caso a fonte iria carregar as baterias e o gerador serviria para gerar energia para a fonte. Estive pesquisando algumas opções de compra e achei um com preço acessivel, segue as informações dele:

Gerador de Energia Portátil a Gasolina - 950W =

Modelo NG950

(110v ou 220v = Escolha sua voltagem)

Potência Nominal: 840 watts

Potência Máxima: 950 watts

Frequência: 60 Hz (Monofásico)

Motor

Tipo: 2 Tempos, Refrigerado a Ar

Carregador de Baterias (Corrente Contínua): 12V 8,3A

Combustível: Mistura Gasolina-Óleo 2T (40:1)

Capacidade do Tanque: 4,2 litros

Autonomia à 1/2 Carga: 6 horas

Sistema de Resfriamento: A Ar

Nível de Ruído: 61 dB

Cilindradas: 63cc

Com Voltimetro

Conjunto

Voltimetro e Carregador de Bateria

Peso: 21 Kg

Dimensões: 330 x 31,5 x 38,5 cm.

Disponível nas versões: 110 v e 220 v

Esse serviria para essa função? Outra dúvida qual fonte utilizar para carregar essas 3 baterias de 150A ligadas nesse gerador??? e como seria essa ligação???

Se não servir, como se dá um calculo para saber qual gerador suportaria carregar as 3 baterias atraves da fonte automotiva? Bem são várias dúvidas, quem puder ajudar ai informando cada detalhe sobre ligação de gerador em sistema automotivo de som agradeceria muito.

Só lembrando que quero para segurar um mini trio com 2 SD 3000, 2 T400 e 1 T1600, cross jfa, sequenciador jfa. ( 2 target bass 18" + 2 sds 818, 4 D405 + 4 ST trynium, 4 medio grave magnum 12" 350rms)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq tanto arrodeio? Pensa bem:

Motor -> gerador -> 110 -> fonte -> 12v

Pq não coloca um motor logo com alternadores? Uns 2 ou 3 alternadores não sairia caro e carregaria as baterias direto, sem necessidade de fonte! E como não vai usar o motor pra mais nada, pode até botar mais do que 3 alternadores! Ficaria:

Motor -> alternador -> 12v

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa.. sei q não foi tua dúvida mas vou dar o pitaco mesmo assim!

2 target bass 18" + 2 sds 818, 4 D405 + 4 ST trynium, 4 medio grave magnum 12" 350rms

Vc teria mais rendimento nos graves se utilizasse 4 falantes IGUAIS! Seja 4 target ou 4 SDS! Porém o target é MUITO limitado, então eu te recomendaria trocar os target pelos SDS... a diferença será nítida, principalmente se os falantes estiverem o suficientemente próximos! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Seu gerador aguenta 900W, ou seja, considerando que não exista perdas nesse bando deequipamento que você colocou aí, te dá 64A em 14V.

Considerando as perdas todas, chutaria uns 44A.

Resumindo, nem perca seu tempo. Gerador é pra quem vai usar amplificador de PA.

Se você vai usar 12V, compre um motor de moto (um 2T com 4cv pelo menos) e adapte 2 alternadores de 75A ou 100A, ou, se conseguir, um de 200A. Tem que deixar acelerado a uns 3000RPM.

Esse gerador vai segurar uns 2000W sozinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que deixar acelerado a uns 3000RPM.

Ou ele pode botar um motor mais potente e compensar na polia, não???

Compartilhar este post

Link para o post

Pode sim. MAS não adianta deixar o motor girando baixo, por causa da curva de potência dele.

Um motor 2 tempos desses "pau pra toda obra" geralmente atingem potência máxima por volta de 3 a 4k RPM.

É claro, se for possível usar polia pra ter o alternador girando alto (4 a 5k RPM) é melhor, pois nesta faixa é garantia de 100% de capacidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa.. sei q não foi tua dúvida mas vou dar o pitaco mesmo assim!

Vc teria mais rendimento nos graves se utilizasse 4 falantes IGUAIS! Seja 4 target ou 4 SDS! Porém o target é MUITO limitado, então eu te recomendaria trocar os target pelos SDS... a diferença será nítida, principalmente se os falantes estiverem o suficientemente próximos! :legal:

A diferença entre os target e sds é muita?? Tipo os target tem mais grave que os SDS??? No caso entao se eu colocasse 4 SDS seria melhor que 2 target e 2 sds??

4 target x 4 sds = quem leva vantagem??? lembrando que é som para regiao nordeste que toca muito forró, funk, swingueira, reggae, esses tipos de musica.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigao, voce compro um gerador de 0,9kva.

Não amigo, não comprei ainda, vim justamente consultar a galera que entende para nao fazer besteira e gastar dinheiro à toa kk, vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

Seu gerador aguenta 900W, ou seja, considerando que não exista perdas nesse bando deequipamento que você colocou aí, te dá 64A em 14V.

Considerando as perdas todas, chutaria uns 44A.

Resumindo, nem perca seu tempo. Gerador é pra quem vai usar amplificador de PA.

Se você vai usar 12V, compre um motor de moto (um 2T com 4cv pelo menos) e adapte 2 alternadores de 75A ou 100A, ou, se conseguir, um de 200A. Tem que deixar acelerado a uns 3000RPM.

Esse gerador vai segurar uns 2000W sozinho.

Legal, mas por qt sairia mais ou menos isso tudo??? a grana ta curta kkk.

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença entre os target e sds é muita?? Tipo os target tem mais grave que os SDS??? No caso entao se eu colocasse 4 SDS seria melhor que 2 target e 2 sds??

4 target x 4 sds = quem leva vantagem??? lembrando que é som para regiao nordeste que toca muito forró, funk, swingueira, reggae, esses tipos de musica.

Dá uma lida aqui:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=139465&st=0

Se tu comprar tudo em 'ferro-velho' sái merreca! Compra um motor de moto usado e alguns alternadores de carro (de preferencia poucos porém potentes) e faz a adaptação!

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma lida aqui:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=139465&st=0

Se tu comprar tudo em 'ferro-velho' sái merreca! Compra um motor de moto usado e alguns alternadores de carro (de preferencia poucos porém potentes) e faz a adaptação!

Show de bola o tópico Bloom, muito bom mesmo, esclareceu minhas dúvidas sobre SDS x Target. Eu estava ate querendo trocar um par de SDS 818 aki que eu tinha em target kkk, mas depois dessa, desisti. vlw pelas respostas. abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Um motor 4 tempos de 6cv tá na faixa dos 500 reais no ML, novo. Usado revisado eu acho que você encontra na casa dos 200. Alternador, em ferro velho, vai sair na faixa dos 150,00.

O resto é adaptar uma polia no motor, e levar num serralheiro pra fazer uma gaiola pra alojar motor, tanque, alternadores (tem que colocar um suporte pros dois) e um painel com fusível e conector pra ligar no sistema elétrico do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Um motor 4 tempos de 6cv tá na faixa dos 500 reais no ML, novo. Usado revisado eu acho que você encontra na casa dos 200. Alternador, em ferro velho, vai sair na faixa dos 150,00.

O resto é adaptar uma polia no motor, e levar num serralheiro pra fazer uma gaiola pra alojar motor, tanque, alternadores (tem que colocar um suporte pros dois) e um painel com fusível e conector pra ligar no sistema elétrico do carro.

COm 1.000 dinheiros dá pra fazer um p*ta "gerador" de 12v!!

Compartilhar este post

Link para o post

Dá sim.

Eu mesmo tô pensando em montar um pra usar em casa. Um gerador de 2000W sai por 1200 reais, tô vendo o preço de peças, tanto com alternador 12V quanto com 220v.

Com 12V tem a vantagem de poder usar banco de baterias, mas tem o custo do inversor.

Compartilhar este post

Link para o post

Tb Eu estava pensando em colocar um gerador!

Mas estou quase que desistindo e montando um com motor de moto!

Se usasse um gerador eu precisaria de 5KVA aí é muito grande

Compartilhar este post

Link para o post

Dá sim.

Eu mesmo tô pensando em montar um pra usar em casa. Um gerador de 2000W sai por 1200 reais, tô vendo o preço de peças, tanto com alternador 12V quanto com 220v.

Com 12V tem a vantagem de poder usar banco de baterias, mas tem o custo do inversor.

Esses 2000W serao suficientes pra carregar de 3 a 4 baterias de 150A trankilo sem deixar os modulos na mao

Acho que vou com a ideia de vcs, é muita boa e além de sair muito em conta, to pensando em 2 alternadores de 90A será se dá conta?

encontrei esses motores no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168304175-motor-branco-55cv-part-manual-4-tempos-mini-buggy-outros-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168868487-motor-a-gasolina-70hp-4tempos-p-manual-kawashima-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165496506-motor-toyama-4t-tf55f1-55hp-p-manual-_JM

Algum desses serviria?

Editado por Edy Torres

Compartilhar este post

Link para o post

Sem quer ser desmancha prazer, eu vou citar a minha opnião.

Eu particularmente não gosto dessa opção.

Se for para sistemas pequenos, tipo 01 ou 02 pares máximos de cada falante por via, eu opto pelas fontes mesmo.

Eles geram ruído, quer dizer, você tem que ter o som num volume tal que abafe o som do conjunto funcionando e ainda tem o incoveniente de estar próximo à emissão de gases que fazem mal à saúde.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ele, no caso, precisa do gerador de qualquer forma.

Ok!

Percebi, pois há ocasiões que não há como ligar as fontes.

Já vi um sistema aqui com um esquema de alternadores + baterias + polias, etc

Ele tinha motor de 4 tempos e tocava legal mesmo.

Me parece que essa daqui que é outra tem esse esquema:

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que fiquei mais em duvida ainda!!

Pq a fonte já tenho!

Será que compensa mais eu pegar um gerador ou vender a fonte e fazer um esquema desses com alternador?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom,

Minha opinião sempre foi a favor da utilização de motor+alternador pelos seguintes motivos:

1º - Economia $$

2º - Eficiencia (Que trás mais economia ainda)

3º - Estabilidade

4º - Corrente garantida.

É só pensar que todo o processo de MOTOR - GERADOR - FONTE - RETIFICAÇÃO vai ter uma eficiencia absurdamente baixo, provavelmente pra menos de 50% eu chuto.

Com motor + Alternador, estimo por baixo um rendimento por volta de 70%~75%.

Um gerador de 4kVA, vai custar novo pra lá de 2000 reais.

Um motor de 2.5 cv, consegue girar facil um alternador de 100A, e vai custar por volta de 400 reais.

O Alternador vai custar por volta de 200 em bom estado.

Vai gastar com estrutura, polias, correias e etc, coisa de 250 Reais.

Somado a 100 reais de mão de obra de qualquer infeliz que saiba fazer soldas,

Você gasta menos de 1000 reais pra fazer esse sistema.

Um alternador de 100A, pra manter SÓ um som, eu acho mais do que suficiente.

Se quiser mais, poe logo um motor de 6cv, e 2 ou 3 alternadores. O custo do motor sobe muito pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que fiquei mais em duvida ainda!!

Pq a fonte já tenho!

Será que compensa mais eu pegar um gerador ou vender a fonte e fazer um esquema desses com alternador?

Realmente se for pensar no custo beneficio montando um com motor + alternadores sai bem mais em conta, por volta dos mil reais ou menos. Já com gerador, além do preço de um de 4 kva ser por volta dos 2 mil reais, vc ainda teria que gastar com uma boa fonte pra manter de 3 a 4 baterias de 150 A bem alimentadas constante, no caso uma fonte de 200A à 400A usina spark, nao pode ser qualquer fonte feita em fundo de quintal que nao aguenta o tranco, e o preço de uma gira por volta dos 1.500 reais, no fim nao sai por menos de 4 mil reais um sistema bom com gerador. A alternativa dos amigos com motor + alternador é uma boa saida, agradeço à todos que contribuiram com a ideia.

Editado por Edy Torres

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...