Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Eng. Alves

Acoplamento de alto-falantes?

Recommended Posts

O forum num podia voltar a ser assim?!?!?!?! Informativo, explicativo...um FORUM!!!!!!

 

Essa moda de pedir "litragem" e "qual bate mais..." ta matando o forum

 

Parabens aos users que compartilham o conhecimento :legal:

 

"Oh! que saudades que tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais!"

(Casimiro de Abreu)

 

Att,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quase 5mil visualizaçoes. FIXA esse trem BaO sÔ.

 

O que é bom, tem que deixar o tempo esconder...

 

Pq se fixar, daqui a pouco tem gente perguntando quantos Kara Preta tem que botar na caçamba da saveiro du mal pra ter acoplamento.

 

Um triste fim pra um tópico tão bom.

 

A solução, ao meu ver, é a gente dar uma reformaa do hot topics.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que é bom, tem que deixar o tempo esconder...

 

Pq se fixar, daqui a pouco tem gente perguntando quantos Kara Preta tem que botar na caçamba da saveiro du mal pra ter acoplamento.

 

Um triste fim pra um tópico tão bom.

 

A solução, ao meu ver, é a gente dar uma reformaa do hot topics.

 

:+1

 

Att,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não existe duto melhor que o outro. O quadrado te dá possibilidades de usar a área que você quiser, o redondo te dá chances de ajustes rápidos.

 

Melhor ou pior, não tem.. Tem duto bem feito, e duto mal feito.

 

 

Eu conheço como difusor, mas o pessoal aqui chama de ressonador...

 

esse sistema é o mesmo usado em aspiração das bombas hidraulicas...esse "cone" fica submerso e evita turbulencia na aspiração

 

A diferença pra caixa de som é que o "fluido" entra e sai por X vezes por segundo.

 

Parte de "Ressonador", difusor ou bocal merecia um tópico específico com opnioes bem montadas entre a técnica e a experiência. Mas difícil achar alguém que tenha os dois, mesmo em uma grande empresa da área ou em um laboratório de Universidade.

Para dizer, eu posso sem dúvida afirmar: o melhor formato de duto para obtermos um bom fluxo de ar é o redondo e ponto final. A melhor forma do ar se deslocar é uma superficia lisa e sem resistências que ocasionam perdas de carga e mudam o perfil de velocidade do fluxo de ar dentro do duto. Como curvas ou alta rugosidade da parede. E a melhor forma de evitar a turbuleência nos principais pontos onde ela acontece (nas bocas dos dutos) é utilizar um bocal (chamado de Ressonador) aqui no forum.

Ressonador é uma palavra errada, o bocal nao ajuda o duto a ressonar. Devemos aprender o conceito no dicionário de português da palavra ressonar e o entender o conceito fisico de um corpo que ressona.

Em teoria qualquer um pode entender o funcionamento do fluxo de ar em um duto, basta digitar no google ai Mecanica dos Fluidos, Escoamento Interno em Tubos ou algo semelhante. Para entender tecnicamente somente fazendo um curso de Engenharia Mecânica por exemplo. O resto é só com medicoes e experiências.

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dizem q tbm é mto importante saber se a velocidade do duto nao esta utrapassando" nao sei qts x a velocidade do som" algo do tipo... parece q tem um limite... nao entendo... se alguem puder explicar pra gente aqui como funciona a velocidade do ar q entra e sai pelo duto... e oq aconteceria se a velocidade estiver a baixo ou a cima do ideal

axo q essa pergunta pode ser boba... mas acredito q mta gente tenha essa duvida ou nem se quer ouviu falar sobre isso

abraco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parte de "Ressonador", difusor ou bocal merecia um tópico específico com opnioes bem montadas entre a técnica e a experiência. Mas difícil achar alguém que tenha os dois, mesmo em uma grande empresa da área ou em um laboratório de Universidade.

Para dizer, eu posso sem dúvida afirmar: o melhor formato de duto para obtermos um bom fluxo de ar é o redondo e ponto final. A melhor forma do ar se deslocar é uma superficia lisa e sem resistências que ocasionam perdas de carga e mudam o perfil de velocidade do fluxo de ar dentro do duto. Como curvas ou alta rugosidade da parede. E a melhor forma de evitar a turbuleência nos principais pontos onde ela acontece (nas bocas dos dutos) é utilizar um bocal (chamado de Ressonador) aqui no forum.

Ressonador é uma palavra errada, o bocal nao ajuda o duto a ressonar. Devemos aprender o conceito no dicionário de português da palavra ressonar e o entender o conceito fisico de um corpo que ressona.

Em teoria qualquer um pode entender o funcionamento do fluxo de ar em um duto, basta digitar no google ai Mecanica dos Fluidos, Escoamento Interno em Tubos ou algo semelhante. Para entender tecnicamente somente fazendo um curso de Engenharia Mecânica por exemplo. O resto é só com medicoes e experiências.

 

abs

 

Fernando,

 

Concordo quando falas que um duto ideal seria o redondo, pois nos preocupamos em não termos turbulências nas extremidades dos dutos e esquecemos do seu interior. Estou concluindo o curso de Engenharia em Produção-Mecânica e após cursar a cadeira de mecânica dos fluidos, precisei rever alguns conceito para minhas pesquisas no audio.

O maior problema que temos, é colocar isso na cabeça de alguns aqui no fórum. O "modismo" tem infectado bastante esse nosso meio de comunicação para trocas de informações, e me parece que explicar matemáticamente um conceito é um "bicho de sete cabeças" para alguns, pois o achismo, ainda ecoa pelos tópicos. Mesmo tentando ser simplório em algumas colocações, se o "Fulano" lá não disser que é o melhor, o mercado não absorve. Se para colocar os princípio de acoplamento nesse mundo do audio automotivo ainda existem desavenças, imagina Line Array!?

 

Att,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que é bom, tem que deixar o tempo esconder...

 

Pq se fixar, daqui a pouco tem gente perguntando quantos Kara Preta tem que botar na caçamba da saveiro du mal pra ter acoplamento.

 

Um triste fim pra um tópico tão bom.

 

A solução, ao meu ver, é a gente dar uma reformaa do hot topics.

 

Concordo....ja vi bons topicos se perderem assim.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dizem q tbm é mto importante saber se a velocidade do duto nao esta utrapassando" nao sei qts x a velocidade do som" algo do tipo... parece q tem um limite... nao entendo... se alguem puder explicar pra gente aqui como funciona a velocidade do ar q entra e sai pelo duto... e oq aconteceria se a velocidade estiver a baixo ou a cima do ideal

axo q essa pergunta pode ser boba... mas acredito q mta gente tenha essa duvida ou nem se quer ouviu falar sobre isso

abraco

 

Em função do volume de ar deslocado pela movimentação do cone, procura-se adotar uma área de dutos que não resulte numa elevada velocidade do ar passando através dos mesmos.

Ar passando em alta velocidade gera ruído do duto soprando; baixa velocidade é a condição desejável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em função do volume de ar deslocado pela movimentação do cone, procura-se adotar uma área de dutos que não resulte numa elevada velocidade do ar passando através dos mesmos.

Ar passando em alta velocidade gera ruído do duto soprando; baixa velocidade é a condição desejável.

 

 

Resumindo ... Duto que "QUEBRA CD" é duto mau dimencionado =)

Editado por Guto de Almeida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo ... Duto que "QUEBRA CD" é duto mau dimencionado =)

 

 

NÉ ?

 

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo ... Duto que "QUEBRA CD" é duto mau dimencionado =)

:vts

 

Caraca, so o Guto mesmo pra tirar umas dessas...essa porcaria de quebrar cd é muito ridiculo!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:vts

 

Caraca, so o Guto mesmo pra tirar umas dessas...essa porcaria de quebrar cd é muito ridiculo!!!!!!!

 

eita... eu achava totalmente o contrario... pra mim quanto maior o velocidade do ar, mais era a pressao dentro da caixa e se quebrasse cd estava no ponto a caixa q batendo mto forte...

apos ler isso resolvi rever o projeto da minha caixas dos sds q fiz a menos de 2 semanas e constatei q o match é de 0,07

pelo q li por ai deve se multiplicar o match por 344ms...alguem me corrige se esse calculo for errado! no final deu 24,08 axei um pouco alto...e agora encontrei a explicacao pq alguns estilos de musicas estao dando um grave meio q PLU ao ins ves de TUM OU BUM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso uma regrinha pra minhas caixas ... Duto tem que ter no máximo 18,00 m/s ... E sempre funciona super bem !

 

ta vc usa no Máximo 18,00 m/s mais e no minimo ?

essa regrinha aew q vc usa eh como receita de bolo mesmo pra suas caixas?

eu costumo usar valores menor como 7.00 a 10.00 m/s

oq a gente 'ganha ou perde' usando um fluxo de ar 'muito veloz ou muito lento'

Editado por BobinaMestre

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta vc usa no Máximo 18,00 m/s mais e no minimo ?

essa regrinha aew q vc usa eh como receita de bolo mesmo pra suas caixas?

eu costumo usar valores menor como 7.00 a 10.00 m/s

oq a gente 'ganha ou perde' usando um fluxo de ar 'muito veloz ou muito lento'

 

 

Acredito que num tem Mínimo ... Quanto menos melhor ... Eu uso 18.00 m/s por não fica tããão grande o duto e na minha opinião fica um som bacana ! Quanto MENOR a velocidade , maior fica o duto =) ... então vc tem que usar um bom senso ! Adianta nada uma caixa de 20 L com 15L de duto rsrsrs né ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coelho, TODA caixa com alto ganho VAI precisar de processamento.

 

O que geralmente é o tal processamento:

 

- Fase

 

- Subsônico

 

- Low Pass no ponto onde a caixa começa a atrapalhar maais que ajudar

 

- Equalização pra corrigir a resposta (eliminar os picos, deixando a curva de resposta mais aceitável).

 

A W-Horn vai precisar de processamento assim como uma dutada também precisa, só que a dutada não precisa de muita coisa (basicamente subsônico e LP) e as cornetas, essas sim, vão precisar corrigir a resposta.

 

Tendo um crossover e acesso a um EQ vc já faz a W-Horn DIY tocar direitinho. Especialmente se você não for TÃO rígido nas medidas como o projeto original, onde eficiência é tudo. Quanto menos eficiência você cobrar dela, mais fácil vai ser acertar.

 

Falou Kléber.

 

Bastante satisfeito com a resposta e de tudo o que pude extrair desse tópico.

 

Foram bastante encorajadoras as palavras e acho que realmente vou encarar essa questão de processamento. Quanto ao projeto pretendo que seja o mais próximo possível do original e não baseado nas modificações feitas em projetos mais recentes, que aboliram as travas e os dutos na prte móvel.

 

Estava com receio em função de não saber por onde começar e também em função de não saber ninguém que conheça sobre processamento na cidade, onde pudesse tirar dúvidas. A cidade é desprovida de cursos. Quem sabe, claro que não vai ensinar, pois são profissionais que trabalham na área de sonorização e ensinar, se traduz em ensinar ao inimigo ou concorrente. Entendeu?

 

Creio que deva ser possível encontrar alguma coisa na Net sobre o uso de processadores.

 

Aproveitando o gancho, o Processador Digital Dcx 2496 Ultradrive Crossover Behringer, eu teria esse controle ou precisaria de outro aparelho?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe um programa, pra calcular caixas que ele já da a medida para o duto ressonador ou para o redondo normal.. Só preciso arranjar um pc em DOS e com diskete pra fazer o programa funcionar, mas com ctz o ressonador ajuda e muito..

 

No caso existem alguns HT que a anos ja usam dutos ressonadores, mas não entendo como a moda não pegou nos sons automotivos..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe um programa, pra calcular caixas que ele já da a medida para o duto ressonador ou para o redondo normal.. Só preciso arranjar um pc em DOS e com diskete pra fazer o programa funcionar, mas com ctz o ressonador ajuda e muito..

 

No caso existem alguns HT que a anos ja usam dutos ressonadores, mas não entendo como a moda não pegou nos sons automotivos..

O sub do meu HT tem....e acredita que eu nunca pensei em usar em automotivo?!?!?!?!!? :banghead

 

Geralmente uso aqueles aerodutos que ja tem a borda arredondada....é melhor que nada :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coelho, o Behringer vai te dar tudo o que vc precisa.

 

Quanto ao processamento, veja bem, o processamento padrão é pra atingir níveis de resposta compatíveis com um grande sistema (empilhamentos rasoáveis).

 

Pro seu dia-a-dia, o processamento quem faz é você, pricipalmente se for pra trabalhar com 1 ou 2 caixas. Aí não adianta tentar acertar resposta pra ter graves que a área da boca não vão te permitir.

 

Recomendo pra um serviço 100% catar um RTA... Levanta a curva de resposta, depois vc decide onde atenuar e onde reforçar, e os pontos onde não vale a pena deixar a caixa respondendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso existem alguns HT que a anos ja usam dutos ressonadores, mas não entendo como a moda não pegou nos sons automotivos..

 

Falta de informação.

A LT já são usadas a um bom tempo, na verdade até já estão entrando em desuso, e só agora apareceu pro pessoal por aqui.

 

Att,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falta de informação.

A LT já são usadas a um bom tempo, na verdade até já estão entrando em desuso, e só agora apareceu pro pessoal por aqui.

 

Att,

 

RenanLopes

 

Os gringos usam no dia a dia ( nem todos, logico ) mas aqui so se ve em campeonatos mesmo...isso os competidores que nao sao amadores....pq a grande maioria vai de 2x4" comum.

 

Eu mesmo nunca usei...como disse em cima, no maximo um aeroduto que ja vem com uma das bordas arredondadas!!!

 

Mas pro dia a dia, com sub enfiado na mala, nao da ganho auditivo significativo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe um programa, pra calcular caixas que ele já da a medida para o duto ressonador ou para o redondo normal.. Só preciso arranjar um pc em DOS e com diskete pra fazer o programa funcionar, mas com ctz o ressonador ajuda e muito..

 

No caso existem alguns HT que a anos ja usam dutos ressonadores, mas não entendo como a moda não pegou nos sons automotivos..

 

Uma dica!

 

Boa parte dos programas que rodavam em DOS, rodam em Windows, a não ser esses mais novos que tem mais frescuras (Windows Vista e Windows 7), mas pelo menos até o Windows 2000 rodavam, agora se tem o executável, pode ser que alguns acusem falta de memória, problema que pode ser resolvido, fazendo uma pequena configuração, no geral a mesma que deveria fazer para rodar qualquer programa em Clipper.

 

1 - Tente copiar o executável e os demais itens (se for o caso) do diskette para uma pasta ou diretório (usar de preferência no máximo 8 caracteres para o nome), de preferência abaixo do raiz.

2 - Vá em executar no Windows e digite CMD.

3 - Chamará o "DOS"

4 - Acesse a pasta correspondente, de preferência indo primeiramente para o raiz (C:\>), dessa forma: CD\

5 - Acesse a pasta criada: CD pasta_criada, desta feita estará na tal pasta.

6 - Execute o comando DIR par aver se o tal executável está lá mesmo.

7 - Para executá-lo é só digitar o nome dele (aquele arquivo que tem EXE no final).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera lendo sobre a velocidade de ar dos dutos dando uma simulada apareceu uma duvida

se tenho uma caixa com falante de 500rms com 400 rms aplicados com duto ´X` com deslocamento maximo em 19 m/s se em vez de aplicar

400 rms eu aplicar 700rms o deslocamento maximo passara para 30m/s sendo assim terei que aumentar a area de duto ?

Editado por fernando.henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...