Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Eng. Alves

Acoplamento de alto-falantes?

Recommended Posts

ae que está ... Duto de competição não são esses de pvc da TRIGE , são de papelão de 5mm no mínimo ... é coisa TOP ... mas sei lá ... poderia ser de madeira tb ... mas EU não usaria ... prefiro o redondão !!!

 

Outra coisa , aquele "alargador" se chama RESSONADOR , e como o próprio nome já diz , ele tem o Papel de fazer o som ficar ressonante , fazendo gerar mais SPL.

 

 

Quando eu estava quase parando de competir , estava quase fazendo uma caixa pra 2 de 15" câmara única com tubo de 8" Ressonador de 12" pra competir ... Mas ae acabei brigando com meu primo que era dono do carro e foi tudo por água à baixo !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ate ai tranquilo, ja sabia a facilidade de testar e o melhor fluxo de ar em grandes duto ( usando um "alargaor" na ponta melhora mais o fluxo )....mas quando a freq ja ta definida, podendo-se usar duto retangular com cantos arredondados, feito com madeira pra nao vibrar ( o que acontece com o PVC, por exemplo )teoricamente nao seria melhor nao?

 

Não existe duto melhor que o outro. O quadrado te dá possibilidades de usar a área que você quiser, o redondo te dá chances de ajustes rápidos.

 

Melhor ou pior, não tem.. Tem duto bem feito, e duto mal feito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ae que está ... Duto de competição não são esses de pvc da TRIGE , são de papelão de 5mm no mínimo ... é coisa TOP ... mas sei lá ... poderia ser de madeira tb ... mas EU não usaria ... prefiro o redondão !!!

 

Outra coisa , aquele "alargador" se chama RESSONADOR , e como o próprio nome já diz , ele tem o Papel de fazer o som ficar ressonante , fazendo gerar mais SPL.

 

 

Quando eu estava quase parando de competir , estava quase fazendo uma caixa pra 2 de 15" câmara única com tubo de 8" Ressonador de 12" pra competir ... Mas ae acabei brigando com meu primo que era dono do carro e foi tudo por água à baixo !

eu tambem sei o que é o ressonador ( rsrsrsrs), so coloquei "alargado"r pra nao ter que ficar explicando pra algum outro forista sem paciencia de pesquisar...

 

Mas voltando ao ponto duto ....era mais curiosidade mesmo, pq nao se ve spl com 1 sub com duto retangular, e como em campeonato sou do lado do trio, levantei essa bola.

 

Qual material vc ia fazer o ressonador? O que esta no meu projeto de futuro SPL é madeira + massa plastica + fibra....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não existe duto melhor que o outro. O quadrado te dá possibilidades de usar a área que você quiser, o redondo te dá chances de ajustes rápidos.

 

Melhor ou pior, não tem.. Tem duto bem feito, e duto mal feito.

concordo...duto bom é duto bem feito

 

a questao é pq ninguem usa, ja que tem-se uma boa diversidade de formas de duto.

 

é aquela velha historia, tem sempre alguem que vai falar que é diferente, que um vai render mais que o outro....mas num da pra comprar banana com laranja....comparar 2x4" de PVC com um de madeira todo bem feito num rola... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tambem sei o que é o ressonador ( rsrsrsrs), so coloquei "alargado"r pra nao ter que ficar explicando pra algum outro forista sem paciencia de pesquisar...

 

Mas voltando ao ponto duto ....era mais curiosidade mesmo, pq nao se ve spl com 1 sub com duto retangular, e como em campeonato sou do lado do trio, levantei essa bola.

 

Qual material vc ia fazer o ressonador? O que esta no meu projeto de futuro SPL é madeira + massa plastica + fibra....

 

 

ia usar anéis de MDF , fibra e massa plástica ... ia dar um trabalhão ... mas ia ficar filé !!!

 

 

 

Falando essas coisas de duto de madeira , eu lembrei que uns anos atrás , os caras GRINGOS estavam usando duto Retangular de MDF parafusado ... então no caso , usava-se uma mesma caixa pra mais de um tipo de falante , mas o duto era trocado ... era parafusado ... era bem loko de se ver ... mas depois percebi que voltaram a usar duto redondo de papelão !

 

Em competição Extreme , carros concretados ... é tudo retangular rsrsrs mas no caso o carro é a caixa rsrsrs ! E o duto vc consegui entrar dentro ! hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ia usar anéis de MDF , fibra e massa plástica ... ia dar um trabalhão ... mas ia ficar filé !!!

 

 

 

Falando essas coisas de duto de madeira , eu lembrei que uns anos atrás , os caras GRINGOS estavam usando duto Retangular de MDF parafusado ... então no caso , usava-se uma mesma caixa pra mais de um tipo de falante , mas o duto era trocado ... era parafusado ... era bem loko de se ver ... mas depois percebi que voltaram a usar duto redondo de papelão !

 

Em competição Extreme , carros concretados ... é tudo retangular rsrsrs mas no caso o carro é a caixa rsrsrs ! E o duto vc consegui entrar dentro ! hahaha

 

Po, tem duto de pvc com 4mm de espessura....é bem mais rigido que papelao...

 

Com relacao aos restangulares, o 147 da protech e os do murilo da pra entrar por eles facil...e olha que to bem acima do peso, hahahahah

 

A questao era curiosidade mesmo....vou ficar com o meu velho PVC mesmo....retangular fica pra proxima quando tiver com paciencia :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ae que está ... Duto de competição não são esses de pvc da TRIGE , são de papelão de 5mm no mínimo ... é coisa TOP ... mas sei lá ... poderia ser de madeira tb ... mas EU não usaria ... prefiro o redondão !!!

 

Outra coisa , aquele "alargador" se chama RESSONADOR , e como o próprio nome já diz , ele tem o Papel de fazer o som ficar ressonante , fazendo gerar mais SPL.

 

 

Quando eu estava quase parando de competir , estava quase fazendo uma caixa pra 2 de 15" câmara única com tubo de 8" Ressonador de 12" pra competir ... Mas ae acabei brigando com meu primo que era dono do carro e foi tudo por água à baixo !

 

Guto,

 

Na verdade não sei pq chamam de ressonador, mas o que acontece é que as turbulências geradas nos cantos vivos das extremidades dos dutos, geram perdas em função das residências nos fluxos.

Quando se arredonda as ponta, amenizam essas turbulências e o ar flui com mais naturalidade, sendo assim, evitando essas perdas. Então na verdade não se estar ganhando, tá evitando perdas (sendo crítico! heheh)

 

Abraço,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... Ressonador é o próprio duto.

 

O "tal ressonador" não faz absolutamente nada alémd e reduzir turblências. Aliás, é MANHA fazer isto no PVC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... Ressonador é o próprio duto.

 

O "tal ressonador" não faz absolutamente nada alémd e reduzir turblências. Aliás, é MANHA fazer isto no PVC.

 

Pois é Kleber, na verdade ganhos mesmo, só na redução da distorção geradas pelas turbulências no duto.

O que acontece é que muito colocam esse raios nas pontas dos dutos e não mantém a mesma sintonia, fazendo a frequencia subir e ter uma sensação psicoacústica de que tocam mais.

 

Att,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... Ressonador é o próprio duto.

 

O "tal ressonador" não faz absolutamente nada alémd e reduzir turblências. Aliás, é MANHA fazer isto no PVC.

Eu conheço como difusor, mas o pessoal aqui chama de ressonador...

 

esse sistema é o mesmo usado em aspiração das bombas hidraulicas...esse "cone" fica submerso e evita turbulencia na aspiração

 

A diferença pra caixa de som é que o "fluido" entra e sai por X vezes por segundo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu conheço como difusor, mas o pessoal aqui chama de ressonador...

 

esse sistema é o mesmo usado em aspiração das bombas hidraulicas...esse "cone" fica submerso e evita turbulencia na aspiração

 

A diferença pra caixa de som é que o "fluido" entra e sai por X vezes por segundo.

 

Denda-Oreia

 

O difusor usa as mesmas teorias das cornetas, ajuste de impedância (fazendo analogia com a eletroacústica). Onde um ponto têm-se altas impendências (diametro menor - Garganta) e no outro baixa impedância (diametro maior - Boca).

A diferença é que para audio, trabalhamos com a velocidades do som, onde o difusor e o redutor trabalham de forma inversa. A maior pressão é dada do menor para o maior e não do maior para o menor.

 

Att,

 

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Denda-Oreia

 

O difusor usa as mesmas teorias das cornetas, ajuste de impedância (fazendo analogia com a eletroacústica). Onde um ponto têm-se altas impendências (diametro menor - Garganta) e no outro baixa impedância (diametro maior - Boca).

A diferença é que para audio, trabalhamos com a velocidades do som, onde o difusor e o redutor trabalham de forma inversa. A maior pressão é dada do menor para o maior e não do maior para o menor.

 

Att,

 

RenanLopes

 

Renan,

 

tem como detalhar um pouco mais a parte de ajuste impedancia que vc citou na primeira linha?

Sou meio cego nessa questao...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... Ressonador é o próprio duto.

 

O "tal ressonador" não faz absolutamente nada alémd e reduzir turblências. Aliás, é MANHA fazer isto no PVC.

E qual a real necessidade de fazer uma abertura grande? Tipo, ja vi duto é de 8" e a abertura é de 12"...com uma "dobra" na borda aceitavel ( tipo umas 2 polegadas de aba ) daria o mesmo efeito de evitar turbulencia? Ou pra SPL TEM que ser uma aba grande?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan,

 

tem como detalhar um pouco mais a parte de ajuste impedancia que vc citou na primeira linha?

Sou meio cego nessa questao...

 

Denda-Oreia,

 

A corneta funciona da seguinte maneira: o falante irradia através de uma impedância acústica muito alta, não casando com a impedância baixa do ar. Em miúdos, ele é muito pequeno para movimentar uma quantidade elevada de massa de ar.

Quando acoplado a uma corneta, essa impedância será "diluída" por todo comprimento da mesma até chegar a boca, deixando de ser alta e tornando-se baixa, casando assim com a impedância do ar que é baixa, deslocando uma área equivalente de ar muito maior.

Sendo bem simplório: Imagine um falante deslocando 10mm com uma área de X. Agora vc coloca esse mesmo falante numa corneta e na boca dela ele consegue deslocar os mesmo 10mm porém com uma área de 10X!

 

Entendeu?

 

Att,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra complementar, o CCDB tinha (tinha pq ele não fala mais a respeito) uma definiçãao muito boa pra impedância...

 

Impedância alta (ou seja, a que existe na garganta da corneta) implica em PEQUENO volume do meio, GRANDE pressão (ou seja, deslocamento de grande parte deste pequeno volume. idealmente, seria o deslocamento total. Apesar da alta pressão, o volume deslocado é MUITO pequeno). Impedância baixa (a que existe no ar) implica em GRANDE volume do meio e PEQUENA pressão (ou seja, desloca-se uma quantidade grande de ar, porém em baixa pressão).

 

Por isto que um transformador de impedâncias (corneta) tem um lado de alta impedância, e ela vai sendo GRADATIVAMENTE modificada para BAIXA impedância. Aumenta-se a área (o volume) gradativamente para que aquela onda de alta pressão transforme-se numa onda de pequena pressão. Aquela onda de alta pressão vai movendo gradativamente um volume maior de ar.

 

Ecplicando de forma simples, é isto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já aprendi bastante com as discussões.

 

Eu citarei exemplos típicos de caixas se adequam às essas discussões sobre acoplamentos, sendo postado um PDF com alguns arranjos, que são as HB1505D1 (Falantes de 15") e HB1805C1 (Falantes de 18"), ambas amplamente conhecidas e que muita gente não usa mais.

 

Tenho lido muito sobre caixas profissionais (o Audiolist, tem sido a fonte de pesquisas), essas me chamaram atenção, aliás todas as Caixas Corneta para Grave.

 

Sei que elas atuam numa faixa restrita, mas são interessante pela Frequência que elas começam a atuar.

 

1 - Como praticamente desisti de montar as W-Horn, não pelo peso, mas pela necessidade de processamento, eu gostaria de saber da experiência de vocês nesse tipo de caixa e se também precisa de processamento?

 

2 - Numa quantidade pequena de caixas, renderiam bem?

 

3 - Para quem tem 06 WPU 1507, seria melhor pegar mais 02 e montar 4 HB1505D1 (Falantes de 15") ou vender 02 WPU1507 e ter 02 HB1805C1 (Falantes de 18"), não pela questão do SPL, mas pelas resposta final. Vi que os 02 projetos, salvo engano respondem na mesma faixa e com 04 caixas, eu poderia ter uma resposta bem mais baixa. Seira isso?

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coelho, TODA caixa com alto ganho VAI precisar de processamento.

 

O que geralmente é o tal processamento:

 

- Fase

 

- Subsônico

 

- Low Pass no ponto onde a caixa começa a atrapalhar maais que ajudar

 

- Equalização pra corrigir a resposta (eliminar os picos, deixando a curva de resposta mais aceitável).

 

A W-Horn vai precisar de processamento assim como uma dutada também precisa, só que a dutada não precisa de muita coisa (basicamente subsônico e LP) e as cornetas, essas sim, vão precisar corrigir a resposta.

 

Tendo um crossover e acesso a um EQ vc já faz a W-Horn DIY tocar direitinho. Especialmente se você não for TÃO rígido nas medidas como o projeto original, onde eficiência é tudo. Quanto menos eficiência você cobrar dela, mais fácil vai ser acertar.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Denda-Oreia,

 

A corneta funciona da seguinte maneira: o falante irradia através de uma impedância acústica muito alta, não casando com a impedância baixa do ar. Em miúdos, ele é muito pequeno para movimentar uma quantidade elevada de massa de ar.

Quando acoplado a uma corneta, essa impedância será "diluída" por todo comprimento da mesma até chegar a boca, deixando de ser alta e tornando-se baixa, casando assim com a impedância do ar que é baixa, deslocando uma área equivalente de ar muito maior.

Sendo bem simplório: Imagine um falante deslocando 10mm com uma área de X. Agora vc coloca esse mesmo falante numa corneta e na boca dela ele consegue deslocar os mesmo 10mm porém com uma área de 10X!

 

Entendeu?

 

Att,

 

RenanLopes

 

Quando eu for grande quero ser inteligente, hahahahaha

 

Explicacao melhor que essa so desenhando com lapis colorido :legal:

 

Valeu Renan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra complementar, o CCDB tinha (tinha pq ele não fala mais a respeito) uma definiçãao muito boa pra impedância...

 

Impedância alta (ou seja, a que existe na garganta da corneta) implica em PEQUENO volume do meio, GRANDE pressão (ou seja, deslocamento de grande parte deste pequeno volume. idealmente, seria o deslocamento total. Apesar da alta pressão, o volume deslocado é MUITO pequeno). Impedância baixa (a que existe no ar) implica em GRANDE volume do meio e PEQUENA pressão (ou seja, desloca-se uma quantidade grande de ar, porém em baixa pressão).

 

Por isto que um transformador de impedâncias (corneta) tem um lado de alta impedância, e ela vai sendo GRADATIVAMENTE modificada para BAIXA impedância. Aumenta-se a área (o volume) gradativamente para que aquela onda de alta pressão transforme-se numa onda de pequena pressão. Aquela onda de alta pressão vai movendo gradativamente um volume maior de ar.

 

Ecplicando de forma simples, é isto.

 

O forum num podia voltar a ser assim?!?!?!?! Informativo, explicativo...um FORUM!!!!!!

 

Essa moda de pedir "litragem" e "qual bate mais..." ta matando o forum

 

Parabens aos users que compartilham o conhecimento :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quase 5mil visualizaçoes. FIXA esse trem BaO sÔ.

Editado por kruik

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...