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Eng. Alves

Acoplamento de alto-falantes?

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Sim, exatamente porquê a propagação é diferente que não se faz "somas" exatas. Qualquer interferência nunca é absoluta, é parcial, percentual.

 

Mesmo colocando um falante de frente pro outro com fase elétrica ou mecânica invertida, você VAI ouvir som saindo dalí.

 

E o pior, como as fontes nunca são 100% pontuais, não é toda a emissão que está 100% coerente em fase, como ocorreria no interior de um fio elétrico. Por isto também qualquer efeito jamais ocorrerá em TODA a faixa de frequências utilizável, sempre ocorrerá aqui, lá, e acolá, mas entre aqui e lá não vai ocorrer, aliás, pode até ocorrer de forma construtiva, e não destrutiva.

 

Então não adianta desconsiderar fenômenos porquê eles não acontecem exatamente como a teoria. Eles ocorrem, em magnitudes diferentes, mas ocorrem.

 

a explicação técnica o Renan falou logo acima; minha acepção: primeiro analisar a soma das frentes de onda (se fossem fontes pontuais essa discussão nem existiria) e o posicionamento das caixas e só depois os cortes e limitações dos falantes

 

nunca falei em desconsiderar ambos fenômenos, apenas disse para analisá-los separadamente

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Meu Amigo Renan , e pq não Professor rsrsrs , obrigado pela correção/orientação ...

 

E é fato ... muitas vezes um sistema todo em fase bunitinho , já fica plano rs ... é engraçado isso , mas é verdade !

 

Guto,

 

Não é pra tanto, mas obrigado pelas colocações.

Na verdade, nossos ouvidos e sentidos são mais apurados para esses problemas de fase e acoplamento do que uma curva de resposta desalinhada.

Quantas vezes passei o RTA num sistema que estava plano, mas era ruim de ouvir... Mas já me deparei com alguns que a curva tinha variações mas soava interessante!

 

Abraço,

 

RenanLopes

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a explicação técnica o Renan falou logo acima; minha acepção: primeiro analisar a soma das frentes de onda (se fossem fontes pontuais essa discussão nem existiria) e o posicionamento das caixas e só depois os cortes e limitações dos falantes

 

nunca falei em desconsiderar ambos fenômenos, apenas disse para analisá-los separadamente

 

Delima,

 

Ainda assim, seria interessante só avaliarmos os problemas de fase acústica, e consequentemente a frente de onda, depois dos cortes, pois dependendo do filtro teremos novos comportamentos na curva de fase.

 

Att,

 

RenanLopes

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Guto,

 

Não é pra tanto, mas obrigado pelas colocações.

Na verdade, nossos ouvidos e sentidos são mais apurados para esses problemas de fase e acoplamento do que uma curva de resposta desalinhada.

Quantas vezes passei o RTA num sistema que estava plano, mas era ruim de ouvir... Mas já me deparei com alguns que a curva tinha variações mas soava interessante!

 

Abraço,

 

RenanLopes

 

 

é que vc num escutou a Dodge Depois que eu "regulei" acho que se passar no RTA , vc num ia gostar muito não rsrsrs ... mas acredite , tava bem interessante ! (faz tempo que num sei como ela está)

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a explicação técnica o Renan falou logo acima; minha acepção: primeiro analisar a soma das frentes de onda (se fossem fontes pontuais essa discussão nem existiria) e o posicionamento das caixas e só depois os cortes e limitações dos falantes

 

nunca falei em desconsiderar ambos fenômenos, apenas disse para analisá-los separadamente

 

Ah, sim, mas aí já está nos extras. A discussão sobre crossovers na verdade foi assunto paralelo.

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Guto,

 

Não é pra tanto, mas obrigado pelas colocações.

Na verdade, nossos ouvidos e sentidos são mais apurados para esses problemas de fase e acoplamento do que uma curva de resposta desalinhada.

Quantas vezes passei o RTA num sistema que estava plano, mas era ruim de ouvir... Mas já me deparei com alguns que a curva tinha variações mas soava interessante!

 

Abraço,

 

RenanLopes

 

Curva plana e mulher reta, só servem pra demonstração (do sistema e da roupa, fique bem claro... hauhauhauhau).

 

Vida real mesmo, tem que ter umas curvinhas, uns temperinhos...

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Delima,

 

Ainda assim, seria interessante só avaliarmos os problemas de fase acústica, e consequentemente a frente de onda, depois dos cortes, pois dependendo do filtro teremos novos comportamentos na curva de fase.

 

Att,

 

RenanLopes

 

sim, em termos de pressão num ponto fixo, mas em termos de propagação se alterarmos o posicionamento após os cortes haverá mudança na posição dos pontos de máximos e mínimos em relação à fonte... quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha heheheh

 

abs

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é que vc num escutou a Dodge Depois que eu "regulei" acho que se passar no RTA , vc num ia gostar muito não rsrsrs ... mas acredite , tava bem interessante ! (faz tempo que num sei como ela está)

 

Guto,

 

Eu não duvido que vc tenha deixado a Dogde "tinindo"... Se não confiasse no teu trabalho não tinha entregue a minha filha a ti! hehehehe..

 

Abraço,

 

RenanLopes

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Curva plana e mulher reta, só servem pra demonstração (do sistema e da roupa, fique bem claro... hauhauhauhau).

 

Vida real mesmo, tem que ter umas curvinhas, uns temperinhos...

 

Kleber,

 

Você é um Gênio! Exatamente isso...

 

Abraço,

 

RenanLopes

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sim, em termos de pressão num ponto fixo, mas em termos de propagação se alterarmos o posicionamento após os cortes haverá mudança na posição dos pontos de máximos e mínimos em relação à fonte... quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha heheheh

 

abs

 

delima,

 

Infelizmente no audio precisamos de um ponto de referência para alinhamento.. Exatamente por isso que os estudos de line source tem-se ampliado tanto. Como dito pelo Kleber, seria um assunto pra outro tópico. Crossover, derivados filtro e propagação relativa é bem complexa pra falarmos nesse tópico...

 

Abraço,

 

RenanLopes

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complexa, eu ja me perdi faz tempo.

toda fez q algum posta sobre algum "tema" novo eu vo pesquisa pra ve se entendo.

volto aqui tem + 2 pra pesquisa... :banghead:blink:

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Assim que é bão. Alimenta as lombrigas do cérebro.

 

Tem 2 semanas que eu estou estudando frenéticamente sobre o uso da configuração Cascode em amplificadores. É assim, toda hora vc se depara com algo novo, nego falando coisas que você nunca sonhou (e, claro, nunca nada mastigado), e tome pesquisa pra digerir o que você leu.

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Quanto mais estudo sobre audio, mais me dou conta de que não sei de nada! hehehehe..

 

Att,

RenanLopes

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O interessante é que teóricamente falando tudo é muito bonito de se ler ou ouvir, mas quando a gente vai pro campeonato, com sons iguais em tudo: falantes, caixas, amplificadores, baterias e regulagens é que a gente vê que são pequenos detalhes que fazem a diferença entre ser o 1º colocado e ser o 2º colocado.

 

Vou postar aqui 2 sistemas, montados pelo mesmo profissional, com mesma amplificação, alimentação, regulagem e que no dia do campeonato, estavam usandos falantes iguais( na foto 1 dos paredões ainda estava com oo Eros 2.2k em vez dos Hammer 3.0k que foram usados no cmpeonatos pelos 2 concorrentes).

 

Paredao_neto_1.jpg

 

E o outro som foi esse novíssimo montado a pouco tempo:

 

Paredao_neto_2.jpg

 

Pois é, muita gente jurava que a nova configuração com os dutos ao centro iria render mais DB´s na hora da medição e foi justamente o contrário, ele não conseguiu nem bater a sua marca antiga, quando usava a caixa antiga com os dutos "quase que na posição certa" e o seu concorrente com a caixa antiga bateu ele fácil.

 

A diferença entre a caixa antiga e a caixa nova? 1,8db´s pra caixa com os dutos mais afastados e os falantes mais juntinhos!

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O interessante é que teóricamente falando tudo é muito bonito de se ler ou ouvir, mas quando a gente vai pro campeonato, com sons iguais em tudo: falantes, caixas, amplificadores, baterias e regulagens é que a gente vê que são pequenos detalhes que fazem a diferença entre ser o 1º colocado e ser o 2º colocado.

 

Vou postar aqui 2 sistemas, montados pelo mesmo profissional, com mesma amplificação, alimentação, regulagem e que no dia do campeonato, estavam usandos falantes iguais( na foto 1 dos paredões ainda estava com oo Eros 2.2k em vez dos Hammer 3.0k que foram usados no cmpeonatos pelos 2 concorrentes).

 

Paredao_neto_1.jpg

 

E o outro som foi esse novíssimo montado a pouco tempo:

 

Paredao_neto_2.jpg

 

Pois é, muita gente jurava que a nova configuração com os dutos ao centro iria render mais DB´s na hora da medição e foi justamente o contrário, ele não conseguiu nem bater a sua marca antiga, quando usava a caixa antiga com os dutos "quase que na posição certa" e o seu concorrente com a caixa antiga bateu ele fácil.

 

A diferença entre a caixa antiga e a caixa nova? 1,8db´s pra caixa com os dutos mais afastados e os falantes mais juntinhos!

 

Diógenes,

 

No projeto inicial da Dodge da Bomber os dutos ficavam no painel frontal e a curva de resposta tinha um vale muito grande na região entre 400-600Hz, só depois de colocar os dutos na lateral foi que esse vale sumiu. Para respostas abaixo de 150-200Hz a posição do duto na caixa não interfere muito em função do comprimento de onda em relação a caixa, acima disso a posição começa a interagir nas frequencias fundamentais ou nas suas harmônicas, onde a distância entre o duto e o falante possa cancelar essas determinadas frequencias. Como em campeonatos a medição é feita pela média, um vale grande pode tranquilamente reduzir uma quantidade considerável no resultado final. Infelizmente para determinar isso, não adianta só calcular os comprimentos de onda, pois elas dependem de uma série de fatores com a umidade do ar, linearidade entre os falantes.. Só medindo mesmo.

 

Na prática existem algumas características intrínsecas de montagem, ambientação e componentes que não condizem ou não são contempladas na teroria, mas um embasamento teórico é fundamental para evitar erros grosseiros. A teoria surgiu da prática, diga-se de passagem. Não é pq me formei em engenharia que irei saber mais que um técnico que vive no campo em condições adversas enfrentando os obstáculos do dia a dia, medico nenhum recém formado e sem residencia vai conseguir ter desenvoltura melhor que de um enfermeiro plantonista que está acostumado com os "pepinos" diários, só com a prática!

 

Att,

 

RenanLopes

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Eu aprendi que A prática te diferencia de muitos estudiosos , mas os estudiosos com prática comentem bem menos erros !

 

Então , nada melhor que ter prática e saber na teoria pq a prática é daquele jeito !!! TUDO , TUDO MESMO tem uma Explicação ... quando falamos que não tem explicação , é pq estamos sendo preguiçosos ou não sabemos por onde começar a pesquisar para responder ... mas TUDO tem uma explicação ! Não consigo mais dizer que : A prática é diferente da Teoria ... Pois com certeza vc esqueceu de alguma coisa na teoria , e por isso deu diferente na prática !

 

Quanto a dar Menos DB , tenho uma história legal ... Quando competia em SPL 2 de 15" em Perua , conseguíamos bater no Interior do estado de SP 150DB , e toda vez que era no Litoral era em torno de 148DB e sempre com o mesmo set , e mesma entidade de medição (101% eventos) , ae li alguma coisa sobre a temperatura e umidade do Ar , e em uma etapa no interior , deixei o carro ligado com ar condicionado ligado por uns 30min. na sombra , e fomos medir ... Batemos 151DB aquele dia =) ...

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Uma pergunta simples, que envolve a prática e é pertinente:

 

Em um sistema que usa-se Sub + Woofer 12 + Mg 10 + Driver + Tweeter com os seguintes cortes:

 

SUB - 40-150hz

Woofer 12 - 150hz-400hz

MG de 10 - 400-2000khz

Drive Fenólico - 1000hz-5000hz

Tweeter - 5000hz.......

 

 

Seria necessário a inversão de fase?

Se sim ou não, qual a explicação?

 

Obrigado e estou aprendendo muito....

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Nossa estou me sentindo um aluno de 4ª série nível primário numa Faculdade de nível Superior.

 

:(

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Uma regrazinha "básica" sobre disposição dessas caixas com dutos retangulares:

 

"duto + duto" se tem uma melhora nas frequencias inferiores, portanto um ganhozinho nos graves.

"falante + falante", devido à proximidade menor entre as bobinas móveis, se consegue uma melhora na parte dos médios.

 

Sobre caixa com câmara única render mais SPL que câmaras separadas, isso sei não heim... O que ocorre quando se usa uma câmara comum para múltiplos falantes é uma falsa impressão de aumento no VB da caixa, rendendo assim graves um pouco mais encorpados, mas em detrimento do controle da caixa sobre o conjunto móvel dos falantes. Isso pode ser vantagem em partes, mas tbm prejuízo em outras, vai do gosto do freguês...

 

Mas não tem mágica nenhuma nessa variação de posicionamento, as maiores diferenças se consegue com uma boa sintonia, distribuição de potência e cortes precisos, o resto é conversa pra boi dormir.

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:rever1:

 

 

ta ficando cada vez melhor esse tópico!

 

 

e eu cada vez mais perdido :vts

 

 

[-]

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Uma regrazinha "básica" sobre disposição dessas caixas com dutos retangulares:

 

"duto + duto" se tem uma melhora nas frequencias inferiores, portanto um ganhozinho nos graves.

"falante + falante", devido à proximidade menor entre as bobinas móveis, se consegue uma melhora na parte dos médios.

 

Sobre caixa com câmara única render mais SPL que câmaras separadas, isso sei não heim... O que ocorre quando se usa uma câmara comum para múltiplos falantes é uma falsa impressão de aumento no VB da caixa, rendendo assim graves um pouco mais encorpados, mas em detrimento do controle da caixa sobre o conjunto móvel dos falantes. Isso pode ser vantagem em partes, mas tbm prejuízo em outras, vai do gosto do freguês...

 

Mas não tem mágica nenhuma nessa variação de posicionamento, as maiores diferenças se consegue com uma boa sintonia, distribuição de potência e cortes precisos, o resto é conversa pra boi dormir.

 

 

INTÃO TÁ né rs !

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:rever1:

 

 

ta ficando cada vez melhor esse tópico!

 

 

e eu cada vez mais perdido :vts

 

 

[-]

 

 

:vts

 

Depois deste tópico, nos próximos dias vou ficar quieto, apenas ler as dúvidas de outras pessoas ahuahuhauahuahauhauahua...

 

Estou me sentindo um marujo de primeira viagem.

 

pasmafaute

 

Tô perdidão nos assuntos!

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Uma regrazinha "básica" sobre disposição dessas caixas com dutos retangulares:

 

"duto + duto" se tem uma melhora nas frequencias inferiores, portanto um ganhozinho nos graves.

"falante + falante", devido à proximidade menor entre as bobinas móveis, se consegue uma melhora na parte dos médios.

 

:+1

 

comprovado na prática !

Editado por Kustella

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