Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

distroy

Um problema e uma dúvida

Recommended Posts

Postado em

Seguinte pessoal... estive usando meu amplificador Soundigital SD5000 modelo 2ohms desde o natal tocando um MTX bobina simples de 4ohms.

No início tudo certo, tudo funcionando perfeitamente mas nos últimos dias notei que os coolers não estavam mais sendo acionados... o amplificador esquenta e os danados não estão nem aí. :banghead

Problema apresentado... agora a dúvida.

Hoje mesmo ao meio dia estava curtindo um sonzinho de boa no carro, volume no player em 25 e o subwoofer em -18(ganho no amp em +-15%), ou seja, o sub mal se mexia... tava beeem baixinho mesmo em um som pra relaxar.

Assim ficou durante 40 minutos tocando um rock bem leve até o momento em que desliguei o som e botei a mão no dissipador pra checar a temperatura.

Puts... o amp tava bem quente! Não sei exatamente a temperatura mas pra terem uma base, era suportável na palma da mão mas virando e encostando a parte de cima dela não dava pra aguentar mais do que 4 segundos.

Eu nunca havia usado amplificadores desse porte antes, não tenho "intimidade" com eles mas achei bem estranho. Sei que se os coolers estivessem funcionando a temperatura não chegaria a esse ponto mas poxa, o amp estava em +-5% da potência e ainda trabalhando no dobro da impedancia onde teoricamente teria eficiência elevada!

Mais estranho acho quando tomo como base o meu antigo sd1000(não usa coolers), tocando eletrônicas durante 4h direto no talo não esquentou nem a metade do que o sd5000 em 5% da potência esquentou em 40 minutos tocando rock... mesmo caso no 1k6d que tocava no talo durante uma hora e nem se quer esquentava.

Alguém aqui que usa o sd5000 ou conhece o amplificador sabe me dizer se isso é normal?

Postado em

o meu sd5k 2 ohms ta tocando 2 tornado 18, qdo esquenta um pouco ja aciona os coolers e nao fica muito + quente nao, independente de ficar 15 min. ou 4 horas ligado.

a refrigeracao dele me parece bem eficiente.

Postado em

o meu sd5k 2 ohms ta tocando 2 tornado 18, qdo esquenta um pouco ja aciona os coolers e nao fica muito + quente nao, independente de ficar 15 min. ou 4 horas ligado.

a refrigeracao dele me parece bem eficiente.

Da eficiência do sistema de refrigeração eu não duvido mesmo mas o que me intriga é o fato de o amplificador atingir tal temperatura trabalhando com tamanha folga!

O meu fosgate que é AB e também não usa cooler não esquentou nem metade da metade do que o sd esquentou... e ele está trabalhando em estéreo bridge(uma bridge pra cada lado do kit).

Postado em

Tinha um SD5000, tocando o dia todo, embaixo de sol, e no talo, led clip aceso, e dava pra colocar a mão, palma etc.. Era uma temperatura bem amena..

Então esse teu provavelmente tá com algum problema mesmo..

Abraços

Postado em

Pelomenos o SD8000 do amigo meu tocando 4 tornado Clipando... ficava morno..nao esquentava...

mas esquentar nao tem problema..pq o SD tem(ou deveria ter) proteçao de temperatura...

sentao bambu...se tiver na garantia e queimar se ganha outro novo!

Postado em

obvio que tem sensor de temperatura para proteção, e se os coolers não acionaram é por que houve falha no circuito de proteção.

que era no caso de excesso de temperatura fazer com o modulo entrasse em proteção independentes de coolers funcionando ou não.

garantia nele... más oque fiquei na duvida foi o por que de tamanha temperatura sem ter nem 20% de potencia do modulo sendo usada..

minha ex sd2500 ficaria morna pra fria.. e quando ia querendo esquentar mais os coolers acionavam isso com ela no talo e clipando

depois podia colocar a mão em cima que continuava morna mesmo depois de horas...

Postado em

obvio que tem sensor de temperatura para proteção, e se os coolers não acionaram é por que houve falha no circuito de proteção.

que era no caso de excesso de temperatura fazer com o modulo entrasse em proteção independentes de coolers funcionando ou não.

garantia nele... más oque fiquei na duvida foi o por que de tamanha temperatura sem ter nem 20% de potencia do modulo sendo usada..

minha ex sd2500 ficaria morna pra fria.. e quando ia querendo esquentar mais os coolers acionavam isso com ela no talo e clipando

depois podia colocar a mão em cima que continuava morna mesmo depois de horas...

Aí é que tá!

O estranho é essa temperatura toda sendo que estava usando no máximo uns 200rms.

Sei que sem os coolers o amplificador tende a esquentar mas... onde está a eficiência próxima dos 90% nesse caso??

Postado em

Aí é que tá!

O estranho é essa temperatura toda sendo que estava usando no máximo uns 200rms.

Sei que sem os coolers o amplificador tende a esquentar mas... onde está a eficiência próxima dos 90% nesse caso??

pois é hhaushaush tá estranhissimo... na logica um modulo aquece quando ele despeja muita potencia ...

e o fato dos coolers não armarem torna a coisa mais estranha ainda era pro modulo está gelado operando

em dobro de impedancia e volume baixo .. ( até paresse que o calor veio de fora pra dentro e não de dentro pra fora hehehe

paresse loucura né, como se tivesse no sol sacas )

daqui a pouco aparesse a assistencia da SD hehehehe

Postado em

Manda pra garantia!

Isso com certeza está com algum problema, de preferência a não usar mais antes de mandar pra garantia.

Ou você andaria com o carro com um pneu furado?

Isso pode acarretar a mais problemas.

Até mais.

Postado em

É verdade, seu AMP esta com algum problema, mande pra assistencia tecnica.

1º Que nao era esquentar tanto tocando com volume baixo.

2º É que se esquentasse era pra acionar o cooler.

Intao é bemm provavel que tenha algum problema nele!!!

Postado em

que existe problema nao ha nenhuma duvida,

um detalhe que podemos observar seria o aluminio fundido bem fino(ideal para dissipar)

com a cor prata que "frita" mais,

(a sensaçao de calor e imediato

comparado a cor preta.)

Postado em

É pessoal... hj fiz mais alguns testes e ele realmente está esquentando bastante.

O problema é evidente e eu sabia desde o início pois os os coolers não acionam de jeito nenhum. O motivo real da criação do tópico foi pelo fato do amplificador atingir alta temperatura mesmo mandando no máximo 200rms e em 4ohms.

Aí cai a questão da eficiência pois se ela realmente beira os 90% não deveria esquentar desse jeito... afinal, esse calor todo é energia sendo "desperdiçada".

Gostaria que alguém da SD aparecesse por aqui pra falar alguma coisa sobre isso.

Postado em

É pessoal... hj fiz mais alguns testes e ele realmente está esquentando bastante.

O problema é evidente e eu sabia desde o início pois os os coolers não acionam de jeito nenhum. O motivo real da criação do tópico foi pelo fato do amplificador atingir alta temperatura mesmo mandando no máximo 200rms e em 4ohms.

Aí cai a questão da eficiência pois se ela realmente beira os 90% não deveria esquentar desse jeito... afinal, esse calor todo é energia sendo "desperdiçada".

Gostaria que alguém da SD aparecesse por aqui pra falar alguma coisa sobre isso.

Olá Caro Distroy

Todos os nossos amplificadores possuem sensor de temperatura e os coolers são acionados caso a temperatura seja excessiva.

O seu SD5000 , se você colocar o ganho no minimo ele fica mudo? Caso a resposta seja positiva, o senhor pode encaminhar o amplificador para a assistência para ser feita uma atualização do software do microcontrolador que gerencia o amplidicador.Essa atualização visa ajustar o Setpoint de acionamento dos coolers, fazendo-os acionar mais rapidamente em 40 graus. Provavelmente o seu amplificador está com o setpoint em uma temperatura mais elevada o que explica o aquecimento, que deve estar dentro do normal.

Todo amplificador classe D, mesmo que esteja trabalhando em regime de baixa potência , terá um leve aquecimento, devido ao chaveamento de alta frequencia dos seus mosfets.

Qualquer dúvida estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Fone: (51) 34880785 ou então através do e-mail assistencia@soundigital.com.br , Falar com Josias

Atenciosamente

Postado em (editado)

Se não é o meu amigo Distroy !!!! Blz cara????

Cara, conheço pessoalmente o Juliano(proprietário) e o Carlos ( que postou aqui ) e te digo, não perde tempo, manda para eles !!! Que além de saber o que estão fazendo, são mega atenciosos com o pós vendas !!!

Forte abraço

Ronald

Editado por BYRONALD
Postado em

Olá Caro Distroy

Todos os nossos amplificadores possuem sensor de temperatura e os coolers são acionados caso a temperatura seja excessiva.

O seu SD5000 , se você colocar o ganho no minimo ele fica mudo? Caso a resposta seja positiva, o senhor pode encaminhar o amplificador para a assistência para ser feita uma atualização do software do microcontrolador que gerencia o amplidicador.Essa atualização visa ajustar o Setpoint de acionamento dos coolers, fazendo-os acionar mais rapidamente em 40 graus. Provavelmente o seu amplificador está com o setpoint em uma temperatura mais elevada o que explica o aquecimento, que deve estar dentro do normal.

Todo amplificador classe D, mesmo que esteja trabalhando em regime de baixa potência , terá um leve aquecimento, devido ao chaveamento de alta frequencia dos seus mosfets.

Qualquer dúvida estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Fone: (51) 34880785 ou então através do e-mail assistencia@soundigital.com.br , Falar com Josias

Atenciosamente

Bom.. ainda não fiz o teste pra ver se o amplificador fica MUDO quando setado o ganho no mínimo... vão fazer isso amanhã e posto aqui o resultado.

Lembrando que no início... nos primeiros dias de uso o cooler era acionado normalmente de acordo com a temperatura do amplificador, inclusive teve casos em que o carro ficou um tempo no sol e quando liguei o sistema o cooler foi acionado no ato!

Se não é o meu amigo Distroy !!!! Blz cara????

Cara, conheço pessoalmente o Juliano(proprietário) e o Carlos ( que postou aqui ) e te digo, não perde tempo, manda para eles !!! Que além de saber o que estão fazendo, são mega atenciosos com o pós vendas !!!

Forte abraço

Ronald

Fala Ronald!

Vou mandar sim pra assistência e sei que são bem atenciosos e eficientes pois acompanhei alguns casos aqui mesmo no fórum!

Abraço e abrigado a todos que estão postando e me ajudando aqui!

Estou indo pra praia amanhã cedo e provavelmente não consiga postar ou tomar qualquer providência até a semana que vem mas acredito fortemente que o caso seja resolvido logo... inclusive quero conversar com o Caros a respeito de uma possível adaptação de um plug para led clip extra(ou uma extensão para o já existente) que vai ser ESSENCIAL nesse meu novo projeto. Gostaria que fosse feito direto na fábrica pra que eu não perca a garantia do produto!

Postado em

Opa, blz galera!

Bom, só estou lendo agora o tópico, mas como meu colega Carlos já disse, pode ligar para a Soundigital e falar comigo mesmo, para solucionarmos o seu problema da melhor meneira possivel!

Gostaria de pedir, se possível ligar pela manhã mesmo, a partir das 8:00 já estou lá, assim talvez consigamos resolver tudo amanhã mesmo ok!

Como o Carlos falou, o SD5000.1 e SD8000.1 estão com uma nova versão de placa, em alguma unidades o setpoint para acionamento se apresentou um pouco elevado, mas não é nada de tão grave assim que não possa ser solucionado rápidamente.

Aguardo seu contato distroy!

Pessoal, todos que tiverem alguma dúvida sobre algum de nossos produtos podem liga para lá ou mandar um email para nossa assistência!

Email e msn: assistencia@soundigital.com.br

Forte abraço. :legal:

Josias H. Bauer

Postado em

O dia esta meio corrido hj mas consegui fazer o teste do ganho... o amplificador fica totalmente mudo quando no mínimo sim!

Quando voltar da praia entro em contato com a assistência pra que possamos resolver isso logo.

Abraços.

Postado em

O dia esta meio corrido hj mas consegui fazer o teste do ganho... o amplificador fica totalmente mudo quando no mínimo sim!Quando voltar da praia entro em contato com a assistência pra que possamos resolver isso logo.Abraços.

Opa, blz!

Aqui também está corrido hehe...

Mas tranquilo aguardo seu contato!

Abraço

Josias H. Bauer

Postado em

Poxa agora eu não entendi mais nada...

Usei o set esse fim de semana e os cooler voltaram a funcionar! :vts

Como tenho muito tempo até o fim do prazo de garantia vou levando assim pra ver no que dá pois aparentemente agora está tudo normal.

Qualquer coisa volto a postar aqui e entro em contato com a assistência SD.

Obrigado a todos novamente.

Abraço!

Postado em

essas coisas são meio estranhas mesmo.. emprestei munha fonte spark pra um amigo passar as festas de final de ano com o som do carro

e ele vem me entregar dizendo que o cooler tinha parado de funcionar <_< , e tinha parado mesmo porem a fonte acionava normalmente,

por sorte o som é de pequeno porte e não surrou a coitada, que mal deve ter ficado morna...

abri a bendita pra trocar o cooler, mas antes liguei ela sem a tampa, e simplesmente voltou a funcionar do nada hehuheuhauheu

não achei nehuma solda com mal contato se quer... :vts

Postado em

Poxa agora eu não entendi mais nada...

Usei o set esse fim de semana e os cooler voltaram a funcionar! :vts

Como tenho muito tempo até o fim do prazo de garantia vou levando assim pra ver no que dá pois aparentemente agora está tudo normal.

Qualquer coisa volto a postar aqui e entro em contato com a assistência SD.

Obrigado a todos novamente.

Abraço!

Então Distroy (vou chama-lo assim pq não sei seu nome verdadeiro hehe)

Os coolers irão acionar sim, porém um pouco mais tarde.Nesses modelos que sairam com o ganho que zera, alteramos um pouco o setpoint de acionamento dos coolers, então eles acionavamm um pouco mais tarde.Mas estamos alterando de volta, porque alguns poucos casos como o seu aconteceram,de o cliente achar que estava muito quente.Então faremos acionar novamente um pouco mais cedo os coolers. Outra coisa que também influencia, é a inércia termica do dissipador, já que o sensor NTC de temperatura está de um lado, e o que tem um pouco de aquecimento em standby é do outro lado.Então até o dissipador equilibrar a temperatura demora um pouco.

Como já falei anteriormente , fique tranquilo porque se trata apenas de uma questão de ajuste.Encaminhe o mesmo até a fabrica com uma copia do cartao de garantia preenchido explicando o defeito e explicando que conversaste comigo, que faremos essa atualizaçao pra você.

Um abraço

Postado em

Então Distroy (vou chama-lo assim pq não sei seu nome verdadeiro hehe)

Os coolers irão acionar sim, porém um pouco mais tarde.Nesses modelos que sairam com o ganho que zera, alteramos um pouco o setpoint de acionamento dos coolers, então eles acionavamm um pouco mais tarde.Mas estamos alterando de volta, porque alguns poucos casos como o seu aconteceram,de o cliente achar que estava muito quente.Então faremos acionar novamente um pouco mais cedo os coolers. Outra coisa que também influencia, é a inércia termica do dissipador, já que o sensor NTC de temperatura está de um lado, e o que tem um pouco de aquecimento em standby é do outro lado.Então até o dissipador equilibrar a temperatura demora um pouco.

Como já falei anteriormente , fique tranquilo porque se trata apenas de uma questão de ajuste.Encaminhe o mesmo até a fabrica com uma copia do cartao de garantia preenchido explicando o defeito e explicando que conversaste comigo, que faremos essa atualizaçao pra você.

Um abraço

Justo o que eu desconfiava... pois quando criei o tópico, a temperatura estava alta em um dos lados apenas e nesse fim de semana quando os coolers acionaram, o amplificador estava dentro do carro que por sua vez estava exposto ao sol... o que elevou a temperatura do amplificador por inteiro.

Carlos... a tempos atrás em um tópico onde um usuário também teve problemas com o sd5000 você citou em um post que poderia fazer uma espécie de plug para led clip adicional sem custo algum.

Se eu enviar o meu amplificador para a fábrica é possível que isso seja feito?

Preciso MUITO desse led clip estendido até o painel pois vou usar o amplificador em 2 subwoofers MTX T9515 e estes não possuem assistência aqui no brasil... como se trata de subwoofers de alto valor, todo cuidado é pouco!

Postado em

Justo o que eu desconfiava... pois quando criei o tópico, a temperatura estava alta em um dos lados apenas e nesse fim de semana quando os coolers acionaram, o amplificador estava dentro do carro que por sua vez estava exposto ao sol... o que elevou a temperatura do amplificador por inteiro.

Carlos... a tempos atrás em um tópico onde um usuário também teve problemas com o sd5000 você citou em um post que poderia fazer uma espécie de plug para led clip adicional sem custo algum.

Se eu enviar o meu amplificador para a fábrica é possível que isso seja feito?

Preciso MUITO desse led clip estendido até o painel pois vou usar o amplificador em 2 subwoofers MTX T9515 e estes não possuem assistência aqui no brasil... como se trata de subwoofers de alto valor, todo cuidado é pouco!

Olá Distroy

é Possivel sim colocarmos um led clip adicional pra vc.Se vc quiser mandar um cabinho paralelo de uns 5 metros junto, a gente já deixa tudo pronto inclusive com o led soldado.

Postado em (editado)

Olá Distroy

é Possivel sim colocarmos um led clip adicional pra vc.Se vc quiser mandar um cabinho paralelo de uns 5 metros junto, a gente já deixa tudo pronto inclusive com o led soldado.

Amigo eu estou com o mesmo problema no meu SD8000.1

comprei a menos de 2 meses e o problema é mais grave.

nos primeiros 2 eventos que fui toquei quase 4 horas e normal nem esquentou nada,acionava os cooler,agora fim de semana fomos em Vila maria e começou o problema.

modulo esquenta bastante e depois de 1 hora o som ligado ele entra em proteção e desliga automatico devido o excesso de temperatura,e os cooler não ligam de jeito nenhum.

estou emcaminhando pra assistençia pra ver o que ´pode ser.

SD8000.1 1 OHM TOCANDO 4 OZ AGRESSIVE 1K 4 OMH.

2 BATERIAS AGM + FONTE ENERGI POWER DBSOUD 80A.

CABO 35mm A MENOS DE 1 METRO AS BATERIAS DO MODULO.

Editado por jauriluis

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...