Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

dirley

Como saber se o sub ta queimando

Recommended Posts

Postado em

pessoal uma duvida q acho q muitos devem ter e tbm eh meu caso,como sabemos se nossos falantes estao queimando ou ruins?

passamos o multimetro?(no meu caso tenho 2 pioneer 308d4 fechando a 2 ohms cada, e no multi da 2,6 na escala de 200ohms)?tem outra maneira de cuidarmos melhor de nosso som?

Postado em

rapais..nao confunda resistencia com impendancia...

Olha 1°sinal que diz que eles tao ruins (raspando bobina...se afunda o cone com a mao ele faz CREC sente algo raspando) 2° se tiver com cheiro de queimado = /

mas nao tem como ter 100% de certeza se ta bom..o jeito é ir uzando com moderaçao = )

Postado em

rapais..nao confunda resistencia com impendancia...

Olha 1°sinal que diz que eles tao ruins (raspando bobina...se afunda o cone com a mao ele faz CREC sente algo raspando) 2° se tiver com cheiro de queimado = /

mas nao tem como ter 100% de certeza se ta bom..o jeito é ir uzando com moderaçao = )

ok, mas lembrando q meus falantes nao estao com problemas, apenas quero cuidar pra q nao os queimem, ja q sao 2

Postado em

Os falantes falecem por dois motivos:

1) Bobina aqueceu demais até a queima;

2) Sobre-excursão.

A segunda alternativa é facin.. basta um bom subsonico bem regulado, e pronto! Mas a primeira.. tem ainda três hipóteses:

1.1) A bobina aqueceu demais por clipping;

1.2) A bobina aqueceu demais por excesso de potência aplicada;

1.3) A bobina aqueceu demais por estar trabalhando fora do gap (ultrapassando o x-max).

No 1.1, é simples: Sinal clipou, bobina aqueceu! Quanto mais clipping, mais aquece até a queima! No 1.2, basta seguir a boa regra de aplicar ~3db de headroom e sempre com sinal limpo. Acima disso, qualquer vacilo pode ser fatal. Já no 1.3, serve a mesma resposta do "2": Basta um bom subsonico!

NO mais, se tiver dúvidas.. pede pra alguem q tenha conhecimento em som regular teu som, e procura saber até onde (no volume) vc pode botar pra tocar! :legal:

Postado em (editado)

Os falantes falecem por dois motivos:

1) Bobina aqueceu demais até a queima;

2) Sobre-excursão.

A segunda alternativa é facin.. basta um bom subsonico bem regulado, e pronto! Mas a primeira.. tem ainda três hipóteses:

1.1) A bobina aqueceu demais por clipping;

1.2) A bobina aqueceu demais por excesso de potência aplicada;

1.3) A bobina aqueceu demais por estar trabalhando fora do gap (ultrapassando o x-max).

No 1.1, é simples: Sinal clipou, bobina aqueceu! Quanto mais clipping, mais aquece até a queima! No 1.2, basta seguir a boa regra de aplicar ~3db de headroom e sempre com sinal limpo. Acima disso, qualquer vacilo pode ser fatal. Já no 1.3, serve a mesma resposta do "2": Basta um bom subsonico!

NO mais, se tiver dúvidas.. pede pra alguem q tenha conhecimento em som regular teu som, e procura saber até onde (no volume) vc pode botar pra tocar! :legal:

DEsculpe, sei que não sou o dono do topico, mas tenho a mesma duvida.

Tenho no meu set um amp SSL STA 135, mente mais que rapariga na balada querendo arrancar meu dinheiro, nas escpecificações declara fornecer 3.5kwrms a 1ohms.

Pois bem, liguei meu P3 de 500wrms e o resultado foi ele queimado, mas até então o sub tava aguentando tranquilamente, bass boost antes da metade, subsonico em 30hz e ganho e mais ou menos 30% do total.

Logo depois usei um E2k modelo novo 800wrms ligado em 2ohms, aqueceu a bobina na primeira voltinha.

Hj també peguei outro E2k modelo antigo e o resultado foi o mesmo :(

Lembrando que estou usando uma bateri de 55ah AGM auxiliar e mais uma de 70ah no cofre com cabos de 35mm... não sei mais o que fazer, já refiz a caixa, troquei o sub e nada adianta, isso deve ser devido a potencia (mesmo mentirosa) do amp?

[]´s

Editado por lira´s
Postado em (editado)

cara, se eu fosse tu sempre deixaria o bassbosta no zeroo!

O fo** é que se zera ele praticamente anula o sub

:+1

coloca no 0 e arranca o botão dai.

player em 70% e vai subindo o ganho até ficar bom.

Já fiz isto, fica mais musical, porem sem pressão nenhuma, esse amp é muito esquisito, tem o controle remoto de bass boost no painel e no amp mais um controle de bass boost, até ai sem novidades, porem ao adicionar o controle de graves ao amp, deveria anular a regulagem de bass boot do amp, mas o que acontece não é isso, parece que os 2 bass boost somam e se eu zero tudo fica uma bosta.

Um amplificador com Led de clip ajuda ;)

To pensando no Stetsom 1.5k

Editado por lira´s
Postado em (editado)

Fiz um pequeno ajuste hj e por incrivel que pareça, está forte! [""]

Zerei o bass boost do amp, deixei o low pass dele no maximo, o subsonico em 30hz e o ganho na metade. Os cortes LP e HP do player em 80hz.

Quando quero um subgrave um pouco mais "encorpado" utilizo o bass boost do painel em 30% do total, hj de manhã já disparou 2 alarmes :rolleyes: isso pq eu nem tava com o volume muito alto, só a pressão mesmo.

Vamos ver se agora acerta e pára de esquentar o poha da bobina.

[]´s

Editado por lira´s
Postado em (editado)

Fiz um pequeno ajuste hj e por incrivel que pareça, está forte! [""]

Zerei o bass boost do amp, deixei o low pass dele no maximo, o subsonico em 30hz e o ganho na metade. Os cortes LP e HP do player em 80hz.

Quando quero um subgrave um pouco mais "encorpado" utilizo o bass boost do painel em 30% do total, hj de manhã já disparou 2 alarmes :rolleyes: isso pq eu nem tava com o volume muito alto, só a pressão mesmo.

Vamos ver se agora acerta e pára de esquentar o poha da bobina.

[]´s

lira´s foi interessante vc entrar no meio da conversa,tenho duvida agora pra quem conhece o meu modelo de player eh o pioneer deh2180ub, qual a melhor regulagem pra meu roadstar 1200d?tanto no player quanto no modulo? Editado por dirley
Postado em

lira´s foi interessante vc entrar no meio da conversa,tenho duvida agora pra quem conhece o meu modelo de player eh o pioneer deh2180ub, qual a melhor regulagem pra meu roadstar 1200d?tanto no player quanto no modulo?

Se tiver as mesmas regulagens vá +/- no que eu citei.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...