Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
joaoalfredo

[DÚVIDA] CAIXA E FIAÇÃO PARA 308 D2

Recommended Posts

E ai galera tudo bom?

O Seguinte, depois de muito conversar e pesquisar aqui, descobri que o melhor custo x benefício para mim seria a velha receita de bolo: SD400 + 308.

A partir daí, surgiram várias dúvidas :s

A primeira é a seguinte, vi que existem várias configurações de caixas para o 308, por isso minha dúvida; sobre caixas dutadas, vi que todos concordam com a litragem (50l livres), porém, existem divergências entre a quantidade e o tamanho do duto, também li que algumas pessoas indicam caixa selada para ele. Enfim, na opinião de vocês, qual a melhor? Obs.: Gosto de graves estendidos, longos.

A segunda, é quanto à fiação, meu set será: JVC KD-R419 -> SD400 -> TWS-308-D2, no entando, futuramente pretendo adicionar uma caixa com um par de 6x9 e um módulo para empurrá-los. Qual fiação usar?

Então, é isso ai galera, espero que me ajudem, valeu :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui tem todos os diâmetros para todas as amperagens usuais:

http://autosom.net/artigos/tab2.htm

Ou pode optar por aqui, calculando o fusível e a bitola do cabo:

http://autosom.net/artigos/calc_fuse_cabo.htm

Para grave mais estendidos, voto na dutada.

Aconselho duto de 4" x 30 cm.

Ensine a pescar.

Muita gente opta por 2x 3" x 35 cm , oque você acha?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que agora não posso mais te ajudar cara, nunca ouvi com duto de 3" x 45 mm e não sei muito bem o que seja ressonância. Se eu não me engano tem algo a respeito nos artigos.

Fisicamente falando ressonância é a tendência de um sistema a oscilar em máxima amplitude em certas frequências. :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Ressonado seria o cano sem arestas vivas, voce da uma esquentada na extremidade do cano e foça ele contra algo redondo de maior diametro para criar uma "entrada de ar facilitada" uma "boca" na ponta do cano.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel, isto não é ressonância.

O que você descreveu é um artifício para não ter barulho de sopro devido a velocidade do ar na saída do duto.

Compartilhar este post

Link para o post

graves estendidos seria subgrave né?

então faz uma caixa com 50L livres (descontando o tamanho q o sub e duto vão ocupar[ uns 4L ]), e bota um duto de 4" por 40cm, mas se não te agradar, vc pode testar outras sintonias, diminuindo o duto, como 30cm, 20cm... etc, até chegar onde agrade mais vc, e o melhor, vc escuta isso na pratica.

cabos para o sd400 bota 16mm, e pra ligar o sub 2x3mm ou 2x4mm :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, você não podem montar uma caixa e escolher um duto comum sem fazer uma boa simulação.

O som pode estar agradando, mas pode estar forçando o subwoofer, ou sobre deslocamento.

O ideal é simular o conjunto subwoofer e caixa num programa que trace a resposta de frequência e SPL.

Ou assumam o risco de ter problemas com o conjunto caixa-subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post

configuraçao ja usada... 60 litros livres.... 1 dutos de 4" 25cm = )

toca hip hop bunito!

50 litros nao rola...grave longo bunito e estendido TEM que ter caixa grande!

Editado por Luiz Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Rapa. vc naum falou tipo d musica q vc curte. C quer algo misto (td tipo musica) ou ker mais poc poc, seco (pra fora) ou se ker subgrave (pra dentro, sem abrir pm) Com isso o pessoal pode te ajuda bem mais :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, você não podem montar uma caixa e escolher um duto comum sem fazer uma boa simulação.

O som pode estar agradando, mas pode estar forçando o subwoofer, ou sobre deslocamento.

O ideal é simular o conjunto subwoofer e caixa num programa que trace a resposta de frequência e SPL.

Ou assumam o risco de ter problemas com o conjunto caixa-subwoofer.

marcelo concordo contigo, mais como esse pioneer muita gente já teve não tem erro, não precisa nem simular, já sei quase de cabeça, e muita gente tbm...

50l duto de 4"x30cm +/- 36hz

45l duto de 4"x25cm +/- 39hz

caixa que o luiz disse 60litros livres com duto de 4"x40cm vai mandar o cone do pioneer longe!!

não aconcelho caixa maior que 50 litros!!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

fiz uma caixa acho que com 57 litros livres e duto de 3'x7cm... hiphop ta tocando bonito! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Opa galera, nao sabia que o topico tava tao badalado. Rsrsars

Cara, ouço de tudo, hip hop, dance, reggae... mas, gosto daquele grave que estende, nao gosto dos graves de ataque, secos..

Então marcelo, futuramente será incluso um par de 6x9 de aprox. 200rms.

A sugestão de dois dutos de 3" foi feita num tópico pelo mebro Ernany, que simulou no p.o

w.e.r.x a caixa, e postou um grafico que mostra uma atenuação de potência em varias faixas de graves, dai pensei em seguir.

Galera posso fazer a caixa de mdf 15mm ou é palha?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...