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Nostalgia: revolucionário mineiro

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Compacto da Fiat lançado em 1976 foi o pioneiro da indústria automobilística mineira. O 147 deu origem a primeira família completa de modelos do mercado nacional com hatch, perua, picape, multiuso e sedã.

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O Fiat 147 fez sua estreia no Brasil em 9 de julho de 1976. O modelo era derivado do 127 italiano. Porém, o compacto nacional passou por várias modificações, e, depois de um longo período de testes com protótipos europeus pelas estradas brasileiras a engenharia decidiu que o modelo brasileiro teria que ser mais robusto. Motor, câmbio e suspensão passaram por várias alterações. O modelo foi muito importante para história da Fiat no Brasil, segundo Cledorvino Belini presidente da Fiat na América Latina. “Como primeiro modelo produzido pela Fiat no Brasil, o 147 foi também o pioneiro em muitas inovações no mercado brasileiro, como o primeiro motor transversal, com o estepe colocado no mesmo compartimento do motor, e a introdução do conceito de “pequeno por fora, grande por dentro”, afirma Belini.

 

Com 3,63 metros e pesando 800 kg, o 147 tinha de 2,22 metros de distância entre eixos. O propulsor de quatro cilindros tinha apenas 1050cm3 era e fornecia 50CV a 5.800 rpm. Sempre carregando a responsabilidade da inovação, Belini, lembra que o 147 “foi também o primeiro carro movido a etanol lançado no País, em 1979”. O 147 também passou a ser equipado em 1978 com o motor 1.300cm³ (gasolina), de 61CV e o 1.300cm³ (etanol), de 62CV que foi desenvolvido a partir do 1050.

 

O painel era revestido com material macio e antirreflexivo. O interior oferecia cinco lugares para passageiros, além de um porta-malas razoável para a categoria e a possibilidade de rebater o banco traseiro.

 

Em 1978 o hatch ganhou a versão Rallye que era equipada com motor 1300. No visual externo destacavam-se as faixas pretas laterais, spoiler, faróis auxiliares, tomada de ar para a pequena grade sobre o capô e as rodas tinham desenho esportivo. Internamente cinto de segurança de três pontos dianteiros e bancos reclináveis, de encosto alto e gomos horizontais. No painel completo havia conta-giros, voltímetro e manômetro de óleo. A versão ficou em produção até 1981.

 

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FACE LIFT I Em 1980 o 147 passou por sua primeira alteração visual com o modelo recebendo um novo conjunto frontal que ficou conhecido com frente Europa. As alterações incluiram novo capô que era mais aerodinâmico e inclinado, os faróis passavam a ser retangulares e a grade ganhava ligeira inclinação. As luzes de direção estavam nas extremidades, junto das lanternas. Os pára-choques eram de plástico polipropileno e vinham nas cores cinza ou preto de acordo com a opção de acabamento. A versão Rallye lançada 1978 também passou pelas mudanças mesmo ficando apenas um ano em produção. As mundanças eram a nova decoração externa. A tomada de ar sobre o capô era mantida com o defletor em plástico. Abaixo dos pára-choques pretos, na frente do spoiler de mesma cor, vinham faróis auxiliares e o pára-brisa era laminado com faixa degradê. Rodas próprias completavam o aspecto esportivo.

 

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FACE LIFT II Em 1982 o 147 teve a segunda mudança visual e passou a se chamar Spazio. As mudanças incluiam nova grade e faróis maiores, novas lanternas e vidro traseiro maior para ganho em visibilidade. Nas laterais, largas molduras de poliuretano e repetidores de luzes de direção nos para-lamas. Porém, o 147 Europa continuou em produção juntamente com o modelo reestilizado, estratégia usada hoje em dia com o Palio comercializado em duas carrocerias diferentes.

 

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A linha Spazio também veio com mudança na parte mecânica que passou a adotar um câmbio de cinco marchas nos modelos com motor 1300, além do rebaixamento da coluna de direção em cerca de 30mm que reduzia o incômodo do volante inclinado demais. O Spazio também teve sua versão esportiva batizada de TR que trazia spoilers traseiros (um no final do teto e outro abaixo do vidro), além de faróis auxiliares. De acordo com o histórico da Fiat o Spazio ficou em produção até 1984, ano em que o 147 Europa recebeu os faróis e a grade do Spazio, mas, mantendo o para-choque estreito de maneira a ganhar sobrevida. Em 1987 o pioneiro modelo mineiro sai de produção e seu espaço foi assumido pelo Uno lançado no Brasil em 1984.

 

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VERSÕES Nos onze anos em que ficou em produção o hatch foi comercializado nas versões: 147, 147 GL, 147 GLS, 147 Rallye, 147 C, 147 CL, Spazio CL, Spazio CLS e Spazio TR. Para o presidente da Fiat o fato de até hoje existir fãs do 147 só demonstra que foi um sucesso no mercado. “Com esse histórico, o 147 teve uma importância fundamental para a curva de aprendizagem da Fiat no mercado brasileiro e também do pólo de produção que se instalou ao redor da fábrica de Betim, hoje o segundo maior do País”, afirma Belini.

 

FAMÍLIA O 147 foi o primeiro modelo a dar origem a uma família completa no mercado nacional, com hatch, picape, multiuso, perua e sedã. A picape foi a primeira derivada de um automóvel chegando ao mercado em 1979. A primeira versão que tinha as mesmas dimensões do 147 durou até 1981 e era equipada com motores 1.050 cm³ (gasolina), de 50CV; 1.300cm³ (gasolina), de 61CV e o 1.300cm³ (etanol), de 62CV. Em 1980 a picape passou a usar a plataforma da Panorama ficando maior com 3,78 metros. A picape então, foi rebatizada de Fiorino para fazer par com o novo Fiorino Furgão. Entretanto, até mesmo nas publicidades o modelo era tratado como Pick-up Fiat. Em 1982 a picape recebeu a frente europa do Fiat 147 quando foi rebatizada de Fiorino. A picape tinha a versão básica com visual antigo e a City com visual novo destinada para os consumidores que queriam um carro voltado para o lazer. O modelo teve sua produção encerrada em 1988.

 

A Fiat ainda lançou em 1980 o 147 Fiorino que na versão Fiorio foi produzida de 1980 a 1988 e a 147 Fiorino Vetrato cuja produção começou em 1982 e terminou em 1988, sendo que, ambas as versões eram equipadas com os motores 1.300 cm³ (gasolina), de 61CV e o 1.300 cm³ (etanol), de 62CV. A Fiorino ainda tinha mais uma versão batizada de Settegiomi que tinha bancos traseiros para o transporte de passageiros, sendo que os acentos podiam ser rebatidos para o transporte de carga.

 

Também em 1980 veio a perua batizada de Panorama cuja versão C foi até 1985 equipada com os motores 1.050cm³ (gasolina), de 50CV; 1.300cm³ (gasolina), de 61CV e o 1.300 cm³ (etanol), de 62CV. Já a versão CL foi produzida de 1980 a 1986 tendo apenas a opção do motor 1.300 cm³ (gasolina), de 61CV e o 1.300cm³ (etanol), de 62CV. Ambas as versões foram reestilizadas em 1983 ganhando a frente do Spazio

 

Em 1983 veio o modelo três volumes do 147, porém, o Oggi já estreou com o visual do Spazio. O pequeno sedã foi comercializado apenas até 1985 nas versões CS equipadas com os motores 1.300cm³ (gasolina), de 61CV e o 1.300cm³ (etanol), de 62CV. O modelo ainda teve a versão esportiva batizada de CSS que o motor 1.415cm³ (etanol) que rendia 78CV. O Oggi CSS teve apenas 300 unidades produzidas e se não fez sucesso na época de lançamento, hoje é cobiçado pelos colecionadores.

 

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Fonte: http://www.autossegredos.com.br/?p=3079

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Nossa família teve um. Não trás boas lembranças! Aliás, acho que quase toda família economicamente "normal" que tenta sair do aluguel para casa própria acaba tendo carros assim.

 

Agora ter um reformado, com mecanica boa, o carrinho fica muito bonito sem bem feito. Um exemplo:

 

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Quando eu era criança, era uma imagem bem comum ver um BANDO de 147 e Uno parados depois da chuva...

 

Depois deram um jeito na tampa do distribuidor e acabou.

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UM TIO MEU JA TEVE UM 147 RALLYE VERMELHO...ELE SE ACHAVA...HUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUH

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aqui nacidade tem um completamente reformado.... ele ta 100% original..quem anda é um cara de uns 60 anos... da prazer de ver o carro...ele é branquinho....couro por detro..motor de uno fire 1.6....

 

mas eu nao teria um 147 <_<

Editado por Luiz Henrique

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Meu pai teve um desse: 147 - 1978

 

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Mó bacana, combinava com o fogão de casa....ahuahuhuahua

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ahuhauahuah,meu vizinho tem um desde que comprou zero,nao vende o carro nem por 100 mil reais,já gastou mais de 30 mil no carro....Me disse esses dias que vai colocar teto solar!kkk

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nunca ninguem da familia teve um...

 

mais me traz lembranças de um que o vizinho da praia tinha!! amarelo.. nao vendia por nada tambem!! rs

 

 

tem alguns interessantes por ai... lembro de um no CPT com motor de palio 1.6 16V Turbo... deve andar quase nada neh! rsrs

 

mesmo assim ainda prefiro um fusca... motor boxer Aspro... como todo apaixonado por fusca.. rsrs

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Minha família odiava fiat nessa época... Meu avô resolveu contrariar o bom senso e comprou uma Elba, foi um dos carros que ele mais gostou até hoje... Pena que capotou, ae procurou outro carro da fiat que ele gostasse e não achou nenhum, ae voltou para GM :vts

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Minha família odiava fiat nessa época... Meu avô resolveu contrariar o bom senso e comprou uma Elba, foi um dos carros que ele mais gostou até hoje...

 

Resumindo: Assim como você, seu avô odiava Fiat porquê o primo do amigo do irmão da empregada da oficina disse que não presta. Teve um e gostou...

 

Clássico...

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E olha que quem tem Elba costuma ter problemas com drogas.

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Qual a relação ? huahauaha

A mesma que todo dono de fiat...

 

Se não bolar um banza, passa raiva.

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Gostou, mas fundiu o motor com 80 mil km e capotou.

 

Fundiu, ou ele esqueceu de trocar a correia? :vts

 

Motor fundir com 80k km é meio mal contado, hein...

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Fundiu, ou ele esqueceu de trocar a correia? :vts

 

Motor fundir com 80k km é meio mal contado, hein...

 

Tambem tô achando isso..

O problema não foi o carro, e sim o vovô do Jão..!

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Gostou, mas fundiu o motor com 80 mil km e capotou.

Fiat eh ruim mesmo,mas ja ví vectra elite com 50 mil km fundindo DUAS vezes

uhaeuaheuaeauhauh

Editado por fernandoribas

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Fiat eh ruim mesmo,mas ja ví vectra elite com 50 mil km fundindo DUAS vezes

uhaeuaheuaeauhauh

Ae a história está bem mal contada. Motor de vectra já foi testado e re-testado várias vezes, não são poucos os FII rodando com mais de 200 mil km, aliás taxista adora este motor pois não dá problema.

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Uai, a pouco falavam que a suspensão do uno era mil maravilhas...

 

E meu vô andava com peso atrás....

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Minha família odiava fiat nessa época...

 

Pelo jeito vem passando de geração para geração.

 

Quem sabe quando você ficar velho vai contrariar os netinhos e comprar um Fiat.

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eu já vi vários gol G5 fundindo motor com 10mil km....

 

 

Serio?

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Serio?

:+1

 

Chegaram a 10 mil mopar? certeza que não foi antes não?

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