Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Paulo Lopes

Fidelidade com volume

Recommended Posts

Olá galera!

Este é meu segundo tópico. primeiro tópico (cujo era saber identificar os equipamentos hi-fi / hi-end).

Minha segunda pergunta, é saber (como diz o titulo), se é possivel ter um sistema hi/fi mas com volume mais alto.

Segundo a descrição do sub-fórum: "Aqui, tópicos com dúvidas em sistemas que VISAM a busca pela fidelidade de áudio (tocar música como ao vivo, sem alteração no sinal). Tópicos generalistas devem ser colocados no Sub-Fórum Geral".

Se em um show vai ter volume, é possivel eu ter um sistema fiél em automóvel mas com um volume mais alto?

Não deve ser necessáriamente igual ao SPL!

Estou perguntando por que, em meu entendimento, ja vi muitos amigos aqui postando como se um som hi-fi fosse para um som baixo.

Claro, volto a repetir, "em meu entendimento". Não que ele esteja dizendo isso, mas é o que me passa a compreende-lo.

Obs: pesquisei e não encontrei tópico sobre este assunto!

Grato...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, se vc usar amps de alta potência em speakers de alta sensibilidade com certeza conseguirá bastante output/spl. E isso com certeza pode ser feito com equipamentos voltados pra alta fidelidade. MAS hifi GERALMENTE (antes que me crucifiquem) vc acaba tendo que ajustar o som, principalmente no carro, para um "hotspot" bem restrito, somente o ponto onde fica a cabeça do motorista. Nesse ponto vc tem a reprodução da música com a fidelidade que agente procura, fora dele bem... não importa! As vezes sair 10 cm desse ponto vc já perde muito em fidelidade (como alguns podem perceber quando um carro é ajustado pra alguém baixinho e entra um cara bem mais alto que fica com a cabeça quase no teto, alinhamento de twt já vai pro espaço).

E como esse ponto geralmente se encontra a uma distância de 1~2 metros do seu ouvido não é legal que vc exagere no SPL a fim de não perder a audição. Aliás, eu pelo menos, até evito som muito alto justamente para não ter problemas e acabar perdendo capacidade auditiva, não sei se todos tem essa preocupação, mas pode ser um motivo do pessoal do hifi ouvir um som "baixo".

Edit: Só pra deixar claro, som baixo não é aquele som ambiente que se vc abrir as janelas vc tem que se esforçar pra ouvir! :rolleyes: Só não é aquele som que incomoda o vizinho no trânsito, rs

Editado por offtime

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, se vc usar amps de alta potência em speakers de alta sensibilidade com certeza conseguirá bastante output/spl. E isso com certeza pode ser feito com equipamentos voltados pra alta fidelidade. MAS hifi GERALMENTE (antes que me crucifiquem) vc acaba tendo que ajustar o som, principalmente no carro, para um "hotspot" bem restrito, somente o ponto onde fica a cabeça do motorista. Nesse ponto vc tem a reprodução da música com a fidelidade que agente procura, fora dele bem... não importa! As vezes sair 10 cm desse ponto vc já perde muito em fidelidade (como alguns podem perceber quando um carro é ajustado pra alguém baixinho e entra um cara bem mais alto que fica com a cabeça quase no teto, alinhamento de twt já vai pro espaço).

E como esse ponto geralmente se encontra a uma distância de 1~2 metros do seu ouvido não é legal que vc exagere no SPL a fim de não perder a audição. Aliás, eu pelo menos, até evito som muito alto justamente para não ter problemas e acabar perdendo capacidade auditiva, não sei se todos tem essa preocupação, mas pode ser um motivo do pessoal do hifi ouvir um som "baixo".

Edit: Só pra deixar claro, som baixo não é aquele som ambiente que se vc abrir as janelas vc tem que se esforçar pra ouvir! :rolleyes: Só não é aquele som que incomoda o vizinho no trânsito, rs

Poxa bacana!!

Até por que eu não quero um som tão alto o tempo todo não!

Só de vez enquando com a galera em um churras ou coisa parecida mesmo!

Valeu a colaboração.

Vou esperar mais um pouco de ajuda, só pra ver o pensamento do restante da galera...

Compartilhar este post

Link para o post

è sim só um problema... depois dos 115 Db a maioria dos ouvidos já não distiguem muita coisa, logo... não adianta nada ter um carro que toca "hi-fi" com 125 dB...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu ouço som BEM alto em alguns momentos... Ou seja, quando tô ouvindo rock/metal/hardcore/etc.

Vivo muito bem com 30W RMS no estéreo... e, claro, usando falantes não tão insensíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

bom, depois de uns 2 meses voltei a dar as caras por aqui...(o trabalho ta me matando!)

bom, eu gosto MTO de ouvir som alto! seja rock(foo fighters), hardrock(led, acdc), punkrock(nofx, blink antigo), pop(alicia keys, beyonce)

como eu trabalho a 45km da minha casa, eu faço a "viagem" com o som no talo.... sempre no maximo "nao clipado" do meu sistema....

ODEIO agudos sobressalentes mesmo que em volume baixo, imagine entao no talo... hehehe

bom, eu tenho a necessidade(e gosto) de um sistema com um SPL razoavel e uma qualidade "sq/lowfi". ao mesmo tempo que ao dirigir coloco o volume no talo, no meu horario de almoco eu fico 40mins no carro de olho fechado e apreciando e regulando o som...

meu dia a dia acaba requerendo essa "versatilidade"....

isso sem falar quando o cara toma umas( []-[] ), acha que eh o robert plant e quer cantar sem ouvir a propria voz.... hehehehe

meu objetivo sempre foi unir spl e qualidade, hoje ja estou satisfeito, mas ainda tenho que fazer meu up(vide assinatura) quando eu trocar de carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que é possivel um som com alto volume e ao mesmo tempo de muita qualidade (sq/hi-fi) porem é MUITO dificil... pq? pq como um sub que aguenta muita potencia pode ter um conjunto mecanico leve a ponto de ser rapido e ter ataque (no meu caso isso eh fundamental, pois só escuto rock/hardcore/metal)? Mids e tweeters que aguentem potencia já acho bem mais facil... coloque uns scanspeak de 7" e pronto, o bixo é animal! Tweeter tbm, dificil nao "aguentar" a potencia. Mas mesmo assim não é simples...

Meu sistema por exemplo, eu escuto MTO alto grande parte do tempo (quando estou sozinho) só deixo mais baixo qdo tem mais gente no carro e todos conversando... e todo mundo (inclusive uns amigos q possuem banda e gravam em estudios e tal gostam sempre de ouvir a musica gravada no meu carro pra ver como vai ficar).

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Não entra na minha cabeça o por que tanta gente insiste em ouvir música do carro em "churras com a galera". É muita babaquice!

Sai mais barato comprar um microsystem de 300 reais pra isso!

Poxa bacana!!

Até por que eu não quero um som tão alto o tempo todo não!

Só de vez enquando com a galera em um churras ou coisa parecida mesmo!

Valeu a colaboração.

Vou esperar mais um pouco de ajuda, só pra ver o pensamento do restante da galera...

Compartilhar este post

Link para o post

Não entra na minha cabeça o por que tanta gente insiste em ouvir música do carro em "churras com a galera". É muita babaquice!

Sai mais barato comprar um microsystem de 300 reais pra isso!

Realmente! eu não entendo o por que disso de querer usar som de carro pra pra tocar em festa... sei la, alem de babaquice, acho uma coisa tão feia...

Enfim. Sobre volume e fidelidade, voce tem que ver o que é fidelidade pra voce...

É como falaram, apartir de determinado volume, não adianta, a gente para de reconhecer...

minha dica é ouvir um sistema realmente hi fi, se possivel, e ver se é isso que voce busca... geralmente quem anima churrascos essas coisas ouve mp3 de no max 192 kbps, então, não adianta buscar fidelidade assim né...

Compartilhar este post

Link para o post

desde que nao traga maleficios aos equipamentos, na minha opiniao babaquisse é vc gastar uma grana equipando seu carro com som e nao usar da maneira que bem quiser, ficar se prendendo a "protocolos"... Nada pessoal, só a minha opiniao :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

desde que nao traga maleficios aos equipamentos, na minha opiniao babaquisse é vc gastar uma grana equipando seu carro com som e nao usar da maneira que bem quiser, ficar se prendendo a "protocolos"... Nada pessoal, só a minha opiniao :legal:

Concordo.

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

nunca vou ficar carregando um microsystem no meu carro, ainda mais porque ele toca com menos qualidade do meu som. Será que sou babaca por isso? Uso meu 3 vias e meus subs pra tocar em churrasco sim.

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

nunca vou ficar carregando um microsystem no meu carro, ainda mais porque ele toca com menos qualidade do meu som. Será que sou babaca por isso? Uso meu 3 vias e meus subs pra tocar em churrasco sim.

Rapaz...Viva aos 3way e sub em churrasco.... []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... Eu não tenho nada contra ligar o som do carro num churras... Só que aí um mini-trio já faz o serviço mais bem-feito. Mas se o que vc. tem é um SQ com um spl legal... então é isso que rola no churras...de boa... Eu usaria o meu tranquilamente... sem dor na consciência e sem medo de pagar de babaca.

O meu SQ anterior (o da palioweek) era bem fortinho... 600W RMS nos médios (2 pares de e2k 6) + 40w nos peitinhos... Agora pra ouvir dentro do carro no talo, não rolava por muito tempo não... ficava desconfortável... dava pra ouvir bem alto...mas a partir de um dado volume, perdia qualidade (embora não tivesse clipando nem nada... mas é que v. fica muito perto, bagunça tudo...fica como se vc. tivesse ouvindo a banda toda tocando ao vivo dentro do banheiro.... não tem arejamento....

Bom estava falando de SQ... é já fica um pouco complicado em volume muito alto... em hifi, tem o limite menor ainda...

Ou seja, um sistema hifi pode tocar sim bem alto... mas a partir de um ponto quanto mais alto menos "high"-FI...

Pra fechar a minha idéia, eu acho que o que vc. procura deve ser mesmo um sistema com bom SPL e boa qualidade... nada hifi... Isso tem sim... não é nada de outro mundo...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Pra mim SQ é um audio, bem tocado, limpo, sem distorções, adradável de ouvir.

Hi-fi envolve todos os detalhes, particularidades e problemas para melhorar disso.

É como dizem aqui, Hi-Fi é muito mais uma filosofia do que equipamentos por si só.

Eu tinah feito uma resposta legal para a primeira perguntar... Ai o servidor caiu, perdi as 10 linhas, e broxei de escrever de novo. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que eu entendi.

SQ é bem diferente de hi/fi?

Quais as maiores diferenças?

Hi-Fi é o SQ que busca a perfeição na reprodução dos instrumentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Hi-Fi é o SQ que busca a perfeição na reprodução dos instrumentos.

e que a gravação e midia sejam compativeis.

o mesmo do Kleber ouvir Restart no hi-fi dele!! rs!! (zueira hein)

abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Monte um SQPL e seja feliz! heheh

um JL 10w6v2 + um bom kit 2 vias, ou 3 vias, uns 500 RMS no front stage + 1k RMS no sub, e está pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Jurandir !!!

Falou tudo cara, o som tem que servir VOCÊ da forma que for mais agradável para VOCÊ...

Digo que fiquei muito ( muito mesmo !) P da vida com umas afirmações acima, cada um usa o som da maneira que achar melhor é como você falou: "ficar se prendendo a protocolos..."

E para quem acha que um som interno não pode fazer um "agradinho" ou melhor um desagrado para a galera do churra, posto, etc...

Faça um teste:

Numa reunião de amigos (namoradas, etc...) num ambiente quieto etc... Comece a falar de som, até que alguém peça para você ligar o seu som... E diga a eles que ele foi feito para tocar APENAS dentro do carro... RESULTADO: Você terás uns bons pontos negativos naquela noite (no mínimo).

Ou seja: SEJA FELIZ COMO ACHAR MELHOR, SEM PROTOCOLOS !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Monte um SQPL e seja feliz! heheh

um JL 10w6v2 + um bom kit 2 vias, ou 3 vias, uns 500 RMS no front stage + 1k RMS no sub, e está pronto.

Legal o set que me passou:

Os que vi foram:

2 sub db-drive 8' (platinium series) + kit 2 vias db-drive 6' (db-680.2) frente e traz.

ou;

2 sub db-drive 8' (platinium series) + kit 2 vias focal 6' (polyglass 165vr) frente e traz.

ou;

1 sub alpine 12' + kit 2 vias alpine (não lembro suas categorias).

Todos foram projetados para não ocupar espaço no porta malas.

Tem um subaru na loja com o primeiro set e tocava muito bem.

Não tive a oportunidade ainda de ver outros equipamentos como hertz ou lightning audio.

Me indica algo ae galera?

editei: coloquei a pergunta =D

Editado por Paulo Lopes

Compartilhar este post

Link para o post
:huh: Escutar alto em um carro e querer definição, eu ainda não consegui ahuahuahuauh, sempre tem alguma coisa que vibra huauhauh.

Compartilhar este post

Link para o post

:huh: Escutar alto em um carro e querer definição, eu ainda não consegui ahuahuahuauh, sempre tem alguma coisa que vibra huauhauh.

Haha verdade!

Mas estamos sempre em busca de uma solução.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...