Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Que curso de som automotivo você fazia ou indicaria?

Recommended Posts

Pessoal

Sei que temos vários tipos de pessoas aqui no fórum.

Temos os hobbistas e entusiastas, instaladores, vendedores e lojistas.

Gostaria de saber que tipo de curso de som automotivo vocês fariam?

Ou que tipo de curso de som automotivo você acha que seria interessante?

Estou envolvido na preparação de alguns cursos e gostaria da opinião de vocês.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que QUALQUER curso deveria começar pela eletrônica básica... o básico do básico mesmo... o que é resistência, impedância, fusíveis, capacitores, resístores, polaridade, alto-falante, ligação em série, paralelo, cálculos envolvidos...

Depois um módulo ensinando a usar ferramentas... multímetro, luz de teste... compasso (já vi nego fazendo círculo pra tweeter com COPO!), guias de corte e etc.

Finalmente, um módulo pra botar na cabeça dessa galera que caixa não tem duto pra "passar o som"... tipos de caixa, suspensão acústica, ressonância, ondas estacionárias, vedação, reforços, dutos redondos, dutos quadrados...

Pq nego sai do Senai falando que piramid usa cabo de 4mm, banda ice usa 21mm e os módulos digitais mais fortes 35mm...

Compartilhar este post

Link para o post

Acabamento , fibra, massa plastica etc.....eu precisava melhorar nesse quesito, portanto.....CURSO DE ACABAMENTO

Compartilhar este post

Link para o post
Pq nego sai do Senai falando que piramid usa cabo de 4mm, banda ice usa 21mm e os módulos digitais mais fortes 35mm...

kkkkkkkk

É o pior que isso é verdade. Principalmente aqui no SENAI de Brasilia ( Taguatinga Norte para ser mais especifico )

E vale lembrar que depois que acabar o curso, o aprendizado não para. Leia todo e qualquer conteúdo possivel aqui no forum, procure saber como funciona os equipamentos e não apenas como se deve liga-los.

Para mim um bom curso tem que abordar:

- Bateria

- Tipos de fusivel

- O que é fusivel

- O que é disjuntor automotivo ( e diferença para o residencial )

- O que é SPL

- Crossover ( para que serve, como regular, diferenças entre ativo e passivo )

- Calculando e Planejando o sistema eletrico ( bitola correta, quando usar ligação em serie e paralelo )

- A importancia de ferramentas de qualidade

- Manual de instruções ( saiba o porque de deixar o raios do ""jeitinho"" brasileiro de lado e começar a ler o MANUAL !@#@!#@!@! )

- Cornetas, Subwoofers, alto falantes, drivers ( tipos, gama de frequencia media )

- Não só de 6x9 vive o som ( curso pratico )

Enfim, vou adicionando depois mais informações a esta lista, mais basicamente é isso ai de cima + as informações de nossos colegas de forum.

Editado por benerofonte

Compartilhar este post

Link para o post

o curso do Senai é só um empurrão, vc aprende mesmo na pratica hehehehe lógico tem nego q comparesse as aulas somente pra ficar de zoação dentro de sala ...

más concordo com oq disse. pra se começar um curso em som automotivo e pro cara chegar e dizer q já é um instalador é preciso saber ao menos o basico de eletronica mesmo,

eu peguei um som instalado com 2 pionner numa lojinha de esquina,, um dos subs estavam com ligação invertida de bobina kkkkkk é o fim. sem cursos bons só sai isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês acham que tem demanda para curso destinado a entusiastas?

e pra quem quer competir em SPL?

Compartilhar este post

Link para o post

antigamente até tinha curso para spl...na verdade....nao me lembro o nome, mais foi uns 10 anos atras e tinha até hospedagem paga e tal, e não era nd barato, mais nos dias de hj não me lembro de nd do gênero, soh conheço o SENAI msm, e não sei se eh bom, mais pela grade (senai ipiranga) acho q ja da p/ sair com uma boa base

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês acham que tem demanda para curso destinado a entusiastas?

e pra quem quer competir em SPL?

Curso pra entusiastas teria que ser algo diferenciado... menos construção, mais ajustes, regulagens...

Esquema mesmo seria uns cursinhos de fim-de-semana, coisa de horas, num evento...

Compartilhar este post

Link para o post

o curso do Senai é só um empurrão, vc aprende mesmo na pratica hehehehe lógico tem nego q comparesse as aulas somente pra ficar de zoação dentro de sala ...

más concordo com oq disse. pra se começar um curso em som automotivo e pro cara chegar e dizer q já é um instalador é preciso saber ao menos o basico de eletronica mesmo,

eu peguei um som instalado com 2 pionner numa lojinha de esquina,, um dos subs estavam com ligação invertida de bobina kkkkkk é o fim. sem cursos bons só sai isso.

Dá um pulinho na Feira do paraguai, aqui em Brasília, discorde do instalador quando ele disser que se o falante não estiver no meio da caixa ele queima, que você vai ouvir que ele fez SENAI.

É triste... muito triste.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá um pulinho na Feira do paraguai, aqui em Brasília, discorde do instalador quando ele disser que se o falante não estiver no meio da caixa ele queima, que você vai ouvir que ele fez SENAI.

É triste... muito triste.

fui compra umas coisas esses dias lá na feira dos importados (feira do paraguai), os "estaladores" e vendedores de lá são triste, cada pérola.

Até eu que não fiz curso algum sei mais coisas que eles.

Se os caras aqui do fórum montassem um curso eles iam ficar ricos. hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

fui compra umas coisas esses dias lá na feira dos importados (feira do paraguai), os "estaladores" e vendedores de lá são triste, cada pérola.

Até eu que não fiz curso algum sei mais coisas que eles.

Se os caras aqui do fórum montassem um curso eles iam ficar ricos. hehehe

Quem é sincero e honesto, não enriquece... a empurrometria corre solto em lojas.

Compartilhar este post

Link para o post

E ai pessoal,

Essa semana eu fiz minha matricula em um curso que vai ter aqui na cidade, desses de qualificação, via sindicato.

Serão 10 sábados, das 08:00 a 12:00, e pelas (poucas) informações que continha no panfleto, acho que da pra sair conhecendo o básico, com teoria e prática. Minha intenção é apenas para DIY e aprender a parte prática, e completar com o conhecimento teórico que venho adquirindo no curso de engenharia.

Agora vem a parte da afilnetadas, alguem sugere algumas perguntas um tanto qtos "indiscretas" pra ser feita ao instrutor, pra ver o que vai ser falado e o que realmente é verdade...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Havia um curso que parecia ser muito bom no Senai de Sao Paulo, no começo haviam instrutores como Leandro Paganini(foca) na área de acabamento e Silvio Sakata para audiofilia mas,nao sei se ainda funciona com o mesmo time de instrutores... Até uns meses atras o Leandro ainda era instrutor por la e fiquei sabendo que um dos propietarios da loja S9 tambem... o Senai é este: http://www.sp.senai.br/automobilistica/WebForms/default.aspx e aqui tem falando um pouco sobre o curson pagina 13/14... http://www.sp.senai.br/portal/automobilistica/conteudo/catalogo_senai.pdf :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que QUALQUER curso deveria começar pela eletrônica básica... o básico do básico mesmo... o que é resistência, impedância, fusíveis, capacitores, resístores, polaridade, alto-falante, ligação em série, paralelo, cálculos envolvidos...

Depois um módulo ensinando a usar ferramentas... multímetro, luz de teste... compasso (já vi nego fazendo círculo pra tweeter com COPO!), guias de corte e etc.

Finalmente, um módulo pra botar na cabeça dessa galera que caixa não tem duto pra "passar o som"... tipos de caixa, suspensão acústica, ressonância, ondas estacionárias, vedação, reforços, dutos redondos, dutos quadrados...

Falou quase tudo! Faltou estes ítens:

Projetar e construir caixas acústicas;

Mapeamento do veículo para: saber os pontos certos para passar toda a fiação, procurar e planejar os pontos certos para fazer o aterramento de amplificadores e outros equipamentos;

Por último, acabamanto final e organização.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

- Manual de instruções ( saiba o porque de deixar o raios do ""jeitinho"" brasileiro de lado e começar a ler o MANUAL !@#@!#@!@! )

- Cornetas, Subwoofers, alto falantes, drivers ( tipos, gama de frequencia media )

- Não só de 6x9 vive o som ( curso pratico )

Estas três achei mais importantes!

o-o-

Enfim, tem muitos estaladores que por hábito, nem consultam mais o manual de instruções! Se o aparelho é moderno e mal foi lançado, ele já chega pega e vai instalando usando o mesmo conceito de instalação dos outros equipamentos <_<.

Sobre cornetas, subwoofers e 6x9".

Aqui no DF é assim: Ou é 8 ou 80. Só utilizam subwoofers com cornetas ou subwoofers com 6x9".

As cornetas sempre são aquelas longas da boca redonda e com o ganho no talo e com o uso de capacitores eletrolíticos 100uF x 100V

Ou no caso dos 6x9", utilizam os que tiverem mais axiais possíveis + super-tweeters para acompanhar!

:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...