Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

EdU_PkP

Fazer cava no fundo do box

Recommended Posts

Postado em

Bom dia galera, há muitos anos eu participava do fórum depois sumi e voltei só agora pra pedir a ajuda de vocês hehehe

Seguinte, tenho uma Pickup Corsa e estou montando um som dentro dela com 2 UXP Power 400w 10" e o meu problema é o seguinte, mesmo fazendo o box do maior tamanho que era possivel ser feito, o sub ainda encosta no fundo do box... a solução encontrada foi fazer uma cava no fundo do box aonde o sub pegava.

Ainda não liguei o som mas estou preocupado se essa cava pode prejudicar a acustica da caixa.

A caiva foi aberta tem uns 8x4cm... e a profundidade dela pelo que eu vi é de 12mm... de um MDF de 20mm... sera que isso pode prejudicar algo visto que a camada de MDF ficou fina nessa região? Ou é indiferente?

Será que se eu der uma cobertura com massa plastica ou coisa assim pode ajudar a dar uma reforçada no local? Eu achei que o marceneiro exagerou um pouco no buraco, dava pra ter comido menos material mas enfim, se tiver q fazer algo quero fazer antes de terminar de montar tudo no lugar pq ficar desmontando o som é bem complicado.

Obrigado

Postado em

com certeza vc vai ter perdas, tanto pela vibração desta parte mais fina da caixa como por ela estar muito proxima ao conjunto magnetico do subwoofer...

agora o quanto isto é significativo eu não sei te responder.

Postado em

Galera lembrando que como o box é trapezoidal apenas a quina de um lado do imã que pegava no fundo do box... a traseira dele em si vai afastando a outra ponta ta bem distante ta parede ok?

Também não devo ser o primeiro a montar esse sub numa Pickup então não estou preocupado com isso.. apenas se vai ou nao gerar distorção ou alguma vibração audivel devido a cava que foi aberta.

Postado em (editado)

quanto a ventilação fica tranquilo , pois o UXP não ventila pela traseira e sim pelas laterais

tenta reforçar esses pontos onde foram fuçados , por fora da caixa colando ali algum material fino porem rigido , tipo placas de fórmica brilhante (é mais espessa e dura q a fosca) com cola de sapateiro.

Ou até mesmo chapa de aluminio parafusada e bem colada com cola de sapateiro

deve ajudar

abraço

edit PS: se a bunda do sub não tiver contato físico com a parede da caixa , não tem motivo algum pra haver distorção ou vibração por conta disso

Editado por rick demolidor
Postado em

solucao bem viavel na minha opniao !!! facil e eficiente

Postado em

quanto a ventilação fica tranquilo , pois o UXP não ventila pela traseira e sim pelas laterais

tenta reforçar esses pontos onde foram fuçados , por fora da caixa colando ali algum material fino porem rigido , tipo placas de fórmica brilhante (é mais espessa e dura q a fosca) com cola de sapateiro.

deve ajudar

abraço

edit PS: se a bunda do sub não tiver contato físico com a parede da caixa , não tem motivo algum pra haver distorção ou vibração por conta disso

:+1 mano !

Postado em

Galera liguei o som esse fds e aparentemente não gerou qualquer vibração ou distorção no som, acho que não vai ser preciso de nenhum tratamento especial no local.

Obrigado a todos pelos comentários

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...