Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

benerofonte

Fontes Automotivas ( até 150 A )

Recommended Posts

Postado em (editado)

Já frequento este forum a algum tempo ( para ser sincero este ano - porém só agora fiz o registro como membro ), desde então o que mais analisava era a questão das fontes automotivas estabilizadas. Pois, gostaria de comprar alguma que se enquadrasse em minhas exigências, que seriam:

1)- Até 150 Amperes

2)- Estabilizada ( em 12,6 / 13,8 ou 14,4 Volts )

Já que eu vou utilizar UNICAMENTE a fonte automotiva ESTABILIZADA, SEM BATERIA ( Direto nos modulos ). Neste caso o correto para este tipo de uso seria a ESTABILIZADA ( como a da Corzus ou da Banda ). Para quem vai comprar uma fonte automotiva para AUXILIAR ( ou seja apenas garantir que as baterias estejam sempre carregadas ) seria interessante comprar uma Soundigital ( pelo baixo custo - porém deveria ter algumas proteções extras ), Gilsom ( para quem quer algo mais caro e de maior qualidade - linha AUTOMATIC CONTROL que são reguladas ).

Segue os fabricantes / modelos:

Banda Audioparts - VX Energia

Amperes ( Nominal ): 150

Amperes ( Pico ): NÃO ESPECIFICADO

Dimensões: Comp. 308 mm / alt. 76 mm / larg. 283mm

Mostrador Digital: Não

Peso: 7,50 Kg

Tecnologia: Estabilizada

Tensão de Entrada: 110 ou 220 V ( Modelos distintos )

Tensão de Saída: 12,6

* Atualmente não está no site da banda audioparts, devido ela sofrer uma nova atualização compartível com os novos modelos da linha 2010 em breve.

Corzus - Conversor AC/DC

Amperes ( Pico ): 1000

Dimensões: comp. 355 mm / alt. 75 mm / larg. 450 mm

Bitola Máxima ( Terminais de Saída ): 35mm²

Mostrador Digital: Sim

Tipo de mostrador: LED

Informações mostradas: Tensão

Peso: 10,05 Kg

Tensão de Entrada: 220

Tensão de Saída: 13,8

DB Sound - Energy Power dB160A

Amperes ( Nominal ): 160

Amperes ( Pico ): 1400

Dimensões: comp. 350mm / alt. 55 mm / larg. 210 mm

Bitola Máxima ( Terminais de Saída ): ????

Peso: 5,30 Kg

Tensão de Entrada: 110/220 ( Automático )

Tensão de Saída: 14.4

Proteções: Curto circuito na saída, e de subtensão da rede

http://www.youtube.com/watch?v=BujBAbz7twE

Ricsom - 150A

Amperes ( Pico ): 1200

Dimensões: comp. 320 mm / alt. 71 mm / larg. 258 mm

Bitola Máxima ( Terminais de Saída ): 50mm²

Tipo de mostrador: LCD

Peso: 5,00 Kg

Proteções: Curto circuito na saída

Ventilação: Forçada

http://www.youtube.com/watch?v=WyKrbVbH_i8

Soundigital - FT120A

Amperes ( Nominal ): 120

Amperes ( Pico ): NÃO ESPECIFICADO

Dimensões: comp. 166 mm / alt. 73 mm / larg. 282 mm

Peso: 3,00 Kg

Tecnologia: Chaveada ( SMPS )

Tensão de Entrada: 110/220 ( Através de Chave Seletora )

Proteções: Curto circuito na saída, térmica, e de subtensão da rede ( acionada em +/- 160 Volts )

Ventilação: Forçada

http://www.youtube.com/watch?v=OdoBKg5Vz5w http://www.youtube.com/watch?v=5f9lohuFaMM

Taramp's - TEF 100A

Amperes ( Nominal ): 100

Amperes ( Pico ): ?????

Dimensões: compr. 268mm / alt. 72mm / larg. 290 mm

Bitola Máxima ( Terminais de Saída ): ????

Peso: 4,30 Kg

Tensão de Saída: 12,6 / 13,8 / 14,4 ( Selecionável )

Spark - Usina

Amperes ( Pico ): 1200

Dimensões: comp. 320 mm / alt. 220 mm / larg. 90 mm

Tipo de mostrador: LED

Peso: 3,20 Kg

Tensão de Saída: 14,4

http://www.youtube.com/watch?v=z-RdfD1ptAU http://www.youtube.com/watch?v=tQuyMOpzWXE

Detalhe: Uma Taramps 8.5 consume pelo menos 400 Ampéres. Então, não tem lógica uma fonte de 150 ampéres MANTER este tipo de consumo. Principalmente sem nenhuma bateria, nada contra, mas eu NÃO ACREDITO no que foi dito no video, é afirmado que ela MANTÉM uma Taramps 8.5. Agora SUPRIR o consumo é outra coisa. Tanto é que se voce notar em algumas partes no video a tensão cai para 11.85V, 11.74V, 11.59V, 11.57V, 11.5V, 11.38V, 11.27V, 11.25V... ( acho que esse 11 tem a ver com 11 de setembro, deve ser algum circuito comemorativo dentro da fonte que baixa ela em 11 e pouquinho quando lembra de 11 de setembro de 2001 ). Então uma dica ao cara do video se for para descer o pau na concorrência ( mais precisamente os concorrentes que iludem os clientes ) explique que uma fonte de 150 Ampéres APENAS TOCA um Taramps 8.5, mas não der a intender de que só uma fonte de 150A SUPRIR totalmente este tipo de consumo, pois ele não falou sobre a questão da oscilação da energia, de como casar uma fonte REAL com uma bateria, bitola do cabo de alimentação, tolerança de componentes...

Em breve estarei atualizando este post com mais informações, tais como:

-Fotos

-Consumo Minimo

-Consumo Máximo

Espero que possamos usar este post para centralizar todas as informações referentes a fontes automotivas, assim poderemos auxiliar a galera na compra. Também futuramente pretendo fazer uma tabela comparativa.

:-)

Editado por benerofonte
  • Upvote 2
Postado em

Boaa garoto!

Ps.: Não seria Belerofonte?

Sim, seria Belerofonte ( daquele filme missão impossivel, que tem o belerofonte,... ) o engraçado foi que nas pressas eu entendi beNErofonte, e só depois de algum tempo que eu fui me ligar que o nome estava incorreto ( kkkk ), e acabou ficando como benerofonte mesmo ( rsrss ).

Postado em (editado)

Na verdade nem é do MI, mas da mitologia grega.. enfim..

...e o resultado dos testes? rsrs

kkkkkk...verdade, eu até ia comentar sobre a mitologia grega ( quer dizer, ctrl c e ctrl v da boa e velha wikipedia )...rsrs...

Em breve estarei adicionando mais informações sobre fontes automotivas ( principalmente os modelos que estão neste tópico ), explicações sobre fonte regulada e estabilizada, videos...

Comentários, Criticas e Sugestões são Bem-vindos ao tópico.

Editado por benerofonte
Postado em

Só para acrescentar que nossa FT120 é uma fonte chaveadada( SMPS) não estabilizada.Possui proteçao de curto circuito na saida,proteção de temperatura, e proteção de subtensão da rede.No caso a proteçao aciona caso a tensao da rede caia abaixo de 160V aproximadamente.Possui tbm ventilação forçada.

Postado em (editado)

acrescentando as informações, a dB160A é estabilizada.Possui proteçao de curto circuito na saida,proteção de subtensão da rede.

Editado por boardbrasil
Postado em (editado)

eu uso uma spark 150A.. estabilizada bivolt altomatico. proteção e mais alguns bla , bla bla... .. porem recomendaria q vc usa-se bateria ao menos de 45 A em paralelo no momento em q estiver alimentando algo,, depois disso desconecte fonte e bateria.... pois devido a caracteristicas do chaveamento mesmo.. exije-se q os modulos tivesse capacitancia adequada na entrada da fonte internas deles.. o carlos sabe do estou falando heheheh.. por isso eu sempre recomendaria pra q se usa-se um bateria em paralelo.. por mais q esteja filtrada e estabilizada quando se tem um aumento no consumo a filtrajem perde um pouco de eficiencia e quem sofre são os eletroliticos hehehe fonte chaveada é o vilão dos capacitores.. pra se ter uma ideia minha TV estourou 2 capacitores da fonte fora varios monitores em lcd de PC com capacitores ressecados q já precisei consertar,, e olha q eram capacitores proprios pra fonte chaveadas...

Editado por ((thytoin.))
Postado em
Só para acrescentar que nossa FT120 é uma fonte chaveadada( SMPS) não estabilizada.Possui proteçao de curto circuito na saida,proteção de temperatura, e proteção de subtensão da rede.No caso a proteçao aciona caso a tensao da rede caia abaixo de 160V aproximadamente.Possui tbm ventilação forçada.

acrescentando as informações, a dB160A é estabilizada.Possui proteçao de curto circuito na saida,proteção de subtensão da rede.

Informações Atualizadas !

Obrigado aos membros Carlos Kbsom e boardbrasil

eu uso uma spark 150A.. estabilizada bivolt altomatico. poteção e mai alguns bla , bla bla... .. porem recomendaria q vc usa-se bateria ao menos de 45 A em paralelo no momento em q estiver alimentando algo,, depois disso desconecte fonte e bateria.... pois devido a caracteristicas do chaveamento mesmo.. exije-se q os modulos tivesse capacitancia adequada na entrada da fonte internas deles.. o carlos sabe do estou falando heheheh.. por isso eu sempre recomendaria pra q se usa-se um bateria em paralelo.. por mais q esteja filtrada e estabilizada quando se tem um aumento no consumo a filtrajem perde um pouco de eficiencia e quem sofre são os eletroliticos hehehe fonte chaveada é o vilão dos capacitores.. pra se ter uma ideia minha TV estourou 2 capacitores da fonte fora varios monitores em lcd de PC com capacitores ressecados q já precisei consertar,, e olha q eram capacitores proprios pra fonte chaveadas...

Obrigado pela dica ((thytoin.))

Postado em

Infelizmente pessoal eu tentei editar o post para colocar alguns videos ( conteúdos de media ) e recebi o seguinte erro:

¨Desculpe, mas você postou mais arquivos de mídia do que o número máximo permitido¨

Não sei se esse limite é global ou a nivel do grupo que o usuário pertence ( ou seja: power user, moderador, administrador... )

Tinha reunido os melhores videos da DB Sound, Soundigital e Spark Usina :-(

Postado em

esse video da taramps 8K ainda não tinha visto ,... a spark realmente é forte só q lógico não tokará esse amp no limite ou proximo dele.. o clip pisca por falta de potencia na alimentação o q gera uma distorçãozinha hehehe. más no geral eu garanto q ela segura uns 3K de potencia real com uma bateria de apenas 60Ah em paralelo com ela.. é muito boa uso, aprovo e recomendo.. (só detalhe de ser bivolt já ajuda d+)

Postado em (editado)

Atualizei com os dois videos, formatei também o alinhamento dos videos. Pena que o editor do IPB não tenha tantas recursos de formatação, mas ficou legal...

no comentario sobre a spark.. vc está serto porem não analizou consumo musical e nem picos.. creio eu q por estar tokando musicas de trio com consumo em sinal bass muito fraco e picos altos creio q a fonte mantem bem msm tendo queda de tensão de 2V... nesses momentos em q se ve a queda de tensão é o pico de corrente subindo a mais de 500Amperes... tem q entender q pra cada tipo de sinal se tem um consumo diferente.. nos meus testes tokando musicas normais apresenta consumo baixo e pouquissimas quedas de tensão.. no meu ST4k2.. já em sinal bass,, musicas com muito subgrave continuo o consumo se eleva levando a fonte a trabalhar com picos menores porem com muita intensidade de corrente... o cara q projetou essas fontes é muito inteligente diga-se de passagem, e ao meu ver provou de varias formas o funcionamento da fonte dele q alías é otima pra trio más segura SPL tb.. .. oq ele quiz dizer é q muitas fontes por aí.. não mostraram detalhadamente o funcionamento delas.. lógico que todos pretendem montar um som com uma mega potencia dessas igual muitos trios.. eles sabem q o mais impotante são os picos pois é uma das caracteristicas dessa fonte.. já vi 2 fontes dessas e mais outras 2 fontes convencionais mais fracas um pouco serca de 100A cada, mantendo em paralelo com as baterias do set.. mais de 50000W rms ( na saveiro calaboka aqui no penultimo mega encontro) .. tokando o dia inteiro e segurando tensão em torno de 12,5 a 13,5 volts.. lembrando q era trio.. sobre o taramps piscar o led clip.. lógico todo amp quando detecta o sinal começando a ceifar ele indica atraves do led.. agora se quer ver ele aceso direto e montar falantes de subgraves e por pra tokar .. então cada tipo de musica sempre se terá um consumo diferente.. ( sobre essa taramps 8K a fonte interna dela é bem parruda eu gostei deve ter um bom rendimento tb.. já q taramps e trio combina 100%)

eu vi esse trio tokando de perto e garanto q tava extremamente forte.. não neese lugar do video más foi no M. enc. em udi. tokou o dia ineiro..

no video mostra 2 fontes apenas porem estão em paraleo com muitas baterias de 150A..

Editado por ((thytoin.))
Postado em

Realmente eu não analisei o consumo musical e nem os picos; Pois teria que ser algo mais detalhado...

Que fique claro eu não tenho nada contra as usinas spark, apenas gostaria que o cara no video explicasse melhor a diferença entre fontes que dizem ser de 150A e as que sao realmente de 150A. Ele deveria ter:

1)- Mostrado a regulagem da taramps com detalhes

2)- Mostrar a importância de cabos de alimentação na entrada/saída da fonte ( bitola, comprimento... )

3)- Testar com outros estilos musicais ( e explicar como ocorre o consumo em cada tipo de sinal musical )

4)- Explicar a funcionamento do alicate amperimetro

5)- Outras pequenas coisas

Enfim...

Ao meu ver ficou muito meia-boca o video, eu realmente noto que o cara e inteligente e tem um otimo produto. Mas, os videos que ele faz ficam devendo muita explicação. E neste video principalmente uma pessoa leiga que assistir-lo vai comprar a fonte pensando que e só ligar ela na taramps e esta tudo certo.

Postado em

Infelizmente o mercado nacional tem dessas coisas.

mesmo o produto sendo bom.

da-se entender q faz milagres.

espero q isso mude.

parabens pelo topico..(sem merchan)

Postado em (editado)

Realmente eu não analisei o consumo musical e nem os picos; Pois teria que ser algo mais detalhado...

Que fique claro eu não tenho nada contra as usinas spark, apenas gostaria que o cara no video explicasse melhor a diferença entre fontes que dizem ser de 150A e as que sao realmente de 150A. Ele deveria ter:

1)- Mostrado a regulagem da taramps com detalhes

2)- Mostrar a importância de cabos de alimentação na entrada/saída da fonte ( bitola, comprimento... )

3)- Testar com outros estilos musicais ( e explicar como ocorre o consumo em cada tipo de sinal musical )

4)- Explicar a funcionamento do alicate amperimetro

5)- Outras pequenas coisas

Enfim...

Ao meu ver ficou muito meia-boca o video, eu realmente noto que o cara e inteligente e tem um otimo produto. Mas, os videos que ele faz ficam devendo muita explicação. E neste video principalmente uma pessoa leiga que assistir-lo vai comprar a fonte pensando que e só ligar ela na taramps e esta tudo certo.

pra mim os videos foram muito bem explicados, logico uma fonte de 150 não tokara no limite maximo.. porem oque foi mostrado em consumo musical se teve bom rendimento e como falei outro post acima.. o sinal ceifa por falta de alimentação e o led dá umas clipadinhas de leve.. más não porq o amp tá no maximo e sim por q falta corrente constante .. pra suprir 100%.. porem em se tratando de sinal musical com picos rapidos a fonte se mostrou bem parruda e segurou tranquilo.. coisa possivel só com auxilio de boas baterias ou MC's pra segurar picos altos de corrente. não existe milagre mesmo joga um sinal bass e não vai seguar nem 2000W reais na saida do amp.. hehehehe

sobre o alicate amperimetro ele mostrou no 1° video q uma das funções dele era medir até 1000A de pico ( passando da capacidade de leitura do instrumento inclusive) e a fonte ultrapassa facilmente os 1000A de pico.. e no 2° video medindo consumo real de corrente alimentando o amp em sinal musical e com voltimetro na alimentação .. ficou bem claro o video ué.

quem vai montar um trio de tamanha potencia lógico sabe da nessessidade de alimentação até por q quem o projeta tá careca de saber.. hehehehe a não ser q for um ESTALADOR..

sobre milagres eu sou o primeiro a falar q não existe.. porem

nos videos foi claramente mostrado proteção contra curto por varias veses (inclusive eu já fiz na minha por varias veses tb kkkkk)

foi mostrado corrente real e acima de 160A em 14 volts.. ( tem videos dessa fonte em bancada a 170A x 14,12 V oq dá aproximadamente 2400W rms de potencia continua sem picos nem nd medidos com resistencia imersa em agua)..

foi mostrado teste em amplificador com sinal musical( com com o devida regulagem do subsonico pra se ter o consumo apropriado ao tipo de resposta dos falantes)

o mais importante de tudo não é mostrar q a fonte toka 100% um amp de 8K por q isso é impossivel e sim oq foi mostrado as caracteristicas dela.. corrente de pico corrente RMS. tensão e estabilização, proteção contra curto circuito, funcionamento de 100 a 250Volts de seu circuito chaveador..

Editado por ((thytoin.))
Postado em (editado)

Infelizmente o mercado nacional tem dessas coisas.

mesmo o produto sendo bom.

da-se entender q faz milagres.

espero q isso mude.

parabens pelo topico..(sem merchan)

eu concordo q o video passou essa impressão.. pra leigos pode passar completamente despercebido msm.. na maioria das veses não sabem nem como se obtem potencia pelo produto da tensão x corrente... e muito menos picos ou assemelham isso a potencia PMPO em aparelhos de som hehehehe.. mais em se tratando sinal musical eu msm já fiz algumas brincadeiras com ela.. tokando meu 4k2 ( q nem tem subsonico me arrisquei até mesmo q queimar os woofers do meu amigo kkk) com 4 woofers selenium 15pw5 fexando impedancia em 2 ohm.. tokou forte até , já em bass.. sinal senoidal .. sub graves msm.. com meu par de DD na mesma 4k2 não teve o msm rendimento,, digamos q faltou uma bateria de mais 150 em paralelo ( mais o st desceu forte logico porem poderia ter sido mais, como eu gosto mais de SPL haja baterias e fonte pra tudo quanto é lado ) hehehehe..

edit..

fiz medições com meus instrumentos tb, não foi as cegas não kk e sou tecnico em eletronica apesar q não trampo na area porem pra mim é um hoby hehehe)

otimo topico tb concordo :legal:

Editado por ((thytoin.))
Postado em

Pois é...para mim faltou muita coisa ser explicada ainda. E o site dos caras eu nem vou comentar ( apesar de ter um visual bacana não é muito funcional ). Agora eu sou daquele cara que quando compra um produto, meto ( não literalmente ) o pau ( se é literalmente ai vai da escolha do fabricante kkkkk - zueira ) e critico mesmo, pois as minhas criticas são construtivas nada do que falo não tem uma lógica comprovada. Tem é que descer o pau mesmo, falar se expressar e dizer o que realmente achou, pois o fabricante não é nenhum genio da lampada magica ( a.k.a. alladin - da disney ) se ele não fizer pesquisa e ver relatos de clientes, a menos que o faturamento caia ( e com isso ele vai buscar o motivo da queda do faturamento ) para ele está tudo 100%

Eu não gosto de falar se o produto presta ou não se ele ainda não passou por meus testes. Mas, procuro está buscando informações e criticando para eu ter ¨uma ideia¨ do que realmente o produto é. E outra coisa, quando faço um review ( que espero fazer de algum desses produtos acima ) mesmo que a fabricante me der o produto eu só lamento para ela mais isso não vai mudar em nada o meu parecer sobre o produto, se eu encontrar algo que me desagrade ( tais como informações erradas ou que iludam o usuário leigo ) eu vou falar sem medo!

E isso ai pessoal, continuem contribuindo com o tópico assim quanto mais discutimos mais estaremos deixando aqui no tópico informações para o usuário. Porque ( é junto ou separado ? - não lembro ) quem escolhe o produto não é quem faz o review, quem escolhe o produto é o usuário que ler o review e determina o que é melhor para ele com base nas informações que estão sendo mostradas, se ele escolher errado problema dele só não quero depois ninguém dizendo que o vendedor X disse isso ou aquilo.

PS: O tópico está ficando interessante...

Postado em (editado)

PS: Algum moderador poderia esclarecer a questão do limite de midia no post ? Pois ficaria muito mais rico o conteúdo do post com mais videos das outras fontes.

Editado por benerofonte
Postado em

PS: Algum moderador poderia esclarecer a questão do limite de midia no post ? Pois ficaria muito mais rico o conteúdo do post com mais videos das outras fontes.

como pode ver não sou moderador, mas o que sei é que ninguém pode postar muita coisa em um único post, principalmente vídeo, é por isso que muitos quando vão postar acabam postando no segundo e terceiro post algo do tipo "reservado para fotos e vídeos" e depois editam com conteúdo

Postado em (editado)

Fu*** então...

PS: Obrigado pela informação.

PS2: Não entendo o porque desse limite, já que creio que não seja por questão do servidor ( carregamento excessivo ou limites de banda, ou processador... )

PS3: Se eu não posso fazer um unico ( notem ¨unico¨ ) post com muita ( diga-se: mais que dois ) midias, não fica complicado fazer um post que ajude ainda mais os usuários ?

Editado por benerofonte

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...