Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

[HOT] LTs com sub 12'.. vamos fazer algumas receitas???

Recommended Posts

Pessoal, antes de mais nada, eu tow com uma ideia de fazer um tópico sobre LTs pra sub 12' que caibam em carros! Isso é pra quem quiser experimetnar LTs e talz!

Por enquanto o tópico tá meio CRU... mas eu vou editando ao longo do tempo... e postando "receitas" prontas de LT! Esse tópico vai servir de exemplo e fonte de pesquisas pra quem quiser ter um uxp, 307, 308, protech tocando em LT!

Obviamente, não podemos fazer apenas UM projeto pra todos os subs de 12'.. pq depende de alguns detalhes do sub.... mas com alguns poucos projetos dá pra englobar boa parte dos subs de 12' usados pela galera!!!!

Quem tiver dúvidas/criticas/sugestões, pode usar esse tópico aqui!

Ah, e antes de postar, quem ainda não leu, leia ESSE tópico: LT PARA LEIGOS (créditos: Subsonic!)

E pra adiantar nossos projetos, seguem algumas anotações excelentes do subsonic:

----------

aqui vai mais um MEGA ingrediente do bolo... a Sd usada para alguns tamanhos de subwoofer (pra aqueles subs que não tem parametros):

tabelasd.jpg

para os preguiçosos, em cm²

15" = 855cm²

12" = 450cm²

10" = 330cm²

8" = 215cm²

6,5" = 158cm²

5" = 89cm²

----------

Outra anotação MUITOO boa:

----------

comprimentos de linha X sintonia:

35Hz = 2,4m

40Hz = 2,1m

45Hz = 1,9m

50Hz = 1,7m

55Hz = 1,5m

esses são valores aproximados, claro!

Ps.: Vou reservar 2 posts seguintes pra postar receitas prontas e fotos!

Editado por blOom
  • Upvote 5

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Reservado!

Compartilhar este post

Link para o post

Reservado!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou montando um projeto de SQ meio que por conta propria, já que aqui em Bauru não tem muito pessoal competente para isso, portanto não confio a ninguem fazer uma caixa, então eu mesmo irei faze-la.

Meu projeto é o seguinte,

Hu = Pioneer 4080ub (por enquanto)

Amp voz = Audiophonic club 4100

Kit 2 vias = Hertz Esk 165

Amp Mono = SD400.1D

Sub = Pioneer 308

RCA = Knukonceptz

Não abro mão dos graves.. hehe.. escuto muita musica eletronica, mais tambem escuto muuito blues, rock, jazz, southern.. etc..

O carro será um Focus 2006.

A ideia de montar o LT veio do bloom, lendo os topicos do cenoura e do subsonic ja senti que seria uma coisa, diria, diferente e eficaz, ainda mais pelo tipo de projeto que eu monto (qualidade).

Agora é ler muito até ter uma noção melhor do assunto.

Aos mais entendidos das caixas LT, se puderem ajudar no projeto, será montada uma caixa para o porta malas do Focus!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, um dos motivos de ter aberto esse tópico, é o colega gaaherrera.. que tem 2 308 e sem saber o que fazer deles.

Daí dei a ideia de fazer uma LT pro carro... sintonizada entre 40 e 45hz... com pouco (ou sem) preenchimento! E caso ele goste, do outro ele faz uma pra residencia, sintonizada em ~30hz (ideal pra filmes).. e com MUITO preenchimento pois ele mora em apartamento! =\

Infelizmente (ou não) hoje é sexta e a balada nos espera! Mas assim que retornar, vamos dar o pontapé inicial nesse projeto! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou montando um projeto de SQ meio que por conta propria, já que aqui em Bauru não tem muito pessoal competente para isso, portanto não confio a ninguem fazer uma caixa, então eu mesmo irei faze-la.

Meu projeto é o seguinte,

Hu = Pioneer 4080ub (por enquanto)

Amp voz = Audiophonic club 4100

Kit 2 vias = Hertz Esk 165

Amp Mono = SD400.1D

Sub = Pioneer 308

RCA = Knukonceptz

Não abro mão dos graves.. hehe.. escuto muita musica eletronica, mais tambem escuto muuito blues, rock, jazz, southern.. etc..

O carro será um Focus 2006.

A ideia de montar o LT veio do bloom, lendo os topicos do cenoura e do subsonic ja senti que seria uma coisa, diria, diferente e eficaz, ainda mais pelo tipo de projeto que eu monto (qualidade).

Agora é ler muito até ter uma noção melhor do assunto.

Aos mais entendidos das caixas LT, se puderem ajudar no projeto, será montada uma caixa para o porta malas do Focus!

abraços

kkkkkkkkkkkkkkkk

postamos ao mesmo tempo rpaticamente!

Enfim, o som do gaaherrera só falta isso.. o sub! Pq o resto do set tá show de bola! Bom.. agora tenho que ir, ainda nem tomei banho (eca rsrs)... mas qdo voltar damos uma olhada no assunto! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

to vendo q vai bomba igual o topico das manifold...

modinha mode ON...

brincadera, acompanhando.

to pensando numa dessas pra por na strada.

Compartilhar este post

Link para o post

primeiro ingrediente da receita:

35Hz = 2,4m

40Hz = 2,1m

45Hz = 1,9m

50Hz = 1,7m

55Hz = 1,5m

já que é pra mastigar, vamos mastigar BEM mesmo! pra qqr chimpanzé treinado conseguir montar uma caixa!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

primeiro ingrediente da receita:

35Hz = 2,4m

40Hz = 2,1m

45Hz = 1,9m

50Hz = 1,7m

55Hz = 1,5m

já que é pra mastigar, vamos mastigar BEM mesmo! pra qqr chimpanzé treinado conseguir montar uma caixa!

Nossa, isso seria o comprimento da caixa? Um metro e Noventa centimetros? (Minha altura) O.O

Não vai caber no porta malas do focus. haha..

Cara, isso ficou bom ?? Juntou LT com Isobarica... to com dois subs aqui.. ja veio uma ideia louca na cabeça. hahah.

*Edit: ja vi na proxima pagina que nao ficou legal. hahahaha..

Editado por gaaherrera

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, isso ficou bom ?? Juntou LT com Isobarica... to com dois subs aqui.. ja veio uma ideia louca na cabeça. hahah.

*Edit: ja vi na proxima pagina que nao ficou legal. hahahaha..

Não ficou como esperado em isobárica...

Porém somente 1 sub em LT, digamos que ficou "interessante".

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, isso seria o comprimento da caixa? Um metro e Noventa centimetros? (Minha altura) O.O

Não vai caber no porta malas do focus. haha..

Esse é o comprimento da LINHA. Voce pode dobrá-la quantas vezes quiser, a minha linha ficou com 2,4m porem o comprimento da caixa ficou com 1,16m.

Obs. Quanto menos dobras melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o comprimento da LINHA. Voce pode dobrá-la quantas vezes quiser, a minha linha ficou com 2,4m porem o comprimento da caixa ficou com 1,16m.

Obs. Quanto menos dobras melhor.

Pelo que eu entendi, esse comprimento seria o "labirinto antes de dobrar" ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que eu entendi, esse comprimento seria o "labirinto antes de dobrar" ?

Isso mesmo, como se fosse "uma reta só".

Compartilhar este post

Link para o post

ahhh entendi.. entao amanha ja vou fazer o seguinte:

medir direitinho a profundidade que eu vou conseguir trabalhar no porta malas do carro..

ja comprar a madeira (qual uso? mdf mesmo? 18mm?)

a camara do sub, é +/- do mesmo tamanho dele ?

tipo assim:

exemplon.jpg

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho aqui parado em casa alguns equipamentos, dentre eles um bomber Upgrade 12, 250rms, ZERO, na caixa. e pra alimentar um H-buster 4200(aquele full mosfet), bridger de 300rms.

To pensando em montar ele em LT, mas pensei em sintonizar na casa dos 60hz, pq? No topico da Manifold, tem alguns graficos que mostra que muitos estilos de musicas tem pico no grave na casa dos 63hz, entao pensei em fazer ele com o pico ai, "acho" que esse pico e bom pra SPL e vai tocar bem pra fora tambem. Se ela responder de 30hz ate 90hz acho que vai me agradar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando o topico, estou muito curioso em um dia poder fazer uma pra mim, no momento tenho em meu carro 2 3515 mas pretendo usar apenas um

duas duvidas: um falante desses funcionariam bem em LT ??? e essa LT serviria pra competir ??

algum amigo do forum saberia um projeto LT pros meus DD's ??

Compartilhar este post

Link para o post

ahhh entendi.. entao amanha ja vou fazer o seguinte:

medir direitinho a profundidade que eu vou conseguir trabalhar no porta malas do carro..

ja comprar a madeira (qual uso? mdf mesmo? 18mm?)

a camara do sub, é +/- do mesmo tamanho dele ?

tipo assim:

exemplon.jpg

Abraços!

Isso depende do "formato" da caixa, da quantidade de "dobras".

Tem um lugar onde o Subsonic comenta isso.

"Bem, temos um falante com um diâmetro nominal de 26cm, com um encaixe no baffle de 23,5cm. Como eu procuro uma linha compacta, farei a linha com a largura do furo em que o falante se encaixa, ou seja, 23,5cm, para não ficar tão apertado, vou arredondar para 24cm de largura."

Sobre a madeira, veja o preço entre o MDF de 18mm e o de 20mm, na epoca que comprei o meu tinha pouca diferença de preço e acabei ficando com o de 20mm.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando o topico, estou muito curioso em um dia poder fazer uma pra mim, no momento tenho em meu carro 2 3515 mas pretendo usar apenas um

duas duvidas: um falante desses funcionariam bem em LT ??? e essa LT serviria pra competir ??

algum amigo do forum saberia um projeto LT pros meus DD's ??

Até onde eu sei DD nao disponibiliza os parametros que sao necessarios pra projetar uma LT.

Mais uma LT pra um bixao de 15" ia ficar monstruosa!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pra fazer caber no carro, linha abaixo de 1Sd é bom... No máximo começando em 1Sd e terminando em 0,5... fica bem mais fácil acertar as medidas.

Compartilhar este post

Link para o post

ontem começei minha lt, amanha termino, vai começa com 1.2SD e terminar com 0.7SD, é pra spl e sub grave, está sitonizada a uns 46hz, amanha posto fotos!

Compartilhar este post

Link para o post

A linha se divide...

Mas a area final da linha se soma?

Tipo, se eu quiser terminar a linha em 1Sd, tenho que fazer 0,5Sd na direita e 0,5 na esquerda?

O comprimento da linha é calculado da mesma forma das outras?

Suponhamos que a seçao da esquerda tenha 1m e central 1m e a da direita 1m, o comprimento total da linha sera de 3m?

Isso nao foge um pouco do "padrao" das TLs, já que o falante deve estar no fim de um "tubo" com 1/4 do comprimento da onda?

Ha alguma vantagem/desvantagem em uma TL dessas?

(Pareço aquelas crianças na fase de saber POR QUE de tudo!rs :rolleyes: )

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...