Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
cris_oenning

Baterias XSpower

Recommended Posts

E o próprio carregador deles manda 14.6v como no vídeo que postei acima.. vai entender.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Texto que copiei do manual da XS Power:

It is very important that proper charging techniques be used when charging AGM batteries. AGM batteries are designed for use with AGM battery charger with a MAXIMUM output voltage of 2.4 volts per cell(14.4v for 12v and 19.2v for 16v batteries). AT NO TIME during charging should the battery be subjected to more than 2.4v per cell. Voltage above this will cause the battery to "gas" and once the oxygen is vented it cannot be restored.

Tradução mais ou menos:

É muito importante que sejam usadas tecnicas apropriadas de carga quando se tratam de baterias AGM. Baterias AGM são projetadas para serem carregadas com carregadores para baterias AGM com tensão de saída MÁXIMA de 2.4v por célula(14.4v para baterias 12v e 19.2 para baterias 16v). EM MOMENTO ALGUM durante a carga deve se submeter a bateria a tensão maior que 2.4v por célula(14.4v totais).

Voltagem acima disso pode fazer com que a bateria "ferva" e uma vez que o gaz é liberado não poderá ser reposto.

Alguém entendido no assunto pode tirar algo disso?

Por que de acordo com o texto, ao meu ver não teria problema algum em usar carregadores convencionais. pasmafaute

não passando de 14,4 V não tem problema.. um alternador em bom estado gera em torno de 14,4 volts no maximo.. ou uma fonte de 50A por 14,4 estabilizada deva servir ou até mesmo um bom carregador convencional...

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho um desses mas de 20a, não passa de 13,8v de jeito nenhum, oque é o ideal mesmo pra baterias normais.

cara, 14,4v ta otimo, como vc viu mais q isso pode prejudicar a bateria tbm.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse texto abaixo tirei de um tópico de outro forum onde o cara perguntava se tinha algum problema em carregar uma XS de 12v com o alternador em 15v. Essa é a resposta do representante da marca:

Nathan@XSPOWER

If your alternator is set to charge at 15V or higher then yes you can run into problems and cut down on the life of the battery. Suggested charging voltage is 14.4 to a max of 14.9V.

Ele diz que se o alternador está ajustado pra carregar em 15v ou mais vc pode ter problemas e reduzir a vida útil da bateria, e que a voltagem de carga deve ser de 14.4v até 14.9v.

Então assim, lógico que não vamos dizer que é mentira o que está no próprio manual da bateria, mais tem uns poréns, ele fala em "AGM Batteries", generalizando, e não especificamente nas XS, mas, a quase totalidade de baterias AGM que já lí os manuais tem uma tensão de carga entre 14.4v - 14.9v, flutuação em 13.8v e ao redor dos 13v em circuíto aberto. Então diria que achei um pouco exagerada essa informação do manual, do tipo NUNCA EXCEDA 14.4V numa bateria agm caso contrário vai destruí-la, ainda juntando com o caso de que o próprio carregador da XS utiliza uma voltagem maior, o representante confirma tal voltagem, e lá fora não é nada incomum eles usando alternadores que mandam mais que 14.4v.

Então eu concluiría que como falaram 14.4v estaria de bom tamanho, se não quizer peso na conciência não use a mais que isso. Mais ainda preferiria usar a mais, do que menos, pois além de não atingir plena carga com 13.8v lí casos que com carga infeior a 14.4v em algumas agm ocorre o processo de sulfatação que assim como o super-aquecimento reduz a vida útil.

Compartilhar este post

Link para o post

E os testes de carga, alguem já fez? Segurou bem o SD 5k??

Compartilhar este post

Link para o post

Não pude fazer nenhum teste se quer até agora.. estou ainda na luta pra achar a maneira mais segura de dar carga na bichinha.

Estive trocando uma idéia com o ernany... ele usa a ft-120 nas dele pra dar carga 100%. Ele liga a fonte na bateria até que ela atinja 14.4v e deixa cerca de uma hora assim depois desliga. Inclusive me sugeriu que repetisse o processo nas primeiras cargas até que a bateria atinja seus 13v estabilizados em repouso.

Só fiquei meio preocupado pois a fonte, segundo o ernany envia cerca de 30ah pra dar carga na bateria.. achei a corrente meio alta.

Compartilhar este post

Link para o post

O chato desses 30ah eh que tu tem que ficar 'acompanhando' a carga, ao contrário das 5~10ah que tu pode deixar à noite!

Compartilhar este post

Link para o post

charger_3stepchart.gif

não sao 30A constantes.. essa corrente vai baixando à medida em que a resistencia da bateria sobe..

ao meu ver.. o processo de carga da ft120 se equivale aos passos 1 e 2 da imagem anexa..

tambem não é interessante mandar 5 ou 10a a noite toda.. caso a bateria nao necessite mais de carga.. resumidamente.. esses 5 ou 10a por uma noite toda vao estragar a bateria..

Compartilhar este post

Link para o post

fora a parte de carregar ela.. e a instalação pra tokar o som vai ser em conjunto com a bateria do cofre né ? então quando estiver com o motor ligado as duas vão receber carga do alterndor.. vai colocar um disjuntor isolando-a da parte eletrica do carro e usar só quando ligar o som ?

como o ernany disse a corrente de carga baixa a medida q a bateria vai elevando sua tensão ao ponto maximo de carga.. más sobre fontes ou carregadores sejam estabilizados ou não sobre essa bateria estou na duvida agora hehehe ( muito cara pra dar vacilo kkk)

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

fora a parte de carregar ela.. e a instalação pra tokar o som vai ser em conjunto com a bateria do cofre né ? então quando estiver com o motor ligado as duas vão receber carga do alterndor.. vai colocar um disjuntor isolando-a da parte eletrica do carro e usar só quando ligar o som ?

como o ernany disse a corrente de carga baixa a medida q a bateria vai elevando sua tensão ao ponto maximo de carga.. más sobre fontes ou carregadores sejam estabilizados ou não sobre essa bateria estou na duvida agora hehehe ( muito cara pra dar vacilo kkk)

tenho uma FT120 uma usina 50a e uma db80a.. a melhor como carregador, destes 3 modelos é a ft120..

Editado por Ernany

Compartilhar este post

Link para o post

O chato desses 30ah eh que tu tem que ficar 'acompanhando' a carga, ao contrário das 5~10ah que tu pode deixar à noite!

Bloom, somente A. A fonte mandou 30 Amperes. 30A.

Se mandou por uma hora, eh o equivalente para cerregar uma bateria de 30Ah, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu carrego a minha com carregador automático e flutuante. Segundo o Alan esta perfeito esse carregador pra bateria.

Carregador

Esse carregador é normal como os outros? Ou tem algo de importante a mais?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu carrego a minha com carregador automático e flutuante. Segundo o Alan esta perfeito esse carregador pra bateria.

Carregador

Uso um da mesma marca mas é de 10A, não é "inteligente", deixo até atingir 14,4v mas tenho a impressão de que não carrega 100% as baterias. PS: uso baterias convencionais.

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom, somente A. A fonte mandou 30 Amperes. 30A.

Se mandou por uma hora, eh o equivalente para cerregar uma bateria de 30Ah, por exemplo.

Tendi! Eh que estavamos o tempo todo falando de Ah, quando falou-se em "A" apenas.. passou despercebido! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Tendi! Eh que estavamos o tempo todo falando de Ah, quando falou-se em "A" apenas.. passou despercebido! :legal:

Até eu me "embabaquei"... segundo ernany ela manda 30a e não 30ah.

Sendo que com a elevação da tensão a corrente cai, eu poderia então dar a primeira carga com um carregador normal depois "completar" com a ft120 não?

Assim a tensão dela já estaria em um nível mais alto fazendo com que a fonte diminua a corrente.

Não uso o som por longos períodos assim posso manter ela sempre carregadas pra que não seja preciso repetir todo esse processo cada vez que for carregar as baterias.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal.. estava decidido em pegar a ft-120 pra dar carga nas minha sbaterias quando me deparei com esse carregador aqui.

http://www.eletrotools.com.br/loja/html/67.html

Seu método de carga em 3 estágios dá a bateria uma recarga final superior a 96% da capacidade nominal da bateria, e permite manter a bateria em constante recarga sem riscos de sobrecargas ou eletrólise (fervura).

Não é preciso nenhum tipo de ajuste ou controle. O ELT-10 faz a análise da tensão na bateria e inicia a recarga.

Quando a bateria atingir 13,8 Volts ele inicia a equalização da células, elevando a tensão da bateria ao pico entre 14,4 e 14,8V.

Quando esta tensão é atingida, ele reduz o suprimento de corrente para o máximo de 1A e mantém a tensão em 13,5V.

Você pode manter a bateria em carga por meses seguidos, sem nenhum risco de sobrecarga ou dano.

Parece ser perfeito para as D3100 já que o processo de recarga parece ser igual ao postado na imagem acima.

Edit:

Só pra complementar... fucei mais um pouco e descobri que pra baterias agm, são ideais os carregadores que seguem a linha da curva UUI.

curvasm.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Editado por distroy

Compartilhar este post

Link para o post

eu investiria nele.. me paresse bem apropriado doq fontes propriamente dito.. e pra baterias de até 120A.. deve se encaixar blz.. tudo muito bem explicado e com varios ajustes.. sempre é o ideal msm usar carregadores profissionais ao ivez de fontes chaveadas pra se carregar baterias. ainda mais se tratando de XS power..

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei bem e vou arriscar nele.

Já encomendei um SD5000 também e se tudo der certo, la pela metade do mês que vem vou iniciar os testes da bateria com o amplificador no dobro da impedância(3500rms).

Hoje só de curiosidade medi a tensão dela e deu 12.61v... segundo o manual, se ela apresenta voltagem acima de 12.6 quer dizer que foi fabricada a menos de 6 meses e não precisa de carga inicial. Com isso resolvi brincar um pouco com o stetsom 1k6d no T9 também no dobro da impedância(800rms) direto na bateria sem alternador e sem ajuda da moura que já tenho... ligação direta mesmo.

O resultado foi positivo... o T9 tocou mais forte do que qndo uso a moura + alternador.

Ah.. em um descuido acabei deixando o cabo do polo positivo encostar de leve no parafuso do negativo. Pqp acabou com o parafuzinho. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Ah.. em um descuido acabei deixando o cabo do polo positivo encostar de leve no parafuso do negativo. Pqp acabou com o parafuzinho. :(

eu cortaria agulha com um negocio desses kkkk

cuidado com isso kk custa caro :vts

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

eu cortaria agulha com um negocio desses kkkk

cuidado com isso kk custa caro :vts

É tão nocivo assim?

Cara.. eu deixei escapar o cabo da mão e ele foi direto no polo negativo mas foi só uma encostadinha de leve mesmo... estava eu e um amigo na hora o susto foi grande. O negócio é bruto mesmo tanto que o parafuso allen, tão bonitinho já era. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

geralmente curto circuito gera um pico altissimo.. e quem sofreu com esses 5000A foi o parafuso [""] .. más pode ser prejudicial a bateria tb hehehe más isso foi coisa atoa ainda bem q só resvalou .

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Opa

galera bateria XS Power D1200 instalada e testada.

Carro Gol G3 1.0 16v Alternador 90ah Bat. principal Moura 75ah (nova) secundaria XS Power D1200 44Ah

equipamentos DVD Pioneer 5250BT> Amps Clarion APX 4361 (640rms) + MTX TE1501D> Subs 2 L7 12" (1ohm)

resultados..

carro ligado som no talo graves fortes os amps dando pico de 152ah e a bateria estabilizada em 12,7V

ao meu ver a bateria aguentou o amp pois n baixo de 12,7 seguro muito bem..

o som toco muito forte sem noção pra variar hehe

disparei alarme de uma loja :)

veredito.. a XS compriu com oq prometeu usei apenas 44ah pra + de 2000rms.. paguei pau pra bateria.. ( minha moura de 100ah n aguentava oq ela aguentou)

espero ter ajudado..

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Curtiu o TE? Sentiu mta diferenca em relacao ao SD3K??

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...