Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Thiago Brasil

Duto retangular ou redondo???

Recommended Posts

Pessoal estava olhando um anuncio na internet e vi um caixa com 2 pioneer 308 com dutos retangulare.

Até ai nenhuma novidade, porem gostaria que o pessoal que sabe muito de caixas e montagem de com desse uma boa explicação

Dutos retangulares rendem mais que os redondos???

Quais as vantagens e desvantagens em relação ao duto redondo???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

dá uma procurada cara que tem muita coisa no forum, falando de caixas, dutos, entre outras coisas que podem te ajudar...

abs, boa sorte na procura.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

tudo gira entra RESISTENCIA do ar ao entra ao percorer e ao sair do duto..a TURBULENCIA gerada entra saidas e entradas..... um duto EXELENTI(perfeito) joga esses valorer perto de zero... e com alguns anos de pratica notei que os dutos retangulares por terem uma maior mobilidade de aumentar sua area frontal sem ocuapar muito espaço na caixa abaixam os valores e melhoram o fluxo de ar.... os dutos circulares sao bons..porem pra botar um duto de 6" 8" em uma caixa ocupa muito espaço...

EU ja usei muito dutos circular..mas atualmente so uso retagular devido á ESTETICA...e FUNCIONALIDADE!

espero ter ajudado ^^

Editado por Luiz Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

tudo gira entra RESISTENCIA do ar ao entra ao percorer e ao sair do duto..a TURBULENCIA gerada entra saidas e entradas..... um duto EXELENTI(perfeito) joga esses valorer perto de zero... e com alguns anos de pratica notei que os dutos retangulares por terem uma maior mobilidade de aumentar sua area frontal sem ocuapar muito espaço na caixa abaixam os valores e melhoram o fluxo de ar.... os dutos circulares sao bons..porem pra botar um duto de 6" 8" em uma caixa ocupa muito espaço...

EU ja usei muito dutos circular..mas atualmente so uso retagular devido á ESTETICA...e FUNCIONALIDADE!

espero ter ajudado ^^

Ajudou muito!!!

Vc tem razão, realmente esse dutos redondos não são lá essas coisas...

Vou tentar construir uma caixa com dutos retangulares pros 308, será que fica bom??

Editado por Thiago Brasil

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também tenho a mesma dúvida!

Só que eu tenho 2 P3 12" e a medida que me passaram foi essa:

58 litros internos, duto de 4' polegadas X 35cm de comprimento por sub!

Será que ficaria bom?

Compartilhar este post

Link para o post

O Ponto negativo dos retangulares ,é a sintonia fixa ,

que com os de PVC vc troca facil. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O Ponto negativo dos retangulares ,é a sintonia fixa ,

que com os de PVC vc troca facil. :legal:

Sim, não há chance de mudar a sintonia...

Porem será que ha algum ganho de SPL com o duto retangular??

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi tantas caixas bizonhas que os estaladores diziam ser dutos quadrados!

O.O

Só abriam o buraco quadradão e pronto!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, não há chance de mudar a sintonia...

Porem será que ha algum ganho de SPL com o duto retangular??

tanto um como o outro formato, depende de sua area, em conjunto com os parametros do sub, e litrajem da caixa. eu uso duto retangular por estetica mesmo porem ele deixou a caixa na sintonia que eu queria, pode ser um redondo tb se tiver-se a mesma area do quadrado ou retangular a sintonia era a mesma praticamente.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

resumindo

duto retangular tem vantagens q os mais experientes podem detalhar

a desvantagem eh que pra mexer na sintonia da caixa fica muito chato

ja os redondos so cortar uns canos PVC q altera

Compartilhar este post

Link para o post

tanto um como o outro formato, depende de sua area, em conjunto com os parametros do sub, e litrajem da caixa. eu uso duto retangular por estetica mesmo porem ele deixou a caixa na sintonia que eu queria, pode ser um redondo tb se tiver-se a mesma area do quadrado ou retangular a sintonia era a mesma praticamente.. :legal:

Então cara eu quero usar esses dutos restangulares numa nova caixa que pretendo fazer pro 308, será que fica bom???

Também estou pensando na estetica pois ele fica fod@!

Compartilhar este post

Link para o post

Então cara eu quero usar esses dutos restangulares numa nova caixa que pretendo fazer pro 308, será que fica bom???

Também estou pensando na estetica pois ele fica fod@!

pra 2 308, camara unica se for um amp mono, e 100L brutos, um duto apenas no canto. e sintonia por volta dos 37Hz. fica bom d+. más se quizer mudar fika dificil já com o de PVC vc muda a hora que quizer . geralmente usam 2 dutos de 4" por 28cm a 30cm, então calculando esse volume ocupado pelos 2 dutos de pvc , vc acrescenta no duto retangular a soma dos 2 saca ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

espero ter ajudado ^^

Opa, acho que tem algo estranho hein.

os dutos redondos geram menos turbulencias do que os retangulares, e pelas paredes dos tubos serem mais finas, eles ocupam menos volumes e a caixa pode ser menor... para colocar um duto de área = a 11 cm quadrados por 50 cm de comprimento, o duto redondo irá ocupar menos volume dentro da caixa, só é mais fácil o seu posicionamento.

Funcionalmente falando o duto redondo é melhor!

Posso estar totalmente errado, mas se alguem tiver afim de aprofundar a explicação e me corrigir ai, fiquem a vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

Funcionalmente falando o duto redondo é melhor!

correto, um erro de projeto e tem que desmontar a caixa no duto retangular, eu uso uma desse modelo nos DD, porem no fundo do duto na saida de ar, segui o projeto do moica e coloquei uma curva em pvc (metade dele) pra melhorar o deslocamento de ar e arredondei as quinas do duto internamente. fiz de tudo pra melhorar o maximo possivel, pois realmente um erro é dor de cabeça depois desmontando tudo hehehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Problema é que não tem aero duto de 6" e 8" pra vender por aqui... encontramos subs que deslocam mais ar atualmente mais ainda continua se usando dutos de 2" - 3" e 4". De pra usar vários desses sim, porém é espaço disperdiçado.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui eu consigo até de 10 "

Já vi até de 12" de PVC branco com uns 3 mm de espeçura a parade do tubo!

Só que é caro isso, se quiser que veja algo por aqui e veja também o frente é 'so falar cara!

Compartilhar este post

Link para o post

Eai qual é o teu 308 D2 ou de D4, e o que vc quer grave pra dentro ou pra fora com a mala aberta, passa ai que te passo a litragem e as medidas dos dutos retangulares!

Compartilhar este post

Link para o post

po se quiser maior area de duto poe entao 3 ou 4 dutos de 4'' pros seus 2 subs e boa ! faz as contas da sintonia q vc quer e vai fundo, unica coisa q fika bem comprido o duto !

Compartilhar este post

Link para o post

pra 2 308, camara unica se for um amp mono, e 100L brutos, um duto apenas no canto. e sintonia por volta dos 37Hz. fica bom d+. más se quizer mudar fika dificil já com o de PVC vc muda a hora que quizer . geralmente usam 2 dutos de 4" por 28cm a 30cm, então calculando esse volume ocupado pelos 2 dutos de pvc , vc acrescenta no duto retangular a soma dos 2 saca ! :legal:

Então minha caixa tem 100l e esta com uma divisão no meio ou seja cada camara com +ou- 50 l...

Meu dutos etão meio seila 30cm de comprimento e 4 polegadas de diametor!

Esse calculo é que não estou entendo!

Compartilhar este post

Link para o post

Eai qual é o teu 308 D2 ou de D4, e o que vc quer grave pra dentro ou pra fora com a mala aberta, passa ai que te passo a litragem e as medidas dos dutos retangulares!

Então cara meus sub's são d4 to pesando num som mais misto que toque bem pra dentro e pra fora....

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui eu consigo até de 10 "

Já vi até de 12" de PVC branco com uns 3 mm de espeçura a parade do tubo!

Só que é caro isso, se quiser que veja algo por aqui e veja também o frente é 'so falar cara!

Caraca de 10????

Editado por Thiago Brasil

Compartilhar este post

Link para o post

Então minha caixa tem 100l e esta com uma divisão no meio ou seja cada camara com +ou- 50 l...

Meu dutos etão meio seila 30cm de comprimento e 4 polegadas de diametor!

Esse calculo é que não estou entendo!

vc calcula o volume do cilindro" no caso o duto q terá x cm 2, saca, multiplica por 2 (por que são 2 dutos) essa area acupada em cm quadrados vc calcula pra fazer o duto retangular na mesma proporção, só que sua caixa tem divisão, eu deixaria 2 dutos dedondos (pvc) mesmo. tipo 2 dutos com 4" x 30cm de comprimento. e outro detalhe com o duto ou dutos retangulares vc vai perder um pouco na litrajem, seria interessante utilizar duto retangular começando a caixa a partir do zero. e uma resposta mista igual vc quer em torno de 36 a 40 HZ a sintonia. :legal:

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

vc calcula o volume do cilindro" no caso o duto q terá x cm 2, saca, multiplica por 2 (por que são 2 dutos) essa area acupada em cm quadrados vc calcula pra fazer o duto retangular na mesma proporção, só que sua caixa tem divisão, eu deixaria 2 dutos dedondos (pvc) mesmo. tipo 2 dutos com 4" x 30cm de comprimento. e outro detalhe com o duto ou dutos retangulares vc vai perder um pouco na litrajem, seria interessante utilizar duto retangular começando a caixa a partir do zero. e uma resposta mista igual vc quer em torno de 36 a 40 HZ a sintonia. :legal:

Então chefe!!!

É exatamente isso que vou fazer do zero, vou contruir oura caixa!!!

Saca? Vc tem as medidas pra eu ja iniciar os projetos?

Compartilhar este post

Link para o post

Então chefe!!!

É exatamente isso que vou fazer do zero, vou contruir oura caixa!!!

Saca? Vc tem as medidas pra eu ja iniciar os projetos?

http://www.ddaudio.com.br/?pg=projeto&pID=17

esse projeto tem 124 litros brutos, descontando-se o duto retangular e os 2 subs de 12", q ocupam praticamente o mesmo volume dos pionner, o volume fica em 100Litros livres. saca, e sintonia a 40hz, mista, toka bem pra fora e pra dentro. pode começar analizando esse projeto. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

mais como pretende por os subs, pra frente ou pra cima ? lógico esse projeto vai servir como uma analize, por q os parametros são um pouco diferentes, porem essa caixa é pra qualquer dd de 12" dizem eles, de 350wrms a 1500w rms. tem q ver o modelo q vai querer tb, se é trapezoidal ou esse retangular mesmo... :legal:

http://autosom.net/mask_index.asp?pag=artigos/carbox.htm aqui em "construção da caixa acustica" tem um programinha pra calcular volume de caixa, é de grande ajuda ao menos pra preguiçosos igual "eu" que não pega nem em uma calculadora mais, hehehehe

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...