Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Arthurr

Relé

Recommended Posts

Sei que é uma pergunta meio tola, mas preciso da opinião e do conhecimento de vocês.

Vou ligar uma bateria auxiliar no meu novo projeto. Já passei o fio de 21mm para o positivo e outro tb de 21mm para o negativo, direto do cofre para a mala, agora fica a minha dúvida: No fio positivo preciso ligar um relé que vai no pós-ignição(pos-chave), para carregar a bat auxiliar somente quando o carro estiver ligado, desligou o carro o relé fecha e não passa mais corrente para a bat auxiliar, até ai certo. Agora qual relé utilizar??? e como vou colocar um fio de 21mm num relé ?? Bom deixar claro que não sou um bom entendedor de elétrica e conheço apenas aqueles relé de 40a para ligar fio remoto :huh: que tem umas perninhas pequenas.

Obrigado a quem puder me ajudar! :legal::rever1:

bateriaauxiliarcomrel.jpg

Uploaded with ImageShack.us

OBS: Peço licença ao usuário Carlos Matheus para usar a foto dele.

:mac1

EDIT: Faltou a foto

Editado por Arthurr

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom o principio e simples ! quanto maior o rele melhor pra vc ! se for so pra carregar nao precisa de um cabo tao grosso , pode ser menor do que 21mm!!!! se bem tamem que muitos fios grossos que tem no mercado e so capa ! procure um rele de alta corrente , e vai por min , procure um lugar onde o msm ''REFRIGERE'' !VLW ai :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

bom o principio e simples ! quanto maior o rele melhor pra vc ! se for so pra carregar nao precisa de um cabo tao grosso , pode ser menor do que 21mm!!!! se bem tamem que muitos fios grossos que tem no mercado e so capa ! procure um rele de alta corrente , e vai por min , procure um lugar onde o msm ''REFRIGERE'' !VLW ai :legal:

Hmm vlw pela dica do refrigeração, ainda tenho que pensar bem onde colcoar.

brigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Relê? Melhor ir de disjuntor mesmo, os residenciais já servem muito bem pra isto.

acho que o cara prefere o relê para ñ ter o "incomodo" de toda vez que ouvir o som c/ o carro parado ter que desarmar o disjuntor para que ñ acabe energia das duas baterias, assim tendo uma "cheia" p/ dar partida, caso necessario.

pensei em fazer isto, mas por fim, como praticamente ñ ouço som com carro parado optei pelo disjuntor residencial, porém não o desligo nunca já que meu som precisa de mais bateria do que eu tenho, se eu desligar uma bateria corro risco de queimar o modulo.

Editado por DanielFreitas

Compartilhar este post

Link para o post

Relê? Melhor ir de disjuntor mesmo, os residenciais já servem muito bem pra isto.

Kleberpa, Brigado pela resposta, eu gostaria de um relé pelo simples motivo de não ter que ficar ligando e desligando, tendo em vista que o relé faria isso automaticamente. Um até mesmo um diódo, não sei qual é melhor. Alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Kleberpa, Brigado pela resposta, eu gostaria de um relé pelo simples motivo de não ter que ficar ligando e desligando, tendo em vista que o relé faria isso automaticamente. Um até mesmo um diódo, não sei qual é melhor. Alguma sugestão?

da uma gugada ai e ve o que encontra de reles pra alta corrente !! posta os links aqui pra gente ve :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

E se Usasem diodos???

So vai fluir coem uma direcao intao do ALternador pra BATERIA AUX poe 2 diodos

Fiz um desenho de como pode ser ligado

imagemdsb.jpg

A V1 Seria a Bateria do motor

aqui confirma minha tese

http://autosom.net/artigo.asp?cod=52

E nao precisaria de um cabo grosso um de ums 20A ~ 30A ja resolveria... e depois da bateria para o modulo um compativel e claro.

Editado por tiagocamana

Compartilhar este post

Link para o post

Os relês que se usa pra farol são os auxiliares... a maioria suporta entre 20 e 40A.

Acima disto existem os de 70A, que são de partida.

Agora, ele tem que suportar o consumo do som, não apenas da carga, a não ser que você não vá usar o som com o carro em movimento.

uns 3 relês de 70A em paralelo fica tranquilo...

Compartilhar este post

Link para o post

cara usa relé de farol, sao bem fortes eu inclusive tenho no meu carro, pra ti liga o fio 21mm nele compra terminais, ai vc prensa o cabo neles e parafusa no relé. E eu tenho um disjuntor antes do relé para qdo tiro o a bateria auxiliar nao correr o risco de passar corrente e fechar algum curto.

Compartilhar este post

Link para o post

E se Usasem diodos???

So vai fluir coem uma direcao intao do ALternador pra BATERIA AUX poe 2 diodos

Fiz um desenho de como pode ser ligado

imagemdsb.jpg

A V1 Seria a Bateria do motor

aqui confirma minha tese

http://autosom.net/artigo.asp?cod=52

E nao precisaria de um cabo grosso um de ums 20A ~ 30A ja resolveria... e depois da bateria para o modulo um compativel e claro.

Tiago já pensei em DIODO(edit) também, porém os mesmos roubam corrente. Acho que vou doq o Kleberpa disse mesmo 3 relé de 70A

Editado por Arthurr

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...