Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

Guto, respondendo pelo Diogenes, com minha experiencia nas mani.

Tocar toca, mas não como uma dutada.

Imagina um sub com sintonia alta tocando hip-hop. É mais ou menos isso.

Quando eu tinha os 4 SUB600 em Dutada, nos 45 HZ, tocava hiphop MUITO forte.

Mas quando passei pros SUB1000 em mani, nos 55 Hz, não tocava quase nada de hip-hop.

Agora eu tenho curiosidade de sintonizar a mani mais em baixo, pra ver como se comporta.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dio ... fala ae uma coisa pra mim então bicho ... se vc me colocar pra tocar um BOM HIP-HOP , sua caixa vai tocar ? Ou ela realmente é feita pra SUA REGIÃO ?

Vou falar sobre a caixa com os falantes invertidos(CW218) e não sobre a com os falantes na posição normal(SB1000).

Guto, uso um corte HP em 40hz com 48db/8ª pois como vc sabe, são raríssimas as músicas em que temos algo abaixo disso.

Mas ja curti HIP HOP sim, sem problemas e em momento algum, senti o subgrave "embolar" .

Até pq a litragem da caixa não é nada baixa!

Se alguem considerar 112 litros em cada câmara pouco...

Pelo menos usando Eros SDS 818 nessa CW218, não vi ainda nenhum sistema com HB1805, SB850 ou qualquer outra caixa conseguir superar ela nessa região de 40hz até 120hz.

Vou falar mais uma vez: Se bem feita, pra determinado falante, a caixa é fortíssima entre 40hz e 120hz.

Olha uma foto de um sistema usando uma variação da CW218 e que tem tanto subgrave que chega a visão treme quando se fica a menos de 5 metros do paredão:

Pared_o_Serrano.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, respondendo pelo Diogenes, com minha experiencia nas mani.

Tocar toca, mas não como uma dutada.

Imagina um sub com sintonia alta tocando hip-hop. É mais ou menos isso.

Quando eu tinha os 4 SUB600 em Dutada, nos 45 HZ, tocava hiphop MUITO forte.

Mas quando passei pros SUB1000 em mani, nos 55 Hz, não tocava quase nada de hip-hop.

Agora eu tenho curiosidade de sintonizar a mani mais em baixo, pra ver como se comporta.

Elias, nos projetos que faço, não uso uma sintonia tão alta quanto a que vc usou.

Ja testei em 55hz e tbm não gostei do rendimento, por isso mudei pra uma mais baixa e o rendimento chegou onde eu queria.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendido,

Diogenes ? Essas caixas usadas nesse paredão amarelo num eh o modelo T18 ? Esse modelo que vc citou o CW218 num eh um projeto YAMAHA, teoricamente fusão de 2 T18 ?

Editado por MarceloAbath

Compartilhar este post

Link para o post

Entendido,

Diogenes ? Essas caixas usadas nesse paredão amarelo num eh o modelo T18 ? Esse modelo que vc citou o CW218 num eh um projeto YAMAHA, teoricamente fusão de 2 T18 ?

Marcelo, esse paredão amarelo foi montado pelo meu amigo Tico Som, que não fez nada mais do que dividir uma CW218 ao meio e coloca-la nessa posição.

Realmente parece uma T18, mas só parece.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi ... Bom ... Aqui em SP , primeiro que TRIO é coisa RARA (digo na capital de SP) , e segundo , que certamanete uma caixa que não toca um Hip-Hop ou um MIAME BASS Direito é caixa ruim rsrsrs ... Mas foi bem legal o ESCLARECIMENTO que obtive com a respostas de vcs ... Mostra que além da Cultura ser diferente (do modo Folclórico , culinário e etc ...) o SOM tb é diferente ... bacana ...

Eu acredito que muita gente "TINHA" que saber avaliar isso ... rsrsrs pois não é pq pra um é ruim , que pra outro não pode ser BOM !!! Visto com carro ... tem gente que acha que o "GOL" é carro (rsrsrs piadinha básica rsrsrs)

Bacana Galera ... tópico ótimo , queria ter coragem de comprar equipamentos denovo rsrsrs ... passei dessa fase rs

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo, esse paredão amarelo foi montado pelo meu amigo Tico Som, que não fez nada mais do que dividir uma CW218 ao meio e coloca-la nessa posição.

Se não estiver errado, na T18 o duto fica atras da camara, num eh isso ? Nesse caso o TICO SOM fez com os dutos na frente... acho que foi isso!

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa testada moçada!!!

Como eu esperava, muito subgrave com um falante de marca desconhecida e sem parâmetros... Resultado melhor que o esperado.

Assim que o acabamento estiver completo, eu posto mais fotos aqui. Quem se interessar e tiver espaço suficiente pra uma Manifold de projeto meu, é só pedir que eu passo as medidas completas. Não vou postar aqui pelo fato de alguns "entendidos" ficar insistindo em questionar o projeto, prefiro o comentário depois do resultado prático. :rolleyes: Precisando, tamo na área... :legal:

Eu tenho Protech SUB600 18", se servir pra esse seu projeto de manifold.. eu teria interesse em testar.

ISso se.. for uma manifold que toque hiphop .. qe tenha um gravao bemm extendido como a do GUTO por exemplo. Pq das "Normais" que tocam musica eletronica eu ja tenho 2 uiaheiuaheiuahei

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho Protech SUB600 18", se servir pra esse seu projeto de manifold.. eu teria interesse em testar.

ISso se.. for uma manifold que toque hiphop .. qe tenha um gravao bemm extendido como a do GUTO por exemplo. Pq das "Normais" que tocam musica eletronica eu ja tenho 2 uiaheiuaheiuahei

Miranda,

Pq vc num faz um projeto feito o sandro fez pros de 18" uma manifold com o duto no centro ??? acho que se os protech pegasse uma litragem unitaria de uns 140litros, ia descer ate tremer tudo...

Q tal a dica ?

Compartilhar este post

Link para o post

Miranda,

Pq vc num faz um projeto feito o sandro fez pros de 18" uma manifold com o duto no centro ??? acho que se os protech pegasse uma litragem unitaria de uns 140litros, ia descer ate tremer tudo...

Q tal a dica ?

.. a dica é boa. Só acho que meu conhecimento é meio limitado pra conseguir fazer algo bom na teoria pra poder passar pra prática.

Eu exclui o bassbox do meu pc a um bom tempo já... mas vou tentar baixar e projetar uma bandpass 6 ordem com 3 câmaras..

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas,

Acho que teu projeto seria um SB1000 com um maior volume da camera/corneta central... to errado ?

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas,

Acho que teu projeto seria um SB1000 com um maior volume da camera/corneta central... to errado ?

Não está não Marcelo. A intenção era fazer como as CW218, mas minha carretinha só tem 86 de largura. Eu e o Elias quebramos a cabeça com o volume das câmaras pois estava dando ums 30 a 40 litros pra cada Protech sub1000, ai lembramos do projeto da snake e tentamos "adaptar" ao nosso caso. A câmara central ficou maior para poder acomodar os falantes invertidos. Ela ficou com 120L livres pra cada sub... como foi calculado os dutos, não faço ideia.... kkkk pergunta o Elias...

Vou ver se amanhã já consigo dar um gas no som... nos testes preliminares, está descendo mais que minha antiga dutada, que perdia força logo que se distanciava do carro... Pode não ter ficado o ideal... posso ainda ter q ajustar os dutos, mas aparentemente já está rendendo mais que minha dutada.

Ps: a dutada fiz de acordo com as recomendações do Rafael...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Diógenes... Essa CW218 dividida já não é mais uma manifold!

A dele está quase para dutada... Isso sem falar no acoplamento de várias vias... com um desses, qualquer manifold chega nos 40Hz com processamento adequado.

Compartilhar este post

Link para o post

topico beeem intereçante em gurisada!!

confesso que nao entendi metade do que li aqui...mas ja deu pra ter uma noçao boa da tal "manifold"

duvidasinha basiquinha:tipo se for fazer uma "mani" pra um parsinho de sub80018',que tem um vas de "pequeninos"350l,e pra fazer a caixa tocar BEM entre 40 e 80hz,ficaria uma caixa meio gigante(tipo uns350~380l eu imagino)...é isso ou to errado? :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

topico beeem intereçante em gurisada!!

confesso que nao entendi metade do que li aqui...mas ja deu pra ter uma noçao boa da tal "manifold"

duvidasinha basiquinha:tipo se for fazer uma "mani" pra um parsinho de sub80018',que tem um vas de "pequeninos"350l,e pra fazer a caixa tocar BEM entre 40 e 80hz,ficaria uma caixa meio gigante(tipo uns350~380l eu imagino)...é isso ou to errado? :pirou:

eh por ai... Esta no caminho certo !

Compartilhar este post

Link para o post

Elias, o que me diz desse projeto? Os falantes são invertidos...

projeto07.jpg

Manifold.jpg

Na verdade tem o mesmo princípio do meu projeto, a diferença da minha é que tem o duto bem no centro da corneta, o que já comprovei muitas vezes que funciona melhor do que esses na frente da caixa. Apenas não arrisco mais gabinetes com volume pequeno demais, prefiro algo com maior volume, toca bem Miami Bass, Las Vegas Bass, New York Bass e arrisca até um Boston Bass, kkkkkkk... []-[]

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post

Link para o post

Vou falar sobre a caixa com os falantes invertidos(CW218) e não sobre a com os falantes na posição normal(SB1000).

Guto, uso um corte HP em 40hz com 48db/8ª pois como vc sabe, são raríssimas as músicas em que temos algo abaixo disso.

Mas ja curti HIP HOP sim, sem problemas e em momento algum, senti o subgrave "embolar" .

Até pq a litragem da caixa não é nada baixa!

Se alguem considerar 112 litros em cada câmara pouco...

Pelo menos usando Eros SDS 818 nessa CW218, não vi ainda nenhum sistema com HB1805, SB850 ou qualquer outra caixa conseguir superar ela nessa região de 40hz até 120hz.

Vou falar mais uma vez: Se bem feita, pra determinado falante, a caixa é fortíssima entre 40hz e 120hz.

Olha uma foto de um sistema usando uma variação da CW218 e que tem tanto subgrave que chega a visão treme quando se fica a menos de 5 metros do paredão:

Pared_o_Serrano.jpg

Só que essas caixas não são Manifóda e sim Meiafóda, hehehe...

Brincadeiras à parte, pra ser considerada uma manifold, precisa ter o acoplamento em comum nos falantes, pra isso as caixas inferiores deveriam estar invertidas formando um "V" com as caixas de cima. :legal:

Com certeza isso aí deve tocar muito, hehehe, com esse equipamento todo, se não tocar, tem q dar uma surra no instalador, hehehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Só que essas caixas não são Manifóda e sim Meiafóda, hehehe...

Brincadeiras à parte, pra ser considerada uma manifold, precisa ter o acoplamento em comum nos falantes, pra isso as caixas inferiores deveriam estar invertidas formando um "V" com as caixas de cima. :legal:

Com certeza isso aí deve tocar muito, hehehe, com esse equipamento todo, se não tocar, tem q dar uma surra no instalador, hehehehe...

:+1

esse é meu ídolo !

rsrssr

Compartilhar este post

Link para o post

A briguinha de qualificações negativas já está acontecendo...

Um fórum adulto não surge com atitudes infantis, de usuários que deveriam estar prezando pela boa convivência, por estarem regularmente postando nele.

Este ainda é um aviso parar que os mesmos parem com as brincadeiras de mal-gosto.

Não vou dizer quem são, mesmo sendo uma informação pública (http://autoforum.com.br/index.php?app=reputationhistory). Apenas espero que os mesmos reflitam e parem com atitudes que só vão fazer o fórum regredir.

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal,

sobre o ângulo, tem que ser 40˚ ? ou pode usar tipo 60˚ no caso a caixa seria mais larga e com menor profundidade.

vlw

Editado por edison_neto

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto nais fechado, maior o rendimento e menor a banda passante.

Quanto mais aberto, menor o rendimento e maior a banda passante.

Vários princípios que regem cornetas também vão reger estas caixas, exatamente porquê o princípio de transformação é o mesmo.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao paredão amarelo acima,

Toca muito mesmo, ja tive o prazer de ouvir pessoamente.

O grave te faz sentir falta de ar. É impressionante.

---

Offtopic:

Kleber, quanto as qualificações, não sei se isso foi pra mim ou para o Kustella.

Eu qualifiquei negativo os posts off-topic, simplesmente pelo fato que eles não contribuem

em NADA. Só analiza ai, um só post fora do assutno, levou a mais 4 posts inúteis. Já vai metade de uma pagina com baboseiras.

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

---

Offtopic:

Kleber, quanto as qualificações, não sei se isso foi pra mim ou para o Kustella.

Eu qualifiquei negativo os posts off-topic, simplesmente pelo fato que eles não contribuem

em NADA. Só analiza ai, um só post fora do assutno, levou a mais 4 posts inúteis. Já vai metade de uma pagina com baboseiras.

Abraço,

é verdade, mas vc nao qualificou quem postou a primeira imagem off topic, como vc mesmo diz né ?

entao quem deveria analizar é vc meu caro !

Compartilhar este post

Link para o post

edit,melhor assim

Editado por Kustella

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...