Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

Resposta prática:

A caixa dutada de antes foi mal projetada, hehehe...

Na maioria das vezes uma manifold vai parecer tocar mais forte devido ao pico criado pela sintonia alta, câmara pequena ou ganho ocasionado pela câmara frontal, mas a curva dessa caixa é uma verdadeira "montanha russa", em detrimento da musicalidade e da durabilidade do alto falante, que sempre irá trabalhar além do seu limite mecânico.

Outra coisa: O fato do falante trabalhar em ângulo com relação às demais vias causa rotação de fase, sendo nescessário o uso de monstruosos processadores, capazes de corrigir esse giro de fase, o atrazo (Delay), atenuar os picos na resposta e corrigir os vales. Em geral, o preço de um processador desses custa mais caro que o PA inteiro, hehehehe...

Pra quem já viu um PA com manifold tocando forte, antes de prestar atenção nas caixas, dá uma olhada lá no rack de periféricos e veja certinho onde tá o "pulo do gato" na parada, hehehe... ;)

É algo +/- assim:

55dauntlessstudio2006.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu vejo que nos projetos "originais" de manifold, todos praticamente sem excessão usam o falante invertido

algum motivo especifico?

seria pra aumentar a litragem da caixa?

ou eu to viajando? :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

eu vejo que nos projetos "originais" de manifold, todos praticamente sem excessão usam o falante invertido

algum motivo especifico?

mas ai vem a questao :

aumenta o volume das camaras traseiras , maaassss , e a dianteira, diminui?

Compartilhar este post

Link para o post

mais uma variaçao, dessa vez projetada pela snake, mas usada em tudo qt é falante

Vsa ???? Aqui !!!

Aqui em RECIFE, gerou-se um padrão de VSA! a venda em toda loja de som! o alto-falantes sao instalados normais... na frente(na parte paralela ao fundo) ja deixam o buraco para 2 cornetinhas e 2 tweeters. na madeira de fundo, onde as camaras nao se unem, colocam um espelho! eh padrao! vendem na medida 2x10 - 2x12 e 2x15! caixa padrão para qualquer auto-falante!

acabei de ver no google! eles já tem um site: VSA CAIXAS ACUSTICAS

Compartilhar este post

Link para o post

é a vitor som, de presidente prudente.

usavam snake antes, agora tao usando over nas caixas !

Compartilhar este post

Link para o post

algum motivo especifico?

Na pagina 3 eu deixei esse comentario que peguei na audiolist, acho que vc passou batido!

A grande vantagem da T18 (alto invertido) em relação à SB1000 (alto normal) e outras semelhantes de outros fabricantes é o fato do falante estar no lado de fora. Não influi no som, mas a refrigeração é perfeita. E faz diferença...

Compartilhar este post

Link para o post

Na pagina 3 eu deixei esse comentario que peguei na audiolist, acho que vc passou batido!

A grande vantagem da T18 (alto invertido) em relação à SB1000 (alto normal) e outras semelhantes de outros fabricantes é o fato do falante estar no lado de fora. Não influi no som, mas a refrigeração é perfeita. E faz diferença...

realmente, passei batido!

:legal:

edit:

e no timbre do som?

não ficaria um pouco abafado?

Editado por Ю€åÐ!* XD *!

Compartilhar este post

Link para o post

é a vitor som, de presidente prudente.

usavam snake antes, agora tao usando over nas caixas !

O motivo deles terem corrido da SNAKE eh SIMPLES! o comprador/consumidor dessas caixas são os iniciantes no trio... que nao estão com R$ pra investir nem tem esse conhecimento ainda apurado! a relacao custo x beneficio do over eh 10x melho que no snake! Essa eh a tipica caixa que vem com os drivers e tweeters de entrada da selenium (ST200 e D200) e com os woofers steel line da over com seus 250w rms!

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro,

A muito tempo atrás, logo que entrei no forum, vc tinha na sua strada um paredão com Street bass de 15" utilizando caixas tipo a mani. Ou era a mani?

Tanto lembro também que vc passou o seu projeto pro Danilo Menezes e ele montou um trio parecidíssimo com o seu na montana dele.

Mas o que gostaria de saber é, essas caixas eram as mani? Qual a diferença delas para a mani? E entre elas e as boas e velhas dutadas, qual vc acha melhor???

Grande Abraço.

PS. Covero mode on agora em... kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

E aeee galera ??? Fazia tempo que não entrava no fórum pra LER , pois nunca tinha um assunto bom pra conversar ... Mas esse tópico me chamou a Atenção , pois eu derrubei muitos MITOS sobre esse tipo de caixa , quando consegui fazer isso aqui :

http://www.youtube.com/watch?v=-H9zKsPL4FQ

(

)

http://www.youtube.com/watch?v=PrWc0_yVq-Q

(

)

Ai muitos ficaram me mandando mensagem querendo a receita do Bolo "mágico" e eu , claro , não ia passar , já que gastei meu suado dinheirinho perdendo madeira e fazendo a caixa , além dos equipamentos que tive que comprar !

Mas eu cheguei a dar a "receita" e muitos não acreditaram ... A CAIXA que usava , era simplesmente uma BAND-PASS de 6º Ordem ... simples assim !!! Perdi um BOOOM tempo pra entender que aquela abertura no meio , era um DUTO ... Mas ae que vem o problema , pois como o Klebão disse ... é "GANHA AQUI E PERDE LÁ" , pois se vc deixa a caixa pra tocar bem no Sub grave (no MEU CASO que era uma caixa só de SUB-GRAVE) vc perde drasticamente Médio-Grave e até GRAVE , pois gera o cancelamento que o Sandro Café disse ...

Agora se vc faz a caixa SABENDO onde ela trabalha melhor , vc tem uma PUUUTA CAIXA , que foi o resultado da minha ... Mas ae qual era o problema ? eu não tive $dinheiro$ pra comprar Médio-Grave pra meu som , pois o sub era tão forte que parecia que o meu som só tocava bem músicas de LOW-BASS ... na verdade eu tinha um PUTA PICO em 45hz à 80hz , que de 100hz à 250hz parecia que não tinha nada ... ae dava a impressão que era um som desequilibrado (que na realidade ERA né ? já que eu não tinha um falante que cobrisse esse "BURACO" no som !

Mas quando vc baixava uns 6DB na caixa de SUB , o som fica SUPER equilibrado , mas não chamava a Atenção rsrsrs !

Então o que temos que colocar na cabeça , é que não existe MILAGRE , e sim uma concentração MAIOR de rendimento ! a "Mani" não é a CAIXA DEFINITIVA , é só mais uma caixa ...

e quem quiser projetar uma ... ESQUECE esse lance de que ela é MENOR , não é ... pra tocar BEM , não é uma caixa menor NÃO , é uma Band-Pass GRANDONA !

Compartilhar este post

Link para o post

Ajudando ao povo, um projeto de band-pass de 6a ordem:

dbb2planeg9.jpg

Guto,

Nesse teu projeto... a camara dos autos ficaram seladas ou dutadas ? Pelo que vc falou e eu vi no video, a manifold eh PICUDA ! e teriamos que acertar o PICO com nosso gosto musical...

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro,

A muito tempo atrás, logo que entrei no forum, vc tinha na sua strada um paredão com Street bass de 15" utilizando caixas tipo a mani. Ou era a mani?

Tanto lembro também que vc passou o seu projeto pro Danilo Menezes e ele montou um trio parecidíssimo com o seu na montana dele.

Mas o que gostaria de saber é, essas caixas eram as mani? Qual a diferença delas para a mani? E entre elas e as boas e velhas dutadas, qual vc acha melhor???

Grande Abraço.

Sim, eram manifold, com o projeto parecido com esse da Snake, só que as câmaras mantinham um volume normal de uma caixa dutada e a sintonia tbm. Tocavam muito, só que o tamanho das caixas tbm era imenso...

Compartilhar este post

Link para o post

não ficaria um pouco abafado?

Subgrave TEM que ser abafado, hehehehe, senão vira médio grave... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse teu projeto... a camara dos autos ficaram seladas ou dutadas ? Pelo que vc falou e eu vi no video, a manifold eh PICUDA ! e teriamos que acertar o PICO com nosso gosto musical...

Aí que tá, quero ver quem consegue descobrir precisamente onde vai ser o pico da caixa antes de construir ela, hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Aí que tá, quero ver quem consegue descobrir precisamente onde vai ser o pico da caixa antes de construir ela, hehehe...

Se vc soubesse disso, poderiamos fechar esse topico !!!!! kkkk

O que eu queria descobrir aqui, trocando experiencias... Seria de onde e como partir para construir uma manifold sem erros grotescos... deixando o afino da sintonia pelo duto...

Com uns 4 tamanhos de dutos diferentes acho que consegueriamos acertar a caixa para o que iriamos tocar...

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc soubesse disso, poderiamos fechar esse topico !!!!! kkkk

O que eu queria descobrir aqui, trocando experiencias... Seria de onde e como partir para construir uma manifold sem erros grotescos... deixando o afino da sintonia pelo duto...

Com uns 4 tamanhos de dutos diferentes acho que consegueriamos acertar a caixa para o que iriamos tocar...

Projetar Manifold pra leigos é só na base da tentativa e erro mesmo. Se não tem um curso de engenharia focado em acústica, pelo menos tenha dinheiro sobrando pra madeira e tempo pra ficar construindo e reformando ela até tocar que preste, hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

não é PICUDA Marcelo , é uma Banda passante estreita ... que SIM , foi PROJETADA antes ... Sabendo que seria atuada naquela região de freq. !

O que aconteceu Comigo , foi SUBESTIMAR o Resultado antes de escutar ... eu não imaginava que seria tão Forte ... por isso coloquei lá as "torres" de "altas" com aquele projeto de caixa ... pois tinha como render um pouco mais com aqueles falantes de 8" da Over ... eles são ótimos ... Mas não IDEAIS ... Dava pra digamos ... Deixar MELHOR do que tava , mas não IDEAL , tendeu ?!

O que sempre Vejo que acontece , é os caras querem que 2 falantes de 18" com essa configuração , toque bem Grave e Médio Grave ... Não estou dizendo ser IMPOSSÍVEL , mas é difícil , e precisa de tudo que foi falado aqui , processamento , e uma pecinha FUNDAMENTAL , gente que sabe o que tá fazendo ... que tá em falta ... !

se vc RESPEITAR o projeto e não tentar fazer o que não dá (com o que se tem em mãos) vai continuar lendo comentários dos quais li aqui ... que a caixa é ruim ... a CAIXA NÃO É RUIM , só tem uma aplicação especifica !

eu Era super contra essa PENCA de falante de 12" que dizem ser QUALIDADE , pra mim era LIXO ... mas percebi que tem seu valor e sua aplicação !!! então respeitando isso , muita coisa se esclarece ... certo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Projetar Manifold pra leigos é só na base da tentativa e erro mesmo. Se não tem um curso de engenharia focado em acústica, pelo menos tenha dinheiro sobrando pra madeira e tempo pra ficar construindo e reformando ela até tocar que preste, hehehe...

Sandro ... não precisa ser ULTRA MASTER pra Entender como Funciona bicho ... Basta saber como funciona (não quero dizer que com isso vc pode construir uma caixa perfeita , mas pode entender o que acontece)

Compartilhar este post

Link para o post

não é PICUDA Marcelo , é uma Banda passante estreita ... que SIM , foi PROJETADA antes ... Sabendo que seria atuada naquela região de freq. !

O que aconteceu Comigo , foi SUBESTIMAR o Resultado antes de escutar ... eu não imaginava que seria tão Forte ... por isso coloquei lá as "torres" de "altas" com aquele projeto de caixa ... pois tinha como render um pouco mais com aqueles falantes de 8" da Over ... eles são ótimos ... Mas não IDEAIS ... Dava pra digamos ... Deixar MELHOR do que tava , mas não IDEAL , tendeu ?!

O que sempre Vejo que acontece , é os caras querem que 2 falantes de 18" com essa configuração , toque bem Grave e Médio Grave ... Não estou dizendo ser IMPOSSÍVEL , mas é difícil , e precisa de tudo que foi falado aqui , processamento , e uma pecinha FUNDAMENTAL , gente que sabe o que tá fazendo ... que tá em falta ... !

se vc RESPEITAR o projeto e não tentar fazer o que não dá (com o que se tem em mãos) vai continuar lendo comentários dos quais li aqui ... que a caixa é ruim ... a CAIXA NÃO É RUIM , só tem uma aplicação especifica !

eu Era super contra essa PENCA de falante de 12" que dizem ser QUALIDADE , pra mim era LIXO ... mas percebi que tem seu valor e sua aplicação !!! então respeitando isso , muita coisa se esclarece ... certo ?

CERTO !

Quem quiser uma caixa de resposta melhor, va de dutada!

Quem tiver um MG forte, pode ir de manifold !

Compartilhar este post

Link para o post

CERTO !

Quem quiser uma caixa de resposta melhor, va de dutada!

Quem tiver um MG forte, pode ir de manifold !

Eu mudaria um pouco rsrsrs , mas o espírito é esse que vc falou mesmo

Quem quiser aceitar de CARA , vai de Dutada

Quer Brincar mais sério ??? Mani !

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro ... não precisa ser ULTRA MASTER pra Entender como Funciona bicho ... Basta saber como funciona (não quero dizer que com isso vc pode construir uma caixa perfeita , mas pode entender o que acontece)

Sim Guto, eu (não tanto quanto vc...) tô careca de saber disso, hehehe... Mas todas as caixas desse tipo que fiz e funcionaram direito, me consumiram muito tempo e dinheiro, e posso dizer que as melhores foram tbm as maiores, nada dessa idéia absurda de que caixa pequena toca subgrave...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Guto, eu (não tanto quanto vc...) tô careca de saber disso, hehehe... Mas todas as caixas desse tipo que fiz e funcionaram direito, me consumiram muito tempo e dinheiro, e posso dizer que as melhores foram tbm as maiores, nada dessa idéia absurda de que caixa pequena toca subgrave...

eu to ficando velho rsrsrs nem gosto mais de som de carro rsrsrs ... agora meu negócio é rádio com USB e falante na porta rsrsrs !

mas vc viu o que escrevi na minha primeira resposta aqui nesse tópico ? Gastei mô grana com meu CAIXÃO também rs !!! é fo** ... ISSO PQ eu pesquisei PACAS antes de fazer ... assim como vc deve fazer quando quer arriscar algo rsrsrs ...

Por isso digo :

Quem quiser aceitar de CARA , vai de Dutada

Quer Brincar mais sério ??? Mani !

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro,

lembreiii

kkkkkkkkkk

tenho ate a foto jogada aqui no note

rsrs

Editado por Kustella

Compartilhar este post

Link para o post

Mas enquanto os resultados práticos?

esse monte de gente aqui do fórum que utiliza manifold no que antes era uma dutada e afirma que as diferenças são significativas...

Principalmente a turma que escuta forró e pagodão.

Resultados práticos?

Pico de 70 a 100Hz. Não desce de 70 pq não tem acoplamento pra isto, não sobe de 100 por causa dos cancelamentos.

Nesta faixa estreitíssima, rende mais que uma dutada com 2 subs e tem tamanho um pouco maior.

O que casa com esta faixa? Forró, pancadão, coisas com bumbo seco, algumas eletrônicas.

Fora disto, fica devendo, a não ser que você altere o projeto pra reduzir a eficiência e aumentar a banda passante.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em RECIFE, gerou-se um padrão de VSA! a venda em toda loja de som! o alto-falantes sao instalados normais... na frente(na parte paralela ao fundo) ja deixam o buraco para 2 cornetinhas e 2 tweeters. na madeira de fundo, onde as camaras nao se unem, colocam um espelho! eh padrao! vendem na medida 2x10 - 2x12 e 2x15! caixa padrão para qualquer auto-falante!

acabei de ver no google! eles já tem um site: VSA CAIXAS ACUSTICAS

Se você reparar bem, a VSA usa bastante espaço entre falantes... quanto maior este espaço, menor é o ganho, e maior a banda passante.

O acoplamento entre os falantes ocorre dentro de um espaço semi-fechado... é quase uma corneta, o princípio é o mesmo. Dá-se o acoplamento em uma área onde há pouco ar (ou seja, alta pressão, baixa vazão - baixa impedância acústica), para então irradiar para onde há alta vazão e baixa pressão (alta impedância acústica).

O desenho da EAW usa falantes tão próximos que eles chegam ao dano. Com isto se aumenta bastante a eficiência, com prejuízos para a banda passante.

Aliás, essas manifolds só não são cornetas, de fato, porquê não há uma transformação de impedências dos meios, apenas um princípio de acoplamento igual ao que ocorre na garganta de uma corneta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...