Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

Você deve usar apenas um modelo de caixa isso vai gera mais spl com acoplamento, já tive uma sb1000 para eros mb 2.2 em 2009 já faz muito tempo era muito bom porem área maior sempre vai render mais longe.

Agora se quer mesmo jogo o grave longe mais que todos só usando essa http://wizardaudio.hu/hangfaltervek/Selenium%20HB1205%20D1.pdf porem voltado os médios grave toca muito forte e longe mais do que todas essas de radiação é uma hb, ou melhor, uma corneta.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se tu ta pensando em colocar 4 12" em manifold e 4 12" em dutada, esquece.

A curva de fase diferente pode causar cancelamentos né?

Compartilhar este post

Link para o post

Você deve usar apenas um modelo de caixa isso vai gera mais spl com acoplamento, já tive uma sb1000 para eros mb 2.2 em 2009 já faz muito tempo era muito bom porem área maior sempre vai render mais longe.

Agora se quer mesmo jogo o grave longe mais que todos só usando essa http://wizardaudio.h...m HB1205 D1.pdf porem voltado os médios grave toca muito forte e longe mais do que todas essas de radiação é uma hb, ou melhor, uma corneta.

axo q o para o pancadao o modelo mais indicado seria o 2 vo espera a galera da opniao

Editado por FabioSB

Compartilhar este post

Link para o post

boa tarde estou com duvida de como simular e alterar a frequencia da camara central da manifold, sendo que fica "aberto" no caso estou com uma caisa de 100x52x52 com , camaras laterais 24x52x52 e central com 45x52x52; camara laterais sintonizadas em 45hz e gostaria de sintonizar a central em 90hz mas nao tenho ideia de como fazer isso. ja li varios topicos, mas parece que ninguem quér compartilhar conhecimento, aguardo resposta

Compartilhar este post

Link para o post

boa tarde estou com duvida de como simular e alterar a frequencia da camara central da manifold, sendo que fica "aberto" no caso estou com uma caisa de 100x52x52 com , camaras laterais 24x52x52 e central com 45x52x52; camara laterais sintonizadas em 45hz e gostaria de sintonizar a central em 90hz mas nao tenho ideia de como fazer isso. ja li varios topicos, mas parece que ninguem quér compartilhar conhecimento, aguardo resposta

baixa o bassbox ai q vou te dar uma ajuda pra vc aprender a simular, vc abre o programa, depois vc clica em file, ai vc clica em new design ai vai aparecer um grafico do lado, ai vc clica em driver, ai depois vai abrir uma janela, vc vai em configuration e coloca 2 driver e deixa em standart e mais abaixo em parallel, ai vc vai para parameters e coloca os parametros do falante, ai vc vai pra dimensions e coloca as medidas do falante e depois disso vc clica em accept. ai embaixo do grafico no canto da tela vai aparecer os dados do falante. ai do lado onde vc tinha clicado em driver vc clica em box, ai vai aparecer outra janela, ai vc clica em box design, ai onde ta escrito type vc deixa em bandpass parallel double-tuned box, ai onde tem NO.of chanbers vc deixa em Three, ai onde tem LF Chambers vc deixa em middle, ai vc vai pra internal volume em vb digita os volumes da camara lateral e central, ai mais embaixo em fb vc coloca a sintonia quer em cada camara, ai em dimensions vc coloca o tamanho da caixa, ai vc vai pra vents e escolhe quantos e quais dutos vai querer, ai depois vc clica em accept, ai vc vai e clica em plot q vai aparecer os graficos ne uma outra janela, ai em NA e o ganho q vai ter, CD e o xmax epor ai vai.

Compartilhar este post

Link para o post

beleza isso eu entendi o problema é na hora do vents da camara do meio, como vou fazer pra deixar-la em 100hz ou 90hz como direciono a sintonia que quero ? tipo eu estava fazendo assim pegava colocava como um retângulo e colocava a medida da altura e da largura e a profundidade do projeto da caixa mas como faço pra modificar tipo aumentar ou diminuir hz

Compartilhar este post

Link para o post

Só tem como calcular a sintonia atual "coloca 1mm como profundidade de duto", pra modificar a sintonia vai tem que alterar a caixa diminuindo a boca da camara central.

Compartilhar este post

Link para o post

Só tem como calcular a sintonia atual "coloca 1mm como profundidade de duto", pra modificar a sintonia vai tem que alterar a caixa diminuindo a boca da camara central.

obrigado cara, salvou minha vida! valeu mesmo manin, segunda posto topico de como ficou meu projeto !

Compartilhar este post

Link para o post

no caso manifold seria uma bandpass 6ª ordem?

uns dizem ser uma horn, outros uma bp 6ª

eu simulo com bp6.

Compartilhar este post

Link para o post

Imorrívi

aquela cx ali com duto triangular é uma adaptação da planar horn da selenium, pra que caiba numa mala de carro...

aqui o projeto orginal:

sq7677.gif

mas essa cx adaptada tem camara muito pequena, +- 50L, o que gera um pico muuito grande na região que toca o bumbo do forró, ai nego diz que toca mais... por isso é a queridinha aqui no nordeste, mas essa cx é uma destruidora de falantes, muito mais que a mani em V, pois seu volume pequeno aliado aos dutos triangulares nos cantos, que tem a pior vazão em relação ao redondo/retangular, nao deixa o falante excurcionar naturalmente... é como se você colocasse as mãos no cone pra tentar impedir o deslocamento enquanto o falante toca, e isso acarreta num aquecimento excessivo da bobina, por isso que os nego instalam o falante invertido na tentativa de refrigerar mais o imã.

quanto às mani, as que fazem por aqui colocam o falante invertido pelo mesmo motivo que citei acima, pois o volume tambem é muito pouco, geralmente 60L pra cada 18", só que essa tem um pico lá nos 200hz, e cortam ela em lp 250hz... ai acontece de novo o efeito placebo de que rende mais e toca mais q tudo no mundo dry.gif:banghead

particularmente, prefiro a manifold no estilo da que o Guto fez, falantes paralelos e na posição tradicional, e cortada entre 80 e 100 hz lp. Ate fiz uma pra 2 de 15" com 75L cada camara, mas como os falantes nao tinham parametros só deu pra calcular a sintonia da cx mesmo, mesmo assim ficou um som bem agradavel. Agora uma coisa q faz muita diferença na mani é a sintonia, inicialmente deixei em 63hz e o grave de ataque muito forte, musica eletronica e estilo pancadão era otimo, mas no forró era uma desgraça,o que nao era pra acontecer, mas ai foi só baixar pra 52 hz que melhorou em tudo, podendo tocar varios estilos.

A forma de chegar mais proximo a uma manifold é calcular como uma bp6... nao é exato, mas ja ajuda muuito :legal:

Amigo, sábado irei construir uma Manifold e vou usar com os alto falantes em tradicional, com o imã para dentro, portanto, a camara que o imã vai ficar tem 81 litros, nela, vou colocar dois dutos redondo de 4", mais a minha dúvida é na frequencia.

Aqui na minha região (NORDESTE) escultamos mais forró, swingueira, arrocha, axé... em fim...

Gostaria de saber qual a profundidade que eu coloco nesse duto?

Se alguém puder me ajudar, agradeço!

Ah, estou usando dois SUB800 da oversound!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, sábado irei construir uma Manifold e vou usar com os alto falantes em tradicional, com o imã para dentro, portanto, a camara que o imã vai ficar tem 81 litros, nela, vou colocar dois dutos redondo de 4", mais a minha dúvida é na frequencia.

Aqui na minha região (NORDESTE) escultamos mais forró, swingueira, arrocha, axé... em fim...

Gostaria de saber qual a profundidade que eu coloco nesse duto?

Se alguém puder me ajudar, agradeço!

Ah, estou usando dois SUB800 da oversound!

Lembrando que meus SUB800 são de 18 polegadas.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que meus SUB800 são de 18 polegadas.

Obrigado!

Me esqueci de passar as medidas da caixa...

Largura Total: 90cm

Altura Total: 50cm

Fundo Total: 50cm

Largura Frontal da Camara: 25cm

Largura Traseira da Camara: 40cm

Abertura do meio(ONDE ENTRA DOS ALTO FALANTES: 40cm

Fundo da abertura do meio (ONDE ENTRA DOS ALTO FALANTES): 10cm

A caixa tem 81 Litros em cada camara, apenas gostaria de saber a profundidade dos 2 dutos de 4" que vou usar.

Lembrando que são dois SUB800 de 18" da Oversound.

Obrigado galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo um conselho o over não sobe frequência então ele seria limitado para nossas musicas então aconselho o sds 818 vai render melhor nossos estilos musicais aonde se encontra o bumbum.

Então não adianta falar as dimensões da caixa com dutos e etc sabendo que ele não é próprio para essas músicas que tanto descreveu.

Compartilhar este post

Link para o post

UP

Não de Up sem nada a acrescentar . LEIA AS REGRAS DO FORUM.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo um conselho o over não sobe frequência então ele seria limitado para nossas musicas então aconselho o sds 818 vai render melhor nossos estilos musicais aonde se encontra o bumbum.

Então não adianta falar as dimensões da caixa com dutos e etc sabendo que ele não é próprio para essas músicas que tanto descreveu.

E agora? :S

Já estou com os OVER :S

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca li todo topíco de novo, quanta coisa aprendi nesse tempo, meu chapéu.

Cara vai de OVER mesmo, dois dutos de 4 pol por 12cm de comprimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Huuum, acho que fica legal mesmo os 12cm, estava pensando em 15 para 20cm. Tu sabe dizer em quantos hz vai ficar a caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...