Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

LT = Linha de Transmissao ou Transmission Line em ingRes :P

é um tipo de caixa..

e se tu fizer 2 vao achar que sao falantes de 15".. sao grandinhas.

Mas assim.. nao espere ALTO spl delas..

sao caixas planas, que tocam subgraves nas profundezas.

Acho ideal pra casa, quarto.. pq alto SPL dentro de casa é muito chato.. fica vibrando tudo quanto é porta e tal.

Com um Subgrave plano.. tu vai ver que tem presença ali de graves/subgraves.. mas nao vai ficar aquela coisa chata.

show véio!

tem fotos dessa caixa?

alguma ídéia litragem e medidas pra esse par de 6" ?

edit: se possivel, poste no tópico que fiz no geral, o link ta na página anterior. pra não desvirtuar este tópico :legal:

edit2: já vi fotos dessa caixa, existe esta caixa para 2 falantes? ou teria que fazer uma pra cada?

Editado por Ю€åÐ!* XD *!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora, sobre a discussao ae do set do thiago_tino, sobre cortar os medios em 80 ou 100 hz..

nao é pq vc ta cortando os WPU em LP 80hz que tem que colocar o HP dos 412 em 80hz. Pode colocar tranquilo em 100~120hz que nao vai existir um buraco de freqencias enorme ae.. Agradeça as tais Harmônicas por isso.

Nao lembro onde li sobre isso... se nao postava o link aqui

tinha passado a informação errada da dúvida... agora eu já acertei. Segue correção:

é que eu me expressei mal pra caramba, misturei resposta com pico... mas vou tentar explicar melhor:

1 - eu queria algo que RESPONDESSE entre 40/50hz~120/140hz nas manifolds com os 1507, e o PICO entre 60hz~80hz.

2 - e os 412 RESPONDESSE 80HZ~FULL com PICO entre 100hz~120hz

acho que agora ficou claro!

e ai? será que dá?

as manifolds é o melhor para o item 1?

vcs acham que cortar em HP o item 2 a 80hz mesmo em 24db/8ª é muito baixo? (não vou aplicar muita potencia em cima não kléber, só o necessário, pretendo um T-2000 para os 4).

Já agradeço e muitooo!!

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

é que eu me expressei mal pra caramba, misturei resposta com pico... mas vou tentar explicar melhor:

1 - eu queria algo que RESPONDESSE entre 40/50hz~120/140hz nas manifolds com os 1507, e o PICO entre 60hz~80hz.

2 - e os 412 RESPONDESSE 80HZ~FULL com PICO entre 100hz~120hz

acho que agora ficou claro!

e ai? será que dá?

as manifolds é o melhor para o item 1?

vcs acham que cortar em HP o item 2 a 80hz mesmo em 24db/8ª é muito baixo? (não vou aplicar muita potencia em cima não kléber, só o necessário, pretendo um T-2000 para os 4).

Já agradeço e muitooo!!

alguém????

Compartilhar este post

Link para o post

Você vai fazer tipo um paredão? Ou um esquema fixo, usando apenas o espaço da porta da caçamba?

Paredão, pra montar quando for usar.

só queria ver se tem a possibilidade de caber tudo debaixo da loninha, pra quando for transportar, não estragar a estética da strada. + se não tiver jeito, não tem problemas, em 1º lugar o som! rs

vc acha que as caixas vão ficar muito ignorantes kleber?

Editado por thiago_tino

Compartilhar este post

Link para o post

Só para lembrar um dos quotes do "Pau" no Duto , antes dele ir tomar seu chimarrão .....

"Olá Pessoal!

MTL? Irc!

O que é uma MTL?

Manifold tentando tirar um máximo de um mínimo de espaço, volume, isso nos anos 70 em diante; Na época quebrou o galho da Electro-Voice.

Estamos em 2006 e temos à mão diversos programas simuladores, que com um mínimo de estudo e treinamento nos possibilitam refazer os modelos MTL mostrando-nos graficamente suas possibilidades.

Basta calcular os volumes dos vbs traseiros e dianteiros, ir em Band-pass de 6ª ordem e trabalhar; acerte o número de drivers (falantes) e ir em frente;

Feito esse trabalho vão ter um modelo que sugiro salvar para comparação com novos projetos de band-pass de 6ª ordem; em pouco tempo, pra quem se interessar vai ser brincadeira de criança conseguir melhor resposta com até menos falantes;

Sugiro modelarem caixas com banda mínima de 40 a 100hz com boa linearidade; nada de picos; deixe essas pros campeonatos de som automotivo (irc).

Saudações,

Paulo Duto."

Isso deve contribuir

Compartilhar este post

Link para o post

Só para lembrar um dos quotes do "Pau" no Duto , antes dele ir tomar seu chimarrão .....

"Olá Pessoal!

MTL?

O que é uma MTL?

Manifold tentando tirar um máximo de um mínimo de espaço, volume, isso nos anos 70 em diante; Na época quebrou o galho da Electro-Voice.

Estamos em 2006 e temos à mão diversos programas simuladores, que com um mínimo de estudo e treinamento nos possibilitam refazer os modelos MTL mostrando-nos graficamente suas possibilidades.

Basta calcular os volumes dos vbs traseiros e dianteiros, ir em Band-pass de 6ª ordem e trabalhar; acerte o número de drivers (falantes) e ir em frente;

Feito esse trabalho vão ter um modelo que sugiro salvar para comparação com novos projetos de band-pass de 6ª ordem; em pouco tempo, pra quem se interessar vai ser brincadeira de criança conseguir melhor resposta com até menos falantes;

Sugiro modelarem caixas com banda mínima de 40 a 100hz com boa linearidade; nada de picos; deixe essas pros campeonatos de som automotivo (irc).

Saudações,

Paulo Duto."

Isso deve contribuir, era mais ou menos o que eu indaguei no inicio do topico e ngm deu muita bola...

Compartilhar este post

Link para o post

To lendo esse tópico desde o início e tô com uma dúvida. Como não sei como calcular essa caixa, mas tem um projeto aqui no fórum que se adapta ao que eu quero. Mas a caixa não caberia no porta malas sem mudar as medidas da caixa, como mudar as medidas sem mudar a resposta? So manter a litragem das camaras e a inclinação das "paredes da caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

To lendo esse tópico desde o início e tô com uma dúvida. Como não sei como calcular essa caixa, mas tem um projeto aqui no fórum que se adapta ao que eu quero. Mas a caixa não caberia no porta malas sem mudar as medidas da caixa, como mudar as medidas sem mudar a resposta? So manter a litragem das camaras e a inclinação das "paredes da caixa?

Isso mesmo, a inclinação vc faz a gosto, quanto mais estreita mais spl, maior desgaste dos falantes menor banda passante, quanto mais abrir a angulação menos spl (EFEITO MANIFOLD?)maior banda passante. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo, a inclinação vc faz a gosto, quanto mais estreita mais spl, maior desgaste dos falantes menor banda passante, quanto mais abrir a angulação menos spl (EFEITO MANIFOLD?)maior banda passante. ;)

Opa, valeu pela resposta, mas a duvida maior é quanto a camara central, tipo se eu almentar a profundidade da caixa para compençar a redução das outras medidas, manter a mesma inclinação, a abertura menor poderia até zerar, isso influenciaria na resposta da caixa? Sendo que a idéia seria obter a mesma reposta que a caixa original.

Compartilhar este post

Link para o post

...

Taí uma coisa que eu jamais concordei...

Café sem cafeína é feito de cevada. Cerveja é feita de cevada. Mas os dois não são a mesma coisa.

Uma bandpass de duas câmaras é algo completamente diferente de uma MTL, por exemplo. Não dá pra pegar VBs e parâmetros, jogar no simulador e achar que o que se vê tem algo com a realidade, pois nem por aproximação grosseira, nem com muito boa vontade...

São funcionamentos distintos. Uma Manifold está muito mais para uma Horn do que para uma BP de duas câmaras. O comportamento de banda passante versus eficiência é verdade tanto para uma como para a outra, porém a BP de duas câmaras opera pelo princípio de suspensão acústica na câmara dianteira, o mesmo efeito mola proporcionado pelo conjunto caixa/duto que rege uma dutada...

E numa Horn, este efeito não ocorre, a não ser que a área da boca seja tão pequena que a compressão do ar dentro dela chegue a níveis absurdos. O que ocorre em uma Horn é um efeito de transformação de impedância acústica, o que aumenta o rendimento do falante. É isto que ocorre dentro de uma manifold qualquer... não é a ressonância da câmara dianteira que aumenta a eficiência.

Compartilhar este post

Link para o post

Taí uma coisa que eu jamais concordei...

Café sem cafeína é feito de cevada. Cerveja é feita de cevada. Mas os dois não são a mesma coisa.

Uma bandpass de duas câmaras é algo completamente diferente de uma MTL, por exemplo. Não dá pra pegar VBs e parâmetros, jogar no simulador e achar que o que se vê tem algo com a realidade, pois nem por aproximação grosseira, nem com muito boa vontade...

São funcionamentos distintos. Uma Manifold está muito mais para uma Horn do que para uma BP de duas câmaras. O comportamento de banda passante versus eficiência é verdade tanto para uma como para a outra, porém a BP de duas câmaras opera pelo princípio de suspensão acústica na câmara dianteira, o mesmo efeito mola proporcionado pelo conjunto caixa/duto que rege uma dutada...

E numa Horn, este efeito não ocorre, a não ser que a área da boca seja tão pequena que a compressão do ar dentro dela chegue a níveis absurdos. O que ocorre em uma Horn é um efeito de transformação de impedância acústica, o que aumenta o rendimento do falante. É isto que ocorre dentro de uma manifold qualquer... não é a ressonância da câmara dianteira que aumenta a eficiência.

Excelente colocação.

Também concordo que deve ser simulado como uma corneta e não como uma BP.

Agora em ambos os casos: Qual o comprimento do duto/corneta que deve se utilizar

na simulação?

Seria do centro do falante até a "boca", a profundidade da camara ou zero(?!)?

Compartilhar este post

Link para o post

Baseado na caixa do Sandro embora com menos litragem, comecei testar a minha pro meus falantes de 21" por hora vou testar com som de casa mesmo enquanto não chega meu amplificador em seguida dou parecer vamos ver no q dá.

imagem006hn.jpg

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Baseado na caixa do Sandro embora com menos litragem, comecei testar a minha pro meus falantes de 21" por hora vou testar com som de casa mesmo enquanto não chega meu amplificador em seguida dou parecer vamos ver no q dá.

cabe ali dentro? :blink:

tópico muito bom, to acompanhando desde o inicio

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade ficam invertidos com imâ pra fora esta semana coloco na prática pena não ter mais litragem pois a madeira ja estava cortada para outra caixa q iria fazer.

Foto fico meio escura mas da pra ter uma noção

imagem010rb.th.jpg

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente colocação.

Também concordo que deve ser simulado como uma corneta e não como uma BP.

Agora em ambos os casos: Qual o comprimento do duto/corneta que deve se utilizar

na simulação?

Seria do centro do falante até a "boca", a profundidade da camara ou zero(?!)?

A simulação seria uma mistura de duas simulações: A primeira, da câmara dutada. A segunda, da corneta em si. E a resposta final seria algo mais ou menos como uma soma das duas. É possível inserir a curva da simulação da corneta no próprio bassbox ou winisd como curva do ambiente... quebra o galho... hehehehehehe.

MAS a simulação de uma horn em uma manifold é traiçoeira... a fonte emissora (falante) não é pontual na garganta... ela vai da garganta até a boca, o que muda bastante toda a dinâmica de funcionamento.

Ou seja... qualquer resultado factível de uma manifold só pode ser obtido na prática... simulação será quase que totalmente falha. Só vai servir para dimensionar 3 coisas:

- Área da boca / resposta inferior

- Volume e sintonia das câmaras dutadas

- Definição de subsônico, potência admissível e atraso de grupo.

Fora isto, antecipar o funcionamento de um box destes a partir de simulação com software genérico beira o absurdo.

Provavelmente é possível chegar a alguma coisa com softwares de cálculo pesado, MAS partindo de dados estimados e com margem de erro enorme.

Compartilhar este post

Link para o post

Paredão, pra montar quando for usar.

só queria ver se tem a possibilidade de caber tudo debaixo da loninha, pra quando for transportar, não estragar a estética da strada. + se não tiver jeito, não tem problemas, em 1º lugar o som! rs

vc acha que as caixas vão ficar muito ignorantes kleber?

Sim, vão ficar grandinhas... Por isto é bom priorizar o espaço pro grave e tirar médio grave de caixa pequena, ou seja, 125Hz pra cima, 150Hz... quem sabe 200Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade essa tua tá mais pra VSA do que pro meu projeto, hehehe...

Na minha, os falantes ficam em uma câmara comum, já essa são duas câmaras trazeiras e dois dutos que se fundem em um ali no meio. O resultado dela até não vai ser ruim, mas te garanto que com pouco volume e câmaras separadas, não terá tanto subgrave.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, vão ficar grandinhas... Por isto é bom priorizar o espaço pro grave e tirar médio grave de caixa pequena, ou seja, 125Hz pra cima, 150Hz... quem sabe 200Hz.

hehe... tava pensando nos 80hz pra dar uma "ajudada" nos graves, mas se não tem jeito, não tem né... 120hz vai render bem p/ o pancadao!

valeu kleber!

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade essa tua tá mais pra VSA do que pro meu projeto, hehehe...

Na minha, os falantes ficam em uma câmara comum, já essa são duas câmaras trazeiras e dois dutos que se fundem em um ali no meio. O resultado dela até não vai ser ruim, mas te garanto que com pouco volume e câmaras separadas, não terá tanto subgrave.

Sandro blza, nada de VSA se ficasse com som de poc poc quebrava toda ela na hora hehehe o q num primeiro teste usando som de casa Sony 450 w RMs em full, posso relatar o seguinte, confesso q tava com medo pois a caixa por fora não é pequena mas na camera onde fica o falante a litragem ta reduzida sim e sei disso mas valos lá:

1- como ta tocando no som residencial em full não consegui escutar em volume alto , tamanho q ta vibrando o teto e as portas da q de casa. Não esperava tanto, não cheguei a nem metade do volume até porq tava em full e poderia vir a danificar os falantes mas tocou desde baixa frequencia até voz, com um som bem limpo e gostoso de ouvir é até engraçado como aqueles baita imã na frente e ainda ta tocando até uns 1k.

2- Bem contrário da mesma caixa q fiz q ficavam com maior litragem pros falantes e paralelos = a do Guto em que o som de BARRIL era algo muito tosco e com o mesmo som residencial soava péssimo demosntrando q não existe muita coisa acima de 120hz para ela.

3- Bom agora não sei o q q deu certo pois ta descendo bastante e ta bem plana, (a)se foi a dica do Sandro com os dutos na parte de tras do "V" que sei onde começa mas não tenho idéia onde termina o duto,

(b) se é o efeito manifold

© se é a grande camera onde está os imãs e os imãs estão pra fora, da caixa =a Yamaha já citada e tambm do q defende o Caradosom

(d) Da grande qualidade do falante 21" da 18 sound com seu imã duplo e vocação para pouca litragem coms seu qts 0,235

(e) ou que tudo isso junto tenha se somado para a boa performance da caixa q se formou.

4- não esquecendo q esta toda forrada por dentro as paredes da caixa.

5- Fico imaginado agora q a do Sandro com esta litragem maior tocará muito bem mesmo.

Meu amplificador so chega semana q vem ai com os ajustes corretos vai da pra ter uma noção mais certa mas por hora to super satisfeito.

Abraços

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro blza, nada de VSA se ficasse com som de poc poc quebrava toda ela na hora hehehe

O resultado da sua caixa eu sei exatamente qual é, hehehe, não tem nada de poc poc, mas desce bem menos que essa grande que fiz, que no caso é pra falantes de 18". Essa ao ar livre, parece grave de cinema mesmo, desce muito e não embola.

Eu fiz caixas com o modelo dessa sua à tempos atraz e gostei da resposta, inclusive eram clones da VSA, hehehe...

Veja o projeto da Snake a la VSA, kkkkkkkkkk :

vsaq.jpg

No seu caso, ela desceu bem por ser falante de 21", esses não tocam seco nem se forem ligados dentro de sua própria caixa de papelão, hehehe...

Essa da Snake é pra falantes de 15" como as VSA "originais"

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post

Link para o post

Eia galera, tô acompanhando o tópico e estou com um projeto parecido...

O projeto é para um Golf 2009,como todos conhece a mala é excelente.

Quero montar uma caixa "manifold" para os graves, já montei muitas

caixas "Elclides" (aquelas com dutos triangulares)... agora quero

textar uma "manifold", tenho a minha disposição o seguinte set:

2 eros Targuet 3.0k 15"

2 eros E-612 MG

2 Driver HDC 2000

2 Tweeter Hinor xxxx

Tirei as medidas máximas que quero fazer a caixa sem muito aperto na mala,

Ficou assim: 50cm Altura, 50cm profundidade e 94 de largura.

Mas estou com dúvidas na utilização dos dutos e no angulo do "v",

pretendo usar trÊs dutos normais(cilíndricos) em cada câmara.

Alguem poderia me ajudar a calcular quais dutos me dariam uma melhor sintonia,

os de 3" ou os de 4"???

Agradeço a ajuda de todos.

Editado por arleysom

Compartilhar este post

Link para o post

Eia galera, tô acompanhando o tópico e estou com um projeto parecido...

O projeto é para um Golf 2009,como todos conhece a mala é excelente.

Quero montar uma caixa "manifold" para os graves, já montei muitas

caixas "Elclides" (aquelas com dutos triangulares)... agora quero

textar uma "manifold", tenho a minha disposição o seguinte set:

2 eros Targuet 3.0k 15"

2 eros E-612 MG

2 Driver HDC 2000

2 Tweeter Hinor xxxx

Tirei as medidas máximas que quero fazer a caixa sem muito aperto na mala,

Ficou assim: 50cm Altura, 50cm profundidade e 94 de largura.

Mas estou com dúvidas na utilização dos dutos e no angulo do "v",

pretendo usar trÊs dutos normais(cilíndricos) em cada câmara.

Alguem poderia me ajudar a calcular quais dutos me dariam uma melhor sintonia,

os de 3" ou os de 4"???

Agradeço a ajuda de todos.

Fala com o Wendel ele falou uma vez que tava fazendo Mani pros Target de 15" mas não lembro que fim virou..

rsrs

so para ficarem sabendo estou fazendo uma cx manifold aki para 2 target de 15, breve postarei fotos.

esta sera diferente a configuração em relação as demais, até o madeiramento, que será usado comp naval de 20mm para sua construção. [""]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...