Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

Pois bem pessoal,

Começei a ver aqui no forum e lá no STE/ORKUT a febre para as caixas manifold (by diogenes). Fiquei curioso, pois sei que nesse ramo de som... nada se cria! tudo se copia e adapta-se... kkkk

Hj o projeto do diogenes é este aqui, usados por quase todos:

ogaaac8mizatezfdxkt0giq.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Pelo que andei pesquisando na audiolist, o projeto original mesmo dessa caixa eh chamada de SB1000 pela EAW. segue foto:

sb1000eaw.jpg

projeto esse mais profundo... e com as cameras separadas... essa caixa tem mais de 1m de profundidade... A snake andou colocando as maos nesse projeto e tambem o executou... sendo que no projeto os autos ficam pra dentro... e com angulacao de 40 graus.

sb1000.png

Acho que as mudancas do projeto original pra o que estao usando hj seria o seguinte:

- Aumento da largura da caixa para se ganhar litragem!

- Instalacao dos subwoofers invertidos para se ganhar litragem!

- Aumento dos dutos para se baixar a sintonia, visto que houve uma diminucao do volume!!!

Gostaria de debater sobre e elas... e saber dos meus acertos e erros...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante vo fica de olho aqui, porque a vontade de fazer uma manifold é bem grande.

eu nunca vi uma tocando pra poder acrescentar com alguma coisa, então to no aguardo do pessoal que tem o conhecimento :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa aqui eh a T18 da Eletro Voice.

t18i.jpg

Pelo que andei lendo na audio list, uma "manifold" é a junção de 2 delas...

Como eu iria construir uma:

Eu pegaria a largura máxima possível de contrução, Uma altura que sobrasse uns 4cm em baixo e em cima do sub, profundidade maxima, pela mala do carro, Tentaria uma inclinacao de uns 40 graus entre auto-falantes, tentando obter litragem maxima, usando os subs invertidos... faria uns 4 tamanhos de dutos pra tentar achar a melhor sintonia pra ela...

Acho que essa seria uma boa receita...

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca!!! o tópico que eu estava esperando faz tempo!

Valeu Marcelo.

Posso adicionar uma dúvida?

Alguém a nos informar um comparativo sobre a mesma e uma dutada comum (quais são os verdadeiros ganhos e perdas).

vou invadir o tópico do amigo e fazer um pedido:

vamos tentar fazer um tópico que esclareça bem e se possível definitivamente todas as dúvidas sobre essa caixa.

Peço aos mais sábios que, se possível, participem respondendo o mesmo, com explicações claras e postando figuras, assim facilitando o nosso entendimento (como o primeiro post do marcelo), e aos user a seriedade com seus posts, semelhante aquele tópico do bloom sobre o marketing.

Acho que tópicos assim, só somam positivamente a grande ajuda que este fórum nos proporciona.

Valeu. :legal:

Editado por thiago_tino

Compartilhar este post

Link para o post

bom, eu tenho as manifold em V tbm!

Confesso que fiquei MUITO curioso pra ver ao vivo, a do Guto de Almeida, com os falantes em paralelo.. porém, ele nao quis disponibilizar o projeto.

Uma coisa eu digo, nao recomendo o projeto das manifold do Diogenes pra ninguém... nem as dutas. Calma, auheuahe, o Diógenes faz um grande trabalho.. sou fã dos serviços dele. Porém, eles ouvem Forró no nordeste. Quase todo projeto é visando isso, caixas com sintonia mais alta e tal.

Vejo as vezes gente aqui procurando gravao em carro pequeno, como o palio e o gol, e pessoal indica as manifold e postam topicos do Diogenes. Deve ser uma frustraçao meio grande.

Agora, pra quem curte eletronica, pancadao, house, forró... ae pode ir tranquilo.

Sobre a minha:

Eu gostava mais da minha dutada do qeu da minha manifold ouvindo hiphop. Mas deve ser questao de sintonia. JÁ pra house, eletronicas, sertanejo, funk... a manifold se sai MUITO bem.

Meus alto falantes são os Protech SUB600 18"...

O que eu achei estranho na manifold, é que mesmo ouvindo dance.. eu nao sentia a batida no peito, aquele impacto. Mas a 30~40.. 50 passos da caminhonete, na fazenda.. eu sentia as batidas no chao. Foi algo estranho .. que eu comentei aqui quando testei.

Agora nao sei se o problema sao os Protech ou a caixa. Pq ja vi alguns relatos sobre acharem o Protech fraco..a 5 metros do carro ja nao sentir mais a batida.. enfim.

Edit: o video do meu som quando tava montado

Editado por Miranda

Compartilhar este post

Link para o post

Posso adicionar uma dúvida?

Alguém a nos informar um comparativo sobre a mesma e uma dutada comum (quais são os verdadeiros ganhos e perdas).

Andei lendo isso na audio list, falam muito em cancelamento de fase e tals... Tambem falam em redimento superior ao uso de 4 unidades por lado... Pelo que eu li, ninguem aconselha o uso de apenas 1 caixa com 2 sub's.

Acho que eh isso !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando.. Quero ver o que é melhor para 2 Over 15-800 8ohms. Dutada ou manifold. :)

Editado por Fabaoms

Compartilhar este post

Link para o post

Outra manifold bastante usada pelo mundo afora sao as MTL-2, segue imagem:

mtl2.png

Essa caixa foi feita anos atras pelo Lucas Mazer, tentando fujir um pouco das tradicionais dutadas...

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando.. Quero ver o que é melhor para 2 Over 15-800 8ohms. Dutada ou manifold. :)

Amigo nesse ramo de som não existem projetos absolutos... tudo eh relativo ao uso, musica, ouvidos e tals...

Como nosso amigo falou lá em cima, talvez essas manifold do diogenes trabalhem com sintonia alta pro forro! intao aqui na nossa santa terra, seria uma boa... e ai não ? entende...

Ninguem está certo nem errado... apenas temos nossos pontos de vista !!!!

So digo uma as SB850 da EAW sao usadas em massa até os dias de hj...

sb850z.gif

Editado por MarceloAbath

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo nesse ramo de som não existem projetos absolutos... tudo eh relativo ao uso, musica, ouvidos e tals...

Como nosso amigo falou lá em cima, talvez essas manifold do diogenes trabalhem com sintonia alta pro forro! intao aqui na nossa santa terra, seria uma boa... e ai não ? entende...

Ninguem está certo nem errado... apenas temos nossos pontos de vista !!!!

So digo uma as SB850 da EAW sao usadas em massa até os dias de hj...

Meu gosto é: Hip-hop, Dance, sertanejo, pagode e por ai vai.. Muuito grave/subgrave! :P Nada de toc-toc!

Compartilhar este post

Link para o post

Manifold = :rolleyes: Show de cancelamentos e picos indesejáveis, hehehe...

Sandro, explica melhor sobre estes aspectos da Manifold. Seria uma grande contribuição estas informações vindas de um dos caras que sempre buscou o melhor rendimento em caixas para sistemas trio.

Valeu,

Romualdo Rios

Compartilhar este post

Link para o post

Meu gosto é: Hip-hop, Dance, sertanejo, pagode e por ai vai.. Muuito grave/subgrave! :P Nada de toc-toc!

intao sua caixa eh a dutada mesmo ! sem duvida!

Compartilhar este post

Link para o post

Vi uma SB500 esses dias, mas ainda não ouvi. Fiquei muito curioso, espero ouvir nos próximos dias. Tinha uma outra caixa em cima dela, em um "pé" creio que devem ser as outras vias. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

JÁ POSTEI MINHAS DUVIDAS SOBRE ESSAS "MANIFOLD" E PEDI PARA QUE ALGUM "ENTENDIDO" NELAS ME DESSE MAIS DETALHES SOBRE TAL CAIXA,MAS VAMOS LÁ, DO QUE ELA COMPOSTA? RESP. UMA CAMARA COM A LITRAGEM PEQUENA, E UM DUTO, EXATAMENTE COMO A DUTADA , A DIFERENÇA UNICA É FORMATO DA CAIXA.QUAL CAIXA TOCARIA MAIS SE POR EXEMPLO EU FIZER UMA DUTADA COM DOIS EROS DE 15", DUTOS REDONDOS E CAIXA RETANGULAR NORMAL PROJETADA PARA TOCAR EM AMBIENTE ABERTO, E OUTRA COM A MESMA LITRAGEM, MESMOS DUTOS E MESMOS FALANTES, SE MANIFOLD TOCAR MAIS ME EXPLIQUEM PORQUE ISSO OCORRE, MAS UMA EXPLIÇÃO DECENTE!É ISSO AI ESPERO ACHAR A RESPOSTA E NÃO TER OFENDIDO QUEM ADORA AS MANIFOLD! ABRAÇO A TODOS E SE PRECISAREM DE UMA CAIXA DUTADA, SELADA OU BAND-PASS QUE TOQUE SEM ACABAR O AUTO-FALANTE (WOOFER OU SUB-WOOFER) PODEM CONTAR COMIGO!

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5052514173552180048&rl=t

Compartilhar este post

Link para o post

Essa aqui eh a T18 da Eletro Voice.

t18i.jpg

Pelo que andei lendo na audio list, uma "manifold" é a junção de 2 delas...

Não.. a T18, o "duto" é pelo fundo do falante.. ou seja.. ela é uma "quase horn". Na verdade, pode ser ocnsiderada uma Back Loaded Horn com o falante invertido!

A manifold é uma dutada onde os falantes se somam numa camara central! Seria quase que uma BP6a ordem.. com o duto central ENORME.

Uma coisa eu digo, nao recomendo o projeto das manifold do Diogenes pra ninguém... nem as dutas. Calma, auheuahe, o Diógenes faz um grande trabalho.. sou fã dos serviços dele. Porém, eles ouvem Forró no nordeste. Quase todo projeto é visando isso, caixas com sintonia mais alta e tal.

Vejo as vezes gente aqui procurando gravao em carro pequeno, como o palio e o gol, e pessoal indica as manifold e postam topicos do Diogenes. Deve ser uma frustraçao meio grande.

Agora, pra quem curte eletronica, pancadao, house, forró... ae pode ir tranquilo.

Na verdade os projetos q ele faz são por encomenda pro gosto do cliente. Já troquei com ele, e tem como fazer uma mani com frequencia beeem mais baixa! Mas a galera do RN especificamente ADORA um forró, então pq não focar 60~80hz? ;)

O que eu achei estranho na manifold, é que mesmo ouvindo dance.. eu nao sentia a batida no peito, aquele impacto. Mas a 30~40.. 50 passos da caminhonete, na fazenda.. eu sentia as batidas no chao. Foi algo estranho .. que eu comentei aqui quando testei.

Agora nao sei se o problema sao os Protech ou a caixa. Pq ja vi alguns relatos sobre acharem o Protech fraco..a 5 metros do carro ja nao sentir mais a batida.. enfim.

Podem ser os protech mesmo! Como o Rafael falou, o protech não veio pra ser "o melhor" do mercado... apenas uma boa opção a baixo custo.. e pelo que custa, tá valendo bem! :legal:

Outra manifold bastante usada pelo mundo afora sao as MTL-2, segue imagem:

mtl2.png

Essa caixa foi feita anos atras pelo Lucas Mazer, tentando fujir um pouco das tradicionais dutadas...

Pense num pico cabuloso de 80 a 120hz... sendo que acima de 50hz já toca algo, mas abaixo disso ela MORRE se não tiver em grande quantidade! Ou seja... abaixo dos 50hz perde pra dutada!

Compartilhar este post

Link para o post

Manifold = :rolleyes: Show de cancelamentos e picos indesejáveis, hehehe...

Fato! O lance é vc saber ONDE colocar o pico.. coisa que o Diógenes "acertou a mão" ;)

Vi uma SB500 esses dias, mas ainda não ouvi. Fiquei muito curioso, espero ouvir nos próximos dias. Tinha uma outra caixa em cima dela, em um "pé" creio que devem ser as outras vias. :rolleyes:

SB850 = dutada!

SB1000 = manifold!

SB500 = não me recordo :S certeza q eh SB500??

JÁ POSTEI MINHAS DUVIDAS SOBRE ESSAS "MANIFOLD" E PEDI PARA QUE ALGUM "ENTENDIDO" NELAS ME DESSE MAIS DETALHES SOBRE TAL CAIXA,MAS VAMOS LÁ, DO QUE ELA COMPOSTA? RESP. UMA CAMARA COM A LITRAGEM PEQUENA, E UM DUTO, EXATAMENTE COMO A DUTADA , A DIFERENÇA UNICA É FORMATO DA CAIXA.QUAL CAIXA TOCARIA MAIS SE POR EXEMPLO EU FIZER UMA DUTADA COM DOIS EROS DE 15", DUTOS REDONDOS E CAIXA RETANGULAR NORMAL PROJETADA PARA TOCAR EM AMBIENTE ABERTO, E OUTRA COM A MESMA LITRAGEM, MESMOS DUTOS E MESMOS FALANTES, SE MANIFOLD TOCAR MAIS ME EXPLIQUEM PORQUE ISSO OCORRE, MAS UMA EXPLIÇÃO DECENTE!É ISSO AI ESPERO ACHAR A RESPOSTA E NÃO TER OFENDIDO QUEM ADORA AS MANIFOLD! ABRAÇO A TODOS E SE PRECISAREM DE UMA CAIXA DUTADA, SELADA OU BAND-PASS QUE TOQUE SEM ACABAR O AUTO-FALANTE (WOOFER OU SUB-WOOFER) PODEM CONTAR COMIGO!

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5052514173552180048&rl=t

Tira o caps lock cara :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade os projetos q ele faz são por encomenda pro gosto do cliente. Já troquei com ele, e tem como fazer uma mani com frequencia beeem mais baixa! Mas a galera do RN especificamente ADORA um forró, então pq não focar 60~80hz? ;)

em momento algum eu falei que ele só sabe fazer esse tipo de caixa... quis dizer exatamente isso: que pra o estilo de som deles, aquela caixa é otima. Porém, nao da pra pegar o projeto e usar pra quem gosta de gravão mais baixo. Assim como muita gente indica caixas dele.

Da pra fazer uma mani pra tocar mais baixo? sim, o próprio guto fez.. agora, colocar ela na mala de um Palio como ele colocou uma pra tocar forró, eu duvido que dê! Ele usa coisa de 55L~60L pra cada subao de 18" pelo que li uma vez, nao sei se a informação procede.

Compartilhar este post

Link para o post

Falantes trabalhando dentro de compartimentos muito pequenos, com sintonia altíssima gera picos absurdos por volta de 200hz ou mais.

A chamada "câmara de acoplamento" na frente dos falantes não tem volume suficiente pra gerar graves baixos. Com esse tipo de caixa, sem o acoplamento de VÁRIAS UNIDADES e com um processamento dedicado, corrigindo as falhas na resposta, o máximo que se consegue com apenas uma dessas é um SOM DE BARRIL ao invés de graves limpos. [o_]

Deu pra entender alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post

Se não me engano, o projeto que o pessoal anda adptando é a CW218, e não a SB1000...

CW_21802-03.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Falantes trabalhando dentro de compartimentos muito pequenos, com sintonia altíssima gera picos absurdos por volta de 200hz ou mais.

A chamada "câmara de acoplamento" na frente dos falantes não tem volume suficiente pra gerar graves baixos. Com esse tipo de caixa, sem o acoplamento de VÁRIAS UNIDADES e com um processamento dedicado, corrigindo as falhas na resposta, o máximo que se consegue com apenas uma dessas é um SOM DE BARRIL ao invés de graves limpos. [o_]

Deu pra entender alguma coisa?

Eu acho que dentro de porta-malas de carros de passeio, a caixa mais indicada eh a boa e velha dutada mesmo! agora, em pickups ou em carrocas podemos variar, pois temos espaco!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

BLOOM,

vc citou: Na verdade os projetos q ele faz são por encomenda pro gosto do cliente. Já troquei com ele, e tem como fazer uma mani com frequencia beeem mais baixa! Mas a galera do RN especificamente ADORA um forró, então pq não focar 60~80hz?

Creio eu, na minha experiencia... que a unica variável que temos para mudar a sintonia seja o duto. pois eu acho que na construcão de uma caixa dessa dentro de um porta malas veicular, as medidas são as máximas possiveis para se obter a maior litragem para as camaras...

intão o segredo da coisa seria apenas o duto ? Estou errado ?

Creio eu que na construção dessas caixas em carroçinhas... o projeto seja mais elaborado... mas em veiculo, as dimençoes sao bastante reduzidas!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...