Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
fla_vio

excursion com defeito?ou exagero de potencia?

Recommended Posts

olá

estavamos nós, testando um excursion de 15" com uma HT 600, ligado as bobinas em paralelo, mandando 2ohm para o modulo,e sendo que em menos de 30min. o sub arregou e fedeu queimado...

Como é possivel isso? o que fizemos de errado?

estou agora pensando, mesmo estando casando a potencia com sub ele não guentar,será que o sub está com defeito? ou realmente exageramos... (detalhe não passamos do volume 35 e com um philips em flat na regulagem do bass)

gostaria de saber se já aconteceu algo parecido com vocês? e que ajudassem a exclarecer a questão...

abrços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá

estavamos nós, testando um excursion de 15" com uma HT 600, ligado as bobinas em paralelo, mandando 2ohm para o modulo,e sendo que em menos de 30min. o sub arregou e fedeu queimado...

Como é possivel isso? o que fizemos de errado?

estou agora pensando, mesmo estando casando a potencia com sub ele não guentar,será que o sub está com defeito? ou realmente exageramos... (detalhe não passamos do volume 35 e com um philips em flat na regulagem do bass)

gostaria de saber se já aconteceu algo parecido com vocês? e que ajudassem a exclarecer a questão...

abrços.

e a caixa onde o protec estava montado como era ? um sub novo é bom não força-lo nas 1° semanas, tem q amaciar o bixo hehehehe,.

Compartilhar este post

Link para o post

caixa errada + distorção + sub duro é um abraço em

Vixi, caixa de 64l, e faz um mes e pouco que estamos usando ele...

sepre no mesmo volume e hoje não aguentou...

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi, caixa de 64l, e faz um mes e pouco que estamos usando ele...

sepre no mesmo volume e hoje não aguentou...

já tava amaciado entao e caixa ta ate um pouquinho acima do minimo recomendado...pode ser o falante msm que arregou... tem garantia ainda? se tiver manda

Editado por Gustavo Anfilo

Compartilhar este post

Link para o post

já tava amaciado entao e caixa ta ate um pouquinho acima do minimo recomendado...pode ser o falante msm que arregou... tem garantia ainda? se tiver manda

quando colocamos no inicio ele tinha um cheiro estranho...

mas a questão de ter um módulo"casando" com sub é relevante? tipo corro o mesmo risco de queimar o sub?

é estranho porque se for assim esse protech naum guentaria nem o dobro da potencia (considerando o clip)...

Compartilhar este post

Link para o post

Pra feder assim, deve ter aplicado distorção. O HT600 não tem led indicador de clipping não né?

Compartilhar este post

Link para o post

quando colocamos no inicio ele tinha um cheiro estranho...

mas a questão de ter um módulo"casando" com sub é relevante? tipo corro o mesmo risco de queimar o sub?

é estranho porque se for assim esse protech naum guentaria nem o dobro da potencia (considerando o clip)...

irmão nem perde tempo, ve c conssegue garantia... o ht 600 dá 600wrms em 2 ohm o sub com bobinas D4 em paralelo 2 ohm tb perfeito, tudo certo, então garantia nele, a litragem da caixa tá boa...

Compartilhar este post

Link para o post

Pra feder assim, deve ter aplicado distorção. O HT600 não tem led indicador de clipping não né?

isso o HT não tem led de clip, mas achei um bom módulo,

mas quando começou a cheirar foi depois que ligamos uns 5min depois e ficou assim até hpje, uns 2 meses quase 3 sem apresentar nenhum defeito...

Compartilhar este post

Link para o post

só proteção...

Compartilhar este post

Link para o post

irmão nem perde tempo, ve c conssegue garantia... o ht 600 dá 600wrms em 2 ohm o sub com bobinas D4 em paralelo 2 ohm tb perfeito, tudo certo, então garantia nele, a litragem da caixa tá boa...

bom vou mandar sim, e vou arrumar esse e vender mais meus outros 2 e dar um jeito de comprar 2 DD1515...

ja vi vários protech irem pro espaço, com centragem desfazendo e cordoalha colando na outra no pé do cone.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara se cheirou bobina assim, de uma hora pra outra, é porque a bobina aqueceu demais ( Pra aquecer assim, do nada, só com distorção mesmo, ou excesso de potência ( não é o caso ) ). Como esta o ganho, os "loud`s", bass da vida?, no amplificador e no player, respectivamente.

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

ja tive 2 excursion de 15" com 1 Stetsom 2k5D empurrando eles e tocavam forte...e por um bom tempo...e nunca tive problema...

acho q no seu caso foi distorção mesmo...q aqueceu a bobina e mandou o sub pro espaço;;;

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos se vcs entendem um pouco de som devem saber que o mais indicado é colocar pelo menos o dobro da potencia do falante em módulos. Ex: se o fabricante do sub diz que ele aguenta 600W o mais recomendado seria 1200W.

Isso pq os módulos não mandam realmente a potencia declarada devido a varios fatores, principalmente elétricos.

Vou tentar resumir com uma explicação simples.

Para um módulo de 600W mandar os 600W limpos (sem distorção) é óbvio, ele precisa trabalhar com um tensão e corrente constante, os componentes devem ser perfeitos, que não tenham resistência interna e o módulo deve receber o som perfeito tbm. Caso isso não ocorra o módulo terá uma potência com som limpo de no máximo 500W, passando dai o som está sujo, distorcido, que é o pior inimido dos falantes.

Normalmente o principal motivo das distorções é o som sujo que já vem do player.

Por esses motivos que os fabricantes pedem para que se regule o ganho com o som do player em 70%.

Pesquisem bem sobre esse assunto que iram achar muita coisa qui no forum, veram que o que escrevi é quaze que insignificante peranto outros fatores como readrom, entre outros.

Editado por gu_mazza

Compartilhar este post

Link para o post

eu tinha 2 excursion com um sd 1800 e toda vez dava problema, uma vez queimo pedi o reparo dai( o frete fica mais caro que o reparo e fikei 1 mes esperando ate a protech me mandar) blz ai dps solto a cordoalha 15 reais, agora queimo de novo o sub sendo que nem mando distorçao ai liguei na protech faz 2 semanas e eles disseram que iriam me mandar um email falando o preço e os fretes, ate agora nada entao larguei mao dessa marca fui pro PY comprei 2 308 por 220 reais e to felizao vo bota 4 308.Excursion é forte mais pra mim deu muito problema..

Editado por pollaku

Compartilhar este post

Link para o post

Se estava testando o subwoofer com Senóides puras ou cd de Bass Test, aí é complicado mesmo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

eu tinha 2 excursion com um sd 1800 e toda vez dava problema, uma vez queimo pedi o reparo dai( o frete fica mais caro que o reparo e fikei 1 mes esperando ate a protech me mandar) blz ai dps solto a cordoalha 15 reais, agora queimo de novo o sub sendo que nem mando distorçao ai liguei na protech faz 2 semanas e eles disseram que iriam me mandar um email falando o preço e os fretes, ate agora nada entao larguei mao dessa marca fui pro PY comprei 2 308 por 220 reais e to felizao vo bota 4 308.Excursion é forte mais pra mim deu muito problema..

então esses sub tá zica mesmo, eu na epoca q tinha 2 woofer 15" selenium4, chegava o porrete neles só falto sair agua deles kkkk e jogava só 500rms em cada, as veses clipando tb, kkkk na epoca nem sabia q tinha q amaciar os bixinhos, nunca nem chegaram a feder nem muito menos soltar cordoalha por ecesso e escurção hehehehe não tem lógica isso .... fo** é depender de garantia de um negocio desses,... até q consegue ( se conseguir)... por isso eu panhei 2 DD, acho q vão ser até melhor na resistencia mecanica... q os selenium q eu tinha em um som montado dentro de casa... (quem pensa q era fraco, ainda tem umas trincas na parede do meu quarto...) saldade daqueles falantin... mas foram muito bem vendidos, e o atual dono tá satisfeitissimo... ( estão numa kombi shaushushausha pancada pura... )

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

como estava o subsonico? e o loud? e o bass? esse tipo de regulagem pode matar o sub!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho Excursion de 15", toca bem com pouca potencia.

Pelo preço que paguei, esta valendo muito a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu digo sem dó nem piedade que foi distorção.

Com 600W em cima dele, eu garanto que não queima.

Tenho vários sistemas montados aqui recebendo mais de 1000W por sub.

Só citando dois exemplos:

- 1xExcursion 15" 4+4 em um T1200 2 Ohms

- 2xExcursion 15" 4+4 em um T2500 2 Ohms (Impedancia fechada em 4Ohms, deve tá recebendo coisa de 1000 Watts cada sub)

O primeiro foi montado no fim do ano passado, e o segundo já tá completando um ano.

Nenhum dos dois foi feito reparo ainda.

Não esqueça, com metade da potencia você consegue queimar um sub, é só aplicar distorção.

Compartilhar este post

Link para o post

no meu o ganho todo zerado, pelo player 0 bass e 0 loud tambem. dessa ultima vez ouvindo akon i wanna love you que queimou de novo

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu ja queimei alguns excursion e o ultimo sim foi por distorcao, mas os outros 2 nao, acredito que tenha algo de errado ai sei que tem muita gente que usa eles coma mais potencia e tal e nao queimam mas e possivel que alguns subs venham com algum defeito de fabrica pois pra mim e dificil encontrar outra explicacao.

Editado por piterspl

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu ja queimei alguns excursion e o ultimo sim foi por distorcao, mas os outros 2 nao, acredito que tenha algo de errado ai sei que tem muita gente que usa eles coma mais potencia e tal e nao queimam mas e possivel que alguns subs venham com algum defeito de fabrica pois pra mim e dificil encontrar outra explicacao.

também pensei a mesma coisa, mas já levei o sub para a fabrica e vou tentar a garantia dele.

até desisti de montar 4 excursion de 15" no fusca e vou por 2 DD 1515.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...