Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

ewil

Emendar fio de Força ou Som

Recommended Posts

Postado em

Da nada emenda bem feito claro ,

aqui o pessoal mete só fita CREPE ahahah nem isolante é ahahahhaha.

Po, tem loja aqui que enrola curvin e passa fita isolante. [o_]

Lamentavel isso...

Postado em

eh depende da situação tbm neh

aki no predio uns 2 meses atras um encanador tava procurando um cano q tava com vazamento e acertou o fio de alta tensao hehehe

ele quase morre, a gente ficou sem energia desde a tarde ate o outro dia, chamamos um eletricista e ele flw de 2 opções

quebrar o piso do corredor todo ate o poste pra trocar a fiação toda, ou comprar uma caixa que esqueci o nome que ia ser colocada na parede perto do estrago eh como um distribuidor e pronto, logico q a segunda opção, foi rapido e voltamos a durmir no outro dia com ar condicionado e ventilador hehe

como falei depende, mas se souber mesmo fazer uma emenda boa pode ir

agora fiação de som da pra comprar residencial, 16mm nao sai por mais de R$6 o metro, 5 metros R$30

[]-[]

Postado em

eh depende da situação tbm neh

aki no predio uns 2 meses atras um encanador tava procurando um cano q tava com vazamento e acertou o fio de alta tensao hehehe

ele quase morre, a gente ficou sem energia desde a tarde ate o outro dia, chamamos um eletricista e ele flw de 2 opções

quebrar o piso do corredor todo ate o poste pra trocar a fiação toda, ou comprar uma caixa que esqueci o nome que ia ser colocada na parede perto do estrago eh como um distribuidor e pronto, logico q a segunda opção, foi rapido e voltamos a durmir no outro dia com ar condicionado e ventilador hehe

como falei depende, mas se souber mesmo fazer uma emenda boa pode ir

agora fiação de som da pra comprar residencial, 16mm nao sai por mais de R$6 o metro, 5 metros R$30

[]-[]

rigido ou flexivel esse cabo de 6 o metro?

Postado em

Pra mim é o $$ mesmo!

o cabo qeu uso entre a bat. do cofre e as auxiliares tem emenda. Tinha no outro carro, agora ja teve e no exato momento nem sei mais! haha

os que vão pro amp nao tem nem 1m :legal:

Postado em

Emendas são resultados de falta de projeto ou planejamento, o correto é elas não existirem.

Concordo com vc plenamente!! Se vc tiver fazendo uma instalação do zero... Agora caso a instalação já exista... e não é o caso de um sistema hi-tech com equipamentos caros e de alta definição... eu acho que a gente tem o ponto do $$$ pesando um pouco, onde qualquer centavo economizado é válido, e a desvantagem disso? ... Até agora não encontrei um coeficiente que mostre a ineficiencia de uma emenda bem feita!!

acho que a imenda pode provocar mal contato e futuro zinabre, agora, um disjuntor instalado na alimentação nada mais é que grosseiramente uma imenda ora bolas....

Cara... emendas feitas só enrrolando os fios eu concordo com vc... agora um fio bem estanhado não tem como criar zinabre!

Da nada emenda bem feito claro ,

aqui o pessoal mete só fita CREPE ahahah nem isolante é ahahahhaha.

AHeAUEhuAE fita isolante é LUXO nesse caso! Po... tbm chutam o balde né?! td bem que estamos falando de 12V, mas uma isolante é mais recomendavel nesse caso né!! :P

Nao concordo...as vezes vc vai montar um som que ja tem e falta um metro de cabo pra chegar no amp...po, vai comprar 5 metros de cabo? uma emenda nao vai "matar" seu som. :legal:

Bom... aí realmente cara... se faltou é falha de projeto!! Claro que quando é tipo algumas pessoas daqui (tipo eu!!) que tem isso como hobbie nem sempre acertamos na medida... se faltar vc tb não vai jogar fora o pedaço... se for pra SQ com certeza o dinheiro que vc gastou com equips não vai fazer diferença comprar outro pedaço com o tamanho certo pra evitar emendas!

Pessoal... resumindo, eu acho que emenda não mata mesmo... Pelo que entendi até agora, se a gente não tem zinabre (pois foi estanhado) não tem mal contato... se a gente isolou bem... não tem risco de dar curto... no máximo o que vai acontecer é aumentar a resistencia do cabo então... agora em quanto? o legal seria a gente pegar talvez uns 5 metros de fio, e fazer uma solda na metade e medir a resistencia ohmica... além disso ligar numa bat 12v e aferir os 2 cabos se acabam dando diferença!

No mais, eu acho que a maior parte dessa questão toda seja mais psicologica em achar que seu sistema vai ter um ponto fraco (no caso a emenda) e culpar ela pelo mal desempenho do que propriamente dito pelo resultado real que a emenda traz! :P

Qdo sobrar um tempo vou ver se faço esse teste ai! Se alguém quiser fazer tbm seria interessante! Myth Sound Busters!

Abs!

Postado em

Nao concordo...as vezes vc vai montar um som que ja tem e falta um metro de cabo pra chegar no amp...po, vai comprar 5 metros de cabo? uma emenda nao vai "matar" seu som. :legal:

Não sei viu amigo, tem gente aqui que deve emendar até cabo 50mm pelo que eu to vendo...

Se o carro é um pau véio e o criente só pediu pra ligar e não quer gastar nem 20 conto... Tem que levar num estalador mesmo, aí emenda é fichinha...

Agora, pra mim, emenda não é sinônimo de distribuidores, porta-fusíveis ou disjuntores, cuja bornes são feitos pra receber o cabo de bitola adequada, tem conector de pressão com parafusos, etc... BEM diferente de uma emenda, onde se tem que além de emendar dois pedaços de cabo cortados, isolar, proteger, etc...

Cada um cada um né, eu fiz emenda com solda nos cabos do kit 2 vias da minha noiva e isolei bem, pra não ter que mexer no conector da porta, etc, mas o cara não trocar um positivo de 10mm por exemplo, ou querer emendar um cabo 50mm... Hummmm Eu não instalo som meu num lugar desses...

Postado em

Não sei viu amigo, tem gente aqui que deve emendar até cabo 50mm pelo que eu to vendo...

Se o carro é um pau véio e o criente só pediu pra ligar e não quer gastar nem 20 conto... Tem que levar num estalador mesmo, aí emenda é fichinha...

Agora, pra mim, emenda não é sinônimo de distribuidores, porta-fusíveis ou disjuntores, cuja bornes são feitos pra receber o cabo de bitola adequada, tem conector de pressão com parafusos, etc... BEM diferente de uma emenda, onde se tem que além de emendar dois pedaços de cabo cortados, isolar, proteger, etc...

Carro novo ou velho a emenda é a mesma.

O que se perde em uma emenda pode-se perder igualmente, ou a te mais, em um disjuntor, porta fusivel etc. Esses equipamentos SAO uma emenda no cabo e a area de contato é pequena, ogo, gera perda como se fosse emenda de cabo + cabo

Postado em

Bom... aí realmente cara... se faltou é falha de projeto!!

Mas o que eu disse é que se vc ja tiver o som e tiver que emendar por causa de 1 metro, emenda-se na boa....agora projeto zero com emenda ja é paodurismo detect... :legal:

Postado em

Isso aí ! O importante é ser feliz com um super porta fusível hurricane banhado a ouro (que vai enferrujar ou derreter em poucos mêses) com um cabo de 21mm "pra som", com uns 16mm de bitola que vai ter que afinar mais uns 10mm pra entrar no conector. Tudo isso instalado num golzim 1.0 "do ano", claro, pq se for pau velho o cara não vai ter poder aquisitivo pra pagar instalação boa e vai ter que ir em estalador. :legal:

Postado em

Isso aí ! O importante é ser feliz com um super porta fusível hurricane banhado a ouro (que vai enferrujar ou derreter em poucos mêses) com um cabo de 21mm "pra som", com uns 16mm de bitola que vai ter que afinar mais uns 10mm pra entrar no conector. Tudo isso instalado num golzim 1.0 "do ano", claro, pq se for pau velho o cara não vai ter poder aquisitivo pra pagar instalação boa e vai ter que ir em estalador. :legal:

Cara numa boa, saindo um pouco do topic tb... o que tem haver o modelo do carro!? poderia ser uma brasilha com um som hi-tech! Falo isso pq meu carro é um gol 1.0, meu som pode não ser dos melhores, e estou aqui justamente pra aprender! Eu sempre evitei fazer emendas, mas estou levantando esse caso justamente pq aposto que mtos aqui tb tem essa duvida e não foi discutido antes! [^]

Que tem gente que como vc disse prefere produtos baratos, prefere ganbiarra, e acha que tá abafando? claro, existe um monte, diria que é o que mais tem!! Assim como outros que querem se aperfeiçoar ou por assuntos em pauta!

Eu acho que por mais ridiculo talvez algumas escolhas, sugestões, ou opiniões alheias sejam, temos que lembrar que um dia também fomos iniciantes errantes!

Numa boa novamente... vamos só tentar não entrar em opiniões pessoais que possam ofender o pessoal e debater realmente a parte técnica do motivo de fazer ou não fazer... e no que pode resultar quando feito!

Abs! :vts

Postado em

o problema é que a maioria não faz deste jeito...

Então... sobre o fazer ou não fazer... quando feito, como disseram, vc cria uma resistencia, o que acaba sendo impossivel de recorrer, diferente sobre o caso do zinabre ou da isolação que depende de um serviço descente... será que essa resistencia é tão significativa a ponto de diminuir tanto a voltagem!?

Pq fora isso não vi motivos para não fazer!

Como disse... talvez seja mais uma questão negativa de conceito do que na verdade de pratica!

Abs! :)

Postado em

Cara numa boa, saindo um pouco do topic tb... o que tem haver o modelo do carro!?

Nada ! Exatamente por isso fiz o último post de modo irônico, mais acho que vc não entendeu.

Postado em

Nada ! Exatamente por isso fiz o último post de modo irônico, mais acho que vc não entendeu.

Ahhhh saquei! hehehe! Sou meio devagar pra algumas coisas [^]!

:legal:

Postado em

Não sei se vcs sabem, mas existem "técnica científicas" para emendar cabos... tive até aula prática disso na matéria de instalações elétricas.

Pode se emendar doisa cabos de modo que tenha condutividade normal (resistencia nula), ao mesmo tempo resistencia mecanica, que é muito importante para evitar que num "puxão" solte a emenda... isso tudo sem estanho, dai vc etanhando de forma descente... já era... fica perfeito, e fica sim MUITO MELHOR QUE O CONTATO COM A MAIORIA DE BORNES, DIVISORES, PORTA FUSIVEIS. A maioria restringe a área de contato a bitola do parafuso de aperto... que vc nem pde apertar muito que espana...

O único porém é que uma emenda dessa fica grande, ainda mais passando a fita AUTO FUSÃO (nada de isolante barrela)....

Postado em

Não sei se vcs sabem, mas existem "técnica científicas" para emendar cabos... tive até aula prática disso na matéria de instalações elétricas.

Pode se emendar doisa cabos de modo que tenha condutividade normal (resistencia nula), ao mesmo tempo resistencia mecanica, que é muito importante para evitar que num "puxão" solte a emenda... isso tudo sem estanho, dai vc etanhando de forma descente... já era... fica perfeito, e fica sim MUITO MELHOR QUE O CONTATO COM A MAIORIA DE BORNES, DIVISORES, PORTA FUSIVEIS. A maioria restringe a área de contato a bitola do parafuso de aperto... que vc nem pde apertar muito que espana...

O único porém é que uma emenda dessa fica grande, ainda mais passando a fita AUTO FUSÃO (nada de isolante barrela)....

Nunca tinha ouvido falar nessa técnica cientifica...

Mas procurei e achei um cara ensinando a forma "correta" de fazer...

Seria algo relacionado pra evitar criar resistencia?

Gostei desse método, eu fazia diferente (errado!) ! :)

Postado em

Técncia científica eu também desconheço, e já tive treinamentos disso.

Sou eletricista industrial e mantenedor por formação, Marcelo, e eu sei o que é uma emenda de um cabo 15KV e uma terminação (vugo Mufla), uma emenda em cabo de alumínio com alma de aço (aéreo, claro), com luva de compressão, termo-contrátil, auto-fusão, shield, etc. E eu sei muito bem a diferença "científica" de uma emenda bem feita de cabo elétrico, principalmente de média e alta tensão, para uma emenda de positivo de estalador.

Não vejo problema algum nos bornes quando se usa materiais bons, nas medidas certas e usando ferramentas certas, já mediu a resistência com e sem um distribuidor bem instalado?

É simples, pergunta se um estalador sabe o que é um MD6 ou Y35, uma terminação polimérica, cabo com alma de aço, cabo 15KV, EPR (Eprotenax), XLPE, etc...

São coisas bem distintas, até fazer uma emenda desse nível dentro de um PM, eu já tirei o cabo e passei outro no lugar, pra mim só há duas desculpas, a de economizar dinheiro e a de economizar mão-de-obra.

Eu sinceramente me surpreendi, num forum desse nível nego defendendo emenda em cabos... Emenda nós fazemos no carro do vizinho quando somos moleques...

Se eu tenho uma loja, eu não faço nem se o dono pedir, pois alguém poderá saber um dia que fui EU que fiz uma emenda numa instalação de som, circuitos que não passam de 4 ou 5 metros...

Postado em

Na minha opiniao é lógico que um sistema sem imendas tudo certinho é melhor, maaas se nao tiver $ para comprar uma fiacao nova uma imdenda bem feita nao vai matar seu som desde que fique bem soldado, depois isolado com varias voltas de fita de alta fusao e por ultimo uma boa camada de fita isolante para proteger contra umidade e avarias como zinabre e outras coisas.

Tem gente com cabo de bitola considerada ideal para o som e é contra imenda e acabam enchendo o carro com aqueles porta fusíveis xing ling, e isso nao seria considerado uma imdenda também?!

Abracos

Postado em

acho q a emenda de cabos de força ou auto falantes nao dqa ruido nao ser for bem feito tudo bem pq tipo troca um fio inteiro por caisa de 1m ou menos nao compensa ainda mais para o dia dia.

Postado em

Então... sobre o fazer ou não fazer... quando feito, como disseram, vc cria uma resistencia, o que acaba sendo impossivel de recorrer, diferente sobre o caso do zinabre ou da isolação que depende de um serviço descente... será que essa resistencia é tão significativa a ponto de diminuir tanto a voltagem!?

Pq fora isso não vi motivos para não fazer!

Como disse... talvez seja mais uma questão negativa de conceito do que na verdade de pratica!

Abs! :)

amigo, se vc ler minha opinião no inicio do topico eu NÃO defendo o "não fazer emendas"... eu defendo o faz-se necessario com uma boa emenda, devidamente estanhada, bem pressionada com fita de autofusão e isolada com isolante, fica melhor que borne de bateria...

apenas citei que "a maioria" ñ faz a emenda de forma correta prejudicando o rendimento do sistema PQ A MAIORIA REALMENTE NÃO FAZ DE FORMA CORRETA, e se a maioria ñ faz da forma correta tem que ser citado.

amanhã ou depois o zé estalador da esquina descobre a inclusão digital, acha este topico e lê que a maioria aprova a emenda de fios ele logo vai comprar um estoque de fita de fralda para emendar fios de seus clientes pois fica mais barato e segunto o autosom ñ altera em nada o desempenho do sistema.

Postado em

amigo, se vc ler minha opinião no inicio do topico eu NÃO defendo o "não fazer emendas"... eu defendo o faz-se necessario com uma boa emenda, devidamente estanhada, bem pressionada com fita de autofusão e isolada com isolante, fica melhor que borne de bateria...

apenas citei que "a maioria" ñ faz a emenda de forma correta prejudicando o rendimento do sistema PQ A MAIORIA REALMENTE NÃO FAZ DE FORMA CORRETA, e se a maioria ñ faz da forma correta tem que ser citado.

amanhã ou depois o zé estalador da esquina descobre a inclusão digital, acha este topico e lê que a maioria aprova a emenda de fios ele logo vai comprar um estoque de fita de fralda para emendar fios de seus clientes pois fica mais barato e segunto o autosom ñ altera em nada o desempenho do sistema.

Perfeito.

Em tempo: O correto é azinhavre, e não zinabre

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...