Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

virleialberto

[Toyota Fielder] Projeto SQ

Recommended Posts

Postado em

muito show!! esse logo da focal ficou top d+++

muto bem feito

acompanhando...

:rever1:

bom trabalho, dude! acompanhando!

Tá ficando muito bom mesmo!

Parabéns pelo capricho!

Obrigado pela força pessoal. O projeto agora está chegando mais perto do final.

Postado em (editado)

Novamente, Parabéns!!! Trampo bonito msm!

Sugestão: aquele ponto de aterramento (conector), se vc. puder ao invés de aparafusar o fio alí, soldar, fica bem melhor. Já usei destes conectores e infelizmente, tende a dar mal-contato... no positivo é pouco problemático (no máximo, chiado ou interrupção do funcionamento), mas no aterramento é traumático (especialmente com o 880PRS, com o famoso picofuse nos RCAs). Uma boa solda (destas comuns, estanho simples mesmo - um ferro de 50 watts dá conta alí) ajuda bastante, e torna a conexão definitiva.. depois, um termoretrátil e fica tudo bunitim.

Acompanhando (e gostando do resultado)! :legal:

Editado por RiQuati
Postado em

Novamente, Parabéns!!! Trampo bonito msm!

Sugestão: aquele ponto de aterramento (conector), se vc. puder ao invés de aparafusar o fio alí, soldar, fica bem melhor. Já usei destes conectores e infelizmente, tende a dar mal-contato... no positivo é pouco problemático (no máximo, chiado ou interrupção do funcionamento), mas no aterramento é traumático (especialmente com o 880PRS, com o famoso picofuse nos RCAs). Uma boa solda (destas comuns, estanho simples mesmo - um ferro de 50 watts dá conta alí) ajuda bastante, e torna a conexão definitiva.. depois, um termoretrátil e fica tudo bunitim.

Acompanhando (e gostando do resultado)! :legal:

Obrigado Riquati.

Essa sua dica foi muito importante pois eu enfrentei problemas com o aterramento no sistema do Vectra e utilizava justamente esse conector. Vou abrir o olho e seguir os procedimentos que tu recomendou. Até não sei o micro fusível dos RCA não foi para o saco. Vou descobrir agora que eu ligar o sistema. Tomara que não.

Postado em

Verdade ser fizer o anel vai ficar o ressalto, a nao ser que utilizasse uma madeira bem grossa no assoalho tipo 25mm e fizesse esse anel com uma madeira fina 6mm e fizesse um rebaixado com a tupia de uns 10mm para ele ficar embutido!

Ai o acabamento ficaria quase que original!

Vou amadurecer esta ideia!

Mas antes tenho que comprar a tupia! Rsss

gustavo e virlei

vi isso aqui

http://forums.nasioc.com/forums/showthread.php?p=29600547

será que presta? não requia mexer com fibra... mas quero deixar a "bunda" do subwoofer dentro do estepe.. e subir o assoalho tipo o da tua fielder... uma caixa de 17 litros fica mais fácil (para um JL 10W1)

ou então fazer a parte superior semelhante a da filder e o fundo do sub como uma versão reduzida deste astra

http://www.hifimobile.fr/installation-opel-astra-gtc-id17-inst99.html

ficaria uma caixa "stealth" totalmente em mdf, comentei no orkut isso também.

Postado em

gustavo e virlei

vi isso aqui

http://forums.nasioc.com/forums/showthread.php?p=29600547

será que presta? não requia mexer com fibra... mas quero deixar a "bunda" do subwoofer dentro do estepe.. e subir o assoalho tipo o da tua fielder... uma caixa de 17 litros fica mais fácil (para um JL 10W1)

ou então fazer a parte superior semelhante a da filder e o fundo do sub como uma versão reduzida deste astra

http://www.hifimobile.fr/installation-opel-astra-gtc-id17-inst99.html

ficaria uma caixa "stealth" totalmente em mdf, comentei no orkut isso também.

Leandro já tinha comentado sobre a caixa do Astra no Orkut. è muito legar e se consegue uma litragem bem grande. Pena que no Brasil temos que usar estepe. Não tem como escapar dele como em outros países que tem outras opções.

Gostei da construção da caixa do Subaru. Muito diferente mas acho que dá bem para alto falantes que pedem litragem pequena. Não tinha visto caixa construída daquele jeito. Tem que analisar bem o porta malas do teu carro e estudar a melhor alternativa.

Postado em

Esse fim de semana trabalhei e terminei de instalar o som. Agora tenho que começar os ajustes.

Passei o positivo no mesmo local onde entra o cabeamento da parte elétrica do carro. Me guiei por um post do Corolla do user Massami. Para proteger o mesmo ali na frente utilizei conduíte corrugado automotivo

cabopositivo1.jpg

Depois já aproveitei e instalei o disjuntor. Fixei ele no próprio parafuso que é utilizado para fixar a bateria.

cabopositivo2.jpg

disjuntor1.jpg

Depois que fiz isso chegou a minha bateria nova pois ainda estava com a original do carro instalada. O máximo que consegui encaixar foi uma bateria Heliar Racing de 65Ah. Com a bateria instala já fixei em definitivo o disjunto e efetuei a ligação na bateria.

baterianova2.jpg

baterianova.jpg

Desmontei o painel seguindo um tutorial do user acz publicado no fórum do Corolla Clube o que me ajudou bastante. Toda a desmontagem da Fielder é muito simples, bem mais fácil que o Vectra que eu tive. Mas passar fio para min é uma parte do trabalho que exige cuidado para que depois tudo encaixe novamente no seu lugar ainda mais quando envolvem cabos grossos. Meu RCA DIY do sub ficou meio grosso mas passou tudo direitinho.

paineldesmontado1.jpg

paineldesmontado2.jpg

paineldesmontado3.jpg

Postado em

Enquanto descansava do serviço mais pesado preparei os chicotes para instalar o player. Eu comprei um chicote adaptador para não precisar cortar a fiação original e isso facilitou muito o trabalho pois ele segue o mesmo padrão de cores do meu player. Se tivesse que cortar o original seria um saco pois eles utilizar um padrão de cores que não tem nada a ver com os players. Fiz as emendas com solda e a proteção com termo retrátil.

chicote1.jpg

Também já deixei os cabos de áudio com os terminais prontos para a instalação.

cabosdeudio.jpg

Fiz um primeira montagem do P880PRS no suporte junto com o porta obetos e instalei ele na posição embaixo. Como bom amador esqueci de analisar o funcionamento da frente motorizada e na hora que coloquei no carro não tinha como ela abrir. Se fosse um player sem frente motorizada não teria problemas. Fica a dica quando alguém for montar.

rdiomontadoerrado.jpg

Depois de toda a fiação passada chegou a hora de montar o player no local. Tratei de enrolar espuma no chicote e nos RCA para evitar o surgimento de ruídos no painel. Também instalei o controle de graves do amplificador do subwoofer dentro do porta objetos que instalei junto com o P880 para substituir o 2DIN original.

chicoteinstalado.jpg

rdiomontadocerto.jpg

No porta malas também fiz toda a instalação elétrica e de áudio. A única coisa que sai do seu local original no porta malas foi o triângulo que acabei deixando entre a viga do porta malas e os bancos traseiro. Ficou de fácil acesso pois é só inclinar o banco para frente ou levantar a tampa do assoalho.

eletricapmalas.jpg

eletricapmalas2.jpg

eletricapmalas3.jpg

E os peitinhos e pesinhos instalados:

peitinhopronto2.jpg

peitinhopronto1.jpg

pesinhoesquerdo.jpg

pesinhodireito.jpg

E depois de muito tempo de trabalho o som ficou instalado e funcionado. Eu achei que ficou muito bem integrado ao conjunto original.

visogeral.jpg

Postado em

Enquanto descansava do serviço mais pesado preparei os chicotes para instalar o player. Eu comprei um chicote adaptador para não precisar cortar a fiação original e isso facilitou muito o trabalho pois ele segue o mesmo padrão de cores do meu player. Se tivesse que cortar o original seria um saco pois eles utilizar um padrão de cores que não tem nada a ver com os players. Fiz as emendas com solda e a proteção com termo retrátil.

chicote1.jpg

Também já deixei os cabos de áudio com os terminais prontos para a instalação.

cabosdeudio.jpg

Fiz um primeira montagem do P880PRS no suporte junto com o porta obetos e instalei ele na posição embaixo. Como bom amador esqueci de analisar o funcionamento da frente motorizada e na hora que coloquei no carro não tinha como ela abrir. Se fosse um player sem frente motorizada não teria problemas. Fica a dica quando alguém for montar.

rdiomontadoerrado.jpg

Depois de toda a fiação passada chegou a hora de montar o player no local. Tratei de enrolar espuma no chicote e nos RCA para evitar o surgimento de ruídos no painel. Também instalei o controle de graves do amplificador do subwoofer dentro do porta objetos que instalei junto com o P880 para substituir o 2DIN original.

chicoteinstalado.jpg

rdiomontadocerto.jpg

No porta malas também fiz toda a instalação elétrica e de áudio. A única coisa que sai do seu local original no porta malas foi o triângulo que acabei deixando entre a viga do porta malas e os bancos traseiro. Ficou de fácil acesso pois é só inclinar o banco para frente ou levantar a tampa do assoalho.

eletricapmalas.jpg

eletricapmalas2.jpg

eletricapmalas3.jpg

E os peitinhos e pesinhos instalados:

peitinhopronto2.jpg

peitinhopronto1.jpg

pesinhoesquerdo.jpg

pesinhodireito.jpg

E depois de muito tempo de trabalho o som ficou instalado e funcionado. Eu achei que ficou muito bem integrado ao conjunto original.

visogeral.jpg

Grande Virlei!

Ficou show de bola o trampo! Parabens!!! Agora é só curtir...rssss

Abraços

Postado em

Parabéns!! ficou muito bem feito, profissional mesmo!!

depois de tudo instalado, agora que entra a parte das regulagens!! ganhos, fase, TA, eq, pra deixar no gosto!!

tem trabalho pela frente ainda!!

abs

Markto

Postado em

show Virlei, muito bom mesmo...

quando o som é feio por DIY deve ser mais prazeroso até de ouvir, sem dúvidas.

fala aí como está tocando, o sub tb...

abraços

Postado em

Muito obrigado pelo elogios com relação ao meu trabalho. Por ter sido realizado praticamente 100% DIY me dá um prazer muito grande ver ele montado e ver que ficou bonito dentro do carro, em harmonia com a parte original. Nessa questão do DIY a gente evolui a cada sistema e para isso é muito importante a troca de experiências que a gente acaba fazendo com o pessoal do fórum e comunidades relacionadas a som automotivo como a SQBrasil no orkut. Por isso faz todo o sentido colocar o nosso trabalho num tópico como esse. Além de apresentar o serviço que está sendo realizado dá tempo de corrigir eventuais falhas com idéias dos outros e assim melhorar o set além de outros membros tirarem proveito das iéias e serviços apresentados. Acredito que isso seja uma forma de incentivar as pessoas a ao menos tentar fazer pois só quem mora numa cidade bem de interior para saber como é difícil ter acesso a serviços de qualidade como os apresentados por excelentes instaladoras de uma capital como São Paulo ou Curitiba por exemplo. E isso eu tenho visto com muitos setups que foram montados ou estão sendo montados por membros desse Brasil afora.

Com relação ao áudio em si, ainda sem muito ajustes, apenas acertos de cortes e ganho a grosso modo já deu para sentir que meu áudio deu uma boa evoluída em relação ao sistema do Vectra.

O que mais me impressionou até o momento é a clareza e detalhamento que tem os médios e agudos desse setup. Os peitinhos estão falando muito bonito mesmo e com uma bela presença. Os tweeter com domo de titanum são muito cristalinos mas tive que deixar eles atenuados no crossover em -4,5db senão iriam encomodar ainda mais instalados on axis. Os graves do subwoofer parece que estão tocando na frente do painel e na medida exata sem exageros, mas muito precisos e controlados, sem nada a ver com o que tinha nos sistemas anteriores. Esse não é sub de uma nota só.

Pelo que vejo o que vai me dar um pouco mais de trabalho são os médios graves. Para o meu gosto não estão acompanhando o resto do conjunto, mas como disse não fiz nenhum ajuste mais apurado ainda. Eu chego lá pois tenho que experimentar outros dutos e até selar esses pesinhos até achar o ponto ideal. Mas estou sentido falta de uma pegada mais forte nesse quesito. Mas ia ser querer demais que tocasse tudo de acordo com o meu gosto logo de saída.

Postado em

Acredito que isso seja uma forma de incentivar as pessoas a ao menos tentar fazer pois só quem mora numa cidade bem de interior para saber como é difícil ter acesso a serviços de qualidade como os apresentados por excelentes instaladoras de uma capital como São Paulo ou Curitiba por exemplo. E isso eu tenho visto com muitos setups que foram montados ou estão sendo montados por membros desse Brasil afora.

Já dá pra pensar em começar um negócio aí hein! Deve ter demanda não-atendida boa. Fora que vc jah tem o show-car!

Postado em

Parabéns, belo trabalho, ainda mais por fazer tudo sozinho, para fazer isto precisa de bastante ferramenta...

Agora nos conta como estão os cortes, para ajudar o pezinho vc pode colocar um delay nele para bater junto com o sub, se realmente o sub estiver batendo na frente vc não vai quase perceber o pezinho fraco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...