Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Felipe Algumacoisa

HT600 + APX-4361 Demensionamento dos cabos esta correto?

Recommended Posts

Postado em (editado)

ATUALIZAÇÃO

-

Bem galera, o som finalmente esta pra ser montado. Comecei com SPL, e finalizei mirando no SQ. rsrs

Resumindo:

HU Pioneer 2180UB

CS60D

APX-4361

UXP 12" 500rms (caixa 55L)

HT600

e Bateria unica no cofre Moura 80AH

A ideia é por 25mm vindo da bateria e distribuir 16mm pro HT600 e 10mm pro APX-4361. Ja que usarei somente 2 ch desse modulo.

O que mais preciso providenciar... Disjuntor, Porta-Fusivel? Apenas 1 ou 2? E o dimensionamento ta correto?

Abraço

-

POST ORIGINAL

-

Galera to com essa duvida vo instalar o HT600 pra tocar UXP 12" 500wrms.

Fui la falar com o cara q vou mandar instalar daqui a pouco, e ele viu o amp e disse q alimentaçao seria de 10mm q é o recomendado... Mas fiquei com pe atraz ja q sempre disseram pra usar 21mm 35mm...

E ai qual alimentaçao peço pra por, 10mm 16mm 21mm?

A bateria é 80A no cofre.

RCA sera vagabundo mermo, tive paciencia de pedir pela internet n.

Se puderem ajudar novamente... Ele ta instalando outro carro la daqui a pouco passo la.

E ja vou aproveitar pra agradecer aos toques q varios aqui deram pra mim montar meu set... Brigadao Mermo! []-[]

-

Editado por Felipe Algumacoisa
Postado em (editado)

Coloca 21mm de couber e estiver disposto a gastar um pouquinho mais de $$. Se não der, vai de 16mm mesmo que não tem problema algum. :legal:

Editado por Barroso
Postado em

Coloca 21mm de couber e estiver disposto a gastar um pouquinho mais de $$. Se não der, vai de 16mm mesmo que não tem problema algum. :legal:

Aew Barrososempre a postos! Vlw cara.

Vo perguntar qnto fica a diferença das 3 opçoes.. Qqr coisa ponho de 16mm entao... Abraço!

Postado em

Eu sempre parti do princípio que cabos é uma coisa que não se pode economizar, então sempre instalei o mais grosso possível que cabe na bitola do amplificador, no caso de um Upgrade, fica fácil e só substituir.

Postado em

Tenho um sd1000, 1000RMS com cabo de 25mm... 16mm é para +/-80 amperes residencial do poste até a caixa de entrada... minha opinião: no carro são no máximo 6 mt sendo um carro grande... 21mm para um amp de 60 amperes de consumo é exagero.

FLW!!

:legal:[]-[]

Postado em (editado)

Com o perdao da pergunta newbe... Mesmo mais tarde colocando outro amp pra stereo, com 21mm pro Ht600 n iria consumir mto? Ou n tem nada haver e eu perdi a chance de ficar calado? =X

Não não rs. O consumo será o mesmo. :legal:

Não tem problema algum em usar 16mm, mas se puder usar 21mm. É sempre bom superdimensionar ( termo novo hein o-o- ) cabos.

Editado por Barroso
Postado em

sempre coloque o maior cabo q der no borme do ampli, se cabe 21mm coloque, se cabe 25mm, coloque, se cabe 35mm, coloque =]

mas deve caber no mximo 21mm :P

É realmente muito bom usar cabos "bitoludos" hehehe mas, essa de ir pela bitola que cabe no borne eu nao sei nao"hehehe. Possuo um modulo Jl audio modelo E4300 que especifica 4 canais de 75rms em 2ohms ou 2 em bridge de 150rms em 4 ohms e ambos os casos em 12,5volts e que possue os bornes de positivo e negativo iguais aos dos modelos de da época de 1000rms, fui até conferir para ver se nao estava falando besteira e um cabo residencial de 25mm(cabo eprotenax da Prysmiam)fica folgado, talvez caiba um de 35mm bem arrochado... Portanto se eu fosse usar o maior cabo que cabe eu estaria jogando dinheiro fora(pela tabela de calculos do autosom é indicado um cabo de 13,3mm para 5 metros de distancia, para usar residencial seria necessario usar de 16mm pois essa bitola é para cabos automotivos e olha que se for para tocar apenas medio e agudo, 16mm esta sobrando)... No seu caso um bom cabo residencial de 16mm(eprotenax da prysmiam é um dos bons) ja estaria de bom tamanho, agora para garatir o upgrade de um futuro modulo AB para o medio e agudo, vc pode usar um de 25mm, a maioria dos 21 automotivo(nacionais) nao tem a bitola que prometem, tem apenas a capa mais grossa... No caso de vc usar o de 25mm, seria interessante vc usar um bloco distribuidor na ponta dele para dividir os cabos necessarios para os respectivos modulos, acredito que 16mm para o corzus e 10mm para o amp de medio e agudo e nao esquece de um porta fusivel ou disjuntor o mais proximo da bateria possivel.Espero ter ajudado em alguma coisa.FLW!

Postado em

É realmente muito bom usar cabos "bitoludos" hehehe mas, essa de ir pela bitola que cabe no borne eu nao sei nao"hehehe. Possuo um modulo Jl audio modelo E4300 que especifica 4 canais de 75rms em 2ohms ou 2 em bridge de 150rms em 4 ohms e ambos os casos em 12,5volts e que possue os bornes de positivo e negativo iguais aos dos modelos de da época de 1000rms, fui até conferir para ver se nao estava falando besteira e um cabo residencial de 25mm(cabo eprotenax da Prysmiam)fica folgado, talvez caiba um de 35mm bem arrochado... Portanto se eu fosse usar o maior cabo que cabe eu estaria jogando dinheiro fora(pela tabela de calculos do autosom é indicado um cabo de 13,3mm para 5 metros de distancia, para usar residencial seria necessario usar de 16mm pois essa bitola é para cabos automotivos e olha que se for para tocar apenas medio e agudo, 16mm esta sobrando)... No seu caso um bom cabo residencial de 16mm(eprotenax da prysmiam é um dos bons) ja estaria de bom tamanho, agora para garatir o upgrade de um futuro modulo AB para o medio e agudo, vc pode usar um de 25mm, a maioria dos 21 automotivo(nacionais) nao tem a bitola que prometem, tem apenas a capa mais grossa... No caso de vc usar o de 25mm, seria interessante vc usar um bloco distribuidor na ponta dele para dividir os cabos necessarios para os respectivos modulos, acredito que 16mm para o corzus e 10mm para o amp de medio e agudo e nao esquece de um porta fusivel ou disjuntor o mais proximo da bateria possivel.Espero ter ajudado em alguma coisa.FLW!

sim, mas veja bem, vc tem um ampli desse nivel, e quer economizar oq? 20 reais em cabos? não vejo sentido nenhum nisso, se a diferença ainda fosse ser significativa tudo bem.

pq cabo de mais NUNCA vai ser um problema.

Postado em (editado)

Pow galera vlw a dica de todos...

Entao se cabo qnto maior melhor e nao acarreta (sei falar bonito tmb eim Barroso hand26 ) problema algum... Tentarei por o 21mm. Mas qndo voltei la ele olhou e disse q axava q nao cabia de 21mm. Mas vo instalar so qndo o Sub chegar... + de 15 dias esperando :angry:

Instalei o CS60D na frente direto no Pioneer, e axei nada demais o som =/ e os twitters ficaram extridentes...

É normal um desempenho assim ja q o kit ainda n ta com amp?

E qnto aos twitters coloquei eles no painel virados pra traz, pra dar o tal efeito de palco, seria por isso q axei eles extridentes? Ou pode ser má instalaçao deles ou dos crossovers?

Edit: Sabia q o kit 2 vias n ficaria forte sem amp, mas pelo menos em qualidade axei q fosse se sair bem...

Editado por Felipe Algumacoisa
Postado em

Pow galera vlw a dica de todos...

Entao se cabo qnto maior melhor e nao acarreta (sei falar bonito tmb eim Barroso hand26 ) problema algum... Tentarei por o 21mm. Mas qndo voltei la ele olhou e disse q axava q nao cabia de 21mm. Mas vo instalar so qndo o Sub chegar... + de 15 dias esperando :angry:

Instalei o CS60D na frente direto no Pioneer, e axei nada demais o som =/ e os twitters ficaram extridentes...

É normal um desempenho assim ja q o kit ainda n ta com amp?

E qnto aos twitters coloquei eles no painel virados pra traz, pra dar o tal efeito de palco, seria por isso q axei eles extridentes? Ou pode ser má instalaçao deles ou dos crossovers?

Edit: Sabia q o kit 2 vias n ficaria forte sem amp, mas pelo menos em qualidade axei q fosse se sair bem...

se não entrar o 21mm só tirar uns fioznhos q até entrar, isso não é problema.

agora sobre o kit, deve ser isso ai mesmo, claro q com um bom ampli ira ficar melhor, mas agora se os tw são ruins... isso não é ele mesmo, não tem como ser má instalação.

Postado em

o cabo gera resistencia dependendo da corrente que passa, logo, quanto mais "bitoludo" (By juranda), menor a resistencia e perda.

Quanto ao 60D estar fraco e estridente, sim, sem amplificador e so com no maximo 20rms eh normal o kit ficar fraco mesmo e estridente, depende da equalizaçao do player, mas o TW dele ajuda, ja que eh bem estridente.

Postado em

Opa, blz...

Bom, de acordo com o "Engenheiro" da Corzus, um cabo de 8mm para o HT600 é suficiente!!!

Essa foi a resposta dada por ele quando fiz a pergunta de qual cabo seria o mais recomendado para o HT600 em uma palestra promocional de seus produtos aqui no RS...

Sorte que ñ dependo desse engenheiro para dimensionar cabos, no caso do HT600 eu ñ recomendo cabos inferiores a 16mm² e mesmo assim quando o modulo estiver consumindo 80A no pico vc vai ter uma queda de tensão para 11,5v de na entrada do modulo isso quando a sua bateria estiver com 12,6V

Se vc pensar em up grades, recomendo logo um 21mm² tipo solda flex, nem pensar em pompeia pois esse tem mais capa do que fio!!!

Abraço

Josias H. Bauer

Postado em

se não entrar o 21mm só tirar uns fioznhos q até entrar, isso não é problema.

agora sobre o kit, deve ser isso ai mesmo, claro q com um bom ampli ira ficar melhor, mas agora se os tw são ruins... isso não é ele mesmo, não tem como ser má instalação.

o cabo gera resistencia dependendo da corrente que passa, logo, quanto mais "bitoludo" (By juranda), menor a resistencia e perda.

Quanto ao 60D estar fraco e estridente, sim, sem amplificador e so com no maximo 20rms eh normal o kit ficar fraco mesmo e estridente, depende da equalizaçao do player, mas o TW dele ajuda, ja que eh bem estridente.

Fikei desanimado na hora q ouvi o som, o mid ta ate forte, mas n sei explicar bem, tipo n ta encorpado...

Mas imaginei q fosse a falta do amp, fico mais aliviado vcs confirmarem q é isso mesmo.

Qnto aos TW vo por no local original do Siena na parte de cima da porta, ao lado do retrovisor, pra ver se diminui a extridencia.

cara para um módulo q consome 80A eu colocaría no máximo 16mm, isso é suficiente! hand26

Opa, blz...

Bom, de acordo com o "Engenheiro" da Corzus, um cabo de 8mm para o HT600 é suficiente!!!

Essa foi a resposta dada por ele quando fiz a pergunta de qual cabo seria o mais recomendado para o HT600 em uma palestra promocional de seus produtos aqui no RS...

Sorte que ñ dependo desse engenheiro para dimensionar cabos, no caso do HT600 eu ñ recomendo cabos inferiores a 16mm² e mesmo assim quando o modulo estiver consumindo 80A no pico vc vai ter uma queda de tensão para 11,5v de na entrada do modulo isso quando a sua bateria estiver com 12,6V

Se vc pensar em up grades, recomendo logo um 21mm² tipo solda flex, nem pensar em pompeia pois esse tem mais capa do que fio!!!

Abraço

Josias H. Bauer

Qnto ao cabo obrigado a todos pelas dicas.

Nao pretendo fazer upgrade, pelo menos n qnto a sub, a parte stereo é q ta prescisando.

Se n traz problema algum qnto a consumo, apenas menor perda, vou usar o 21mm residencial.

Vlw galera

Postado em

Pessoal to querendo pedir um amp 2ch pro CS60D logo. As espectativas de arranjar mais grana prum kit coaxial traseiro + amp Stereo 4ch estao pessimas...

Dai se eu pedir um T170.2 (se puderem opinem sobre outras opçoes), eu ponho cabos residenciais 21mm, distribuindo 16mm pro HT600 e 6mm pro amp Stereo. Entendi certo?

Postado em

bom cara eu tenho as 2 potencias no meu corsa.

coloquei um cabo de 21 da bateria ate um distribuidor.

de la parte 16mm pra HT600(antes possa por um MC) e 10mm pro 170.2

ficou otimo ao meu ver.

no manual do ht pede 10mm

eu utilizei de 10..e depois quando eu comprei a outra portencia q eu coloquei 16mm

hj tenho 2 pioneer 308 nessa ht600 e ta tocando forte...nao consigo passar do vol 21 do meu player.

Postado em

Coloca 25mm até o distribuidor e joga 16mm pro HT e 10mm pro outro. Se puder dimensionar melhor, o cabo de 25mm, seria muito bom. :legal:

Da uma olhada se acha algum Blaupunkt GTA 260, 275 ou 280. São bons amplificadores, se não, vai de Taramps mesmo, ou algum similar/superior.

Postado em

Hmm.. ok Vlw caras.

Vo tentar fazer assim.

Qnto ao amp 2ch quero mais é q opinem mesmo... N entendo mto.

Oh olhei agora no ML e achei somente o Blaupunkt gta260, mas ta caro pra mim 330 reais.

Quais seriam os similares/superiores ao Taramps T170.2?

VLW

Postado em

sobre o kit 2 vias

como esta o corte do Player no HPF ?

ve quanto ta la e poem em 63hz pra ver se melhora ou até Off

e pode colocar tb em -3db o Tw num da no cross ?

pode melhorar bastante com isso

da uma olhada la e fala ai depois

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...