Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
edmellocosta

Litragem menor pode queimar um falante?

Recommended Posts

Pessoal preciso de uma ajuda...

Possuo um Modulo TARAMPS 2k em 2Ohms...

tendo apenas esta situação, coloquei um Alpha Khromus 18" 1000rms ligado em 4Ohms...

tendo potências compatíveis neste caso.

Em 3 dias de uso, sem abusos, o falante parou de funcionar...

Minha pergunta oque pode ter ocasionado a queima do mesmo??

Sabendo que o "instalador" enganou-me, flw q a caixa era de 100ltrs como na verdade tem apenas 84ltrs :banghead

Pode ser a litragem menor que acarretou a queima do falante??

Espero a ajuda de vcs...Muitíssimo Obrigado! []-[]

Editado por edmellocosta

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tanta cosa pdoe ocasionar

saiu fumaça dos alto falantes ? ^^

se na odechou clipa e mais dificil queimar neh ehehe

mas verifike os cabo

teste em outro amplificador

quanto de bateria vc possui ?

Compartilhar este post

Link para o post

mas verifike os cabo

Kra O Clip não acionou em momento nenhum, achei bem estranho...

A bateria é a original do carro mesmo, 60A...Fumaça acredito q nao saiu, mais cheiro de amendoim queimado rolou sim...

Testamos em outros modulos, realmente ele "abriu os Bico"...Qdo ligamos nada toca, qdo encostamos no falante ele dá um sinalzinho de Vida, mas qdo retira a mão , ele para novamente...

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

cara vc tava com mto pouca bateria

pode ter cido iso

o amplificador que vc usa consome 200A

....

Pode ser tbm a regulagem que estava incoreta ,,

e outra esses falante queimao facil memso

por iso sao otimos cusot beneficio

abrs

Editado por spiderpp

Compartilhar este post

Link para o post

A bobina foi pro saco sim.

Caixa menor nao queima falante...

Compartilhar este post

Link para o post

Cadê a Teoria?

Caixa menor aumenta a sintonia e por consequeência, faz com que o excursionamento aumente em demasia e pode gerar danos ao falante.

Se a potência for muito superior à nominal ou até mesmo mais baixa e se tiver combinada com a péssima qualidade do sinal, são "ingredientes" mais do que suficientes.

Se vai aumentar a sintonia e se não quer causar danos ao falante,

aumente o nível de corte por exemplo, de 12 dB/8ª para 24 ou 48 dB/8ª - quanto mais alto melhor)

do Filtro subsônico, mas isso também não é indefinido.

Compartilhar este post

Link para o post

Cadê a Teoria?

Caixa menor aumenta a sintonia e por consequeência, faz com que o excursionamento aumente em demasia e pode gerar danos ao falante.

Se a potência for muito superior à nominal ou até mesmo mais baixa e se tiver combinada com a péssima qualidade do sinal, são "ingredientes" mais do que suficientes.

aumente o nível de corte por exemplo, de 12 dB/8ª para 24 ou 48 dB/8ª - quanto mais alto melhor)

o que você falou tem muito sentido, mas... ta com cara de falta de alimentação mesmo! 60ah somente para um T2.0k :pirou:

os taramp's são danados para queimar falantes por falta de alimentação!

Editado por thiago_tino

Compartilhar este post

Link para o post

o que você falou tem muito sentido, mas... ta com cara de falta de alimentação mesmo! 60ah somente para um T2.0k :pirou:

os taramp's são danados para queimar falantes por falta de alimentação!

O estranho é que no carro anterior, esse módulo tocava 2Woofer de 1000 normal, e com bateria de 60A, também....e nunca queimou os falantes... <_<

mais alguém aih...??

Compartilhar este post

Link para o post

O estranho é que no carro anterior, esse módulo tocava 2Woofer de 1000 normal, e com bateria de 60A, também....e nunca queimou os falantes... <_<

mais alguém aih...??

cara a marca do woofer tbm influencia neh

como ja falei eses khromus nao soa muito bons

e tbm

claro q pode sera acaixa ou regulage mdo ampli

Compartilhar este post

Link para o post

Cadê a Teoria?

Caixa "menor" aumenta a excurçao do cone ? achava que era o contrario... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Tá errado

assim como uma taramps de 2k com bateria original que mal dá pra sustentar o carro........

Compartilhar este post

Link para o post

Dá para manter a sintonia com caixa menor.

Menor excursão causa menor circulação de ar, o que aumenta o aquecimento do falante.. O buraco é mais embaixo! O Problema ae foi falta de bateria

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que foi falta de abteria...

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa "menor" aumenta a excurçao do cone ? achava que era o contrario... pasmafaute

hauhaha... eu tbm li bem por cima!

tanto que falei no meu post anterior que tinha mto sentido mas... sempre achei o contrário!

Compartilhar este post

Link para o post

Caixas exageradamente grandes que podem fazer o falante excursionar mais do que deveria e causar a queima é claro ou algum outro dano... Mas geralmente o que queima é excesso de potência e/ou distorção, tem que analisar cada caso. 99% dos casos é barbeiragem pra resumir a novela... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Caixas exageradamente grandes que podem fazer o falante excursionar mais do que deveria e causar a queima é claro ou algum outro dano... Mas geralmente o que queima é excesso de potência e/ou distorção, tem que analisar cada caso. 99% dos casos é barbeiragem pra resumir a novela... pasmafaute

Toda vez que aumentava o volume vinha um cheiro forte...Eu entendi que pode ser a bateria, mas pq neste caso o CLIP não acionou??...e as fiações usadas eram as mesmas utilizadas para os 2 woofer de 1000rms tb alpha khromus, e não davam problemas algum...

POxa, uso 21mm para o módulo, conforme manual, e o módulo trabalha menos que o normal, pois uso em 4ohms e nao 2ohms conforme especificação do mesmo...

Será se eu voltar com 2 falantes de 1000rms usando aih sim 2Ohms, ele nao queimara mais??como antes...

vlw pelas opiniões...

Compartilhar este post

Link para o post

não acho que pode ser falta de bateria.

e tambem não acho que seja a caixa, 16 litros a menos numa caixa que teóricamente teria que ser de 100 litros não iria queimar o falante.

qual a potência dos T2000 @ 2 ohms tocando a @ 4ohms?

posso ta errado mais acho que rolou distorção, mesmo que em pequena quantidade pode ter sido o suficiente pra torra os bichinho.

Compartilhar este post

Link para o post

não acho que pode ser falta de bateria.

e tambem não acho que seja a caixa, 16 litros a menos numa caixa que teóricamente teria que ser de 100 litros não iria queimar o falante.

qual a potência dos T2000 @ 2 ohms tocando a @ 4ohms?

posso ta errado mais acho que rolou distorção, mesmo que em pequena quantidade pode ter sido o suficiente pra torra os bichinho.

Isso mesmo, é um T2000@2ohms...Tocando 4Ohms...

Em 4Ohms seria por volta de 1200Rms, né?!?..."não rolaria" distorção nesta potência, ou estou enganado?

A Garantia me ofereceu ou um Idêntico, ou então um woofer 18" Magnum 1000rms...(e não disponho de $$ pra pegar um mais kro)

Diminuindo assim o ganho do Módulo, qual destes Utilizar?

Vlws

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo, é um T2000@2ohms...Tocando 4Ohms...

Em 4Ohms seria por volta de 1200Rms, né?!?..."não rolaria" distorção nesta potência, ou estou enganado?

A Garantia me ofereceu ou um Idêntico, ou então um woofer 18" Magnum 1000rms...(e não disponho de $$ pra pegar um mais kro)

Diminuindo assim o ganho do Módulo, qual destes Utilizar?

Vlws

deixa ve se eu entendi...

falta de bateria ..(fato)

gain ...100%..(99% da possibilidade)

outra coisita...onda quadrada existe ate em 10rms qtu mais em 1200. hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Cadê a Teoria?

Corretissimo

sem mais .

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas perguntas:

como tava a regulagem no player? (tipo: loud tava em hi? tava em tudo em flat?)

o subsonico tava onde?

usa cross?

faça tbem um teste bem simples: com ampli ligado e no mesmo vol que queimou os falantes, mede a tensão que ta chegando da bateria no ampli com um multimetro. (logico que com algum falante tocando ne. rsrs)

Compartilhar este post

Link para o post

alto falante queima por excesso de excursão, ponto!

uma caixa menor não permite excursionar mais, mas sim excursionar menos!

vamos a pratica:

se vc não tiver bateria suficiente pro amp empurrar o alto falante, o amp vai emitir onda quadrada, q vai manter a bobina fora do conjunto magnetico, ou dentro, dependendo da concepção do alto falante. a bobina dentro do conjunto magnético resfria no conjunto magnético e se desloca fazendo com que a bobina se mantenha fria, já quando a bobina chega no final do curso ela está mais de 70% fora do conjunto magnético, onde ela não resfria e age como uma resistencia de chuveiro. subs e woofers premium são confeccionados pra não ocorrer isso. onde é q a bobina vai parar no lado de fora do conjunto magnético e esquentar assim? bingo!

existem bobinas mais baixas, conjuntos magnéticos mais baixos, bobinas de fio fino, estruturas internas q favorecem a queima de um sub pois permitem q a bobina fique maior parte do tempo atuando como resistencia, logo são alto falantes com maior facilidade de queima, q precisam de um amp mais controlado.

Compartilhar este post

Link para o post

Kra O Clip não acionou em momento nenhum, achei bem estranho...

A bateria é a original do carro mesmo, 60A...Fumaça acredito q nao saiu, mais cheiro de amendoim queimado rolou sim...

Testamos em outros modulos, realmente ele "abriu os Bico"...Qdo ligamos nada toca, qdo encostamos no falante ele dá um sinalzinho de Vida, mas qdo retira a mão , ele para novamente...

Vlw

Opa, blz...

Com 60A de bateria para o som e o carro todo!

Acrdito q esse Taramps 2k ligado a 4ohms ñ devia estar mandando nem 1000rms para os 2 falantes.

Só tem 2 jeitos de queimar os falantes, nessas condições

1ª: seu modulo esta mandando sinal DC na saida, mas acho dificil isso...

2ª e mais provavel, enviou distorção valendo pra eles, isso é a mais logica, ate pq ñ tem bateria pra sustentar um modulo de 2mil rms sem importar a marca do modulo!!!

Só uma pergunta, vc ficou olhando 100% do tempo para o led clip pra afirmar q ele ñ ligou nehuma vez?

Um falante de 1000rms ñ ia queimar recebendo teoricos 500rms só pelo fato de a caixa estar um pouco fora dos padrões...

Abraço

Josias H. Bauer

Compartilhar este post

Link para o post

mas verifike os cabo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...