Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Rafael_Brasil_123

maior area de duto, mas mantendo a mesma sintonia..

Recommended Posts

Postado em

Eu so sei que o Jander veio indignado no msn dizendo que tinha um forista teimando com ele, que quanto mais duto melhor

'Diz ele: Se for isso vou colocar um outro duto de 12" do lado meu meu p2 12".

ASJEIOAS

Postado em (editado)

tipo, simulação, não tem como dar identico a pratica, pq não leva em consideração onde vai ser instalado, etc, mas da pra se considerar sim, se não tiver ela será tudo as "cegas" praticamente.

Eu so sei que o Jander veio indignado no msn dizendo que tinha um forista teimando com ele, que quanto mais duto melhor

'Diz ele: Se for isso vou colocar um outro duto de 12" do lado meu meu p2 12".

ASJEIOAS

ele é doido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ele leva tudo por tras mesmo rsrs

o omi exagerado, tudo começou com 2 dutos de 4" seria melhor doq 1 apenas...

enfim, segue o topico q pode reunir alguma informação ^^

Editado por Rafael_Brasil_123
Postado em

minha humilde contribuição (espero ser util).

1 - Não confie nas simulações. Elas vão te servir de BASE mais não são garantias!

2 - Na pratica (isso já aconteceu comigo) usando uma area grande de dutos o sub não rendeu legal, ficou com o cone mto bobo e descontrolado. Usando duto menor (mantendo a mesma sintonia) o conjunto melhorou mto.

3 - Cada caso é um caso, cada falante é um falante, cada carro é um carro, cada instalação é uma instalação...!

Ps. Pena ninguem morar aqui perto, se eu tiver um tempo eu faço um video e posto a simulação da caixa atual que estou usando nos meus 2 eros 312lc. Na simulação seria TOTALMENTE inviavel, iria soprar absurdamente e totalmente descontrolado, aonde já se viu usar um woofer 12`sintonizado proximo a 35hz ? hehe

Na pratica as coisas mudam MUITO, pessoal não se acredita no que está tocando, gravão fundo, indo longe aquele grave pesado, nada de toc toc chato e dentro do carro da um spl legal e um subgrave até "satisfatório" (comparavel a quando eu usava só 1 uxp).

Na época simulei uma band pass pra um par de uxp que ficaria mto animal, montei e foi a maior decepção, tentei acertar a sintonia no ouvido e melhorou um pouco (segundo o software, as alterações que havia feito só iria piorar). Depois disso nunca mais simulei...

lembrando que isso é uma opinião pessoal ok?

é oq eu sempre falo..

no programa eh uma coisa na pratica eh outra...

experiencia..

Postado em

tipo, simulação, não tem como dar identico a pratica, pq não leva em consideração onde vai ser instalado, etc, mas da pra se considerar sim, se não tiver ela será tudo as "cegas" praticamente.

ele é doido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ele leva tudo por tras mesmo rsrs

o omi exagerado, tudo começou com 2 dutos de 4" seria melhor doq 1 apenas...

enfim, segue o topico q pode reunir alguma informação ^^

Doido é quem teima com ele.

Nos relatos dele, eu concordo com ele :)

Postado em

como o amigo ali falou essa regra de colocar o dobro de duto, é só colocar o dobro do comprimento, não funciona não, é só calcular lá no WINISD! []-[]

Postado em (editado)

Tópico interessante que caiu no esquecimento...

Tava pesquisando isso esses dias , até cheguei a comenta no tópico do V1eira ( 2 P3 12 + Taramps TA 2000 )

e postei lá o link desse site ..

http://www.carstereo...icles.cfm?id=31

Onde se calcula a área minima de duto a ser usada.

a calculadora do site usa ,quantia e tamanho de sub , sintonia e Xmax , para dar resultado .

Me pareceu bem interessante ..

+ ai vem a duvida se o valor apresentado e o minimo de área...

Qual seria o máximo de área a ser usado ?

Editado por lton85
Postado em

Sim, ele ocupa volume na caixa é vazado..., mas note que ele é o GARGALO, a “porta” da troca de ar entre o interior e o exterior da caixa.

Seu comprimento e diâmetro vão determinar a velocidade e resistência de ar dessa “passagem” resultante das excursões do sub, e conseqüentemente a freqüência do conjunto. (corrijam-me caso esteja errado).

Postado em

Indo no embalo sobre dutos, eu não entendo como um duto ocupa volume na caixa sendo que ele é vazado, alguém poderia me explicar ?

A quantidade de ar DENTRO do duto, é que vai sintonizar a caixa.

Portanto na hora de fazer os cálculos da caixa, o duto torna-se maciço, portanto deve-se descontar TODO o duto...

• Upvote 1
Postado em

A quantidade de ar DENTRO do duto, é que vai sintonizar a caixa.

Portanto na hora de fazer os cálculos da caixa, o duto torna-se maciço, portanto deve-se descontar TODO o duto...

Entendi Lucas, obrigado, tentei positivar mas da erro parece :S

Postado em (editado)

Não é um só dos fatores que determina se o duto tem que ser maior ou menor são vários pra se ter uma idéia o Thiele Small do sub conta muuuito também e ninguém comentou, uma coisa é certa o duto deverá sempre ser descontado, já foi discutida esta questão no SPL a pouco tempo com diversas pessoas passando suas experiências e dicas se ficar alguma dúvida pode ser prolongado o assunto.

Segue o tópico para relembrar:

http://autoforum.com...howtopic=179919

Editado por ars1804
Postado em

Como o Viepper disse, apesar do duto não ser uma peca macica, falam que o volume ocupado pelo duto deve sim ser descontado pois por ele e feito o deslocamento de ar na caixa, tanto da massa de ar que sai como como do que "entra", ate ai tudo bem...

Porem a massa de ar que o alto falante move dentro de uma caixa acústica e deslocado por toda a caixa e não somente pelo duto da mesma, tendo isso em mente deveríamos descontar o volume ocupado pelo duto?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...