Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marcos Vinicius

Construção de um Mega Capacitor caseiro

Recommended Posts

Se eu fosse montar um megacapacitor, seria algo com 100 capacitores de 10000uF x 16V... bem joselito, não? Até pq esta brincadeira ultrapassaria os 600 reais brincando!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai, que deu desse projeto?

Estou interessado em fazer. Tenho aqui 3 capacitores da Siemens de 18000uF e 15 volts. Precisaria comprar mais alguns, de valores menores para fazer o projeto.

Alguém poderia me sugerir quantos e quais? Pretendo utilizar para o amplificador estéreo no primeiro momento.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

18000uF pe 0,018F correto? Em paralelo os três me dariam 0,054F, correto? Posso colocar eletrolíticos em paralelos de diferentes voltagem?

Como funciona o sistema de isolador de polos para não queimar?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo.

Pra dimensionar, em graves extensos, o ideal seria 1F pra cada 250W (o que te dá 10% de ripple em 1/2 segundo, considerando uma descaarga só do capacitor, se bem me recordo... pra ter certeza, só refazendo os cálculos). Se o sistema elétrico estiver bem dimensionado pro que você está usando, aí dá pra ficar em 1F pra 500W que dá e sobra. Até 1F pra 1000W se as quedas de tensão sem ele não forem tão significativas (10% ou por volta disto).

Pode usar de diferentes tensões sim, desde que todos atendam a demanda. No carro você trabalha com 14,4V, então o ideal é jogar pelo menos 10% em cima disto, o que te dá 15,84V, logo, compre de no mínimo 16V pra evitar capacitor pipocando. mais que isto não é necessário, mas se quiser aumentar a vida útil, compre de 25V. Os equipamentos automotivos todos usam de 16V.

Pra proteger contra curto-circuito, você deve colocar um diodo em contrafase (ou sejaa, anodo no - e catodo no +), e deve usar fusível na entrada. Assim, se inverter os pólos, o diodo provoca um curto e abre o fusível.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou que eu saí de folga e mal deu pra começar a trabalhar no som... Agora somente em 11 de maio pra pensar em voltar a trabalhar neste projeto...

Compartilhar este post

Link para o post

Meeeeeeeeeeeeeew, não acredito q li uma mer** dessas

Vc's tem ideia do tamanho de um capacitor de 1 Faradi?????????????

6 X o tamanho da TERRA

isso mesmo o nosso planeta

da proxima vez se informa mais noobs

Compartilhar este post

Link para o post

6 X o tamanho da TERRA

Deus do céu... não acredito que essa "peça rara" se inscreveu no fórum apenas pra postar isso! Tem nerd pra tudo nesse mundo! E olha a "ofensa": "noobs" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Saudade dos meus 14 anos, tempos de quake, doom.. de chamar os outros de "Noob" kkkkkkkkkkkkkkkkk o-o-

Bom Mr. Pstill, comentei isso com meu professor de engenharia a mts anos atrás... pois ele falou isso! "Um capacitor de 1 farad teria bla bla bla"... Porém, ele falou que isso seria um suposto capacitor "UNIVERSAL" de 1 farad (capaz de "armazenar" QUALQUER TENSÃO que for)... e seria SIM maior que a terra! Mas isso considerando apenas materiais "comuns" de se encontrar e forma 'arcaica' de construção! (do tipo: Faça-você-mesmo)

Porém, hoje temos tecnologia superior na construção de componentes, fora que, os capacitores veiculares tem sua tensão "extremamente" limitada de compararmos com o hipotético "capacitor universal" citado acima! Até um capacitor de 110v e 1 farad seria pouca coisa maior que um compressor de geladeira!

Em resumo, se fossemos ter um capacitor "universal" do tamanho de 6x a terra, ele poderia armazenar até energia de hidrelétricas, ou até raios por um bom tempo! Magina que delícia!

Ah, e pra quem quiser ler sobre o assunto com mais embasamento, segue um treco de uma matéria pronta:

Uma coisa que eu aprendi no meu curso técnico, nos idos de 1980, é que um capacitor de 1 Farad seria uma esfera do tamanho da Terra! Isso indica que o Farad é uma unidade que representa um valor realmente grande. No entanto, mais ou menos nessa época, começaram a surgir os primeiros ultracapacitores, capazes de armzenar 1 Farad ou mais em poucos centímetros cúbicos. Hoje existem ultracapacitores de até 4000 F. Contudo, eles possuem uma grande limitação quanto a tensào de trabalho. Um ultracapacitor típico opera entre 2,5V a 5V. Para obter valores maiores, é necessário associar capacitores em série. Só que ao fazê-lo, a capacitância diminui. Se 10 capacitores de 1 F forem associados em série, a tensão de trabalho será multiplicada por 10, mas a capacitância será dividida por 10. Mesmo assim, a energia armazenada depende da capacitância e da tensão. Bancos de ultracapacitores, assossiados a sistemas eletrônicos de carga e descarga, possuem atualmente a capacidade de armazenamento equivalente a das baterias de Ion de Lítio. No entanto, ainda são muito caros.

Fonte: http://www.velivre.com.br/2009/11/energia-eletrica-geracao-armazenamento.html

EDIT: O engraçado é ele chamando a galera de "noobs".. kkkkkkkkkkkkkkkkk Se o Kleber por exemplo.. é um "noob", eu sou o que?! PN? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É engraçado pq se vc comentar sobre som com kleber, ele manja! Se for PA, ele manja! Veículos, ele manja! Motores? ele manja! Putz.. n imagino um assunto que kleber não tenha um 'mínimo' de conhecimento! Como diz o Rodrigo Praias (eng. e amigo da galera aqui do fórum): Se vc for construir um foguete espacial, pode trocar uma idéia com o Kleber que ele deve manjar um bcoado do assunto! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Até garotas de programa, ele participa de um 'fórum' kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. se um cabra desses é "noob", fico com vergonha de perguntar o que eu seria! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post

6 X o tamanho da TERRA

facepalm.jpg

DoubleFacePalm.jpg

Depois dessa, vou tomar um café... não gosto de chimarrão...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse deve ter saído da aula de "ciencias" e veio correndo postar aqui! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

EDIT: O engraçado é ele chamando a galera de "noobs".. kkkkkkkkkkkkkkkkk Se o Kleber por exemplo.. é um "noob", eu sou o que?! PN? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É engraçado pq se vc comentar sobre som com kleber, ele manja! Se for PA, ele manja! Veículos, ele manja! Motores? ele manja! Putz.. n imagino um assunto que kleber não tenha um 'mínimo' de conhecimento! Como diz o Rodrigo Praias (eng. e amigo da galera aqui do fórum): Se vc for construir um foguete espacial, pode trocar uma idéia com o Kleber que ele deve manjar um bcoado do assunto! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Até garotas de programa, ele participa de um 'fórum' kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. se um cabra desses é "noob", fico com vergonha de perguntar o que eu seria! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Que isso Bloom, assima té fico vermelho... hauhauhauhauhauhau

Tô longe de saber tanto... mas vou tentando... agora estou me dedicando a saber mais sobre casamento... kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

[OFF] Galera, to gostando muito desse topico...

Ha um tempo postei na seção de SPL sobre MCs (claro que nao tenho o conhecimento de voces) e o pessoal me crucificou por la...

Disseram que o MC iria roubar a energia da bateria e, consequentemente, o som fciaria mais fraco... :banghead hehe

So uma coisa que ainda me deixa incucado com MCs: em musicas de bass (uma que tenha o grave muito estendido, por exemplo) um MC bem dimensionado cumpriria seu papel adequadamente? Ou a tensao, no meio da "nota" extensa de grave, iria cair drasticamente por o MC ter acabado com sua reserva?

Sera que alguem pode me ajudar com essa? hehe

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Disseram que o MC iria roubar a energia da bateria e, consequentemente, o som fciaria mais fraco... :banghead hehe

É, muita besteira se fala mesmo.

So uma coisa que ainda me deixa incucado com MCs: em musicas de bass (uma que tenha o grave muito estendido, por exemplo) um MC bem dimensionado cumpriria seu papel adequadamente? Ou a tensao, no meio da "nota" extensa de grave, iria cair drasticamente por o MC ter acabado com sua reserva?

Sim! Se você quer tirar a potência máxima do seu amplificador em sistema de SPL, esqueça baterias! Não é ela quem vai ajudar...

Se o alternador estiver bem dimensionado e com um BOM MC (esqueça os híbridos), a tensão que alimenta o amplificador pode ficar ACIMA de 12V...

Se você tiver um bom banco de capacitores, pode manter o amplificador alimentado até com 14,4V... Onde apenas com baterias, raramente você teria algo acima de 11V.

Pra graves extensos, 1F pra cada 200W tá de bom tamanho.

Compartilhar este post

Link para o post

O f*da dos MCs são as marcas genéricas! Sinceramente, a única que confio 99% é a fosgate! O resto.. sei não viu!

Esses boss 35 farads, blitz 20 farads... queria que tivesse uma regulamentação pra tu saber qual das marcas está mentindo muito! rsrs

Kleber tem ideia de algum que seja +/- confiável??

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Kleber por exemplo.. é um "noob", eu sou o que?! PN? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É engraçado pq se vc comentar sobre som com kleber, ele manja! Se for PA, ele manja! Veículos, ele manja! Motores? ele manja! Putz.. n imagino um assunto que kleber não tenha um 'mínimo' de conhecimento! Como diz o Rodrigo Praias (eng. e amigo da galera aqui do fórum): Se vc for construir um foguete espacial, pode trocar uma idéia com o Kleber que ele deve manjar um bcoado do assunto! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Até garotas de programa, ele participa de um 'fórum' kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. se um cabra desses é "noob", fico com vergonha de perguntar o que eu seria! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nossa bloom, a noite com o KLB foi boa einh....

E esses híbridos? Eu uso um MC 10 farad da fosgate... Sei que quando desliguei a bateria, para esvaziar ele, liguei o som.... Deu 6 batidas fortes no sub até o ampli desligar por sub-tensão (amplificador de 1500Wrms).

Compartilhar este post

Link para o post

O f*da dos MCs são as marcas genéricas! Sinceramente, a única que confio 99% é a fosgate! O resto.. sei não viu!

Esses boss 35 farads, blitz 20 farads... queria que tivesse uma regulamentação pra tu saber qual das marcas está mentindo muito! rsrs

Kleber tem ideia de algum que seja +/- confiável??

Falam muito bem desse Fosgate mesmo. Mas creio que marcas como Stinger e Tsunami sejam excelentes, da mesma forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Falam muito bem desse Fosgate mesmo. Mas creio que marcas como Stinger e Tsunami sejam excelentes, da mesma forma.

Não sei por que, mas acho que tsunami é xing ling total, com bom acabamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei por que, mas acho que tsunami é xing ling total, com bom acabamento.

Serio? Mas tem fundamento isso que vc ta falando? Tipo: ja testei e nao gostou?

Kleber, esse Fosgate 10F é híbrido tb (o proprio site fala isso). Pq ele nao seria bom?

Compartilhar este post

Link para o post

Hibrido = tem uma bateria dentro! Ou seja.. melhor comprar uma AGM!

Fora que esses fosgates custam um rim! --'

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, nao sei se eh melhor comprar uma AGM nao, hein...

Eu tenho duas AGM no carro e minha tensao cai pra 12.4...

Compartilhar este post

Link para o post

Serio? Mas tem fundamento isso que vc ta falando? Tipo: ja testei e nao gostou?

Não tem fundamento nenhum, nunca vi um ao vivo. Só impressão, algo me diz =X Por isso eu falei "não sei por que".

Tem uma bateria com baixa resistência interna, seria melhor que a AGM. Um capacitor de verdade consegue, em teoria, descarregar inteiro em um instante que tende a zero. Esse híbrido consegue se descarregar inteiro em um instante um pouco maior, acredito ser suficiente, mas não tenho certeza. Só sei que uma vez brinquei de dar um curto neste capacitor... Soldei duas barras de cobre.

Compartilhar este post

Link para o post

engrassado um capacitor de 4700uF x 16 ou 25V são maiores q esses de "1F" sei q pela baixa isolação o tamanho se reduz mas duvido mesmo com assossiação serie paralelo esses micro capacitores atingirem ao menos 50000 uF reais !!! eu prefiro comprar aquele monte de capacitores eletroliticos de 6800 uF x 16 ou 25V ao menos uns 10 deles e liga-los todos em paralelo.. já vai dar uma puta capacitancia ! e velocidade de carga e descarga... basta 2 barramentos na placa de circuito impresso e é só solda-los lá... isso tb só pra som pequeno ou um mini trio no maximo até 1000w... já em spl bruto o MC só atrapalha.

Compartilhar este post

Link para o post

só pra som pequeno ou um mini trio no maximo até 1000w. já em spl bruto o MC só atrapalha.

Agora vocês tao vendo do que eu to falando, ne? :banghead

hehe

((thytoin.)), da onde voce tirou isso, cara??

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vocês tao vendo do que eu to falando, ne? :banghead

hehe

((thytoin.)), da onde voce tirou isso, cara??

http://autosom.net/artigos.asp

se tiver uma minima noção de consumo continuo (ex: SPL) e pico de consumo rapidos (ex trio) vc verá q MC'c auxiliam melhor somente trio... no spl basta um grave pesado e estendido q o MC se descarrega em segundos e depois se torna parte da carga do sistema pois o grave ainda continua consumindo heh... em trio ele se carrega 100% nos intervalos entre uma batida e outra auxiliando as baterias q não possuem tal velocidade de descarga..... não é preciso ser tecnico pra entender...

edit:

completando como já disse nos topicos de MC's..

em spl pesado MC é enfeite eu sou 1000 X mais adicionar baterias cabos robustos e ao inves de MC's investir em alternador mais potente ou outro meio de carregar as baterias.

o meu exemplo de mini trio seria pra apenas minha ideia de capacitores eletroliticos em paralelo q resultam em 70000 uF no maximo, porem em trio pesado segue a regra pra cada 1000W de som uma quantidade de capacitancia.

OBS: isso não aprendi lendo os artigos daqui.. pois apenas pesquisando eu vi q tinha algo sobre MC's no autosom,

aprendi em curso tecnico.. provado por A+B e etc.. por professores engenheiros .

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

É tão fácil... tem gente gastando rios de dinheiro em baterias, cabos, amplificadores, subwoofers... se os MC são tão bons de fato porque ninguém tenta dimensionar um pra seus respectivos sistemas? Porque os gringos tbm não o fazem?

Ao invés de ficar discutindo isso então porque não instalam um em seus sistemas e tirem a prova?

Só não me venham com números por favor... quero ver a facada valer apena sentindo a diferença nos ouvidos mesmo.

No mais... vou parar por aqui, afinal eu só tenho 25 anos e dois pontinhos embaixo do meu avatar não é?

Só me resta desejar boa sorte. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...