Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marcos Vinicius

Construção de um Mega Capacitor caseiro

Recommended Posts

Depende da bateria Kleber! tem umas AGM aí que em plena carga segura uns 13,5 até 14V, mesmo sendo rated para 12,6 (está na margem ±10%)

14V? Carregando a 14,4?

Ou 14V sem carga, medindo no vazio?

Sim, é possível passar de 12,5V, mas não se pode contar com 14V com carga...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Elas vao segurar por volta de 12V Kleber.

Nosso papo aqui depende do tipo de sistema, se eh um SQ de baixa potencia, beleza, pôe lá o cap.

Num "SPL" destes com 2kW ou mais, o cara nao trocou o alternador, sobra pra ele uns 40-50A no máximo, usa um cabo de 25mm² da bateria da frente até atrás (queda entre 0.5 e 1V) o capacitor so vai servir de voltímetro mesmo, e dos vagabundos.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Murilo, quer dizer que um capacitor de BOA QUALIDADE (nivelar por baixo é apelação), com 4F pra esses 2kW, não faria NENHUMA diferença? Nadinha nadinha MESMO?

Pq eu sei, vi e testei, e sei que faz. Mas não é com xing ling de 1F que não dá 0,5 efetivos, e nem com 1F pra 8kW.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Murilo, quer dizer que um capacitor de BOA QUALIDADE (nivelar por baixo é apelação), com 4F pra esses 2kW, não faria NENHUMA diferença? Nadinha nadinha MESMO?

Pq eu sei, vi e testei, e sei que faz. Mas não é com xing ling de 1F que não dá 0,5 efetivos, e nem com 1F pra 8kW.

Kleber, qual MC de 4F vc testou? Ou voce fez um?

Compartilhar este post

Link para o post

Não testei 4F... testei 2F com 1500W. 2 baterias + MC, 2 2 sem MC.

E a diferença foi significativa, mesmo em graves mais prolongados (e olha que o dimensionamento estava ruim... 1F/750W, quando eu mesmo recomendo 1F/500W pra graves mais prolongados, e 1F pra 200W pra graves muito longos).

O fato é que, não importa o tamanho, importa a proporção. 10F têm que tem 10x 1F e operar de forma conveniente, não com Rsérie enorme, como ocorre nos xinglings.

Bem, objetivando o tópico:

MC AJUDA?

Depende do seu sistema, como o Murilo mesmo disse.

MC Atrapalha?

Não.

Compartilhar este post

Link para o post

MC AJUDA?

Depende do seu sistema, como o Murilo mesmo disse.

MC Atrapalha?

Não.

Eu diria diferente.

MC AJUDA?

-Depende do dimensionamento dele e do resto do sistema

MC Atrapalha?

-Não.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu diria diferente.

MC AJUDA?

-Depende do dimensionamento dele e do resto do sistema

MC Atrapalha?

-Não.

:+1 :+1

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, não vamos levar aos extremos.

Em vez de ficar aqui neste blá blá sem fim, quem sabe não conseguimos alguém aqui fo forum para testar, de ouvido mesmo se nao tiver equipamentos apropriados.

Eu nao manjo nada de SQ, vai que o capacitor melhore o brilho, foco, detalhamento, prumo e etc. Mas num sistema de SPL, o negócio é diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, não vamos levar aos extremos.

Em vez de ficar aqui neste blá blá sem fim, quem sabe não conseguimos alguém aqui fo forum para testar, de ouvido mesmo se nao tiver equipamentos apropriados.

Eu nao manjo nada de SQ, vai que o capacitor melhore o brilho, foco, detalhamento, prumo e etc. Mas num sistema de SPL, o negócio é diferente.

Cara, mas, pelo que eu li, o kleber disse q melhora em sistema de SPL mesmo. Melhora a tensao e, consequentemente, a potencia.

Compartilhar este post

Link para o post

1500W ? esse teste aFF..

oq chegamos a uma conclusão aqui é q ele se não ajuda e seia q não,, ele tb não atrapalha !

ao inves de MC's existem outras formas já conhecidas de se melhorar a alimentação... nem vou repetir d novo cansei o-o-

quero ver um teste com no minimo um sub parrudo e um amp de 2500W pra cima ... 250A de baterias e ao menos cabos dimencionados !

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

1500W ? esse teste aFF..

oq chegamos a uma conclusão aqui é q ele se não ajuda e seia q não,, ele tb não atrapalha !

ao inves de MC's existem outras formas já conhecidas de se melhorar a alimentação... nem vou repetir d novo cansei o-o-

quero ver um teste com no minimo um sub parrudo e um amp de 2500W pra cima ... 250A de baterias e ao menos cabos dimencionados !

Faz o teste ai, uai... E posta os resultados! De preferencia, filme-os!

:mac1

Compartilhar este post

Link para o post

Faz o teste ai, uai... E posta os resultados! De preferencia, filme-os!

:mac1

vc compra o MC pra mim ?? kkkk

por q eu não desembolso 1 real nisso...

lógicamente deveria ser alguem neutro na historia né,, porem com um conhecimento minimo de alimentação, cabos, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

1500W ? esse teste aFF..

1500W = 2F

3000W = 4F

Vai dar o mesmo resultado. A não ser que a física agora seja uma ciência da área de humanas...

Coulomb acabou de se revirar novamente no túmulo!

Compartilhar este post

Link para o post

eh KLB ta feia a coisa, daqui a pouco vai te alguem pedindo pra calcula bateria assim:

"se precisa de 80 a 100ah de bateria pra 1000w, qto eu preciso pro meu trovamps de 99k?"

Compartilhar este post

Link para o post

1500W = 2F

3000W = 4F

Vai dar o mesmo resultado. A não ser que a física agora seja uma ciência da área de humanas...

Coulomb acabou de se revirar novamente no túmulo!

eu digo o seguinte se indicamos 250Amperes pra 2500Wrms.. imaginemos q nesse set tokará mais hip hop por ex. então considerando consumo continuo com os modulos consumindo a todo vapor.. e um MC de digamos 3F no meio .. pra q ele tenha efeito tanto filtrante como estabilizador de tensão o set precisaria atuar folgado de alimentação ou seja ao menos 300Amperes pra 2500W... aí sim com folga no sitema de alimentação (mesmo as baterias comuns não tendo velocidade suficiente de manter o MC 100% carregado ) ele conseguiria segurar por mais tempo os picos continuos eu disse "continuos"... agora se vc tem apenas os 250A e põe lá um MC e o set tokando frequencias baixas em plena potencia quase clipando ou até clipando já .. o MC passará de auxiliador a ladrão de carga se for mais q os 3F por ex.. .. pois estará sendo consumido mais de 200A pelos amp.. e o MC tem por caracteristica se carregar extremamente rapido,, não conseguirá se manter totalmente cheio" pois já está tendo resistencia inferior a dele consumindo tudo q as baterias comuns podem dar ( oq quero dizer.. é q a corrente caminha por onde é mais facil pela lógica né) então o MC poderá até ter em seus terminais serca de 12 volts porem sem estar em plena carga, assim como ocorre com baterias velhas q ajente pensa q carregou por q tá marcando 12,6 V e não seguram mais q 2 partidas em um motor de carro) .. agora em trio eu pude comprovar de perto a eficiencia do MC.. melhor timbre.. melhor grave.. batida firme e definida por q ? por q alem dos amps serem regulados para resposta acima dos 40 HZ (trio ) e musicas comuns do dia a dia ou de trio mesmo com batidas secas o MC mesmo com baterias comuns se carrega em 100% pois tem o tempo mais q suficiente pra isso. tem user daqui com sd 5000 e 2 subs q nem sentem falta de um MC.. mesmo não tendo ao menos 400A de baterias.. más se um MC custa uma nota.. tudo depende da aplicação dele,,no meu caso eu adaptaria um alternador forte e cabos melhores... isso já seguindo a regrinha de 100A pra 1000W..

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo, então se botar megacapacitor grande é pior do que se botar pequeno.

MC: Quanto mais pior!

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo, então se botar megacapacitor grande é pior do que se botar pequeno.

MC: Quanto mais pior!

se vc tiver bastante alimentação,, pode encher de MC agora se for na alimentação recomendada ( q é oq a maioria usa ou até menos) .... ou quer me dizer q um set com 200 e poucos amperes apenas e serca de 2500W, as baterias vão dar conta de tudo ? até de um MC de 10F.. se é q chega a 10F....

vc entende de Cap. q eu sei...

então tomemos o exemplo de uma fonte com trafo convencional .. de novo.

oq acontesse com uma fonte q fornece no maximo 5 amperes em 12 volts e a carga passa a consumir um pouco mais q isso por exemplo 6 amperes ?

1- tem-se leve queda na tensão..

2- a fonte começa a perder eficiencia na filtragem o efeito ripple se acentua não é mesmo..

3- como a potencia ´da nossa fonte já está dimencionada aos cap eletroliticos, e essa passa a não suprir em 100% nem a carga como nossa fonte vai conseguir encher os cap. ao ponto deles filtrarem e estabilizarem a tensão...

solução !

aumento a potencia dos trafos ! (no nosso caso Baterias)

de ante de novos picos pesados de consumo vão ter folga suficiente pra manterem a carga e o MC conseguindo atuar de forma aq foi projetado..

tb pode-se usar melhores cabos, melhores ligações,

alternador... pode-se troca-lo por um mais potente.. tb

com a fonte de energia do set renovada e com folga um MC poderia ajudar sim, agora com alimentação convencional ( muitos esquecem q parte do consumo vem do veiculo outra parte dos amps AB do sterio e etc.. ) seria inviavel a adoção de um MC né...

voltando ao assunto de nossa fonte comum,, será q só aumentando aquela capacitancia dela ela seria capaz de conseguir manter estavel a tensão e um consumo de 6 amperes sendo q nossa principal fonte de energia é e continua sendo nosso trafo de 5 A.

e as percas pelo caminho em um som automotivo ? e as percas na retificação de nossa fonte ?

isso q tenho em mente.. não adianta de nada um MC se não tem alimentação sobrando.. aliás com alimentação sobrando dispensa MC.. agora com picos de consumo seguidos de intervalos como no trio.. acontece oq já disse e já pude comprovar tb... ele funciona. mesmo com alimentação regular.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

o MC passará de auxiliador a ladrão de carga se for mais q os 3F por ex.. .. pois estará sendo consumido mais de 200A pelos amp.. e o MC tem por caracteristica se carregar extremamente rapido,, não conseguirá se manter totalmente cheio" pois já está tendo resistencia inferior a dele consumindo tudo q as baterias comuns podem dar

Roubando carga?

Desisto...

OBS: Um MC pode estar plenamente carregado com 5V, já apresentando resistência infinita para a fonte de energia. Pense nisto.

Compartilhar este post

Link para o post

Roubando carga?

Desisto...

OBS: Um MC pode estar plenamente carregado com 5V, já apresentando resistência infinita para a fonte de energia. Pense nisto.

Concordo, se a fonte estiver a 5V. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Roubando carga?

Desisto...

pode sim kleber é verdade ! .. mas quero ver esse fenomeno acontecer com sua fonte de energia sendo totalmente sugada ao ponto de se ter quedas de tensão !

oq sobrará pra um MC de milhares de farads ? hehehehe oq ele faria ali no meio ?

pra mim serviria só de estenção hehehe

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

E o capacitor por aacaso se carrega no meio de uma queda de tensão?

Essa pra mim é nova...

leia um post acima desse seu.. se eu disse isso.. ou vc está confundindo tudo..

o problema aqui é q vcs mal sabem o principio basico do funcionamento de uma fonte mais basica ainda tipo aquelas de radinho bivolt ! e acham q o MC no meio de tanto consumo prolongado faz milagre ainda mais em set desprovido de baterias (nos set's de SPL.)

pra ter ganho com capacitancia primeiro é preciso q se tenha alimentação mais q dimencionada !

se tem queda de tensão é por q a corrente de consumo já excedeu o valor nominal q as baterias indicam.. nunca um MC vai se carregar !

Compartilhar este post

Link para o post

se tem queda de tensão é por q a corrente de consumo já excedeu o valor nominal q as baterias indicam.. nunca um MC vai se carregar !

Depois dessa, vou responder e me retirar do tópico.

TODA BATERIA tem uma resistência interna... V = R * I, ou seja, a voltagem cai conforme a corrente passa pela bateria. Se ligar 0,1A em uma bateria de 200A vai CAIR A TENSÃO (pouco, neste caso).

Um capacitor NÃO TEM resistência interna (ou tem e é desprezível), por isso que ele segura a tensão alta... Pois ele consegue fornecer corrente sem deixar cair a tensão.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...