Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

John2012

Ajuda - Campeonato SPL

Recommended Posts

Postado em

:huh:

Explica ae!

Eu achei que aumentasse!

E ganhar a primeira competição SPL que se participa é legal [¨]

lógico que é bom nossa !!!!

um amigo meu queria competir no spl com woofer, mandei ele com freq pura abaixei um banco do vectra mandei ele ligar o arcondicionado no max um tempo antes, caro ligado tudo mais, resultado de terceiro colocado, até eu fiquei feliz ahahahha

Tentando explicar>>> quando vc manda distorção fica como se o sub "brochasse" um pouco, ja testei isso com 2x307 2x308, ate mesmo com endurance e2k... (com os testes das moedinhas inclusive citado em outro topico inclusive do alan dante) regulei o player para estar limpo vol 45 de 62... acima disso proprio player ja distorce (se falando em pioneer)

ate o volume 50 ele até aumenta um poquinho o spl, acima disso parece que o grave brocha vc abaixa o volume denovo em 45 a 48 as moedinhas simplesmente vibram mais (teste das moedinhas simples mas que funciona)

claro que vai depender do acerto do equipamento, enfim é o conjunto como um todo.

Postado em

hehehe

como foi a experiencia? suou a mao na hora de soltar o pause?

ganho no talo e volume no 62... tem que dar com esse T1200 na tua cabeca mesmo...

O carro tava BEEEM gelado, então não suei [¨]

Mesmo que não tenha ajudado em nada gelar o carro, foi confortável para mim =)

T1200 não queimou por causa disso...

Deixa eu explicar... Fui testar a "música" que eu fiz e aumentei o volume... lá pelo 45 e botei play, só que esqueci de desligar o trio.... Bom, enfim, a taramps não aguentou, meus woofers estão inteiros.... O ampli para o sub e o sub aguentaram de boa =) Inclusive, ainda estão nessa regulagem, mas eu to usando volume). até 50 no máximo =P (falantes pioneer da porta ligado direto)

O grave ta chato... Feio... mas ta forte!

Postado em

lógico que é bom nossa !!!!

um amigo meu queria competir no spl com woofer, mandei ele com freq pura abaixei um banco do vectra mandei ele ligar o arcondicionado no max um tempo antes, caro ligado tudo mais, resultado de terceiro colocado, até eu fiquei feliz ahahahha

Tentando explicar>>> quando vc manda distorção fica como se o sub "brochasse" um pouco, ja testei isso com 2x307 2x308, ate mesmo com endurance e2k... (com os testes das moedinhas inclusive citado em outro topico inclusive do alan dante) regulei o player para estar limpo vol 45 de 62... acima disso proprio player ja distorce (se falando em pioneer)

ate o volume 50 ele até aumenta um poquinho o spl, acima disso parece que o grave brocha vc abaixa o volume denovo em 45 a 48 as moedinhas simplesmente vibram mais (teste das moedinhas simples mas que funciona)

claro que vai depender do acerto do equipamento, enfim é o conjunto como um todo.

Cara, valeu o toque... Mas não me convenceu, apenas me deixou intrigado... irei arranjar um RTA e testar!

Ganhar rox! mesmo sendo o único competidor na categoria...

Postado em

Cara, valeu o toque... Mas não me convenceu, apenas me deixou intrigado... irei arranjar um RTA e testar!

Ganhar rox! mesmo sendo o único competidor na categoria...

hahahaha boa essa !!! unico competidor...

Quanto ao que eu disse é como falei depende de acerto do equipamento tambem... nesse mundo de spl ja vi cada coisa em camp que nao da pra acreditar. entaum qualquer coisa possa ser válida.

Tente fazer os testes. se conseguires aumentar em 0,2 db com alguma dica, sinal que ja valeu de alguma coisa.

ou vc acha que os caras que fazem 160db acima foi de hora pra outra, começaram devagar, acertinho aki, acertinho ali.

forte abraço e rumo a outros campeonatos... e a mais vitorias tambem.... ehehhe

Postado em

na epoca q eu competia nao tinha player com usb.... e o cd pulava.... era só o player na mao xD

e vc diz o ganho do amp no TALO do minimo né?

pq pioneer tem 2v nas RCA, o amp vai até 5v se nao me engano.... vc dobrou a potencia por volume praticamente.... certeza q o sub bateu sem distorcer?

absss

Postado em

na epoca q eu competia nao tinha player com usb.... e o cd pulava.... era só o player na mao xD

e vc diz o ganho do amp no TALO do minimo né?

pq pioneer tem 2v nas RCA, o amp vai até 5v se nao me engano.... vc dobrou a potencia por volume praticamente.... certeza q o sub bateu sem distorcer?

absss

O sub bateu distorcidíssimo! Esquentou a bobina na hora (mas longe de cheirar verniz, esse sub eu conheço bem ihaeihaehua)

Mas, até onde eu sabia, mais distorção = + potência = + SPL... Pelo jeito não, isso que me deixa "encucado"

Postado em

Eu achava que camp de spl era tudo meio qe no talo mesmo aehaiuehaiue

quando o ernany competiu com o tetech de 15', perguntei pra ele " e ae.. alpine com Loudness no maximo, sub +6 e tal"?

ae ele me surpreendeu com um NAO auheiauheaiue h

Postado em

Claro que o ganho no talo te fez perder dBs.. distorção cara.

Sim, distorção... Mas e o papo do sub batendo mais, excursionando mais, movendo mais ar? Isso não significa ondas sonoras mais fortes? :vts

Eu sou newbie galera!

mas já sei, esse domingo vou com tudo exatamente igual, exceto o ganho! Que vou regular com osciloscópio... É a mesma entidade, mesmo RTA, mesmo sensor.... Posto novidades!

Postado em

Sim, distorção... Mas e o papo do sub batendo mais, excursionando mais, movendo mais ar? Isso não significa ondas sonoras mais fortes? :vts

esse movimento, a mais pode ter sido um grande pico na impedancia nessas frequencias, e a julgar pelo aquecimento exessivo da bobina como vc citou pode ter sido sinal DC que só gera calor e nao é nada eficiente...

Postado em (editado)

Bom, as pessoas que sabem bastante de campeonatos ou de engenharia elétrica que me corrijam se eu estiver errado, ou dêem esporro se to entregando algum macete,ahiuahhua

Bom, com essa distorção toda vc só perdeu DBS mesmo, em campeonato se usa distorção sim, mas coisa leve, e é só na fonte de sinal, no amp você só usa a regulagem pra casar os sinais da fonte com a do amp, ( saída Hu 2v, regulagem de ganho em 2V ou próximo).

O que vc fez foi mandar uma onda totalmente clipada, sem formato definido, ou quase como uma onda triangular( olhe mais na citação da AES 2000) e colocando o ganho do modulo no Maximo vc saturou totalmente o circuito de saída de seu amp(sinal DC),

“O que ocorre em todos os casos, é que sinais de formas diferentes, na maioria das vezes, desenvolvem níveis de energia diferentes sobre uma mesma carga. Eles têm diferentes fatores de crista

capturadetela20100324s2.th.png

capturadetela20100324s2.th.png

e no seu caso indo por um raciocínio generalizado se o circuito de saída de seu amp não fosse bem dimensionado poderias ter mandado ele pro espaço, pois nos seu 58- 60hz, seu sub estava com comportamento bastante indutivo e jogando bastante potencia de volta ao circuito de saída (vide artigo Amplificadores de potencia e seus reativos)

“ O que o amp então na realidade "enxerga" é justamente essa resultante. Uma carga que ora se comporta como um resistor (ressonância), ora como uma associação resistor/capacitor (fase negativa) e em outros momentos como uma associação resistor/indutor (fase positiva), a depender tão somente da freqüência em questão. ”

“Já foi demostrado que potência ativa dissipa energia, mas potência reativa somente a troca com o gerador. Assim sendo, o falante aproveita apenas uma parcela da energia fornecida pelo gerador, pois somente a parte resistiva da carga dissipa potência. Pode-se concluir que quanto mais a curva afasta-se do eixo zero, mais reativo será o alto-falante e mais energia será trocada com o gerador, em detrimento de uma cada vez menor parcela resistiva, que eficazmente aproveita potência. “

Fontes : http://sites.mpc.com.br/albuquerque/cursos/cur_1.htm#

http://www.studior.com.br/aes2000.pdf

Bom espero ter ajudado, e se alguem quiser fazer alguma alteração/correção fique a vontade.

mais tarde reedito aqui...

Editado por Robson Andrade
  • Upvote 1
Postado em

bass no + 6 e loud ligado nao tem nada a ver com o ganho no maximo.

ganho no maximo = mto sinal de entrada = vai distorcer mais cedo

bass geralmente fica entre 45 e 63hz no pioneer.... de 3 faixas... o de 7 eu nao me lembro.

realmente em camp, eu ia até o limite do volume, com o bass no -6, e subia o bass aos poucos, com alguma distorção, no -2 bateu 149db, sem o bass tava 143.

isso nas medições antigas, hj em dia bem regulado daria uns 139db.... meu som nem era pra tanto.... 149db é pra soltar a cola do vidro já, no dia até estranhei...

Postado em

Onda quadrada rox, onda triangular sux? É isso?

Acho que peguei!

No, nao pegou não, onda quadrada é bad tbm( a nao ser nos campeonatos das antigas, booster como os ASE e onda quadrada era o que reinava por uns tempos,haiuau, mas o sistema quase sempre ia pro espaço pos campeonato)

o ideal é a onda levemente ceifada, que tem um fator de crista um pouco maior que o sinal senoidal por si só...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...