Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

FeS2Ale

Volkswagen lança no Brasil utilitário que estaciona sozinho

Recommended Posts

Postado em

Quem nunca se deparou com uma vaga estreita na rua e sonhou com um carro que manobrasse sozinho?Provavelmente, todos que tenham um utilitário esportivo já tenham pensado nisso, por sofrer com a falta de espaço para estacionar. Para quem pode pagar R$ 100 mil em um SUV, é possível. A Volkswagen lança no país o Tiguan 2010, oferecido com o sistema chamado Park Assist (somente o sistema custa R$ 3.765).

0,,36775016-EX,00.jpg

Para estacionar paralelamente, o motorista precisa, antes de passar pela vaga, acionar o botão de comando do sistema que fica no console central do carro. Feito isso, enquanto o motorista posiciona o carro à frente para executar a manobra, os sensores no para-choque dianteiro calculam se o Tiguan realmente caberá no espaço.

Se o espaço for suficiente, o carro avisa por meio de uma tela no quadro de instrumentos. Nela, é possível observar três retângulos: os dois carros já estacionados e o espaço entre eles.

0,,36775010-EX,00.jpg

Visto que o espaço é suficiente para estacionar o carro, basta engatar a ré e deixar que o carro faça o trabalho chato sozinho. Sem as mãos no volante, o motorista só dita a velocidade na manobra, controlando o pedal do freio. O SUV controla a direção do volante sobre as medidas exatas para entrar na vaga.

Apenas nas vagas mais apertadas o condutor terá de ajudar o carro. Neste caso, só será preciso movimentar o carro para frente. Mesmo assim, o volante será movimentado apenas pelo sistema, até o veículo estacionar.

Não mexer no volante é a tarefa mais difícil para o condutor. Por ser um reflexo natural, controlar o impulso de dominar a direção é difícil nas primeiras tentativas. Mas, se uma reação inconsciente acontecer, o Park Assist está programado para desligar automaticamente caso o motorista force o volante. Se o desejo de controlar o carro atingir o pé que está no acelerador, o sistema também desliga em velocidades acima de 7 km/h.

0,,36775013-FMM,00.jpg

No caso de vagas perpendiculares o Park Assist funciona de forma diferente: ele apenas auxilia o condutor. Nessa situação, a ajuda vem da câmera traseira, que transmite imagens para a tela do rádio, no console central.

Assim, quando a ré é acionada, duas linhas amarelas são projetadas sobre as imagens transmitidas no display, mostrando a direção que o carro deve seguir. Se na vaga já há linhas pintadas no chão, basta alinhar as retas do sistema com as que estão no asfalto.

O carro com o sistema chega às lojas “Premium” da marca em março. O próximo carro da Volkswagen que ganhará o Park Assist será o Passat.

0,,36775018-FMM,00.jpg

Postado em

Imagine quando a inovação chegar no gol. Você teria coragem de deixar seu carro atrás? :unsure::vtso-o-

Mesmo assim, ponto positivo pra VW, o sistema deve ser bem interessante. :rever1:

Postado em

Rapaiz !!!

Muierada fica doida kaekaekea !!!

HJ vi duas mulheres estacionando em 50 metros !!

JESUS CHRIST !!!

A do fiesta ficou 80º com a Guia ! ( detalhe, era estacionamento paralelo e nao 45 )

a outra tva seguindo o mesmo rumo !!!

Postado em

Tiguan é carro típico de mulher, bem pensado pela VW, até pq, com essa gurizada cada vez mais apredendo a dirigir em playstation o sistema vai ser bem útil.

Estacionar na raça é algo em extinção.

Postado em

mulherada vai adorar msm o-o-

mas eu acho chato nao usaria isso jamais...

ia ficar loko com o carro indo sozinho ia puxar o voltante na hora...

prefiro eu msm monobrar

isso tem umm ponto negativo até pra quem gostou da ideia

depois quando pegar um carro q nao tem esse sistema vai sofrer pra estacionar heheeh

pasmafaute

Postado em (editado)

Como tecnologia acho uma coisa muito válida e bem interessante...

Mas com certeza que termos mais "braços" pelas ruas...

pelo menos voce nao vai encontra mnenhum carro em cima do seu..como eu jah encontrei 2 vezes em cima do meu...em cima literalmente...parachoque traseiro apoiado quase no meu capo..coisa de um dedo mais ou menos de distancia

daigo que me confirme

Editado por RLP*

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...