Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rogi

Ajuda com módulo Audiophonic 5.1

Recommended Posts

Bom, pessoal, boa noite.

Estou com um probleminha aqui no som do meu carro. Comprei um módulo audiophonic 5.1 e estava usando os 4 canais do stereo, fechando a 4 ohms cada Ch.

Comprei um subwoofer MTX tr55-12, bobina dupla de 4 ohms, conforme indicação do próprio fornecedor do módulo (no caso, ele indicou algum subwoofer que fosse 2ohms ou 4 ohms, no caso a bobina dupla de 4 iria me dar 2 ohms).

Beleza. Fui instalar tudo bonitinho. Fechei em 2 ohms, liguei... Deu uns segundos, módulo entrou em proteção. Conferi cada ligação, tudo tudo, tava tudo perfeito. Conferi a voltagem, o aterramento, os fusiveis do modulo, o fusivel da bateria, tudo OK. To com uma Moura 60ah no cofre e outra moura 48ah na mala do carro, então problema de alimentação não é.

A única opção, eu acho, é o meu módulo não estar fechando a 2 ohms como fui informado. No manual (que é beeem porco diga-se de passagem), tá escrito assim:

RMS Power @ 4 Ohms (1Khz B+=14.4v) 85wx4CH + 250W(SUBWOOFER)

RMS Power @ 2 Ohms (1Khz B+=14.4v) 100wx4CH + 500W(SUBWOOFER)

Então ficou minha dúvida.. Será que ele só 'fecha' TUDO a 2 ohms ou TUDO a 4 ohms, não podendo ser 4ch 4ohms e 1ch2 ohms?

Valeu ai!

Editado por Rogi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que não seja assim. Confira nos cabos speaker/ cabo do subwoofer, se não tem nenhum encostando um no outro, levando a entrar em proteção por curto.

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, cabos estão bem separados, mas eu tava procurando por aqui, e vi que o aterramento do modulo não pode ser feito na bateria. Quando o eletricista foi instalar, ele que colocou o terminal e eu perguntei se não tinha problema, ele falou que não. Então ficou assim:

Bateria na mala = + do cofre e - da carcaça

Modulo = + da bateria da mala e - no - da bateria.

Será que é isso?

Edit: ele só desarma quando o subwoofer bate com vontade, se botar uma musica tranquila ele fica ligado na boa... só desarma quando bate com violencia.

Editado por Rogi

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta baixar o ganho, pode ser que esteja muito alto.

Ligar no - da bateria não tem problema nenhum! É até melhor, segundo algumas pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu vi muita gente falando isso, até desencanei... Sobre o ganho, to colocando na metade. Tanto o Bass boost quanto o ganho do subwoofer. Amanha vou de dia vou tentar ver o que pode ser de novo, inclusive testar isso. Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta baixar o ganho, pode ser que esteja muito alto.

Ligar no - da bateria não tem problema nenhum! É até melhor, segundo algumas pessoas.

Deixei o ganho quase no minimo, o boost zerado e nada...

Mais alguém tem alguma idéia pra eu testar?

Muito obrigado a todos que leram e tentaram me ajudar!

E, outra coisa que esqueci de falar... quando eu instalei, tava tudo tocando normal, tudo belezinha. Ficou uns 10 minutos direto. Dai quando eu andei com o carro, dei uma volta, tudo beleza, depois começou a armar e agora não dá nem 1 minuto tocando que arma proteção. =/ Mó mer**, não sei mais o que tentar.

Editado por Rogi

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, gente... eu resolvi o problema parcialmente... deixa eu tentar explicar.

A bateria tava bem ao lado do módulo, quase colado, pq era o único lugar que cabia. Sem querer, eu mudei o lugar da bateria e puxei a caixa mais pra frente, o que deixou a bateria na mesma distancia do modulo, mas o positivo tava mais afastado e o negativo junto ao modulo. Bom, funcionou. Parou de desarmar.

Mas ontem a noite, depois de um bom tempo tocando, o módulo desarmou de novo e eu já fiquei nervoso... desliguei, liguei de novo, tocou um cadim e desarmou de novo! Igualzinho aconteceu antes, problema igual. Agora de manhã já não teve mais o problema, sendo que a bateria estava no mesmo lugar. O módulo não esquenta de jeito nenhum pq eu não 'estupro' o bichinho, ganho do subwoofer eu tenho deixado em 50%, então o problema só pode ser a bateria.

Eu não sei como que funciona, seria muita doideira imaginar que a bateria tá fazendo o módulo desarmar? Tipo o que acontece com os RCAs, dos cabos de energia mandar ruídos, será que a bateria perto do módulo pode gerar esse tipo de problema? Porque se não for isso, eu to quase desistindo e partindo pra compra de um módulo só pro mono...

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser sim... Pegue um multimetro e comece a medir as tensões nos bornes do amplificador, da bateria, no disjuntor...

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser sim... Pegue um multimetro e comece a medir as tensões nos bornes do amplificador, da bateria, no disjuntor...

Vou fazer isso hoje mesmo... E outra, quando meu som fica ligado por um tempo com o carro desligado começa a dar muito ruído.. Mesmo com mais de 100Ah de bateria. E o tempo que eu digo é 10, 20 minutos, o ruído vai aumentando com o tempo. Daí eu não sei se o problema é a 'interferência' (vamos nomear assim) da bateria que vai aumentando OU falta de energia mesmo...

Meu som não passa de 550wrms totais... Comprei tudo com uma certa qualidade justamente pra não ter problemas e só dá problema =/

Editado por Rogi

Compartilhar este post

Link para o post

Modulo classe ab 4ch ?

Pega o sub e ligue em serie e ligue em 8 ohms no Bridge (canais 3 e 4).

Pelo oque eu entendi vc comprou um sub de bobina dupla de 4 ohms e fez paralelo resultando 2 ohms num Bridge.

Pode ser falta de alimentaçao ,fiaçao positiva muito fina e bateria aux. morta...Pode ser..

Abs.

Edit. Erros de portuga.

Editado por Curitiba Sound

Compartilhar este post

Link para o post

Modulo classe ab 4ch ?

Pega o sub e ligue em serie e ligue em 8 ohms no Bridge (canais 3 e 4).

Pelo oque eu entendi vc comprou um sub de bobina dupla de 4 ohms e fez paralelo resultando 2 ohms num Bridge.

Pode ser falta de alimentaçao ,fiaçao positiva muito fina e bateria aux. morta...Pode ser..

Abs.

Edit. Erros de portuga.

Alimentação tudo cabo Blitz 21mm², 60ah+48ah de bateria, ambas moura prata, com menos de 1 semana de uso a aux e a do carro com menos de 5 meses. Meu Amp é 5 canais, 4 stereo e 1 mono de 500wrms a 2ohms.

Meus problemas estão muito além disso! hahah

Mas muito obrigado pela resposta!

Compartilhar este post

Link para o post

No encontro, o carro do erick teve esse problema...

O problema era o disjuntor/fusível. O carro tinha criado zinabre e estava dando mal contato, ae a bateria auxiliar não carregava direito e dava subtensão em toda a batida, desligando o ampli (sem entrar em proteção).

Como eu disse, pegue um multimetro e monitore as voltagens, você descobrirá se tem algo errado na alimentação, mesmo as baterias sendo novas.

Compartilhar este post

Link para o post

No encontro, o carro do erick teve esse problema...

O problema era o disjuntor/fusível. O carro tinha criado zinabre e estava dando mal contato, ae a bateria auxiliar não carregava direito e dava subtensão em toda a batida, desligando o ampli (sem entrar em proteção).

Como eu disse, pegue um multimetro e monitore as voltagens, você descobrirá se tem algo errado na alimentação, mesmo as baterias sendo novas.

Já fiz isso, fui no unico cara da minha cidade que saca alguma coisa.. A gente mediu tudo, impedancia e voltagem, tava tudo normal.. Ele me disse que é problema do módulo, vou mandar pra garantia pra ver... Posto aqui assim que me comunicarem o que foi.

Valeu ai!

Editado por Rogi

Compartilhar este post

Link para o post

o 5.1 não toca 2 ohms em mono

Isso que imaginei...classe AB

Se fosse classe D ia ate 1 ohms tranquilo...

Boa Sorte ! Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc ja resolveu o problema do modulo, eu tambem comprei um e não instalei ainda mas um funcionario da Koyama imports que fornece o amplificador, me disse que não é pra colocar o modulo atras do banco em contato com a lata, que pode gerar interferencia, ve se não é o seu caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc ja resolveu o problema do modulo, eu tambem comprei um e não instalei ainda mas um funcionario da Koyama imports que fornece o amplificador, me disse que não é pra colocar o modulo atras do banco em contato com a lata, que pode gerar interferencia, ve se não é o seu caso.

Nosssa agora tem engenheiro eletrico la na koyama ahaha, cuidado pra não instalar perto da antena do carro que gera interferencia tbem ahahahahuauhahu

Compartilhar este post

Link para o post

To querendo saber no que deu isso ae... tbm to com o mesmo problema... ta fo**!!

to com um Sub Bravox UXP Power 500Watts RMS 4 + 4 ohms ligado em parelelo a 2 ohms no módulo, cabeamento de 21mm² na alimentação..

nao tem mais nada ligado no modulo e ele ta com essa graça de entrar em proteção!!

antes de por o sub eu tinha colocado uma caixa pra voz ligada em bridge em dois canais do estereo do módulo e ele estava desarmando também!!

ja olhei o aterramento e ainda lixei onde ta parafusado o terra e nada de parar o problema.. o modulo nao esquenta nada..

acho q problema de esquentar não é, pq ele sempre ta frio!! Alem disso as vezes ele entra em proteção uns 2 minutos após ligar, ou ate em menos tempo...

Diga ae o que foi feito com seu Audiophonic 5.1

Vlw, Abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post

To querendo saber no que deu isso ae... tbm to com o mesmo problema... ta fo**!!

to com um Sub Bravox UXP Power 500Watts RMS 4 + 4 ohms ligado em parelelo a 2 ohms no módulo, cabeamento de 21mm² na alimentação..

nao tem mais nada ligado no modulo e ele ta com essa graça de entrar em proteção!!

antes de por o sub eu tinha colocado uma caixa pra voz ligada em bridge em dois canais do estereo do módulo e ele estava desarmando também!!

ja olhei o aterramento e ainda lixei onde ta parafusado o terra e nada de parar o problema.. o modulo nao esquenta nada..

acho q problema de esquentar não é, pq ele sempre ta frio!! Alem disso as vezes ele entra em proteção uns 2 minutos após ligar, ou ate em menos tempo...

Diga ae o que foi feito com seu Audiophonic 5.1

Vlw, Abraço!!

O meu tambem começou a entrar em proteção no mono em 2ohms e nem tem 1 mes que voltou da assistencia, porque quando comprei e instalei so de ligar ele ja entrava em proteção e mandei para assistencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Instalei o meu hj. Liguei tudo em 2ohms e tá uma beleza, por enquanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais alguém com problema no 5.1?

Agora desanimei, já estava certo de comprar ele pro meu set (Kit 2 vias (provavelmente Hertz) + Sub Alpine Tyre-R 1042D) e pretendia fazer o mesmo que os colegas, deixar 500rms a 2ohms pro sub e fazer bi-amplificação para o 2 vias.

E agora? :(

Compartilhar este post

Link para o post

eu também desanimei....

ainda mais depois de ver um tópico onde mostram as entranhas de um club 1700

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=121750&st=0&p=1728788&hl=audiophonic&fromsearch=1entry1728788

os comentários de gente que entende mais as imagens não animam nem tarado a comprar

os audiophonic são bons de audio ? sim , são mas nada de extraordinário.

Nessa modinha eu não vou embarcar não

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é mas e agora, vou pra onde? Alguma ideia de uma marca boa e na mesma faixa de preço da Audiophonic?

-Audiobank

-Fosgate (linha prime)

-Mais alguma???

Compartilhar este post

Link para o post

O meu tá funcionando direitinho...

O manual dele é muito simples, mas pode ser que não se possa "misturar impedâncias"...

Desculpem se estou falando besteira.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...