Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Jr Som

Taramps 2.7 queimando tornados 15"

Recommended Posts

Galera não sei mais o que fazer aqui.. Já é a terceira vez que o 2.7k queima 2 tornados 1100 de uma vez só.. ja dei um corte pra tocar somente acima de 50hz, nao deixei dar clip diminuir o ganho pra nao clipar, litragem de acordo com o manual e fonte 250AMP e tudo mais.. tem gente que disse que usa até um taramps 3.7k.

Já tentei de todo geito aqui..a bobina torra que nem carvão.ja tou chegando a conclusao... tornados não aguenta 2.7

Vou ligar num 2.0 pra fazer o teste.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera não sei mais o que fazer aqui.. Já é a terceira vez que o 2.7k queima 2 tornados 1100 de uma vez só.. ja dei um corte pra tocar somente acima de 50hz, nao deixei dar clip diminuir o ganho pra nao clipar, litragem de acordo com o manual e fonte 250AMP e tudo mais.. tem gente que disse que usa até um taramps 3.7k.

Já tentei de todo geito aqui..a bobina torra que nem carvão.ja tou chegando a conclusao... tornados não aguenta 2.7

cara tu pdoe finca ate modulos 10k se na odexa clipa nao tem problema

mas e vc ta colocanco de 50hz ate quanto ??

derepente a sua fonte de 250amp teja meia descaregada tbm

Compartilhar este post

Link para o post

(01) 50hz-125hz + ou -

(02) "fonte meia descaregada". Falta de energia pode carbonizar autofalante? ou talvez o modulo?

Compartilhar este post

Link para o post

(01) 50hz-125hz + ou -

(02) "fonte meia descaregada". Falta de energia pode carbonizar autofalante? ou talvez o modulo?

sim

ambos podem ser prejudicados

verifike isso

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo estou usando 2 tornados 1100 em um taramps 2.5k e esta filé, com 90LT cravados pra cada, capacitor 6F, bateria de 115Amp, cabo de 35mm e esta tudo OK meu som, gostei.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta que pode parecer besta mais frequencias altas tambem podem prejudicar o falante??

Tipo o falante atua na area de 40-400hz e voce deixar aberto ate os 1khz?

Compartilhar este post

Link para o post

a litragem da caixa???

e a fonte n da os picos de energia q o amp pede, apenas a bateria faz isso, ou seja os picos de seu set vem apenas de sua bateria.

Compartilhar este post

Link para o post

o amigo, sera que vc nao esta levando estes falantes em um pikareta para arrumar?

sera que ele esta botando pecas boas?bobina original,ou esta botando bubina de street, nao da pra se duvidar mais de nada neste mundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera a caixa com 90L. todos os altofalantes zerados... nada de reforma..coloquei um 2.0 e parace que deu certo.. Ainda nao entendo como dizem poder aguentar um 3.5k

Compartilhar este post

Link para o post

O corte do subsonic está em 50 é isso?

Voce nota que o falante excursiona muito ?

Ou pode ser mesmo que quem está recondicionando o teu falante nao esta fazendo o serviço bem feito.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo estou usando 2 tornados 1100 em um taramps 2.5k e esta filé, com 90LT cravados pra cada, capacitor 6F, bateria de 115Amp, cabo de 35mm e esta tudo OK meu som, gostei.

seu problema é CAIXA !!!!!!!!!!!!!

muito grande

reduza a cx para 62L brutos e sintonizada em 50hz acabará seus problemas de queima

o falante esta passando do xmax devido a caixa grande, e com isso queimando

Compartilhar este post

Link para o post

90L ???

to com o wendell caixa grande d++ controle de cone deve ta horrivel, n é?

Compartilhar este post

Link para o post

minha caixa qnd tinha tornado era de 85L

e nunca tive problemas com queima de falante

era um banda ice 1800 para 2 tornados 1100 de 15

tem alguma coisa muito errada ai

oO

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um caso de potência máxima admissível!

A questão toda é que muita gente, mas muita gente mesmo faz a simulação em Softwares esqueçe de especificar

a potêndcia que pretende aplicar e a partir dela o NÃO vai verificar o gráfico de excursioanmento

em função dessa potência e em função disso configurar o filtro subsônico mais adequado.

Resultado, vai para o saco.

Outra que em um tópico antigo, foi verificado que a potência admissível do Tornado é mais baixo do que a potência nominal e isso aumenta a criticidade do projeto.

Foi o Paulo Duto que verificou isso, mas pena que ele tenha apagado a

a grande maioria dos comentários dele aqui no fórum.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Isso ai ta muito estranho deve ta excurssionando muito esses woofers quais são as medidas dos dutos? Talvez so cortando um pouco esses dutos vc ja resolve seu problema...

Eu já tive dois tornados de 15" e empurrava eles com uma T4.2K e podia clipar bastante... pra mim o cara tem que vacilar muito pra queimar um tornado pode não tocar muito mas é muito resistente!

Compartilhar este post

Link para o post

entao se nao tiver clip pode aplicar 10k em 2 tornados q nao tem problema??

galera, headroom eh uma coisa e excesso de potencia eh uma coisa um pouco diferente

tem gente confundindo as coisas

Compartilhar este post

Link para o post

entao se nao tiver clip pode aplicar 10k em 2 tornados q nao tem problema??

galera, headroom eh uma coisa e excesso de potencia eh uma coisa um pouco diferente

tem gente confundindo as coisas

exato!!

utilizar no máximo 03 vezes a potencia do falante tomando os devidos cuidados.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera... A volume errado da caixa poderia causar danos mecânicos ao autofalante, A potencia e frequencia aplicados errados pelo amplificador pode causar danos elétricos ao autofalante, Que são coisas muinto diferentes vocês não acham????

OBS: (01)Não estou reformando.

(02)Não estou aplicando subfrequências abaixo de 50hz

Compartilhar este post

Link para o post

acho que todos estão bitolados somente em potencia admitida pelo falante, mas estão errados.

pois qualquer falante de 1000rms pode ser queimado com 100rms, basta estar numa caixa totalmente errada.

porque será que existes projetos especificos de caixas acusticas da selenium que não podem ser usados outros falantes, tipo para WPU e nao se usa SW1p ??

porque a caixa influencia e muito na potencia admintida, refrigeração do conjunto motor do falante, excursão, linearidade ....

naõ sei mais do que ninguem aqui, mas volto a repetir, esta caixa está errada, vai queimar tambem com ela, o tornado tem sugestoes de caixas no manual de variam entre 60L a 90L mas alguem aqui teve a curiosidade de simular tais caixas?????

para descobrir que a caixa sugerida do manual, com 90L é sintonizada em 89hz !!!

alias, eu falo demais, fuiii ...

o praia se quiser completa ai o que comecei ou o fcoelhogomes :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fugindo um pouco do tópico, algm poderia explicar oq é clipar?? Vi as especificações de alguns subs e o Xmax é definido em mm, Xmax seria o máximo que o cone pode pular??

Compartilhar este post

Link para o post

Galera desculpem pelo tópico meio antigo mas é bom relatar aqui nossas experiências..

Galera ja desisti... Taramps eu não trabalho mais... Aquela maldita luzinha vermelha "ajuda" a não queimar os falantes Pode não funcionar. Ex: Coloco um forró e o volume do cd pioneer no 45 e deixo o sistema regulado pra nao piscar..Até ai tudo bem.. Mas se eu colocar um Funk ou regee bem grave no mesmo volume o vermelho pisca com força.Ou seja. O usuario tem que ficar na mala do carro aumentando e diminuindo o nivel o tempo todo pra não queimar os autofalantes? EU ACHO AQUELE SISTEMA DE PROTEÇAO PROS ALTOFALANTE IRRACIONAL.. Já perdi a conta dos altofalantes que já vi queimados com Taramps..

Por que não um sistema interno automático de nível de entrada ou distorção ??????????????

Ou seja Compensando em volumes baixos e amortecendo em volumes muinto altos...

Taramps never more..Vou testar os SDs..

Editado por Jr Som

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...