Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

lipenur

Woofer de 15" até 300w 4ohms

Recommended Posts

Postado em (editado)

Olá pessoal !!

O tópico deveria na verdade ser postado no residencial, mas como é uma area tb usada para trio, resolvi postar aqui.

Quero fazer uma caixa (de preferência manifold), para dois woofers e 15" que será amplificada por um PA Cygnus 1800 (190W RMS - 8 Ohms, THD 0,01% ou 270W RMS - 4 Ohms, THD 0,01%).

para acompanhar vão duas caixas amplificadas ( 1 x 10" + 1 driver titanium).

alguem tem alguma sugestão ?? dou preferência para over ou snake (tenho como pegar mais em conta), mas outras marcas são bem vindas !!

PS: preciso de uma caixa que caiba no carro (banco traseiro), a manifond está no limite.

Obrigado

EDIT: estou de olho no steel line:

Freqüência de ressonância: Fs 35 Hz

Resistência da bobina: Re 5,6 Ohms

Fator de qualidade total: Qts 0,37

Fator de qualidade mecânica: Qms 7,0

Fator de qualidade elétrica: Qes 0,36

Volume equivalente do falante: Vas 300 L

Área efetiva do cone: Sd 0,085 m2

Deslocamento máximo: Xmax ± 4 mm

presta para o que eu quero?

Editado por lipenur
Postado em

Olá pessoal !!

O tópico deveria na verdade ser postado no residencial, mas como é uma area tb usada para trio, resolvi postar aqui.

Quero fazer uma caixa (de preferência manifold), para dois woofers e 15" que será amplificada por um PA Cygnus 1800 (190W RMS - 8 Ohms, THD 0,01% ou 270W RMS - 4 Ohms, THD 0,01%).

para acompanhar vão duas caixas amplificadas ( 1 x 10" + 1 driver titanium).

alguem tem alguma sugestão ?? dou preferência para over ou snake (tenho como pegar mais em conta), mas outras marcas são bem vindas !!

PS: preciso de uma caixa que caiba no carro (banco traseiro), a manifond está no limite.

Obrigado

EDIT: estou de olho no steel line:

Freqüência de ressonância: Fs 35 Hz

Resistência da bobina: Re 5,6 Ohms

Fator de qualidade total: Qts 0,37

Fator de qualidade mecânica: Qms 7,0

Fator de qualidade elétrica: Qes 0,36

Volume equivalente do falante: Vas 300 L

Área efetiva do cone: Sd 0,085 m2

Deslocamento máximo: Xmax ± 4 mm

presta para o que eu quero?

Steel nao da certo pra Manifold, eu ja tive essa resposta... tem que ser falante com bom X-Max pra aguentar a pressao das Manifold.

Postado em

Steel nao da certo pra Manifold, eu ja tive essa resposta... tem que ser falante com bom X-Max pra aguentar a pressao das Manifold.

estava vendo um snake, aparentemente é uma manifold, mas estranhamente não encontro o x-max do falante (nem no site)

parametros do woofer no site snake

http://www.snakepro.com.br/v2/detalhe_produto.asp?id=399121633322MYIXMR

isso seria uma manifold ????

snakee.jpg

Postado em

estava vendo um snake, aparentemente é uma manifold, mas estranhamente não encontro o x-max do falante (nem no site)

parametros do woofer no site snake

http://www.snakepro.com.br/v2/detalhe_produto.asp?id=399121633322MYIXMR

isso seria uma manifold ????

snakee.jpg

Cara isso nao é uma Manifold. é uma caixa de PA parece ter algo como um guia de onda no meio.. e outra.. o custo do falante usando ai no projeto dessa caixa da pra vc comprar 4 Steel... entao totalmente diferentes parametros e outros...

Mas levando em consideração que essa caixa nao é uma Manifold.. talvez a pressao dela seje menor... eu gostei do modelo.. mas nao sei se essas medidas ai vao se adaptar aos Steel... ai soh alguem mais experiente pra dizer..

Postado em

Cara isso nao é uma Manifold. é uma caixa de PA parece ter algo como um guia de onda no meio.. e outra.. o custo do falante usando ai no projeto dessa caixa da pra vc comprar 4 Steel... entao totalmente diferentes parametros e outros...

Mas levando em consideração que essa caixa nao é uma Manifold.. talvez a pressao dela seje menor... eu gostei do modelo.. mas nao sei se essas medidas ai vao se adaptar aos Steel... ai soh alguem mais experiente pra dizer..

Tá meio dificil achar um woofer de baixa potência qu dê um pouco e grave, passei o dia pesquisando...

Steel Line - descartado

Snake - ainda não tenho certeza, estou pesquisando

Keybass Block Hunter - o custo é baixo, posso fazer duas dutadas de 80/90L, se não ficar legal para "festinhas", pelo menos no Home vai dar para brincar...

estou aceitando sugestões....

potência - até 300w 4ohms cada woofer (amplificador 2x 270wrms 4ohms)

Caixa - até 80/90L (tem que caber duas no banco de trás do carro (para transporte, não aguento mais alugar carreta para levar caixas).

custo: até R$ 500,00 no par.

PS: não preciso de uma caixa que desça até 30Hz.

Postado em

Eu arriscaria os protech light 15'.. tocam bem pelo que custam!!!

simulei e não gostei do resultado pasmafaute parece que os keybass se deram melhor.

Postado em

simulei e não gostei do resultado pasmafaute parece que os keybass se deram melhor.

Simulações sao simulações na pratica sempre da algo mais surpreendedor... ou nao...uahsauhsau

Postado em

Simulações sao simulações na pratica sempre da algo mais surpreendedor... ou nao...uahsauhsau

simulei novamente, acho q tinha feito algo errado... mas ainda não decifrei o gráfico de SPL X Ganho. No Ganho parece que o protech se sebressai nas frequencias mais baixas, mas em spl parece que eles se equivalem, com vantagem para o keybass em spl.

grafico de ganho

laranja - block hunter 80L 35Hz (para tentar descer mais)

vermelho protech - 80L 36Hz

verde protech - 65L 34Hz

OBS: quase não há diferença entre esses volumes de caixa do protech pasmafaute

analise1.jpg

grafico de SPL:

OBS: estou aplicando apenas 300w em cada (é o que tenho de alimentação), repare que no SPL parece que eles dão a mesma pressão sonora nas mesmas freuancia, com vantagem para o keybass nas mais altas.

analise2.jpg

Postado em

O gráfico vermelho pareceu interessante pra sua finalidade! E considerando os custos, mais interessante ainda! ;) Fora que esses gráficos simulados não incluem o efeito manifold! ;)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...