Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

noslimda

Cabo 54mm pra SQ

Recommended Posts

Postado em

Esses cabos power da Knukonceptz prometem realmente melhorar a capacidade de entrega de corrente para os amplificadores .... já virou até uma lenda fora do BRA.

São absurdamente flexíveis e com milhares de filamentos ... O 0 gauge deles tem mais de 5000 filamentos. Mas não sei dizer se na prática isso significa algo ..

Postado em

Na prática significa que ele é bem mais flexível mesmo.

O cabo perfeito seria o sólido, claro... Os flexíveis são piores... quanto mais filamentos, maior é a tendência a se aproximarem dos sólidos, dado a menor perda de espaço entre filamentos.

Milagre, só se eles começarem a usar prata... hehehehehe

Postado em

Na prática significa que ele é bem mais flexível mesmo.

O cabo perfeito seria o sólido, claro... Os flexíveis são piores... quanto mais filamentos, maior é a tendência a se aproximarem dos sólidos, dado a menor perda de espaço entre filamentos.

Milagre, só se eles começarem a usar prata... hehehehehe

Calma, daqui a pouco chegam os engenheiros de som automotivo com a famosa teoria de que em cabo de alimentacao a corrente circula de modo pelicular.

Postado em

Então Kleber, não sei se essa mudança foi decorrente pela troca da bitola, por ter trocado o terminal lá da bateria (antes eu usava um olhal daqueles xing ling de R$ 1,00, depois substitui por aqueles dourados da DB Link), o fato é que houve essa melhora, não sei se foi questão de coincidência ou teria haver com o material usado na construção do cabo, sendo um de melhor qualidade que o outro.

Eu penso inclusive fazer um Big 3 pra melhorar o sistema de alimentação do carro mas sou sincero em dizer que não sei se haveria ganhos pois a voltagem está relativamente alta e não está tendo oscilações da iluminação do painel, como havia antes. Só há oscilação se o carro estiver com os faróis ligados (baixo e neblina) e eu ligar as luzes internas, ai há uma pequena oscilação nas internas.

Postado em

Calma, daqui a pouco chegam os engenheiros de som automotivo com a famosa teoria de que em cabo de alimentacao a corrente circula de modo pelicular.

Mas é a mais pura verdade verdadeira! o-o-

Além da restrição da seção condutora para componentes de freqüência elevada, os cabos de alimentação têm um aumento de perdas devido às harmônicas de corrente e mais ainda: o chamado "efeito de proximidade", que nada mais é que um aumento na resistência do condutor em função do efeito dos campos magnéticos, produzidos pelos condutores que estão próximos.

Simples! o-o-

Postado em

A discussao que esta superdimensionada, na minha opiniao... Nao tem nada a ver com hi-fi... Calcula, compra o cabo com a bitola adequada, usa e pronto.

Postado em

http://autosom.net/artigos/fuse_bat.htm

Leia o artigo .... é bem bacana !!!

esse é o mesmo criterio usado pela IASCA, na verdade tirado do manual da IASCA ....

Se vc usar de 16mm não aproveitara ao maximo seu sistema !!!

Como ja foi dito um milhao de vezes nao adianta nada gastar 20 mil em equipamentos e economizar no cabo !!! ainda mais no de força ne !!!! Não acho que todos devem usar cabos dos mais caros ate pq no meu sistema nao uso !!! (porque nao posso ... Uso o que cabe no meu bolso) agora estamos falando de uma coisa bem mais barata e mais toda a discussão ( saudavel, pois estamos aprendendo TODOS) começou pois uma amigo do forum esta comprando um cabo de 35 ou de 54 por quase o mesmo preço !!!

O manual da IASCA foi baseado em que? Segurança? 16mm já basta para não derreter nada. Perdas? Como o kleber disse, 0,2V no máximo de diferença.... Coisa que a fonte consegue compensar (afinal, poucos usam o ampli no talo).

Deixarei de aproveitar como?! Eu uso 160 Ah de bateria, capacitor de 10 farad e ligo os amplis com cabo 25mm²... Aposto que tenho muito menos perda que você :P

(tudo bem que o capacitor na bateria eu uso 66mm²)

Engraçado, isso acontece comigo. Uso um cabo safado de 25mm, com o carro ligado fica em 13.8V, com som alto cai para 13.3V.

Nunca chega nos 14.4V.

Caramba Josino, 1/0AWG = 50mm???

Puta cabo de alta tensão hahahahahahahaha

1/0 AWG da KnuKonceptz é 66,5mm² :vts

Eles não usam cobre puro, e AWG não significa área da seção transversal e sim área equivalente. Tem 66,5 mas equivale a um 50mm de cobre puro.

Postado em (editado)

1/0AWG em qualquer tipo de cabo de mundo é 53.5mm2.

Seu cabo da Knu é o KLMX? Se for, ele é de CCA, ou seja geralmente tem cerca de 10% de cobre por volume. Todo núcleo é alumínio.

Editado por Ianaconi
Postado em (editado)

me enganei, fui conferir no cabo aqui e fala sim, eu que me lembrava te ter visto apenas o 66,88mm^²

ta escrito 1/0 Gauge - 66,88mm^² Copper Clad Aluminum

66,88mm é pra ser 2/0 awg (67mm)

fiquei com preguiça de tirar foto, procurei na net achei.

Power_Wire_KLMX0BK.JPG

sei la..

edit: tag da imagem

Editado por murilloalanis
Postado em

Esse negócio da área.... é equivalente a fio de cobre puro!

Inclusive, se você pegar o diametro de um cabo e calcular, vai dar mais que o especificado pois tem espaços vagos com ar dentro :vts

Postado em (editado)

Cobre + alumínio serve para ser mais barato =)

54mm com 10% cobre e 90% alumínio...

OU

35mm 100% cobre?

Eu vou no 35mm. Fios de alumínio tem resistência 62% maior que os de cobre de mesma medida! Ou seja, um 2/0AWG de alumíniotem quase a mesma resistência por metro de um cabo com 35mm². Os 10% de cobre dão uma melhorada nisto, mas nada milagroso.

Editado por Kleberlpa
Postado em

54mm com 10% cobre e 90% alumínio...

OU

35mm 100% cobre?

Eu vou no 35mm.

54mm com 10% cobre, 90% alumínio conduzindo IGUAL 35mm cobre e custando 1/3 do preço, você vai em qual?

Paguei acho que 8 reais o metro do meu fio 66,5mm com frete

Postado em

54mm com 10% cobre, 90% alumínio conduzindo IGUAL 35mm cobre e custando 1/3 do preço, você vai em qual?

Paguei acho que 8 reais o metro do meu fio 66,5mm com frete

Ainda vou no cobre. Só se o 54mm sair no preço do 21mm², aí dá pra pensar duas vezes...

Só vale lembrar que conduz como 35mm, mas não passa onde um 35mm já passa apertado.

54mm² praticamente te obriga a passar por baixo do carro. A não ser que você seja maluco e tenha uma serra copo de tungstênio.

Postado em

Knu tem 66... pra compensar a diferenca por nao ser 100% cobre. Mesmo assim ainda acho que nao chega la.

Eu to nesse dilema hoje, se aumento ou nao a bitola do cabo de alimentacao.

Hj uso 4AWG...

Lendo hj esse topico....ainda continuo um pouco na duvida....mas como ja encomendei uma CapBatt(hibrido de bateria e Capacitor) de 22Ah e Cap de 3F, vou instalar e ver o resultado.

Postado em

Knu tem 66... pra compensar a diferenca por nao ser 100% cobre. Mesmo assim ainda acho que nao chega la.

Acha? Por que?

Muitas da fiação de alta tensão são de alumínio, e não de cobre. Alumínio conduz eletricidade também, só não tão bem quanto o cobre. Eu não dúvido NEM UM POUCO que o 66 knu equivale a qualquer 1/0 AWG de qualquer outra marca. Isso se não for melhor...

E custando 1/3 do preço (ou menos)

Postado em

Acha? Por que?

Muitas da fiação de alta tensão são de alumínio, e não de cobre. Alumínio conduz eletricidade também, só não tão bem quanto o cobre. Eu não dúvido NEM UM POUCO que o 66 knu equivale a qualquer 1/0 AWG de qualquer outra marca. Isso se não for melhor...

E custando 1/3 do preço (ou menos)

Alumínio tem resistividade 63% maior que o cobre. Em linhas de alta tensão, dá pra compensar na bitola, mas em carros é mais complicado.

Pra quem se importa com o desempenho e facilidade, melhor um cabo mais fino, de cobre.

Pra quem tem tara por cabo grosso, aí o que importa é o tamanho... hauhauhauhauhauhauhauhau

Postado em

Klb...

a resistividade é 64% maior mesmo...

Mas o diametro do cabo de cobre, em relação a um de alumínio, é só 78% deste último... Não é tanto assim, considerando que os cabos automotivos tem capas imensas!

Fora o peso, que é metade :)

Mas o Knu não é 100% alumínio, tem até bastante cobre... E pega solda tão fácil quanto um cabo de cobre =)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...