Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
noslimda

Cabo 54mm pra SQ

Recommended Posts

Falando sobre cabos de 54mm pra sistema de SQ (no caso aqui, um amp focal) com possibilidade de upgrade ou não...

Eu dizendo que achava exagero...

Não concordo.

Até porque, no sistema do Davi, por exemplo, se checarmos a amperagem do sistema, e comprimento do cabo ele foi no cabo recomendado pelo manual da IASCA.

Além disso, quando possível, sempre é bom superdimensionar o cabeamento.

Então eu acho que, pro manual da IASCA, os amps da ARC estão com fiação subdimensionada. O KAR 1000.1 (1000WRMS em 1OHM) recomenda cabo 4AWG (aprox. 21mm2) são 1000W a 132A (quando alimentado por 14,4V). No entanto o amp tem 4 fusíveis de 25A (100A) máx. Lembrando que para as aplicações mais comuns recomenda-se 21mm2 pra 70A.

O que eu penso: Os engenheiros da ARC não dariam uma brecha dessas. O Amp talvez chegue a 132A, mas isso é extremo. No uso normal, não deve passar dos 100A (limite dos fusíveis), nas passagens muito altas mesmo....Na média, fica provavelmente abaixo dos 70A. Lembrando que é um amp de graves e de qualidade e que não é voltado a SPL (competição)... E que "música" não tem graves em 0dB o tempo todo.

Superdimensionar é sempre bom, concordo. Mas tem uma diferença entre trabalhar com folga e exagerar feio. Não se trata de um caminhão de trio elétrico pra tocar no carnaval. heheh...

[Ah pessoal... só pra constar, não é pra bater de frente com ninguém não... eu considero pra caramba todo mundo aqui... Davi, Iana, Thiago... tô falando na paz mesmo... é a minha opinião, mas eu não sou autoridade nenhuma no assunto... só sei o que eu li... e bom senso cabe em todo lugar... quem tiver opinião contrária é bem-vindo na discussão... e eu estou disposto a rever meus conceitos se isso ficar claro pra mim.]

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom...

Caimos em dois problemas!

Fiação um pouco subdimensionada faz perder tensão, que significa potência ou, no mínimo, deixar a fonte trabalhar folgada.

Fiação superdimensionada significa 50 reais a mais no orçamento.....

Sobre SEGURANÇA, acredito que não haja problema, pois a corrente necessária para derreter o dielétrico de um cabo desses é bem alta, e precisa ser constante. Bem provável que o ampli ative proteção de sub-tensão antes de dar problema.

Eu fico com superdimensionada, apesar de 21mm para qualquer SQ já é exageiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Não da pra generalizar e dizer se cabo 54mm é exagero.

Tudo vai depender do sistema.

Sei de sistema de SQ com cabo principal duplo de 1/0AWG (50mm).

Depende da quantidade de amplificadores, por exemplo.

É melhor superdimensionar, do que subdimensionar. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não da pra generalizar e dizer se cabo 54mm é exagero.

Tudo vai depender do sistema.

Sei de sistema de SQ com cabo principal duplo de 1/0AWG (50mm).

Depende da quantidade de amplificadores, por exemplo.

É melhor superdimensionar, do que subdimensionar. ;)

Iana, que existe, existe... beleza... a questão é se o (exagerado) superdimensionamento traz algum benefício ou é apenas um fetiche dos caboclos que curtem um cabão grosso....

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é melhor superdimensionar do que subdimensionar.

O problema é que já há alguns tópicos estão tratando sistemas "mega"-dimensionados como se fosse quase subdimensionados.

Não é porque pessoal gosta de dar UP que vai sair colocando classe A 2 canais para cada par dos 6 canais separadamente e sub, via de regra o pessoal fica com 2 amplificadores. Nem todo mundo aqui é Për Soder.

Se o custo não é um problema, ótimo. Mas se tem orçamento limitado ou quer economizar para pegar alguma outro equipamento melhor, é gastar dinheiro a toa.

Compartilhar este post

Link para o post

Com as músicas de baitola que a galera ouve?

54mm é exageiro mesmo para um set de 4 vias ativos, todos os amplis classe A :vts

Deixa eu justificar...

Se nego usar 1000Wrms no sub, 80Wrms em cada um dos 6 canais ativos do kit 3-way, ele gastará uns 7000W de bateria...

Para um Stetsom 7k2 a stetsom recomenda 50mm de fiação.

Alguma dúvida?!

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

Que é melhor superdimensionar, é fato.

MAS eu realmente prefiro trabalhar com os cabos "na medida", até pq toda vez que mexo, tenho um caminhão de coisas pra fazer (comprar) ao mesmo tempo. Aí o escorpião do bolso fica nervoso... rapaz, tenho medo dele.

Hoje trabalho com 10mm pra aprox 350W de consumo. Se for pelo pé da letra, muita gente diria que está até subdimensionado.

Vale lembrar que o manual da IASCA vai muito além da segurança. Ele dimensiona os cabos baseando-se na resistência por metro, garantindo, se não me engaano muito, praticamente 0% de queda na tensão nos cabos. Não significa em hipótese alguma que se tenha um aumento de segurança qualquer. Aumento de desempenho nenhum também, quando se fala de bons amplificadores.

Vale ponderar também que, quem usa megacapacitor, não tira qualquer benefício com um mega-superdimensionamento de cabos. Pode até mesmo reduzir as bitolas.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo plenamente que é melhor SUPER do que SUB dimensionar o sistema de alimentação, mas com bom senso, pois além do custo ( que pode ser aumentado) tem o fato de dificultar na passagem dos cabos, colocar nos amplis, etc...

Na minha ex época de trio: eu usava 70mm( isto 70mm! )Num Ford Ka, onde além de uns 30 troféus, renderam-me ter que desmontar o paralama, fazer uma outra entrada na porta , sem falar ( para valer um pouco mais a pena,hehe) o fato de colocar uma bateria de 110 amperes trabalhando o suporte original...

Resumo: Podendo colocar($$$, paciência ...) coloque: pois sempre pode haver alguns ups no sistema .

Compartilhar este post

Link para o post

podem me chamar de louco, mas eu uso cabo 25mm pra tocar um audio art 240.4xe

se vou ter que comprar o cabo, passar, instalar tudo, prefiro fazer isso uma vez so! pra que num proximo up, eu nao tenha que comprar outro cabo e instalar tudo de novo....

Compartilhar este post

Link para o post

Um up pra justificar cabos de 54mm num sistema hi-fi é tenso, hein... hhehehehehehe.

Eu mesmo, só partiria pra cabos de 50mm se os conseguir a preço de cabo de 35mm... Lembro quando o Ccunha tava passando 2x50mm (+ e terra), teve que passar por baixo do carro.

Sou mais investir a diferença num megacap, por exemplo... 1F já dá um bom caldo em sistemas com menos de 500W em graves. Compensa as perdas em cabos/fusíveis (nestes a perda pode chegar a ser grande, pois são elementos resistivos) e conexões.

Compartilhar este post

Link para o post

Compensa as perdas em cabos/fusíveis (nestes a perda pode chegar a ser grande, pois são elementos resistivos) e conexões.

Por isso eu não uso ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não quero polemizar mais vc disse que seu sistema de amplificadores ligado nos falantes somam 1200 w rms .....

se vc fizer a conta, eles podem consumir ate 200 amperes ... 200 amperes a cinco metros de cabo pede uma medida de 54,4mm, e vc esta usando 21mm.

Compartilhar este post

Link para o post

Só tem um erro no cálculo aí, que é, inclusive, um erro de todos os manuais de campeonatos: Não se soma a potência total do sistema, e sim o pico do consumo.

O pico de consumo ocorrerá nos graves (por razões lógicas), e representará apenas o consumo do amplificador que estiver tocando aquele pico. Os outros não contam, pois estão em repouso, logo, não consomem nada além do consumo de repouso (menos de 20W na maioria dos amps A/B)

Só pra comentar mesmo...

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Não quero polemizar mais vc disse que seu sistema de amplificadores ligado nos falantes somam 1200 w rms .....

se vc fizer a conta, eles podem consumir ate 200 amperes ... 200 amperes a cinco metros de cabo pede uma medida de 54,4mm, e vc esta usando 21mm.

Pede por que?

Com base em que?

O que acontece se eu usar 16mm?

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro quando o Ccunha tava passando 2x50mm (+ e terra), teve que passar por baixo do carro.

Ele é louco! A energia vai se perder dentro dos cabos!

Estava pensando aqui... Tudo isso por cabos de energia. Se algum dia o povo for discutir speaker cable, cabeças irão rolar por aqui...

Como as diferenças de preços de bitolas menores não são tão brutais, acho que até ~35mm/2 AWG não estoura nenhum orçamento, atende ups, não dá aquele trabalho para passar e fica bom em 98% dos sistemas. Embora eu use menor.

Compartilhar este post

Link para o post

Só tem um erro no cálculo aí, que é, inclusive, um erro de todos os manuais de campeonatos: Não se soma a potência total do sistema, e sim o pico do consumo.

O pico de consumo ocorrerá nos graves (por razões lógicas), e representará apenas o consumo do amplificador que estiver tocando aquele pico. Os outros não contam, pois estão em repouso, logo, não consomem nada além do consumo de repouso (menos de 20W na maioria dos amps A/B)

Só pra comentar mesmo...

Mesmo assim o consumo ainda é alto ! ... Valeu pelo complemento Kleber

Compartilhar este post

Link para o post

Pede por que?

Com base em que?

O que acontece se eu usar 16mm?

http://autosom.net/artigos/fuse_bat.htm

Leia o artigo .... é bem bacana !!!

esse é o mesmo criterio usado pela IASCA, na verdade tirado do manual da IASCA ....

Se vc usar de 16mm não aproveitara ao maximo seu sistema !!!

Como ja foi dito um milhao de vezes nao adianta nada gastar 20 mil em equipamentos e economizar no cabo !!! ainda mais no de força ne !!!! Não acho que todos devem usar cabos dos mais caros ate pq no meu sistema nao uso !!! (porque nao posso ... Uso o que cabe no meu bolso) agora estamos falando de uma coisa bem mais barata e mais toda a discussão ( saudavel, pois estamos aprendendo TODOS) começou pois uma amigo do forum esta comprando um cabo de 35 ou de 54 por quase o mesmo preço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra comentar mesmo...

Exatamente.

Se o meu amp de graves dá 500W, esses 500W vão ocorrer se e quando a música tiver um trecho em 0db na faixa de frequencia do sub e, por acaso, eu estiver com o volume no máximo (isso com a sensibilidade corretamente ajustada e de preferência com uma alimentação de 14,4V)... ou seja uma coincidência absurda de fatores... Em música normal, raramente vc. tem subgraves acima de -9dB em relação ao restante do espectro... Se tiver em 0dB encobre o resto... Mesmo que essa absurda coincidência de fatores ocorresse, não ia ser nada contínuo....ia ser por uns breves momentos... a engenharia do amplificador já dá a dica do cabo que você precisa (já com folga).

Em SQ um amp forte serve pra proporcionar headroom...não pra tocar no talo...

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo praticamente nada perto de vocês mas quando fui montar meu set eu percebi uma pequena diferença na voltagem quando troquei os cabos.

Inicialmente usava um UniqCable 21mm² e lá atrás o multimetro e o voltimetro do distribuidor marcava sempre cerca de 12.5V com o carro ligado, depois que troquei pelo Knukonceptz 1/0AWG fica sempre em 14.4V, mesmo com o som ligado se não tiver graves muito fortes. Se for com aquelas músicas de graves mais fortes como Akon por exemplo essa voltagem cai pra 13.8V.

Uso os mesmos equipamentos, só troquei os cabos de alimentação e adicionei os pezinhos ao meu sistema.

Não sei se tem haver diretamente com a troca do cabo de alimentação, mas que mudou, isso mudou.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo praticamente nada perto de vocês mas quando fui montar meu set eu percebi uma pequena diferença na voltagem quando troquei os cabos.

Inicialmente usava um UniqCable 21mm² e lá atrás o multimetro e o voltimetro do distribuidor marcava sempre cerca de 12.5V com o carro ligado, depois que troquei pelo Knukonceptz 1/0AWG fica sempre em 14.4V, mesmo com o som ligado se não tiver graves muito fortes. Se for com aquelas músicas de graves mais fortes como Akon por exemplo essa voltagem cai pra 13.8V.

Uso os mesmos equipamentos, só troquei os cabos de alimentação e adicionei os pezinhos ao meu sistema.

Não sei se tem haver diretamente com a troca do cabo de alimentação, mas que mudou, isso mudou.

Engraçado, isso acontece comigo. Uso um cabo safado de 25mm, com o carro ligado fica em 13.8V, com som alto cai para 13.3V.

Nunca chega nos 14.4V.

Caramba Josino, 1/0AWG = 50mm???

Puta cabo de alta tensão hahahahahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

sou contra subdimensionamento, costumo usar na medida pra um pouco superdimensionado...

mas nao uso essa regra de nao haver perda alguma no cabo, sou bastante encanado com alimentação, e quando desconfio eu confiro a DDP entre bateria e amplificador, dificilmemte passa de 0,2 volts..

agora todo mundo ai fica preocupado com superdimensionamento de cabos, mas eu vejo a rodo gente usando cabo 50mm com bateria de 50-60 amp, de que adianta?

tudo tem que estar na medida, algo a menos significa que voce perderá desempenho. "sobras" configuram desperdicio, maior dificuldade para montagem, maiores alteraçoes em detalhes para adequar ao superdimensionamento..

edit portuga

Editado por murilloalanis
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha cabo de 21mm, agora troquei de set, e os cabos de alimentação passei usar 50mm para + e 35mm para -, paguei 80 pila pro cabo de 50mm a 1 metro do SD, ligado num SD 1800, antes a voltagem era de 13,4 carro ligado e 12,3 desligado, agora, carro ligado 14,3 e 12,8 carro desligado, isso q puxei cabo 21mm da bateria do cofre para a auxiliar no PM. Aumentei a bitola e tudo mudou para melhor. Ah grave é de 3 307 d4. hand26

Compartilhar este post

Link para o post

ca****, pelo jeito, se eu colocar um cabo de 100mm a voltagem do meu carro será então de 110V! o-o-

Vou fazer um teste depois, medir a tensão do carro com o cabo de 25mm e depois com 50mm.

Compartilhar este post

Link para o post

Pedro, então tinha algo errado na sua instalação. Uma queda de tensão dessas não ocorre no cabo.

Vamos ao lado prático:

Segundo uma tabelinha (http://www.burgoseletronica.net/tabeladefios.htm) temos a resistência por km dos cabos:

0 AWG = 54mm² = 0,317 ohms/km

4 AWG = 21mm² = 0,8 ohms/km

Vejam bem... essa resistência é em um quilômetro de cabo...

Considerando um sistema com pico de potência de 2000W RMS (muito, mas muito mais do que qualquer sistema hi-fi, e mais que muito SPL por aí). Considerando 70% de eficiência, dá 2600W de consumo, ou 180A a 14,4V.

Por metro, o cabo de 54mm tem 0,0003 ohms. A 180A, esse cabo provoca uma queda de U = 0,0003 * 180 => U = 0,05V por metro... em 5 metros, 0,15V

A tensão, de 14,4V, cairia pra 14,25V.

Já o nosso cabo de 21mm, apresentaria uma queda de U = 0,0008 * 180 => U = 0,14. Em 5 metros, 0,46.

A tensão cairia para 13,94V.

É isto que um cabo faz num sistema. E só.

Falar em queda de 2 volts por conta dos cabos é culpar a pessoa errada... Dizer que o amplificador esquenta mais por conta do cabo... o gargalo é OUTRO.

Além disto, as qquedas de tebnsão na bateeriaa, com pico de 180A, são maiores que 10% numa bateria comum...

Editado por Kleberlpa
Complementando cálculos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...