Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ImOrrIvEL

Comparação de Módulos (relato pessoal)

Recommended Posts

COMPARAÇÃO DE AMPLIFICADORES (relato pessoal)

SOUNDIGITAL 3000.1 (MOD. ANTIGO PRETO)

TARAMPS 3.500

SOUNDIGITAL 5000.1 (MOD. NOVO CINZA E PRETO)

INTRODUÇÃO

Comparação de módulos das marcas Soundigital e Taramps sem nenhum fim comercial, apenas relatos do meu uso pessoal sobre os modelos Taramps 3.5k, Soundigital 3000.1 e Soundigital 5000.1

Sei que o assunto sempre gera polêmica, vou tentar ser o mais imparcial possível até porque não recebo nada de nenhuma das marcas sendo assim me considero uma pessoa neutra em relação aos testes. Como falei esses testes foram feitos por mim e tudo que eu descrever nada mais é que a minha opinião.

TESTES

Não realizei testes dos 3 módulos juntos mas sim durante o meu uso com os produtos ao longo do tempo, com isso já deixo claro que o Soundigital 3k sai em desvantagem devido a estar usando cabos RCA’s inferiores e também estar utilizando na época um crossover inferior ao que usei para o Taramps 3.5k e o Soundigital 5k. Mesmo assim acho válido citar o mesmo afim de comparações.

Meu set atual é formado pelos seguintes equipamentos:

1 x DVD AVH PIONEER 5080

1 x Cross Alpine DRE A500

1 x Roadstar PowerOne + 2 Cornetas Hinor HDI 400 + 2 ST Hinor Trinyum + 2 HPM 10"

2 x Eros Targett Bass 15" 1.500RMS @ 4ohms fechando 3000rms @2ohms

1 x Bateria MaxPower 95AH (cofre) + 4 x Baterias 60ah Haze AGM

Cabos de Força Wirex, termoflexivel 50mm² com conectores dblinks

Cabos RCA: Stinger Helix 2 Canais + RCA Stinger Helix 4 Canais + RCA Tsunami 4 Canais Controle Longa Distancia JFA + Voltímetro Digital Beast Series + Voltimetro Taramps

Fonte Spark Usina 150A + Alternador 90Ah Original

Como citei anteriormente, quando utilizava o SD3k eu utilizava um Crossover da Stetsom, STX 84 e cabos RCA “sem marca”. Então alguns problemas de musicalidade que eu tive com o SD3k eu asseguro tranquilamente ao crossover.

Sempre usei as seguintes regulagens no player, equalização em Flat, HPF em 50hz, bass 0, loudness off, LPF off, sla 0. Ele possui 2 saídas RCA 4 VOLTS onde ligo as 2 saídas nas entradas do cross, 1 entrada front onde sai 2 pares de canais para o stereo e 1 entrada rear que sai 1 par de canal para o módulo mono.

Potencia

Ambos os módulos tem potencias diferentes e isso fica evidente na prática, o Taramps 3.5k se mostrar mais forte que o SD 3k, com uma margem pequena de diferença. Já com o SD5k a coisa muda de figura, a diferença de 1.500rms a mais é evidente em todos os sentidos.

tabela1.png

Tamanho

Todos os módulos conseguiram entrar em baixo do banco do carona do Uno. Então o tamanho deles é de forma reduzida sendo que o Taramps 3.5K nesse ponto se sai melhor que o SD3k, sendo menor e mais leve pra se trabalhar. O SD5k em comparação ao Roadstar Powerone é um pouco mais alto e menor nas outras dimensões.

tabela2g.png

Level, Sensibilidade e Voltagem

O SD 5k é o módulo mais sensível de todos em relação ao ganho, sua voltagem baixa de sensibilidade pode ser considerada um defeito visto que já existem vários players e crossovers no mercado que mandam mais de 4 volts de saída, o máximo suportado pelo SD 5k. Então o ganho do mesmo, tem que ficar sempre zerado e mesmo assim clipará mais cedo que os outros módulos testados. O T 3.5k e o SD3k permitem uma entrada até 6 volts sendo assim tem uma margem melhor para trabalhar no level, não que faça diferença no volume mas sim que fique mais compatível com a voltagem de aparelhos mais modernos por exemplo.

tabela3.png

Outro ponto que vale a pena ser comentado é que os “SD” trabalham com uma voltagem até 16volts assim podendo ligar um vaso auxiliar e extrair uma bela potencia a mais do módulo.

Cortes de Frequencia

Os cortes do T 3.5k se mostram mais eficientes principalmente nas freqüências mais baixas, tem um corte bem forte abaixo dos 50hz~70hz. Já com o SD 5k você sente a necessidade de aumentar o Subsônico pra não forçar demais as freqüências mais baixas, no meu caso em especifico, pra tocar woofer.Uma melhora que percebi foi o subsônico aumentado do SD5k ao SD3k. O SD5k corta até 80hz ao contrario dos 50hz do SD 3k que a meu ver pra woofer fica muito a desejar, não que woofer não toca 50hz, claro que toca, mas caso você queira aumentar um pouco esse corte pra trabalhar com mais segurança você não tem essa possibilidade, ou melhor não tinha, pois as novas versões já estão saindo com o subsônico até 80hz. Pra ter idéia a sensação de SPL, com o carro fechado, usando o corte do subsônico do T3.5K em 30hz é menor do que usando o SD5k com subsônico em 60hz por exemplo.

Mas isso não quer dizer que o SD 5k não toca bem freqüências mais altas, pelo contrário notei que ele define mais os médios do que utilizando o T 3.5k e o SD 3k.. Mesmo deixando o subsônico em 60hz o Sd5k se mostra valente na sua faixa de atuação. Já o T3.5k atua mais em um pico de freqüência, do que em toda sua freqüência de atuação, por isso eu acho que pra woofers com cortes que tem um pico em 100hz por exemplo ele leva uma leve vantagem.

Todos os módulos foram cortados de 50hz a 250hz nos seus crossovers externos e no seu crossover interno eu utilizava basicamente os seguintes cortes na base do “olhometro”:

Tabela mostrando os cortes que eu utilizei:

tabela4m.png

Consumo, Ruído do Cooler e Potência na Prática

Sempre utilizei as mesmas baterias e a mesma forma de carregá-las para ambos os módulos: 1 Maxpower 95A no cofre + 4 baterias AGM Haze no porta-malas, sempre carregadas apenas pelo alternador de 90Ah. Agora eu tenho uma fonte de 150A da Spark mas ainda não tive a chance de usar ela com o som então não vem ao caso citar ela.

Em repouso os módulos consomem pouco como pode ser visto na tabela 5:

tabela5.png

Ainda analisando a Tabela 5 nota-se que o que menos pede bateria para trabalhar é o Taramps 3.5k. Na prática isso não é bem assim.

O Taramps pra render o que promete, os 3.500rms, precisa de boa alimentação pra chegar lá se não ele dificilmente dará o que realmente pode dar. Uma coisa boa do Taramps que quando bem alimentado o consumo em pico é relativamente baixo, devido talvez ao fato de não forçar o som em freqüências baixas você consegue manter a voltagem do sistema sempre constante até mesmo nas batidas mais fortes. Já o SD5k com a mesma bateria que utilizou o Tara3.5k consegue ter uma potencia muito superior ao seu concorrente. Em conseqüência a voltagem do sistema baixa rapidamente em músicas com grave mais intenso, tipo hip-hop, etc.

Uma coisa que eu acho útil comentar afim de possíveis melhorias futuras, é o ruído que o cooler do Taramps apresenta quando está em volume baixo. O seu cooler já entra com força total, 100%, ao contrário do SD que quando está frio o cooler é bem silencioso e aumenta de acordo com a temperatura do módulo, pra quem tem o módulo perto do ouvido como eu e que não costuma usar o som sempre em volume alto, às vezes pode ser meio incomodo o barulho do cooler do Taramps em volume baixo.

Entrada de Cabos de Força, Bitolas e Entradas RCA

Para o SD 3k eu sempre utilizei cabos de 25mm e não tive problemas com os mesmos. Utilizei os mesmos cabos para o Taramps 3.5K e tocava perfeitamente então acredito que os 21mm pedido pelo manual dêem conta do recado se a distancia do módulo e da bateria for pequena. Feito isso mudei a fiação do T3.5k pra 50mm e em questão de potencia não houve diferença no som, pelo menos não perceptível a ouvido “nu”.

Uma coisa que os fabricantes precisam melhorar é a bitola de entrada de cabo no amplificador, em todos os módulos a bitola recomendada pelo fabricante não entrou no módulo. Pra conseguir colocar os 50mm² dentro do Taramps foi uma missão quase impossível, tive que tirar muito do cabo, o que a meu ver acaba perdendo a função do cabo grosso. O SD5K precisou de pouco esforço pra entrar o 50mm², mas depois de estanhar bem o cabo, o mesmo teve que ser bem esmerilhado pra poder entrar dentro do módulo.

tabela6.png

Fator de Amortecimento

O Fator de Amortecimento do Taramps é de 300, o maior da linha da Taramps, dizem que foi feito pra tocar em conjunto com o Target Bass para o Nordeste que pede um grave que acompanhe mais a batida do bumbo num forró por exemplo. O FA dos SD ficam em 200, o que não deixa a desejar também. Percebo que o Taramps solta um grave “macio” não muito extendido, mas sim um grave que não te agride. O SD5k vem com força no grave da aquele gravão forte com presença, que faz as janelas tremerem. Aí vai do tipo de música que você costuma ouvir e também do tipo de som que estará montando.

RESUMO

Lembrando que o SD3k em algumas comparações devido ao fato de estar usando outro crossover e outros cabos RCA desfavoreceram o módulo em alguns aspectos.

comparao.jpg

ps. quanto maior a nota melhor o resultado.

Outro fator que esqueci de citar foi o fator temperatura dos módulos e isso posso dizer que todos estão de parabéns os módulos ficam ligeiramente “mornos” nada de pelar a mão ou algo do gênero, então nota 5 para todos. Além disso outro detalhe positivo é que nenhum dos módulos apresentou algum tipo de ruído no som.

Ambos são excelentes produtos, cada um com suas características, infelizmente utilizei o SD3k com equipamentos diferentes dos demais então eu não levo como padrão para ele os 5 primeiros itens do Gráfico acima. Afinal como falei estava utilizando um Crossover STX 84 que não estava 100%. Então antes de jogar pedra ja peço pra desconsiderar os 5 primeiros itens do resumo do SD3k.

A Taramps acertou realmente nesse T3.5 em questão de sonoridade, da um grave gostoso de se ouvir sem se tornar enjoativo, manda o grave para longe mas peca nos graves de freqüência mais baixas. Além disso o módulo deveria ampliar a entrada dos cabos de energia pois é um ato falho do mesmo. Citando outro ponto negativo é seu cooler que já trabalha com 100% de potencia no seu “start” e não gradualmente. São só alguns detalhes que podem aumentar ainda mais a qualidade do produto, possui tamanho pequeno e leve além de possuir apenas 1 entrada RCA e também possui 1 saída RCA pra “linkar” outros módulos facilmente e economizar cabos RCAs.

Quanto ao SD5k eu realmente fiquei impressionado com tamanha força que ele empurra o grave. Se não cuidar ele manda muito grave para os woofers então é bom abusar do alto subsônico que o módulo entrega. Como diz aquele ditado “carro que anda bebe”, com o SD5k não podia ser diferente, apesar de estar usando menos baterias que a recomendação do fabricante o módulo toca bem mas consome bem, mesmo assim nada fora do comum. Até agora encontrei pouco pontos negativos no módulo, um dos principais é sua baixa sensibilidade de entrada assim fazendo o módulo chegar ao seu limite rapidamente, seria legal trabalhar com uma certa folga caso precise abaixar um pouco o grave sem ter que mexer na equalização do player e isso fica impossível com o SD5k visto que mesmo o level no mínimo tanto no crossover quanto no módulo o SD5k não está para brincadeira.

Outro detalhe importante que deve ser levado em conta é o fato de eu ainda não ter testado o SD5k tocando com a mala aberta, por isso ficou vou deixar em aberto maiores detalhes dele que espero testar no final de semana, então assim que eu tiver melhores informações sobre o funcionamento dele, consumo em volumes altos durante várias horas entre outros detalhes eu vou atualizando o texto.

Abraços.

Att Fellipe B Zimmer

Editado por ImOrrIvEL
  • Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

SHOW de comparacao!

Realmente o SD3000D novo PRATA tem melhor CROSSOVER e SUBSONICO q vai ate 80hz, o antigo deixava a desejar pra 12" por ex.. mas.. claro, tem "Crossovers" bons por ai pra fazer esse trampo!

Realmente o SD3000d Perde no TUC TUC pro taramps, e ganha no TUMMMMMMMMMMMmmmmmmmmmmm, Sendo assim, a gente aki recomenda Taramps pra 12" e Soundigital pra 15/18" pois "normalmente" quem usa 15/18 costuma disparar alarmes, tocar GRAVAO profundo mesmo..

É bom ter essa diferenca bem esclarecida, pois assim o CLIENTE poderá escolher o amp conforme sua nescessidade!! :)

Eu vendo mais SD que taramps mesmo pq vendo mais 15/18" do que 12, apesar de já ter os 12" melhores do mercado, a maioria procura a gent epra sistemas de 3 vias (Graves,MGraves,TI´s) :)

Esse teste do SD3K x T3.5K outro cliente meu ja tinha me falado, ele comparou o seguinte:

- Taramps X Eros 12"

- Taramps X Live 15"

- SD x Eros 12"

- SD x Live 15"

De acordo com ele nos 15 o SD de um verdadeiro pau no taramps, enquanto nos 12" o Taramps rendeu mais, isso q ele me passou!

Ate abri um topico na comu Trio eletrico do Orkutssss sobre esses amps :P

Quanto a Banda, Stetsom e SD, outro lojista me falo q o SD q mais desce dos 3.. mas ai so testando mesmo

Parabens mais uma vez!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal!

Só não entendi uma coisa:

Você disse que as bitolas nas entradas dos cabos de alimentação dos amplificadores tipo t3.5k sendo menores acaba tirando a função do cabo bem dimensionado.

Se fosse isso mesmo, o fusível não faria o mesmo?

Acho que nada interfere se estiver bem estanhado e fixo no amplificador certo? Considerando que o comprimento na parte do cabo com espessura reduzida é mínima.

Fica aí minha dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelos testes!! Ótimo comparativo!!

Um controle PWM nos coolers (se eu não tiver falando besteira) já solucionaria isto.

Outra melhora top que todas as marcas estão "bestando" é uma tomadinha simples do tipo de entrada de amplificadores boosters em geral... com duas vias vindo um chicote (junto com o amplificador) e um LED. O cliente instala o som e liga esta tomada pra levar o clipping até o painel do carro por exemplo.

Isto seria muito funcional pra todos... principalmente quem anda com o som na mala fechada e não tem noção de como que ta o amplificador..... eu aposto que os problemas nestes e principalmente em falantes diminuiriam e muito.....

Querem uma missão chata?? Instalem uma Taramps e uma SD no mesmo sistema sem um crossover ativo pra vocês verem que desgraça que é fazer uma regulagem balanceada para os dois cliparem ao mesmo tempo... isto devido a esta grande diferença de voltagem de ganho. Na prática isto é enorme viu!

Lembrando que nos gráficos pelo que entendi a SD5000 por exemplo no grave ficou bem acima que os concorrentes por ter potência maior proporcional certo?? Me corrija se estiver errado.

Parabéns mais uma vez pela imparcialidade!! :legal:

EDIT:

Realmente está na hora da Taramps investir nos seus conectores, isto pouco faz diferença pra mim, não há perdas significativas, porém os conectores da SD hoje são os melhores do Brasil na minha opnião, deveriam as outras marcas se inspirarem em algo similar!

Editado por Baraldi

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal!

Você disse que as bitolas nas entradas dos cabos de alimentação dos amplificadores tipo t3.5k sendo menores acaba tirando a função do cabo bem dimensionado.

Se fosse isso mesmo, o fusível não faria o mesmo?

Acho que nada interfere se estiver bem estanhado e fixo no amplificador certo? Considerando que o comprimento na parte do cabo com espessura reduzida é mínima.

Fica aí minha dúvida.

realmente nao dá muita diferença... mas em compensação o trabalho é dobrado!!!

o sd3000 novo já vem com todas as melhorias deste sd5000!!! :legal:

só o silk que veio errado!! :banghead

LP de 20 a 50

HP de 80 a 15KHz

E o level realmente deveria continuar até 6v mesmo...

Editado por diegoo_82

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal!

Fica aí minha dúvida.

O que eu quis dizer foi que não adianta vc ter um cabo super dimensionado se pra colocar ele no amp vc tem uma missão quase impossível, bom a Taramps recomenda cabos 21mm² pro T3.5K certo? Eu fui colocar o 50mm² pra não ter problemas e ja pensando num upgrade futuro de amp, mas o problema em se colocar um cabo de 50mm² é que como o borne do amp é feito pra ser colocado 21mm² vc acaba tendo que tirar muitos fios do cabo pra fazer ele entrar, assim ficando pior do que colocar um cabo inteiro dentro do borne entende?!

Só a título curiosidade fui colocar um pedaço de cobre redondo do tamanho de 21mm² e ele tbm não entrou no Borne do T3.5k o que mas faz concluir que se vc tiver um cabo 21mm² como manda o manual bem estanhado com toda ctz não entrará no amplificador sem antes ser esmerilhado.

Acho que o legal seria fazer um borne maior do que eles pedem pros cabos, se recomendam cabo 35mm², por exemplo façam um borne de 50mm² pq assim da pra colocar um cabo 35mm² inteiro bem estanhado no amp sem problemas, entendeu? Eu sou daquele que é sempre melhor caprichar pra mais na instalação do que pra menos.

Abração

Parabéns pelos testes!! Ótimo comparativo!!

Um controle PWM nos coolers (se eu não tiver falando besteira) já solucionaria isto.

Outra melhora top que todas as marcas estão "bestando" é uma tomadinha simples do tipo de entrada de amplificadores boosters em geral... com duas vias vindo um chicote (junto com o amplificador) e um LED. O cliente instala o som e liga esta tomada pra levar o clipping até o painel do carro por exemplo.

Isto seria muito funcional pra todos... principalmente quem anda com o som na mala fechada e não tem noção de como que ta o amplificador..... eu aposto que os problemas nestes e principalmente em falantes diminuiriam e muito.....

Querem uma missão chata?? Instalem uma Taramps e uma SD no mesmo sistema sem um crossover ativo pra vocês verem que desgraça que é fazer uma regulagem balanceada para os dois cliparem ao mesmo tempo... isto devido a esta grande diferença de voltagem de ganho. Na prática isto é enorme viu!

Lembrando que nos gráficos pelo que entendi a SD5000 por exemplo no grave ficou bem acima que os concorrentes por ter potência maior proporcional certo?? Me corrija se estiver errado.

Parabéns mais uma vez pela imparcialidade!! :legal:

EDIT:

Realmente está na hora da Taramps investir nos seus conectores, isto pouco faz diferença pra mim, não há perdas significativas, porém os conectores da SD hoje são os melhores do Brasil na minha opnião, deveriam as outras marcas se inspirarem em algo similar!

Cara vc falou tudo, quanto ao led de clip concorde em gênero, némero e gral msm. Uma extensão de clip como vc flw evitaria a queima de muitos módulos..

Então o SD5k da mais potencia que os concorrentes mas não só por ter maior potencia em RMS, mas sim pelo som que ele manda, é mais grave com grande pressão se é que me entende, indiferente se tá no volume baixo ou não, o som sai forte, sai um som mais grosso, com força em toda frequencia de atuação 50~250hz no caso.. Fazendo até parecer que o som mudou de woofer para sub dentro do carro. Por isso não da pra brincar com o subsonico dele..

Já o Som do T3.5k é um som mais redondo que toca não com tanto SPL, mas sim com suavidade, dando assim um grave macio msm, muito bom de se ouvir não ficando enjoativo em alguns tipos de música, ele da o pico de frequencia quando é chamado fora isso parece que respeita bem seus cortes.

Abraços

Editado por ImOrrIvEL

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei da comparação, parabéns ae pelo trabalho que tivesse :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

so 1 detalhe , os amplificadores possuem uma caracteristica , chamada de sensibilidade de entrada , como por ex :

amplificador X e Y , sendo que o amp X tem a sensiblidade em 0.770 mv ( milivolt) e o amp Y tem a sensibilidade em 1 V...

logo o amp X e mais sensivel que o amp Y ,isso determina que o amp X necessita de menos sinal para atingir a potencia maxima , em relacao ao amp Y...essa diferenca sempre existira ,mais nao determina quem e mais forte ou quem e mais fraco , e apenas um dado do tipo de circuito que o engenheiro optou por fazer , vale lembrar que amplificadores com alta sensibilidade de entrada , sao mais suceptiveis a ter ruido....

vlw ai e parabens pelo topico +1 vez :legal:hand26[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

otimo teste

bem imparcial

mostrando todos os detalhes

bem completo

.

.

.

MAS NÃO SERVE PRA NADA o-o-

brincadeira

valeu :vts

Editado por nickiowa

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm... Gostei do teste!

É, eu ficaria com um tarampa para tocar woofers =P

Compartilhar este post

Link para o post

parabens cara pelos testes

fiquei feliz agora em saber desses pontos positivos do sd 5000

meu sd 5000 deve chegar essa semana,e posto aki minha opnião sobre ele

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vc eskeceu o quesito estucada nervosa? sabugada? se ta esparamado ou firme!!! parabens pelo topico.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai publicar esse livro aonde?? ehhehehe

mto bom!!

vai testa o SD5K no campionatinho ?

to loco pra ir lá zoia o som,

Compartilhar este post

Link para o post

Vai publicar esse livro aonde?? ehhehehe

mto bom!!

vai testa o SD5K no campionatinho ?

to loco pra ir lá zoia o som,

opa estarei lá sim, de preferencia se achar uma tomada disponivel pra ligar minha fonte até pq o alcool ta muito caro pra deixar o carro ligado rs..rs...

Agora falando sério vou estar sim depois do almoço apareço lah, aparece por lá tbm cara dai vc pode ver pessoalmente como toca..

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

opa estarei lá sim, de preferencia se achar uma tomada disponivel pra ligar minha fonte até pq o alcool ta muito caro pra deixar o carro ligado rs..rs...

Agora falando sério vou estar sim depois do almoço apareço lah, aparece por lá tbm cara dai vc pode ver pessoalmente como toca..

abraços

aproveita e grava uns videos :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo trabalho !!!

Sem dúvida uma grande fonte para pesquisa !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

imortal é fod* tem nada pra fazer mesmo ein bichona!

kkkkkkk

bom, gostei do comparativo, lembro que você defendia muito a tarampis, agora, vc viu que não é só ela que é boa ne?

valeu o comparativo, levei dois dias pra ler de preguiça q eu tava o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Muito Bom....

Obrigado pelas informações...

[]s

RUI

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...