Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
John2012

[Desabafo] Instalação na Universidade do Som - SANTOS, SP

Recommended Posts

Será um texto longo. Resumindo, não instalem som na Universidade do Som. Paguem um pouco a mais e levem para São Paulo, ou fiquem com a Tremendão (que nunca vi um serviço de lá, mas pior que a Universidade não é!)

Vou começar o relato, contando a história em ordem cronológica.

Em julho um amigo meu viajou para os EUA. Trouxe consigo dois amplificadores Alpine (M500 e outro que não lembro o modelo, 4 canais), dois kits 2 vias Alpine (de entrada) e um sub Alpine Type R 12".

Chegando em Santos, foi instalar. Eu falei para ele levar o carro para São Paulo, instalar com o Guto (na época ele mechia com som ainda). Até conversei com o Guto, mas ele preferiu levar em uma loja conceituada em Santos em vez de um instalador que trabalha em casa.

Enfim, o serviço do Guto eu conheço e recomendo. Em Santos eu não conhecia as lojas, mas sempre ouvi falar da Car Audio (instaladora Hi-Fi), Tremendão (careira a beça) e da Universidade do Som. Ele acabou optando pela Universidade do Som.

Não ouvi o som dele até outubro, no meu aniversário. Ae ele mostrou, todo entusiasmado e eu só falei duas palavras. Que mer**!

Ele perguntou por que, eu falei que tava distorcido, sem sub, sem médio e agudos péssimos. O som original do carro do meu pai tocava melhor (falei para ele, e era verdade). Ele ficou bravo e saiu emburrado.

Hoje ele veio em casa e pediu para eu dar uma olhada de verdade na instalação. Fui direto na caixa do sub. Caixa de fibra Regency pré fabricada, para subs de 500W ou mais. Ou seja, 50 litros e duto de 4" por 7cm de comprimento. Nem quis simular essa caixa, mas quem conhece o sub em questão (type R 12") sabe que é um sub pesado e nem adianta subir a sintonia que não vai tocar NADA. Abri a caixa para colocar um duto maior (subi para 35 cm, sem calculo nenhum. Pior que estava não podia ficar). Quando abro a caixa, reparo que estava preso com 3 parafusos apenas. O fio do subwoofer é menor que os de falante originais. Não sei a espessura, mas parece aqueles de telefone. As bobinas ligadas em série. O amplificador em questão libera 500W em 2 ohms, o sub ligado em 8 ohms....

Fui olhar o amplificador, cabo de alimentação 4mm (ou menos, tenho a impressão que o cabo do meu sub é mais grosso. O do meu sub é 4mm residencial). Fui ver os ganhos, tudo no talo e bassboost no talo. CrossOver em 250Hz (sim, saia voz no sub).

Vou olhar o outro amplificador, esquema semelhante. Vou olhar o player, LOUD no High, LOW +6, MID -6 e High -6 (player dele não tinha controle de sub). Perguntei quem regulou, ele disse que a Universidade do Som.

Começo a mecher... Ligo o sub em 2 ohms, baixo o bassboost do ampli, zero as configurações do player, fecho a caixa e boto para tocar. A fiação ia ter que esperar, hoje é Domingo... Na segunda ou terceira batida, em uma música do Lil Wayne, o sub para. Meu amigo já fica desesperado... Eu achei que o ampli tinha entrado em proteção por sub-tensão (afinal, pela primeira vez, estava regulado decentemente e meu amigo não tem bateria extra). Resetei o ampli, tentei ligar de novo e nada... Fui procurar Fusível e... Achei! Escondido embaixo da bateria, sem porta fusível (simplesmente dois terminais encaixados nas perninhas do fusível). Fui olhar... 20A!

20A Para um amplificador de 500Wrms!!!! Não precisa ser muito esperto para ver que o original é de 30+30 (logo, 60A).

Coloquei um de 40A para ele poder usar o som, até a gente comprar cabos decentes, porta fusível decente, rca decente e trocar tudo.

Ele saiu de casa extremamente feliz, pois finalmente conseguiu tremer o retrovisor interno. Tweeters (Pelo menos isso) ligados no cross, mas em 0dB. Tive que tirar agudo do player (e olha que gosto de agudos!). Mas agora, ao menos, ficou um som gostoso, mesmo ainda tendo muito o que melhorar.

Conclusão, gastou 400 reais em uma instalação porca, mal feita e que qualquer macaco que saiba seguir o manual faria melhor.

Enfim, deixo aqui meu desabafo.

Resumo dos problemas:

-Cabeamento mal dimensionado

-Fusível mal dimensionado

-Caixa mal dimensionada

-Duto mal dimensionado

-Economia de parafusos (eu sei, é caro... :vts)

-Cabeamento mal posicionado (foi difícil achar o fusível!)

-Sistema de fusível bastante porco. Sinceramente, era melhor nem usar.

-Regulagem do player extremamente errada

-Regulagem dos amplificadores totalmente errada

-Preço alto, por esse tipo de serviço uma loja de esquina cobrava 150 reias.

Resumo dos pontos positivos:

-....

Conclusão:

Vou aproveitar a caixa por economia, já aumentei o duto e vou trocar todo o cabeamento. Regulagem já fiz o possível. Ele vai gastar tudo de novo, e vou ter que instalar quase do zero para ele. Trabalho para mim (que vou ganhar com isso, ele faz questão de pagar) e desperdício para ele, que pagou 400 reais em um serviço que nada pode ser aproveitado (além da caixa, que é um lixo).

Isso ae, quero deixar meu desabafo. Desculpe o longo texto!

Moderadores, se quiserem podem trancar. Não me importo. Só peço que não apaguem e deixem esse tópico em alguma seção com visibilidade ao Google. Quem sabe menos pessoas são enganadas. Eu sei que o fórum é uma ótima fonte de pesquisa e sempre aparece na primeira página no google. Por isso não gostaria que fosse apagado. Ponderei e usei da máxima educação possível.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Re-lendo o texto, esqueci de um detalhe.

Na regulagem do amplificador 4 canais, tudo em High Pass em 400 e poucos Hz.

Ou seja, duas D250X com um bicho papão provavelmente tocava melhor, e teria custado menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é só em Santos não isso ocorre no pais inteiro, viu !!

Mesmo comprando equipamentos top como seu amigo fez, se o intalador não fizer o serviço como se deve seu som não vai ficar nem bom vai ficar é de razoavel para baixo e ainda colocando seu carro em risco !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

meu deus... eu gostaria de aprender a fazer as coisas sozinho, mas eu não sei passar cabeamento do cofre lá pro malas ;~

mt bom o tópico, bom pra qm mora em santos/sp!

Compartilhar este post

Link para o post

ja vi coisa pior, serio mesmo (mais barato, é claro)

Compartilhar este post

Link para o post

meu deus... eu gostaria de aprender a fazer as coisas sozinho, mas eu não sei passar cabeamento do cofre lá pro malas ;~

mt bom o tópico, bom pra qm mora em santos/sp!

Procura alguem aqui do fórum que more perto pra te dar uma força! :legal:

Se ao menos fosse do Nordeste, eu até tentaria te ajudar! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Se o outro amplificador for Alpine e externamente igual ao M500 certamente será o MRP-F300.

Bem, eu também adicionaria alguma carga mineral à essa caixa.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Se o outro amplificador for Alpine e externamente igual ao M500 certamente será o MRP-F300.

[]'s

Crawling Chaos

Chaos, o que seria essa carga mineral?

Compartilhar este post

Link para o post

Chaos, o que seria essa carga mineral?

Pode ser pó de marmore junto com fibra.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser pó de marmore junto com fibra.

Valeu Pad, mas qual seria a utilidade??

Compartilhar este post

Link para o post

Causar uma resistencia descomunal que a fibra por si só não tem.

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

Crawling Chaos

Externamente igual. É o MRP-F300 então :vts

Cara, tem tanta coisa para fazer que vou acabar deixando a caixa por último. Talvez convenço ele a fazer uma caixa em MDF, e prender no porta mala.

Sim, a caixa está solta.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta colocar a carga mineral. Se não ficar bom parta para a de MDF. Eu acho que para sub de até 500W RMS, a caixa de fibra com carga mineral aguenta tranqüilo (salvem os tremas). Se engrossar a parede uns 8mm com um concreto bem denso acho que ficará bom.

[]'s

Crawling Chaos

Edit: MRP-F300 e MRP-M500

som245.jpg

Editado por Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, sei bem que como é isso. Ainda bem que não passei por nada parecido.

Inicialmente no meu som eu pretendia EU mesmo instalar. Mas na hora não tive nem paciência, nem tanta noção das coisas pois precisaria desmontar o interior do carro.

Fui num sábado procurar algum instalador, pra pelo menos terminar minha caixa que estava com a MDF cortada. Era só vedar, fazer o buraco dos subs e parafusar. O pessoal reclamava porque era MDF 18mm. Enfim, encontrei um cara que sabia realmente instalar um som. Mas mesmo assim fiquei de lado dele durante toda a instalação e montagem. Como já tinha os cabos não passei por problemas do tipo, mas ele também não disse que era desnecessário. Até elogiou bastante os cabos.

Soube fazer toda a instalação e sempre pede pra eu ir lá fazer acabamentos (ainda está sem) e dar uma melhorada onde dá.

Uma boa coisa a se fazer é, sempre ficar do lado na hora da instalação. Se não pode passar o dia na instaladora, procura passar lá de tempo em tempo (dá uma fugida do trabalho se der) e vai lá olhar pra não fazerem mer**...

É fo** uma coisa dessas, compra equipamentos bons, trás de fora do país pra chegar aqui e instalarem como se fosse qualquer somzinho...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta colocar a carga mineral. Se não ficar bom parta para a de MDF. Eu acho que para sub de até 500W RMS, a caixa de fibra com carga mineral aguenta tranqüilo (salvem os tremas). Se engrossar a parede uns 8mm com um concreto bem denso acho que ficará bom.

[]'s

Crawling Chaos

Crawling, o problema é o tamanho da caixa. Ela está com 50 litros brutos, esse sub toca legal com uns 60 livres :vts Um duto de 4" também é pouco, está soprando. essa caixa só ficaria legal se selasse e enchesse de resina com areia (ou pó de mármore, como o Pad falou). Ele gosta de SPL, não sei se seria a melhor opção. Mas vou conversar com ele! A idéia é boa sim!

É fo** uma coisa dessas, compra equipamentos bons, trás de fora do país pra chegar aqui e instalarem como se fosse qualquer somzinho...

fo** mesmo. Não é nem questão de trazer tudo de fora, é um simples desrespeito com o cliente. O cara compra um som, que tem um manual. O manual diz que o mínimo é 16mm. O estaladô acha um exageiro, afinal os engenheiros que projetaram não sabem nada e coloca só 4mm.

O manual diz que o ganho é para acertar a voltagem do amplificador com o aparelho. Mas claro, o engenheiro que projetou não sabe que para bater é só com o ganho no máximo... Então senta o dedo no ganho!

Alpine Type R não gosta de distorção, não sei como não queimou (mesmo recebendo uns 100Wrms :vts)!

Fazer o que... A gente aprende, mesmo as lojas conceituadas é complicado.

Engraçado é que você entra na loja e tem uns 6 ou 7 certificados pendurados na parede... Tem da Fosgate, da Alpine, da Pioneer, da Sony, da Kicker.....

Enfim, paciência. Só espero conseguir alertar algum desavisado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crawling, o problema é o tamanho da caixa. Ela está com 50 litros brutos, esse sub toca legal com uns 60 livres :vts Um duto de 4" também é pouco, está soprando. essa caixa só ficaria legal se selasse e enchesse de resina com areia (ou pó de mármore, como o Pad falou). Ele gosta de SPL, não sei se seria a melhor opção. Mas vou conversar com ele! A idéia é boa sim!

A carga mineral reduziria o volume bruto para uns 45 litros, talvez.

[]'s

crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

45 bruto selada ficaria legal!

Mas perderia SPL, acredito... Vou tapar o duto e testar, quando for trocar a fiação :vts

A minha caixa pelo menos (dois type r 10") ficou melhor selada do que dutada... Mas tenho bastante amplificador, e dois subs....

Veremos, veremos...

Compartilhar este post

Link para o post

O que acontece com algumas lojas conceituadas é o seguinte.

O dono faz vários cursos (por isso você encontra os certificados pendurados na parede), no início ele mesmo instala e com isso fica conceituado e quando começa a crescer contrata qualquer Zé Mané e para de fiscalizar o trampo e joga todo o trampo fora e o nome no lixo. Infelizmente é a realidade de muitas lojas. Quanto a ficar em cima na hora da instalação, desaconselho completamente. Isso irrita o instalador, atrasa o trampo e não garante que o trampo fique bom. O ideal é conferir a instalação na hora da entrega. Nesse ponto a maioria dos clientes peca. Vai buscar com pressa, não olha nada, não quer nem saber como usar os equipamentos. Uma compra é um contrato no qual você se compromete a pagar por um serviço ou produto determinado. Só deve pagar quando o serviço/ produto estiver de acordo com o combinado.

Outra coisa, muitos clientes choram na hora de gastar com fiação, mas isso não justifica instalar com bitolas erradas. Um bom instalador se recusa a fazer isso, perde a venda, mas não faz cagada.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei impressionado, já vendi para essa loja, o dono parecia entender bem... as vezes pode ser um funcionário tranca que entrou la vai saber pasmafaute

Editado por Saulo_SounDigital

Compartilhar este post

Link para o post

O que acontece com algumas lojas conceituadas é o seguinte.

O dono faz vários cursos (por isso você encontra os certificados pendurados na parede), no início ele mesmo instala e com isso fica conceituado e quando começa a crescer contrata qualquer Zé Mané e para de fiscalizar o trampo e joga todo o trampo fora e o nome no lixo. Infelizmente é a realidade de muitas lojas. Quanto a ficar em cima na hora da instalação, desaconselho completamente. Isso irrita o instalador, atrasa o trampo e não garante que o trampo fique bom. O ideal é conferir a instalação na hora da entrega. Nesse ponto a maioria dos clientes peca. Vai buscar com pressa, não olha nada, não quer nem saber como usar os equipamentos. Uma compra é um contrato no qual você se compromete a pagar por um serviço ou produto determinado. Só deve pagar quando o serviço/ produto estiver de acordo com o combinado.

Outra coisa, muitos clientes choram na hora de gastar com fiação, mas isso não justifica instalar com bitolas erradas. Um bom instalador se recusa a fazer isso, perde a venda, mas não faz cagada.

Pior que é verdade... os caras, quando a loja aumenta (aumentando tbm o trabalho administrativo), eles acham que "subiram de nível", que agora são empresários, e não mais ténicos de som, e muitos ficam o dia no MSN fingindo que trabalham e nem ficam mais na oficina... parece que escritório passa a ser a parte mais importante da loja... e é ai que começam os problemas... isso acontece em QUALQUER área que envolve técnicos, eu sei bem disso pois comando uma equipe e sempre fiz questão de ir na rua ver os problemas "in loco"... e SEMPRE tem alguma coisinha que vc ve e pede pro cara fazer diferente...

Compartilhar este post

Link para o post

Jão, um amigo meu mee mostrou o carro dele, exatamente a mesma coisa... bassboost no máximo, cortes estranhos, sub no máximo, o resto tudo no mínimo.

Infelizmente, é o que eu sempre repito: O nível técnico de 99,995% dos instaladores é menor do que o nível da vergonha.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu mexia com som ainda , eu cobrava 300 de instalação (sem fiação) e me chamavam de LOUCO rsrsrs ... Hoje em dia vejo que tava BAUM DEMAIS o preço rsrsrs !!!

e Nunca apareceu cliente meu com som queimado em casa rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Caraí, tá parecendo as lojas que tem lá na minha cidade e na feira dos importados em Brasília!

Se souber procurar, encontra bons profissionais, mas é difícil!!!

Edit: Jão, entope essa caixa com batida de pedra! Pincele várias camadas de batida de pedra, até as paredes ficarem mais rígidas!!!

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

Cara tenho que falar que aqui em Santos é dificil viu, Essa Universidade do Som eu não posso nem entrar mais la pq o dono não gosta de mim e os estadooo muito menos...

Certa vez um amigo comprou tudo em sampa e foi montar la e me chamou pra ir junto sem saber que eu instalo tbm, bom mesma coisa, falei pra instalar com fio de 16mm o cara é exagero, meu amigo só falando, não instala ae, só quero que funcione, ai quando ele passo a fiação toda e foi ligar na bateria o positivo, fui verificar se tinha colocado direitinho o porta fusivel aquele bananinha , quando vejo a mesma coisa, um fusivel só com os terminais e o que o meu amigo compro tava dentro da sacola ainda, fui pedir pro cara colocar, ele falo, o que que é isso? nosso nunca vi, comecei a dar risada e falei instala logo essa mer** pq eu vou desfazer tudo mesmo, ai o mlk veio discutir cmg, acabo que eu instalei tudo na frente do dono e mostrando o que tava errado, ou seja tudo, e sempre perguntando pro instalado pq vc fez assim, e ele nao sabia repsonder, e isso um monte de cliente olhando ja com aquela cara, ca***** o que to fazendo aqui...

Bom se seu amigo precisar de ajuda cara, sou de Santos, moro na Ponta da Praia, posso dar um Help pra ele di gratis, ok? rs

Abs

Mário

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...