Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
costafinkel

Amplificadores classe A, B, C, D.. Qual a diferença?

Recommended Posts

Bem, estou lendo o artigo no autosom (http://autosom.net/artigos/classe.htm) mas queria saber se alguem poderia resumir numa versao para leigos? ;]

O que significa cada uma dessas classes (A,B,C,D....) em termos gerais e resumidos?

Na hora de comprar um ampli estereo pra colocar kit 2 vias, qual classe seria a ideal?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seja preguiçoso e leia. Ou então, goggle.

AB.

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo... para tocar o que você quer os AB são os mais indicados e praticamente qualquer um não explicite que é digital é um AB.

Na hora da escolha tem mais coisas a serem considerados do que apenas a classe de amplificação.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Hj em dia é muito raro de encontrar amplificadores Classe A para vender! Vc vai encontrar mais amplificadores Classe AB ou D.

Classe AB resumidamente, é a mistura de dois amplificadores, um Classe A com um Classe B, juntou a qualidade de áudio do amplificador Classe A com eficiência do amplificador Classe B.

Um amplificador Classe A consume muita energia e sua eficiência é muito baixa, explicando melhor:

De 100% de energia que um amplificador Classe A recebe, 30% desta energia é transformada em energia sonora e os outros 70% dissipada em forma de calor!

Um amplificador Classe B tem menos qualidade no áudio, mas eficiência mais alta, explicando melhor:

De 100% de energia que um amplificador Classe B recebe, 50% desta energia é transformada em energia sonra e os outros 50% dissipada em forma de calor!

Entendeu?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Agora ficou claro.

Ja, os Classe D nao servem pra estereo, certo? Vi uns Kicker classe D bem interessantes, eles nao serviriam, correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Essa de que amplificador classe D não serve para estereo é mentira.

Um bom amplificador classe D pode sim ser full-range.

Compartilhar este post

Link para o post

Servir, serve. Mas para qualidade sonora existe um certo preconceito contra a classe D e o pessoal opta por AB.

Compartilhar este post

Link para o post

Alpine PDX-4.150

4 canais de 150 RMS, Classe D

Olha o que o teste da caraudio diz sobre ele:

Alpine conservatively states the frequency response to be 20Hz to 20kHz, but I measured it to be 5Hz to 32kHz at -1dB, very impressive for a Class D amplifier. In fact, the marketing guys at Alpine are not fond of the Class D moniker due its past limitations on frequency response and sound quality. This amplifier could pass for a really good A/B design, except that it is small and efficient.

ruim, ruim... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Não seja preguiçoso e leia. Ou então, goggle.

AB.

Botei moral.... conhecimento ta ai so procurar ^^ :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa de que amplificador classe D não serve para estereo é mentira.

Um bom amplificador classe D pode sim ser full-range.

O problema dos classe D pra estereo é principalmente a "falta" de qualidade.... falta de um timbre agradavel.... todos os classe D tem um timbre "metalico" nao gosto mesmo de classe D em stereo...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema dos classe D pra estereo é principalmente a "falta" de qualidade.... falta de um timbre agradavel.... todos os classe D tem um timbre "metalico" nao gosto mesmo de classe D em stereo...

Luiz, qdo vc diz todos, vc quer dizer TODOS? :)

Porque pelo q eu tenho visto, como no texto q pus ali em cima, é q a falta de qualidade é uma fama antiga dos classe D, que atualmente já não é justificável. Tudo bem, eu sei que aqui no Brasil o que se fabrica não se compara com os produtos de ponta de fora, mas ao mesmo tempo hoje tá bem mais fácil adquirir equips importados.

É como o cara da Car Audio disse ali, a Alpine, por exemplo, não se sente muito confortável com a classificação "Class D" justamente por essa fama do passado. E todo mundo q fala dos PDX fala muito bem...

Compartilhar este post

Link para o post

Um classe D operando em alta frequencia consegue reproduzir PERFEITAMENTE todo o nosso espectro auditivo.

Basta que seja um projeto bem feito, como o alpine acima citado.

Acontece que a frequencia da modulação deve ser teoricamente PELO menos 2x maior do que a maior frequencia que se pretende reproduzir.

Se fosse assim tão impossivel transformar este sinal de entrada novamente num sinal limpo, como é que nossos sons reproduzem?

A taxa de amostragem de alguns sons é de 48kHz, e reproduzem "perfeitamente". Para quem quer um som com maior definição no agudo, use 96Khz...

Compartilhar este post

Link para o post

Luiz, qdo vc diz todos, vc quer dizer TODOS? :)

Porque pelo q eu tenho visto, como no texto q pus ali em cima, é q a falta de qualidade é uma fama antiga dos classe D, que atualmente já não é justificável. Tudo bem, eu sei que aqui no Brasil o que se fabrica não se compara com os produtos de ponta de fora, mas ao mesmo tempo hoje tá bem mais fácil adquirir equips importados.

É como o cara da Car Audio disse ali, a Alpine, por exemplo, não se sente muito confortável com a classificação "Class D" justamente por essa fama do passado. E todo mundo q fala dos PDX fala muito bem...

sim, vc está seguindo um teste de REVISTA! já tiveram testes com o proprio PDX aki no forum mesmo, em que ele ficou atras de muita coisa "pior"!

o problema dos digitais não é na bancada, resposta de frequencia e tal, é no TIMBRE, na NATURALIDADE do áudio!

em números ele pode ser melhor q um AB, mas POR ENQUANTO, os class D ainda ficam atras dos BONS AB, e quase todo AB fica atras dos BONS class A

é aquela velha questão de quanto menos componentes no caminho do áudio, maior será a fidelidade!

mesmo os alpine PDX ficam devendo fidelidade, e olha q são os melhores class D do mercado hj em dia!

Compartilhar este post

Link para o post

se quer boa qualidade mesmo, classe D nos subs e AB em kits ou full :legal:

ou AB em tudo! quem tem/ouviu um RF 800a2, 800a4, 1100a2, Kicker 2500.1 e esses outros monstrinhos gringos tocando sabe BEM do que eu to falando!

eu colocaria digital acima dos 1000WRMS se eu não tivesse como carregar baterias grandes, faria somente pelo menor consumo! por qualidade, ainda prefiro os bons e velhos AB!

Compartilhar este post

Link para o post

aew galera....

estou com dois JL AUDIO 12TW5-3 12" Thin-Line

e ainda estou em duvida de qual amp comprar!

estou em duvida entre:

ALPINE MRP-M1000 1CH class A/B

ALPINE PDX-1.1000 1CH class D

WHARF SPX999DSW 1CH class D

qual vcs axam q tocariam melhor?

vou comprar kits componentes tbm,os kits sao:

E650 - Dynaudio Esotar 6.5" Audiophile Midwoofer

MD140/2 - Dynaudio 3" Soft Dome Midrange

e gostaria de saber qual desses amp seria melhor?:

MCINTOSH MCC404 4/3/2Ch 4CHx100rms

WHARF FLEX 4/3/2CH 4CHx120rms

ALPINE PDX-F4 4/3/2 Digital Amplifier 4CHx100rms

se vcs souberem de algum amp melhor,diz ae!

abraços

:legal:

Editado por LocoDice

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pude ver a diferença de um xing ling 6000D e um Fosgate 800a4 tocando um par de subs Fosgate 1412 old school. Quando estava o 6000D estava tocando (ate queimar do nada ligado a 2 ohms), era forte, tinha pegada mas nao tinha um timbre legal, a resposta era "limitada", o grave nao descia, tinha um som sujo com o feio e ate ache que a caixa que eu tinha feito esta ruim, achei que calculei errado e tal. Quando saiu o 6000D e entrou um Fosgate 800a4 mudou TUDO, pareceu que foi tudo trocado incluindo os subs e a caixa. A resposta melhorou um absurdo. Os subs começaram a dese beemmm mais, o timbre melhorou e ficou agradavel... gostoso... de escutar, a caixa parecia picuda la nos 70hz com o 6000D, e com o 800a4 todo o pico sumiu. A diferença entre um Digital do paraguai e um Bom AB eh absurda. tem que pensar BEM nisso antes escolher o amplificador do projeto.

Quanto ao PDX que o gabriel citou, eu estava envolvido no teste feito, junto com um JVC7700, PDX 4.150, fosgate 4.6x, kicker 160SS e audison millennium 4. E o agudo menos (to acordandoagora e to de ressaca, e to sem palavras legais na cabeça hehehe) bonito de todos. O medio e o grave sao bem encorpados, mas o agudo nao sobe... nao tem geito.

Equips usados no teste: alpine 7892, cabos monster TOP, kit 2 vias focal 2kp com TW nt-52 e cabos speaker eu nao lembro de cabeça, entao o "gargalo" do agudo com certesa nao estava no amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...