Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Krrasco

Novo Eros

Recommended Posts

Meirelles, tem coisas que não se fala em público... por exemplo, ninguém fala que a própria mulher tem a bunda cheiaa de celulite.

 

Da mesma forma como o fabricante NUNCA diz que tipo de maracutaia ele faz pra operar alguns milagres, como fazer um falante que suporte tantos watts, e que, curiosamente, só tem aplicação automotiva.

 

A resposta é simples: As maracutaias são inaceitáveis para um sistema de PA... e essa maracutaia é a que permite 24mm de deslocamento total num conjunto magnético que te dá 25mm de espaço.

 

Aí a coisa é simples. Pela definição, toda a bobina tem que estar DENTRO do GAP, desta forma o conjunto motor opera de forma linear. Segundo o nosso amigo paint, seria isto:

 

falante.jpg

 

Neste caso, a bobina está exatamente no meio do GAP. Se ela tem 10mm de altura, e o ímã ali tem 25mm, podemos dizer que temos um deslocamento máximo igual à altura do GAP menos a altura da bobina. Isto daria 25 - 10 = 15mm. O x-max é a metade disto, pois reflete o deslocamento em um único sentido, logo, teremos 7,5mm de x-máxima.

 

Isto seria o IDEAL.

 

MAS aí entra o trambique. O trambique está em deixar a bobina assim:

falante2.jpg

 

A bobina chega a sair de dentro do GAP, dado seu excessivo tamanho. Uma bobina destaa exigiria um GAP muito maior, o que custa mais caro. Então nego deixa a bobina pra fora, e de uma forma quase esotéricca, calcula o Xmax.

 

Não imaginei qque a Eros se prestasse a isto, mas vejo que me enganei.

 

Já desmontei um falante da Bravox, o XRC (que é um sub bem barato), e deu pra ver que existe seriedade no bagulho... a bobbina ficava montada mais pra cimaa, a 3mm do topo, porém o falante especificava apenas 3mm de xmax. A montagem era apenas pra dar mais espaço até o fundo do GAP, para que a bobinaa não batesse numa situação de mau uso.

 

 

agora sim, com as imagens ai deu pra entender perfeitamente .. :rever1:

 

Vlw pela explicação Kleber.. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele já explicou,

 

Decidiram fazer um falante que suporte mais o estresse mecânico ao ser submetido à maiores potências, então provavelmente usaram suspensao de de menor compliancia mecanica, aumentando o Rms (nao potência RMS, e sim um dos parâmetros), que significa que tem mais perdas por ter uma suspensao mais dura. O mms deve ser maior também, baixando a sensibilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber, acho que tu fez uma bela de uma confusão aí.

 

A bobina fica centralizada no GAP formado pela arruela superior (as vezes é necessário colocar a bobina com um pequeno "offset" para compensar uma assimetria na curva de BL ou curva de compliancia mecânica).

 

O Xmax medido pelo método convencional é a metade do enrolamento total fora do gap, ou seja, (comprimento do enrolamento - altura do GAP) / 2.

 

ls_cross_section.gifls_motor_closeup.gif

 

 

 

(Retirado de http://fuzzbass.fuzzphoto.eu/0601.html)

Editado por muriloalvares

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já desmontei um falante da Bravox, o XRC (que é um sub bem barato), e deu pra ver que existe seriedade no bagulho... a bobbina ficava montada mais pra cimaa, a 3mm do topo, porém o falante especificava apenas 3mm de xmax. A montagem era apenas pra dar mais espaço até o fundo do GAP, para que a bobinaa não batesse numa situação de mau uso.

 

Veja que eles estavam certos, 3mm fora do GAP = 3mm Xmax. É assim porque quando a bobina sai do GAP o BL cai vertiginosamente, aumentando em muito a distorção harmonica (o gráfico de movimento do cone vai "achatar").

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Murilo, pela definição direta, x-max é medido com a bobina toda dentro do GAP...

 

Só que muitos fabricantes adotam 30% fora como sendo o toleráavel, o que eu não concordo, por uma simples razão: quanto mais fora, maior a compressão dinâmica quando se aproxima de um delsocamento igual ao x-max.

 

No caso do bravox em questão, do topo da bobina até o topo da arruela superior havia 3mm de distância.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Murilo, pela definição direta, x-max é medido com a bobina toda dentro do GAP...

 

Só que muitos fabricantes adotam 30% fora como sendo o toleráavel, o que eu não concordo, por uma simples razão: quanto mais fora, maior a compressão dinâmica quando se aproxima de um delsocamento igual ao x-max.

 

No caso do bravox em questão, do topo da bobina até o topo da arruela superior havia 3mm de distância.

 

Sim, mas o GAP é formado pela arruela superior (que direciona o as linhas magneticas para o pino central). A espessura da arruela superior vai ditar a altura do GAP. O Xmax medido da maneira convencional nada mais é do que a "sobra" da bobina fora do gap, de modo que com o deslocamento da mesma dentro do gap sempre tenha uma parte do enrolamento totalmente imerso no GAP.

 

pwreff-f1.gif

 

(Site do Rod Elliot)

Editado por muriloalvares
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Murilo, esta é a confusão comum... porém nunca vi falante com mais de 5mm de arruela superior... como faz então, se pra maioria delas sempre haverá mais de 50% fora?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Murilo, esta é a confusão comum... porém nunca vi falante com mais de 5mm de arruela superior... como faz então, se pra maioria delas sempre haverá mais de 50% fora?

 

Subwoofers tem arruelas superiores mais espessas. (Estou fazendo um protótipo com 40mm de arruela superior e 80mm de enrolamento)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subwoofers tem arruelas superiores mais espessas. (Estou fazendo um protótipo com 40mm de arruela superior e 80mm de enrolamento)

 

Este seria o ideal... porém nos modelos comerciais naão se vê nem 5mm...

 

Ou seja, para o máximo deslocamento, a quase totalidade da bobina já estará fora do campo... por isto que é mais faácil produzir falantes ultra potentes desta forma... a maior parte da energia não vira movimento, simplesmente porquê se perde...

 

No seu caso, com 40mm de arruela superior, a situação é outra totalmente diferente.

 

No meu caso, estou partindo pra uma configuração tipo push-pull com neodímio, exatamente porquê a configuração "comum" não deu certo... usando suspensão mole demais, a bobina raspa no GAP por qualquer coisinha, o falante fez mais barulho que grave...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Praia é meu ídolo :vts

 

Pena que fala muito pouco e, quando começa a ficar interessante, para de falar.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

off:

dorgas mano..

NuM iNtIndI nÁdÁ dU kI eLis FaláRú! cOmofaz??//

 

uHAIUhaIUhAIUhaiu

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se ninguem perder o respeito e a discussao continuar sadia, saira coisa produtiva daqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tomei -1 nesse tópico :vts

 

Queria saber quem foi o cara, depois de tanta baboseira que falaram :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tomei -1 nesse tópico :vts

 

Queria saber quem foi o cara, depois de tanta baboseira que falaram :vts

 

Bem feito!

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tópico show! isso ta me saindo um curso gratis sobre AF! uahahaha

 

[off][+ um pouco dentro do assunto] :rolleyes:

posso ser xingado aqui mas... é a melhor oportunidade que tive desde a minha inscrição aqui!

 

A grande razão de eu me inscrever nesse fórum era somente pra eu escolher um falante de gravão bom para o meu futuro sistema a ser criado na época (desde lá já fugindo das montanhas de 12" toc toc aqui da minha regiao). Quebrei mta a cabeça antes de escolher, queria algo que me fornecesse um som de qualidade + com força.

Até esse momento, eu não sabia distinguir um tomanorris de um wpu como exemplo, na minha cabeça era lógica a compra de um tomahawk, ele cobria td, nao sabia mesmo como alguem comprava um falante tao mais caro e vez dele, +...

Lendo cada vez mais os tópicos aqui, e futuramente conhecendo o renato (coldfire)aqui do forum, aprendi mto mesmo, até o dia de rever o tal tomanorris e o wpu frente a frete, e vi como aquilo é um lixo "me parece os 12" toc toc no mundo dos gravoes", e o wpu 450w quatro, descrição pra ele? perfeito! grave firme, de qualidade, não tao bobo parecendo sub... resumindo, perfeito! só nao o comprei pela seu valor RMS (falta de conhecimente ainda), pra mim qto mais RMS, + forte seria e tbm por possuir já uma Sd3000, oq seria mta sobra!

 

Dai entao comecei as buscas. Fui direto no tornado 1100, pensando q ia encontrar o msm tipo de woofer que me daria + som, e qbrei a cara! grave mtooo macio, nao oq me agrada, ainda queria algo firme msm, como o famoso wpu quatro!

e em outra conversa com o coldfire, me falou sobre os batstakas... nem fazia ideia do que era, + ele insistiu "é o que vc quer cara", bate mto firme", e com força!

nessa busca louca, eu simplesmente fui e comprei o par dele de 1100 15", sem ao menos ter escutado, e confesso q na época fiquei mto decepcionado... lembro que falei pro cara que instalo aqui da regiao (o éder da auto som paranavaí-PR)"essa mer** parece q é meio preso, nao ta tocando nda, como 1100 RMS só toca isso, era pra tá tocando muitooo mais que os wpu? cx projetada pelo charles rafael, alimentação e instalação 100%? nao pode!

bem nessa época comecei a ler os posts do blomm, guto, e + genios dos falantes e suas brigas, SDS versus o Mundo! entendi oq aconteceu comigo e acho oq acontece com a metade do Brasil na hora da compra! Eu graças a Deus aprendi sobre esses mesmos falantes , e daqui pra frente, nunca mais olho a pontencia por 1º fator a ser comprado.

 

e os batstakas?

logo depois de ler os mesmos, descobri (no pior das hipóteses) que adquiri um produto de ótima qualidade. Joguei dinheiro fora, passei mta vergonha (pois qualquer 2 12" mg, tomanorris da vida acabava cmg)... + vi q é o tipo de grave que eu sempre busquei

 

e oq issu td tem a ver?

sei que é bonito e tals saber detalhes e + detalhes sobre esses AFs como o pessoal lá em cima. + como o praia flw... isso é só no papel!

simplesmente quero um falante que me de mais som mantendo esse tipo de grave! :banghead:banghead:banghead:banghead:angry:

 

juro que se alguem me solucionar essa, é o ultimo post que coloco neste fórum, até cancelo minha conta!

Editado por thiago_tino

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tomei -1 nesse tópico :vts

 

Queria saber quem foi o cara, depois de tanta baboseira que falaram :vts

 

Eu dei o terceiro! =P

 

O praia tá fazendo o que qualquer funcionário faria: defendendo a empresa. MAs como já foi muito comentado, nao existe milagre na física!

 

Pegaram um falante (que segundo o Paulo Duto é uma 'cópia' de um RCF), o SDS 800.. deixaram ele mais duro, menos sensível.. e ainda dizem que "o novo é melhor"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e os batstakas?

logo depois de ler os mesmos, descobri (no pior das hipóteses) que adquiri um produto de ótima qualidade. Joguei dinheiro fora, passei mta vergonha (pois qualquer 2 12" mg, tomanorris da vida acabava cmg)... + vi q é o tipo de grave que eu sempre busquei

 

e oq issu td tem a ver?

simplesmente quero um falante que me de mais de som mantendo o esse tipo de grave! :banghead

 

juro que se alguem me solucionar essa, é o ultimo post que coloco neste fórum, até cancelo minha conta!

 

Tem várias coisas a ser analisadas nesse caso! Já adianto que é mais facil conseguir SPL em altas frequencias! 140db em médio, um conjuntinho de 4 D405 bem alimentadas consegue! Agora 140db em subgrave, haja falante!

 

Então, pra fazer "poc poc" tocar forte é facin... agora fazer o subgrave (famoso gravão) render forte pra fora, é coisa rara! Só com um bom acoplamento (pelo menos 4 subs raçudos de 15') ou caixas de alta eficiencia (horn e derivadas).

 

E digo mais.. o falante que comprou não é dos piores.. mas é uma versão "tunada" do HPL, que por sua vez, tocaria mais que o batstaka com menos potencia aplicada! DIgo isso não em simulações.. mas na prática mesmo! ;)

 

EDIT: Isso o zeguga aqui do fórum viu na hora e se ele aparecer por aqui comprova... vimos num mini-trio 4 Batstaka de 18' e 4 SDS 15'.. e os SDS tavam surrando os batstaka no grave! E olha q era 3.200wrms contra 4.400wrms.. e 4x15' (3200wrms) contra 4x18' (4400wrms)... interessante não?!

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem várias coisas a ser analisadas nesse caso! Já adianto que é mais facil conseguir SPL em altas frequencias! 140db em médio, um conjuntinho de 4 D405 bem alimentadas consegue! Agora 140db em subgrave, haja falante!

 

Então, pra fazer "poc poc" tocar forte é facin... agora fazer o subgrave (famoso gravão) render forte pra fora, é coisa rara! Só com um bom acoplamento (pelo menos 4 subs raçudos de 15') ou caixas de alta eficiencia (horn e derivadas).

isso eu já aprendi (como citei anteriormente)!

 

E digo mais.. o falante que comprou não é dos piores.. mas é uma versão "tunada" do HPL, que por sua vez, tocaria mais que o batstaka com menos potencia aplicada! DIgo isso não em simulações.. mas na prática mesmo! ;)

Pelo menos qdo eu comprei, me informaram que o HPL era mais direcionado pro mg, e ele pro gravão, na verdade, to sabendo agora que HPL dá gravão! pasmafaute

 

EDIT: Isso o zeguga aqui do fórum viu na hora e se ele aparecer por aqui comprova... vimos num mini-trio 4 Batstaka de 18' e 4 SDS 15'.. e os SDS tavam surrando os batstaka no grave! E olha q era 3.200wrms contra 4.400wrms.. e 4x15' (3200wrms) contra 4x18' (4400wrms)... interessante não?!

vixi... batstakas tomam coro d td!! huahauhauh... eu que o diga!

+ é o tipo de grave que eu gosto! nao mto sub, nem tao seco, é na medida (fazer oq, gosto é gosto!)

tpw... qdo fui compra os tals subs, lancei até um tópico aqui no forum batstakas x tornados, td mundo me aconselhou os tornados! + eu fui em um rodeio aqui da região (colorado) e vi uns trocentos tornados, não gostei de nenhum. tds (independentes de suas configurações de cx, corte, etc), pareciam mto cara de sub mesmo, bobos sabe, não dava aquele gravao firme, característico de trio. Por isso escolhi os batstakas, eles tem um grave firme sim, só nao fazem barulho, não mesmo! <_<

nunca tive a oportunidade de analisar mesmo os sds 815, mas o que aparenta, é que ele é semelhante ao tornado, desde mto sab, e tbm não é isso que eu pretendo! (me corrija se eu tiver errado)

 

 

bloom... eu sempre tive milhoes de dúvidas sobre o batstaka, e acho que vc tem bastante conhecimento sobre eles para poder me orientar! (se quiser é claro!)

 

o 1º e com certeza o mais importante: como o batstaka consegue descer tão bem com somente 60L de volume de caixa? (isso teve um fator mto importante para escolher ele entre os outros). Eu consigo com o SDS por ex, com 60L tb ter um bom grave?

 

2º apesar de ser um falante que passa da casa d 1k, ele tem bastante dissipação de calor? assim tendo menos perda a mto tempo em ação?

 

e 3º eu consigo ter um grave firme com esses SDS tipo o wpu/batstaka? ou ele é daqueles que descem mto? tpw tornado?

 

edit: falto a 4ª, compensa eu fazer um up nesses novos modelos? tpw 2k6 ou 3k6? ou com eles aconteceu o mesmo como esses da eros?

Editado por thiago_tino

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então me explica como é que se faz um falante mais potente, e com Xmax maior, usando um conjunto magnético igual ao da versão menos potente?????

 

Como? Eu explico... reduzindo a eficiência.

 

Lembre-se: SPL = deslocamento do cone. E este deslocamento é fruto da força do sistema motor.

 

Além disto, quanto maior a bobina, mais força ela tem. Quanto mais potência ela suporta, maior a bitola do fio, logo, maior ela FICARIA.

 

Tudo isto é bem llógico, como somar 1 + 1.

 

Agora, se vc tem um gap útil de 25mm, e tem xmax de 8mm, significa que você tem uma bobina com 9mm de altura na versão menos potente. A versão mais potente, curiosamente, tem bobina de 1mm??????? Afinal deslocamento total é o dobro do x-max... como um conjunto magnético com ímã de 25mm de altura dá 24mm de deslocamento total????

 

Aí vem a pergunta: Da onde sai a mágica?

 

Eu respondo: Tem trambique aí. Com certeza tem bastaante bobina fora do GAP, o que reduz ainda mais a sensibilidade...

 

 

o que vc falou ai nao ta errado nao ... mais nao e por esse lado que se faz um falante nao , e nem olhando esses detalhes !tudo isso ai e uma teoria basica , so pra ti ter uma idea , um simples tipo de aco poderia mudar a forca do sistema , ou um tratamento no imã tambem, os segredos vao prevalecer , isso eu nao posso contar , mais quero que vc ouça 800 1200 e 1500 , e dp veja qual deles tem o melhor som , o melhor rendimento em relacao a potencia aplica , a menor distorcao , a melhor linearidade a melhor resposta de frequencia , e a menor comprensao dinamica !!

a regra do x max e a msm, so que agora vc deve acrescentar mais o corpo da bobina... regras internacionais , ou seja tudo fica como antes mais o corpo da bobina....

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O praia tá fazendo o que qualquer funcionário faria: defendendo a empresa. MAs como já foi muito comentado, nao existe milagre na física!

 

Pegaram um falante (que segundo o Paulo Duto é uma 'cópia' de um RCF), o SDS 800.. deixaram ele mais duro, menos sensível.. e ainda dizem que "o novo é melhor"...

 

 

blomm eu nao estou defendo a empresa , eu estou falando a verdade ! so isso cara.... se vc acha que nao e assim pq nao pega e testa mano? poe de frente com os demais concorrentes....assim a gente sabe quem e quem... olha me desculpe , mais duvido que o paulo duto diria que nosso produto e uma copia do RCF...mais se vc ta falando quem sou eu pra ir contra...uma coisa eu posso te falar , nao copiamos nada de ninguem , pq se fosse copia a eros nao estaria onde esta hoje!!! se fosse copia , teriamos que esperar eles lancarem pra gente copiar... o meu irmao e por isso que dizem que so estressado , ta vendo...se for pra discutir aqui vas qts qms fs , vamos discutir numa boa....mais falar que a gente ta copiando , isso e fo** mano!

eu to tentando passar um kadim que sei aqui , mais e dificil demais , mais dp de muito tempo acabei de ver que estou em ultimo lugar em conhecimento aqui.... ou nem em ultimo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem várias coisas a ser analisadas nesse caso! Já adianto que é mais facil conseguir SPL em altas frequencias! 140db em médio, um conjuntinho de 4 D405 bem alimentadas consegue! Agora 140db em subgrave, haja falante!

 

Então, pra fazer "poc poc" tocar forte é facin... agora fazer o subgrave (famoso gravão) render forte pra fora, é coisa rara! Só com um bom acoplamento (pelo menos 4 subs raçudos de 15') ou caixas de alta eficiencia (horn e derivadas).

 

E digo mais.. o falante que comprou não é dos piores.. mas é uma versão "tunada" do HPL, que por sua vez, tocaria mais que o batstaka com menos potencia aplicada! DIgo isso não em simulações.. mas na prática mesmo! ;)

 

EDIT: Isso o zeguga aqui do fórum viu na hora e se ele aparecer por aqui comprova... vimos num mini-trio 4 Batstaka de 18' e 4 SDS 15'.. e os SDS tavam surrando os batstaka no grave! E olha q era 3.200wrms contra 4.400wrms.. e 4x15' (3200wrms) contra 4x18' (4400wrms)... interessante não?!

 

Calma Bloom, não precisa de tantas conclusões num post só. Veja bem:

 

Subgrave: 20 a 40Hz, isto nao tem serventia para som para fora. O famoso "gravão" estaria situado por volta de 50-60Hz, que ainda assim é bem raro nos trios.

 

Caixa: uma caixa dutada corretamente projetada vai funcionar beleza, acontece que 99% das caixas nao feitas "NAS COXA". Se um grave decente dependesse somente de caixa corneta seria difícil, nao achas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calma Bloom, não precisa de tantas conclusões num post só. Veja bem:

 

Subgrave: 20 a 40Hz, isto nao tem serventia para som para fora. O famoso "gravão" estaria situado por volta de 50-60Hz, que ainda assim é bem raro nos trios.

 

Caixa: uma caixa dutada corretamente projetada vai funcionar beleza, acontece que 99% das caixas nao feitas "NAS COXA". Se um grave decente dependesse somente de caixa corneta seria difícil, nao achas?

 

entao esse grave firme de que eu tanto me refiro está na faixa dos 50 a 60hz. é issu?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...