Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gseverog2

Dúvidas NÃO tão básicas

Recommended Posts

Olá amigos, to com algumas dúvidas com relação aos componentes de um alto falante. São elas:

A borda: Suspensao de tecido, espuma e borracha, sei q woofer geralmente tem suspensao de tecido, enquanto subwoofers tem suspensao de borracha. Sei tb q a suspensao influi tb no FS e "maciez" da batida, tecido mais seco, borracha mais estendida, bom, a idéia é a seguinte, gosto de som mais estendido como sub (escuto bastante hiphop), mas preciso tocar pra fora, uso o som na caçamba da saveiro, entao me veio a idéia, vou comprar um subao tornado, mas ele toca seco ainda melhor q outros, mas mesmo assim pouco estendido, sei q nao tem como tocar q nem sub, e nem peço um milagre destes, qria algo mais macio, tipo, o street bass (q pelos parametros tah mais pra um woofer q sub) jah tava bom, ai vi q ele usa suspensao de espuma, acredito eu. Entao a suspensao de espuma seria um meio termo entre de tecido e borracha???? Dando uma pesquisa vi q a maioria dos Sub q consideramos mistos usam espuma. Qual a diferença entre a espuma cinza e a vermelha? será soh a cor?? no caso de uma suspensao de tecido, quanto mais ondas, mais seco ou mais macio??

O cone: O cone quanto mais fundo mais grave?? (maior sd) Qual a diferença do Frisado para o liso no caso de ser de celulose? qual a diferença para o de polipropileno?

O XMax: Alem do cj magnetico e bobina o q mais influi no xmax? a borda tb?

A Bobina: o que influi a altura de enrolamento?? o q influi o diametro dela?? qual a diferença da kapton, aluminio e fibra??

O Cj Magnetico: o q influi ele ser maior ou menor?

Abração galera, pesquisei muito na internet e com amigos, aprendi muitas outras dúvidas q tinha, mas restaram essas q não consegui a informação em lugar algum..

Desculpem a biblia, acho q no caso de essas perguntas serem respondidas, acredito ser material para FAQ ou fixo, ajudará muito as pessoas além de mim q tem essas curiosidades. abração pessoal

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Borda: ela influencia em diversos fatores. Muito pouco no x-max.. um bocado no QTS e Vas! A suspensão de espuma é sim o meio termo.. mas ela tende a se deteriorar se exposta ao sol e etc.. A espuma é originalmente de cor escurecida.. mas muitos fabricantes colocam pigmentos pra 'embelezar' o sub, influencia quase nada! Já as de tecido, não adianta ter muitas dobras se forem curtas... se forem duas dobras bem caprichadas (ex.: subão protech) já dá uma boa liberdade ao sub!

Cone: A profundidade não afeta TANTO na resposta. A diferença de SD de um cone meio termo pra um mais profundo é pouquíssima! Ele influencia mais no FS.. pois quanto mais pesado, mais baixa a sintonia! Ah, inversamente proporcional à FS vai a sensibilidade... quanto mais pesado o cone, menos sensibilidade o falante tem! A diferença do liso pro prensado é que o prensado busca ser mais resistente sem alterar MUITO o peso. Polipropileno é relativamente leve e resistente. Os cones são feitos dos mais diversos materiais, sempre buscando ser LEVE e resistente! (ex.: Kevlar, fibra de carbono..)

X-max.. é composta da altura do enrolamento da bobina (e da quantidade de camadas) e da profundidade do gap... a suspensão tb pode 'prender' o falante (e reduzir o x-max) assim como a centragem. Existem outros fatores mas não vem ao caso. Em termos de COMPRA, é sempre bom buscar alto x-max.. mas não se guie APENAS por ele.. ou como se ele fosse algo decisivo!

Bobina boa parte eu citei acima. O material dela influi na velocidade pra resfriar após aquecida e na resistência. Não existe a bobina 'ideal', apenas boas combinações! (ex.: Forma de kapton com fio de cobre achatado..)

Cj Magnético.. geralmente os maiores imas tem maior BL... mas isso não é regra. Hoje temos o neodimiun que apesar de modesto (em termos de tamanho) tem 11x mais fluxo magnético que o imã comum. Ele influi diretamente na BL do falante.

QUalquer dúvida, só falar... tb tem um bom material num tópico do Paulo Duto que não tow achando.. mais tarde tento postar aqui! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Borda: ela influencia em diversos fatores. Muito pouco no x-max.. um bocado no QTS e Vas! A suspensão de espuma é sim o meio termo.. mas ela tende a se deteriorar se exposta ao sol e etc.. A espuma é originalmente de cor escurecida.. mas muitos fabricantes colocam pigmentos pra 'embelezar' o sub, influencia quase nada! Já as de tecido, não adianta ter muitas dobras se forem curtas... se forem duas dobras bem caprichadas (ex.: subão protech) já dá uma boa liberdade ao sub!

Cone: A profundidade não afeta TANTO na resposta. A diferença de SD de um cone meio termo pra um mais profundo é pouquíssima! Ele influencia mais no FS.. pois quanto mais pesado, mais baixa a sintonia! Ah, inversamente proporcional à FS vai a sensibilidade... quanto mais pesado o cone, menos sensibilidade o falante tem! A diferença do liso pro prensado é que o prensado busca ser mais resistente sem alterar MUITO o peso. Polipropileno é relativamente leve e resistente. Os cones são feitos dos mais diversos materiais, sempre buscando ser LEVE e resistente! (ex.: Kevlar, fibra de carbono..)

X-max.. é composta da altura do enrolamento da bobina (e da quantidade de camadas) e da profundidade do gap... a suspensão tb pode 'prender' o falante (e reduzir o x-max) assim como a centragem. Existem outros fatores mas não vem ao caso. Em termos de COMPRA, é sempre bom buscar alto x-max.. mas não se guie APENAS por ele.. ou como se ele fosse algo decisivo!

Bobina boa parte eu citei acima. O material dela influi na velocidade pra resfriar após aquecida e na resistência. Não existe a bobina 'ideal', apenas boas combinações! (ex.: Forma de kapton com fio de cobre achatado..)

Cj Magnético.. geralmente os maiores imas tem maior BL... mas isso não é regra. Hoje temos o neodimiun que apesar de modesto (em termos de tamanho) tem 11x mais fluxo magnético que o imã comum. Ele influi diretamente na BL do falante.

QUalquer dúvida, só falar... tb tem um bom material num tópico do Paulo Duto que não tow achando.. mais tarde tento postar aqui! =)

Valeu mesmo blOom, foi de grande ajuda... mas jah q tu falou q davah pra perguntar mais, ai vai... neodimiun vale a pena? ah principio, ao vivo mesmo, soh conheço driver de corneta em neodimiun, EROS, mas sei q existem falantes tb, mas nunca vi ao vivo, jah esse driver titanio da eros tem a metade de tamanho e peso da Eros 7200 e toca igual ou mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente tópico e perguntas, o bloom deu uma boa luz.

Pelo que vejo, autofalantes com conjunto magnetico usando neodímium tendem a ter sensiblidade maior, BL bem maior.

O mesmo vale para os drivers. Agora porquê exatamente eu não sei.

É importante também que o material da borda e centragem seja resistente, pois em alguns casos, o falante muda MUITO os seus parametros após amaciado, as vezes a centragem fica tão flexivel, que após amaciado não se pode aplicar tanta potencia. Alguns fabricantes nacionais sofreram com isso, quando começou a moda de alta potencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Só lembrando, o que define o X-MAX é a altura do enrolamento da bobina e a espessura do top plate.

Conjunto magnético eficiente, não é aquele que só tem 10 imãs sobrepostos, depende de todo o conjunto, peça polar, arruelas,...

Bobina, cada material tem suas características próprias, a altura do enrolamento é só um fator, pois tem que ter bom fluxo magnético para controlá-la dentro do gap.

Material do cone envolve além das carcaterísticas próprias também o custo. Temos inúmeros tipos de cones no mercado, que vão de papel a polipropileno, alumínio, kevlar e daí por diante. Nesse caso depende da aplicação do falante, os de subgraves, no qual a rigidez do cone é imprecindível, vc vai encontrar uma maior variedade de materiais, já os que ressonam mais alto, a grande maioria vão ser de papelão com borda de espuma. Cada um tem uma certa característica relacionada ao timbre.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que vejo, autofalantes com conjunto magnetico usando neodímium tendem a ter sensiblidade maior, BL bem maior.

É importante também que o material da borda e centragem seja resistente, pois em alguns casos, o falante muda MUITO os seus parametros após amaciado, as vezes a centragem fica tão flexivel, que após amaciado não se pode aplicar tanta potencia. Alguns fabricantes nacionais sofreram com isso, quando começou a moda de alta potencia.

Isso ai amigo, tb me atentei a este detalhe, geralmente os drives de neodimiun tem maior sensibilidade, e como o blOom explicou, tem maior BL.

Compartilhar este post

Link para o post

Só lembrando, o que define o X-MAX é a altura do enrolamento da bobina e a espessura do top plate.

Conjunto magnético eficiente, não é aquele que só tem 10 imãs sobrepostos, depende de todo o conjunto, peça polar, arruelas,...

Bobina, cada material tem suas características próprias, a altura do enrolamento é só um fator, pois tem que ter bom fluxo magnético para controlá-la dentro do gap.

Material do cone envolve além das carcaterísticas próprias também o custo. Temos inúmeros tipos de cones no mercado, que vão de papel a polipropileno, alumínio, kevlar e daí por diante. Nesse caso depende da aplicação do falante, os de subgraves, no qual a rigidez do cone é imprecindível, vc vai encontrar uma maior variedade de materiais, já os que ressonam mais alto, a grande maioria vão ser de papelão com borda de espuma. Cada um tem uma certa característica relacionada ao timbre.

Pois eh isso ai FanatiC, tenho esta duvida quto a altura do enrolamento, poderia me explicar com maiores detalhes?? e um cone de papelao com borda de espuma, para um sub de 15" pra tocar pra fora (qse um woofer) seria bom? abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Neodimium em si é mais eficiente que os imãs comuns! Por ser ~11x mais forte, ele PODERIA ser usado 10% do tamanho que já daria conta.. mas o pessoal bota sempre 20 a 30% do tamanho! Ex.: Onde usariam um imã de 10KG, poderia ser usado neodimium de 1KG sem perdas.. mas eles botam 2 ou 3KG.. aih "sobra" eficiencia magnética!

Compartilhar este post

Link para o post

Neodimium em si é mais eficiente que os imãs comuns! Por ser ~11x mais forte, ele PODERIA ser usado 10% do tamanho que já daria conta.. mas o pessoal bota sempre 20 a 30% do tamanho! Ex.: Onde usariam um imã de 10KG, poderia ser usado neodimium de 1KG sem perdas.. mas eles botam 2 ou 3KG.. aih "sobra" eficiencia magnética!

O futuro sera dos neodimiun ou eh cedo aindapra saber??? o custo aumenta muito, pq soh vejo neo em falantes, drives ou tweeters caros...

PS: Qual "subao" tem o grave mais estendido, ou seja, mais parecido com sub mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade nao é 11x, mal comparando, o neodimio mais comumente utilizado tem 4 vezes mais densidade de fluxo que o imã de ferrite mais comumente utilizado, e sobre o Xmax, com o advento de arruelas superiores cada vez mais espessas, a novidade é a medida de Xmax levando-se em conta o ponto em que o BL cai para 70% do valor em repouso.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade nao é 11x, mal comparando, o neodimio mais comumente utilizado tem 4 vezes mais densidade de fluxo que o imã de ferrite mais comumente utilizado, e sobre o Xmax, com o advento de arruelas superiores cada vez mais espessas, a novidade é a medida de Xmax levando-se em conta o ponto em que o BL cai para 70% do valor em repouso.

hmmm, isso explica o pq de usarem de 20% a 30% da massa do imã de ferrite como disse o colega posts acima.

Compartilhar este post

Link para o post

mais importante que um X mecanico alto (altura da arruela) é a linearidade do BL! com um motor de BL altamente linear (RE XXX, subs com tecnologia XBL², tipo os Adire, Maelstrom) vc consegue Xmax realmente altos, de mais de 25-30mm, se vc só aumentar a arruela superior e mexer na bobina, simplesmente, vc tem um X mecanico alto, mas perde-se BL com a excursão!

em termos de subwoofers de grande porte, o esforço tem sido em melhorar a linearidade do BL, pra aproveitar a capacidade de excursão mecanica!

Compartilhar este post

Link para o post

mais importante que um X mecanico alto (altura da arruela) é a linearidade do BL! com um motor de BL altamente linear (RE XXX, subs com tecnologia XBL², tipo os Adire, Maelstrom) vc consegue Xmax realmente altos, de mais de 25-30mm, se vc só aumentar a arruela superior e mexer na bobina, simplesmente, vc tem um X mecanico alto, mas perde-se BL com a excursão!

em termos de subwoofers de grande porte, o esforço tem sido em melhorar a linearidade do BL, pra aproveitar a capacidade de excursão mecanica!

hmmm, hein subsonic, teria como tu me ajudar a escolher os componentes pra uns falantes q qro reformar? se a galera tb quiser ajudar, agradeço muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém poderia indicar alguma loja que venda reparos sem ser a goias cones ou a recsom, pq preiso encomendar pouca coisa, e essas soh vendem de R$ 200 pra cima, de preferencia uma que tenha site na internet, ou tenha msn.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...