Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

cris_oenning

Solucao para Alguns apaixonados por SPL!

Recommended Posts

Postado em
Acho meio inviável um sub desse porte numa saveiro, strada e cia.

Simplesmente pelo fato da cabine ser muito pequen.. não é o suficiente para uma onda de baixa frequerncia.

Acho que é meio impossível ter subgrave extremo nessas condições, ou seja, comprar um t9 pra por numa saveiro é besteira.

No máximo um dd1508.

(opinião minha)

Você ouve grave em fones de ouvidos?

Pois é... entre o fone e o seu tímpano não tem nem 5 cm.

O que explica isto é que, nos subgraves, o falante se comporta como um pistão. Ele pressiona o ar e o ar empurra seu tímpano.

Postado em
Você ouve grave em fones de ouvidos?

Pois é... entre o fone e o seu tímpano não tem nem 5 cm.

O que explica isto é que, nos subgraves, o falante se comporta como um pistão. Ele pressiona o ar e o ar empurra seu tímpano.

Sim mas acho que essa não seria uma boa comparação.

Eu na verdade nunca ouvi um fone de ouvido que desça forte abaixo dos 40hz mas acredito que os proficionais façam isso sim.

Acho que existe uma diferença enorme entre um sub e um driver de fone de ouvido. O tímpano no caso fica a poucos cm da fonte(sonora) ISOLADA... Livre de qualquer tipo de interferencia.

O próprio ouvido já fica sob uma determinada pressão causada pelos abafadores e nessas condições, o mínimo movimento no driver já é o suficiente para empurrar, como vc mesmo disse, os tímpanos e assim ter a reprodução do subgrave.

Agora um sub de 15" com um cone pesadão numa cabine pequena.. pode até ser que consiga extrair subgrave mas eu ainda assim não gastaria 1300~1600 reais num T9 pra instalar em uma saveiro.

Faço das minhas as palavras do colega acima: sou mais num parzinho de 10". Neste pelo menos se pode extrair o máximo do sub e fazer valer o investimento.

Postado em (editado)
Tenho um fone Philips SHP2500, uso ele no pc pra indentificar e separar aquelas musicas com um grave mais avantajado hauhuahua

Faco a mesma coisa... E da certo! :rolleyes:

Soh que, ao inves de Philips, eu uso da SOny Ericsson.

Editado por cris_oenning
Postado em (editado)
Tenho um fone Philips SHP2500, uso ele no pc pra indentificar e separar aquelas musicas com um grave mais avantajado hauhuahua

Já ouvi esse fone e realmente é muito bom. Bons graves e agudos cristalinos.

Uso um Philips in ear que não me recordo o modelo.. este desce um pouco mais forte mas peca nos agudos.

A sensação é bem diferente de se escutar um sub dentro do carro.

Edit: me enganei.. o que ouvi foi o SHP2700.

Editado por distroy
Postado em
Sim mas acho que essa não seria uma boa comparação.

Eu na verdade nunca ouvi um fone de ouvido que desça forte abaixo dos 40hz mas acredito que os proficionais façam isso sim.

Acho que existe uma diferença enorme entre um sub e um driver de fone de ouvido. O tímpano no caso fica a poucos cm da fonte(sonora) ISOLADA... Livre de qualquer tipo de interferencia.

O próprio ouvido já fica sob uma determinada pressão causada pelos abafadores e nessas condições, o mínimo movimento no driver já é o suficiente para empurrar, como vc mesmo disse, os tímpanos e assim ter a reprodução do subgrave.

Agora um sub de 15" com um cone pesadão numa cabine pequena.. pode até ser que consiga extrair subgrave mas eu ainda assim não gastaria 1300~1600 reais num T9 pra instalar em uma saveiro.

Faço das minhas as palavras do colega acima: sou mais num parzinho de 10". Neste pelo menos se pode extrair o máximo do sub e fazer valer o investimento.

Ué, mas como não é apropriado?

Digamos que você tenha aí uns 5cm de canal auricular (sei lá quanto é na realidade). Isto te permitiria ouvir sons apenas a partir de 6860Hz com um fone de ouvido, já que "não teria espaço pra formar as ondas".

Em compensação, você ouve perfeitamente o grave.

Porquê? Efeito pistão.

E dentro de uma cabine pequena pode se conseguir um SPL ainda maior.

O falante desloca ar. Esse ar é medido em litros, fruto da área do cone * deslocamento total. 196dB ao nível do mar significa uma variação de pressão de 1 atm (uma atmosfera). Se você tem a frente do falante dentro de um recipiente de 100L e este falante consegue deslocar 200L peak to peak (100L num deslocamento one-way), isto significa que você pode chegar a um SPL de 196dB lá dentro. É claro, tudo tem suas perdas, e com certeza a caixa teria que ser muito forte, pois assumimos que as paredes teriam que suportar várias toneladas de pressão.

Isto tudo no mundo da teoria, efetivamente não existe falante capaz disto (com vários até dá pra chegar perto). Mas é só pra se ter uma idéia da relação entre tamanho de cabine e SPL.

MAS cabine grande é sempre melhor, já que se tem um ganho natural em frequências baixas...

Se eu teria um 9515 em pickup?

Porquê não?

Postado em

Eu uso um fone de walkman da Aiwa, que comprei em 1995... uso até hoje, não tem espuma, mas toca bem e tem um grave muito bom.

São quase 15 anos de uso!

Postado em

Porquê não?

Pelo mesmo motivo que eu...

Não cabe em profundidade se for virado para o banco, não cabe de lado se for virado para o túnel, não cabe virado para baixo (como o meu).

A menos que seja na caçamba, o que anula toda a teoria de espaço pequeno.

Postado em
Ué, mas como não é apropriado?

Digamos que você tenha aí uns 5cm de canal auricular (sei lá quanto é na realidade). Isto te permitiria ouvir sons apenas a partir de 6860Hz com um fone de ouvido, já que "não teria espaço pra formar as ondas".

Em compensação, você ouve perfeitamente o grave.

Porquê? Efeito pistão.

E dentro de uma cabine pequena pode se conseguir um SPL ainda maior.

O falante desloca ar. Esse ar é medido em litros, fruto da área do cone * deslocamento total. 196dB ao nível do mar significa uma variação de pressão de 1 atm (uma atmosfera). Se você tem a frente do falante dentro de um recipiente de 100L e este falante consegue deslocar 200L peak to peak (100L num deslocamento one-way), isto significa que você pode chegar a um SPL de 196dB lá dentro. É claro, tudo tem suas perdas, e com certeza a caixa teria que ser muito forte, pois assumimos que as paredes teriam que suportar várias toneladas de pressão.

Isto tudo no mundo da teoria, efetivamente não existe falante capaz disto (com vários até dá pra chegar perto). Mas é só pra se ter uma idéia da relação entre tamanho de cabine e SPL.

MAS cabine grande é sempre melhor, já que se tem um ganho natural em frequências baixas...

Porquê não?

Mas kleber.. se vc ler meus outros posts vai ver que eu não falei que NÃO TERIA SUBGRAVE com um T9500 dentro de uma cabine pequena e sim que não renderia subgrave extremo.

Todos sabemos que o pessoal adere ao T9 a fim de extrair o máximo de subgrave possível, pois SPL se consegue com qualquer subwoofer.

É lógico que um T9 dentro de uma saveiro vai render subgrave.. mas não como deveria e provavelmente não o suficiente pra fazer valer o investimento, que por sua vez aqui no Brasil é bem altinho.

Como eu disse: Se o cara for um Cris da vida, apaixonado por T9.. são outros 500.

EU não faria... não só pelo fato da cabine ser pequena mas tbm pela falta de espaço pra fazer uma caixa decente que arranque o que todo mundo procura quando decide comprar um T9500.

Postado em
Eu uso um fone de walkman da Aiwa, que comprei em 1995... uso até hoje, não tem espuma, mas toca bem e tem um grave muito bom.

São quase 15 anos de uso!

KCT eu tbm!!

Achei que fosse o único.. comprei um walkman da aiwa que na época tinha uma duração ótima das baterias e até hj sinceramente não ouvi fone melhor.. tbm está sem espuma e machuca minha orelha mas o som é lindo demais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...