Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Roblito

[Chevrolet Astra] Projeto SQ

Recommended Posts

Amigos após um bom tempo sem montar nada de especial resolvi montar um set voltado para SQ, um pouco diferente dos Set's que já tive, segue os equips:

HU: Alpine W205

Mid: AudioArt 5"

TW: Dayton

Cross: DIY (tinha um guardado no armário de um outro Kit que montei)

Sub: DLS 10" KW

Ampli Stereo: JVC 6700

Ampli Mono: Fosgate 200ix

RCA Stereo: Stinger

RCA Mono: Audison

Instalação: S9

Carro: Astra Sedan 2010

Bom a idéia inicial era ter a opção de Multimidia com um som agradável de se ouvir e manter a originalidade do carro!!!

O Painel do Astra não têm a opção de instalação de aparelhos 2 din, por isso o pessoal da S9 teve um trabalho para conseguir montar uma nova moldura para o painel que coubesse o W205 e o resultado foi ótimo, muito parecido ao original e quem olha não percebe que é um painel com alteração na estrutura original.

Os tw eu já tinha ouvido em uma book na casa do Silvio Sakata e causou ótimas impressões, pois se trata de um TW de baixissimo custo (menos q bravox, selenium e etc...) e por ser pequeno me permitiria instalar no local original do carro. E como esperado a resposta dele foi ótima (mesmo com um cross que não foi construido especificamente para ele).

O mid foi instalado na porta e por enquanto sem tratamento acústico, eu usei esse mid numa bota que montei numa Meriva e nunca tinha escutado esse mid instalado em uma porta, portanto para mim foi uma grata surpresa a resposta, não vou dizer que ele desce horrores, mas toca bem, nos CD's que ouvi ele apresentou uma boa resposta nos médios.

Os Amplis foram instalados na parte de cima do porta mala (em baixo do tampão), do modo que quando se olha não se consegue ver, apenas quando abaixamos e olhamos para cima, seguindo o foco de se manter a originalidade.

O Sub foi montado uma caixa no Step e feito um novo assoalho para o porta malas, algo parecido com outros sistemas montados pela S9 e que já estão bem divulgados no fórum, a caixa é selada de 20 lts e a escolha do sub foi a única coisa que mexemos no meio do caminho, pois minha idéia era usar um bravox roxinho de 10" chegamos até instalar, mas ficou muito ruim e assim acabamos fazendo uns testes com esse Sub e ficou bem melhor que o Bravox.

As fotos estou esperando o Cristian me mandar para postar para a galera ver, mas falo que a instalação S9 é muito bem feita e muito cuidadosa nos detalhes, fiquei muito satisfeito com o trabalho deles!!!

O set ainda têm alguns gargalos e que vão ser trabalhados daqui para frente, preciso mexer no Cross, apesar de ter ficado bom acho que tanto o TW quanto o Mid pode render mais, o tratamento das portas também será outro Up que em breve vou fazer. Vou esperar o Sub amaciar para ter uma melhor analise, mas acho que ainda não desce como eu esperava, muito provavelmente terei que mexer.

E o último ponto que vou mexer vai ser a instalação do processador Alpine para passar a ter os recurssos de TA e EQ.

Peço a ajuda dos foristas dando suas opiniões e criticas sobre o set, pois é apenas o começo de um novo set Sq e quem sabe um futuro hi-fi.

Valeu,

Fabio Roble

Editado por Roblito

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Roblito, bacana o set!! Gostei da 'seleção', componentes variados e fora do trivial... olha, a caixa de 20 litros para o Endurance 10" (roxinho, ehw10) é muito grande... 14 litros seria o ideal, descontado o falante. O 12" curte selada, o 10" só me lembro do 6+6, o 4 ohms (bob. simples) não lembro dele em selada como era... 20 litros para ele, seria a bass-reflex mesmo. Com 20 litros selada creio que o descontrole seja grande, e a parte mais bacana dele (definição) vai pro espaço; pode ter sido o que ocorreu contigo. De qualquer forma, creio que o DLS esteja alguns graus acima.. .hehe....

Tou aguardando as fotos tbem, tinha achado estranho a posição dos amps (no tampão, tava achando um perigo já!), aí lí novamente e ví que era o Astra Sedan e não o hatch; realmente, fica bem discreto e prático, até pq. pela altura em que estão, dificilmente alguma bagagem irá danificá-los. Por curiosidade, como passou a fiação dos falantes para a porta? Ví uma vez aquele conector da porta do Astra aberto, meu amigo... deu medo. Haja fio!!! :)

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fala RiQuati blz?

Então velho a idéia era mesmo fugir do trivial, nada de receita de bolo....rsrsrss

Eu tinha visto que a caixa do Bravox na selada tinha que ser 14lts, mas a idéia era construir uma caixa que me permitisse um upgrade no sub em pouco tempo por isso puxamos o máximo de litragem que dava no step do Astra.

Agora em relação ao sub da bravox eu peguei ele usado e ele estava com algumas características estranhas (estava com a aranha muito afundada) e mesmo a caixa estando bem fora da litragem ele tava tocando bem estranho, ai resolvi parar de inventar e peguei um sub novo (o upgrade foi mais rápido que eu imaginava...rsrsrs).

Em relação ao DLS acho que ficou faltando fazer o damping da caixa, no manual dele é bem recomendado o damping com lã de vidro, vou testar para ver se consigo melhorar o desempenho...

Em relação a fiação até a porta, na verdade usamos a fiação original, a idéia era manter tudo original, até pela garantia de elétrica do carro, o cross foi instalado dentro da porta com a fiação puxada da original e lá dividido as frequências.

O Cristian da S9 tirou umas fotos, mas vou se mais tarde tiro umas fotos e posto aqui!!!

Valeu!!!

Editado por Roblito

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas fotos que direi agora pouco:

Painel:

100_0978.jpg

100_0976.jpg

Foto Assoalho Porta Mala;

100_0980.jpg

Foto Amplis:

100_0982.jpg

100_0983.jpg

Foto Caixa e Sub:

100_0984.jpg

Com o Step em cima:

100_0985.jpg

Vlw Galera!!!

Compartilhar este post

Link para o post

opa e ai fabio blz cara?

ficou show de bola cara a portamalas ficou bem legal

o painel realmente nao apareta ser adaptado parece q é 2 dinde fabrica

cara me conta mais desse tw ai qual o modelo?

(a parte do barato me atraiu heheh)

té+ forte abraço :legal:

edit: erros

Editado por EMILIO_RF

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal, a adaptação do dvd ficou perfeita.

Parabéns pelo set!

Compartilhar este post

Link para o post

Adoro instalações desse tipo!

Muito clean, elegante e "original".

Parabéns pelo carro e pelo set!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo,

gostei muito da idéia desse portamalas. Como está passando o grave do sub pra dentro da cabine??

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo,

gostei muito da idéia desse portamalas. Como está passando o grave do sub pra dentro da cabine??

Abs.

Cara o carro Sedan já perde naturalmente, mas como meu set não tenho como expectativa muito spl o que está vindo para a cabine está bem satisfatório, o que não está satisfatório é a descida dele, mas acho que quando fizer o damping vai melhorar um pouco...vou esperar amaciar tb para tirar uma conclusão melhor.

A caixa ideal para ele era de 25lts, contudo no step do astra só dava para puxar 20 lts, o manual dele recomenda dois tipos de caixa a de 20 e a de 25 lts, a caixa maior certamente teria graves mais profundos, mas na caixa de 20 tenho um sub bem rápido, gostei de ouvir jazz com ele, mas clássicos ficou meio estranho, ficou faltando aquele grave profundo, vamos ver depois do damping e do amaciamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Quero ouvir no encontro. Roblito sempre tem boas surpresas, mas eu sei que daqui a pouco vem um amplificador mod e mais algumas exclusividades.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Quero ouvir no encontro. Roblito sempre tem boas surpresas, mas eu sei que daqui a pouco vem um amplificador mod e mais algumas exclusividades.

Abraços

Num sei...acho que não dessa vez ...

O que vou mudar logo será o cross, pois o corte que estou usando atualmente é de primeira ordem e acho que o tw irá se comportar melhor em um corte de segunda ordem...

Acho que posso ter um bom ganho de rendimento só mexendo no cross e tratando a porta....

Compartilhar este post

Link para o post

Apropósito este outro cross pretendo montar eu mesmo, mas meu conhecimento não é dos maiores e estou com uma dúvida...

Sei que para montar um Cross Hi-Pass de segunda ordem preciso ligar no positivo o capacitor e ligar tanto no positivo quanto no negativo o indutor, peguei nos artigos do autosom os parâmetros, contudo lá só tenho referência de 2, 4 e 8 ohms só que o tw é de 6ohms, neste caso qual fórmula aplico para acertar o parâmetro??

Alguém pode me ajudar?

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei em FAbio, ficou muito legal, o pessoal da S9 trabalha muito bem.

Agora, por qual motivo não colocou os amplis no assoalho?? Pois na elevação da caixa do estepe, cabia os amplis ali do lado, não???

Compartilhar este post

Link para o post
Apropósito este outro cross pretendo montar eu mesmo, mas meu conhecimento não é dos maiores e estou com uma dúvida...

Sei que para montar um Cross Hi-Pass de segunda ordem preciso ligar no positivo o capacitor e ligar tanto no positivo quanto no negativo o indutor, peguei nos artigos do autosom os parâmetros, contudo lá só tenho referência de 2, 4 e 8 ohms só que o tw é de 6ohms, neste caso qual fórmula aplico para acertar o parâmetro??

Alguém pode me ajudar?

Valeu

Roblito, achei uma calculadora interessante aqui... http://www.the12volt.com/caraudio/crosscalc.asp#cc ; é só informar a impedancia e frequencia de corte. E aqui... http://www.mmxpress.com/technical/twoway.htm tem as fórmulas e alguma explicação para dois alinhamentos, Butterworth e Linkwitz-Riley. São duas formas diferentes de construir o mesmo crossover, cada uma dará uma resposta diferente. Não conheço muito as diferenças entre elas, aí deixo para a turma mais experiente msm... nas minhas experimentações fiquei no Linkwitz (na verdade, um híbrido, tweeter 12db Linkwitz e mid em primeira ordem, 6db).

Compartilhar este post

Link para o post
Gostei em FAbio, ficou muito legal, o pessoal da S9 trabalha muito bem.

Agora, por qual motivo não colocou os amplis no assoalho?? Pois na elevação da caixa do estepe, cabia os amplis ali do lado, não???

Então Diana a idéia era colocar no assoalho, mas pelo que o pessoal da S9 me passou não iria caber, na verdade até caberia mas parece que teria problemas para fixar o assoalho...enfim....

No final das contas achei que não ficou ruim, mas para frente vou conversar com eles da possibilidade de colocar no assoalho.

Vlw Marcelo

Compartilhar este post

Link para o post
Roblito, achei uma calculadora interessante aqui... http://www.the12volt.com/caraudio/crosscalc.asp#cc ; é só informar a impedancia e frequencia de corte. E aqui... http://www.mmxpress.com/technical/twoway.htm tem as fórmulas e alguma explicação para dois alinhamentos, Butterworth e Linkwitz-Riley. São duas formas diferentes de construir o mesmo crossover, cada uma dará uma resposta diferente. Não conheço muito as diferenças entre elas, aí deixo para a turma mais experiente msm... nas minhas experimentações fiquei no Linkwitz (na verdade, um híbrido, tweeter 12db Linkwitz e mid em primeira ordem, 6db).

Show de bola essa calculadora Riquati já foi para meus favoritos....rsrsrs

Uma pergunta idiota, os parâmetros são o mesmos tanto para Hi Pass qto Low Pass, no caso só mudaria a ligação dos componentes, é isso? (claro sendo o mesmo corte)

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal preciso da ajuda de vocês, como disse vou montar um novo cross passivo e a idéia para o cross é montar um de segunda ordem com hi-pass em 5k para o TW, já calculei os parâmetros e já estou com os componentes, vai ficar assim:

Caps: 3,7 uf (vou usar dois em paralelo, sendo um de 2,2 e outro de 1,5)

Indutor: 0,25 mH

A montagem do cross ficaria dessa maneira:

Capturadetela2009-12-26s20205PM.png

O corte do mid vai ser simples, vai ser um corte de 4k em primeira ordem (como já está hoje) então tá fácil!!!

A dúvida que tenho é de como atenuar o TW pelo Cross (-3db, - 6db) pergunto isso pois percebo que a sensibilidade do TW é bem maior que a do Mid e com isso preciso encontrar uma atenuação que deixe o kit mais linear.

Até aonde eu sei essa atenuação é feita através dos resistor, certo? Como faço os cálculos para a atenuação? lembrando que o TW é de 6 Ohms.

Obrigado galera....

Compartilhar este post

Link para o post

Zobel é para brincar com impedância...

A atenuação é por resistor mesmo, se não me engano tem nos artigos autosom....

Compartilhar este post

Link para o post

exato, a zobel altera a 'curva' final de resposta do falante (no caso, o tweeter), já a atenuação é linear - age em toda a faixa de uso. Nos artigos da Autosom tem, e se eu encontrar as tabelinhas, posto por aqui tbem.

Não é difícil, e dá pra comprar vários resistores para experimentar, até achar uma combinação que agrade. Mas use sempre resistores de boa qualidade e apropriados à potência e ao uso... snme, os indicados são os branquinhos, retangulares, os verdinhos tendem a esquentar bastante e podem iniciar até um incêndio. Eu não brincaria com eles não...kkkk.....

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post

A dúvida que tenho é de como atenuar o TW pelo Cross (-3db, - 6db) pergunto isso pois percebo que a sensibilidade do TW é bem maior que a do Mid e com isso preciso encontrar uma atenuação que deixe o kit mais linear.

Até aonde eu sei essa atenuação é feita através dos resistor, certo? Como faço os cálculos para a atenuação? lembrando que o TW é de 6 Ohms.

Obrigado galera....

Sim, usando resistor. Mas há difeerentes formas de fazê-lo.

A primeira é o resistor em série. Mais simples de acertar, tende a aumentar a resposta nas altas frequências, além de realçar os picos. Pode ser ou não uma boa opção, tudo depende do seu tweeter. No meu caso, ficou ruim.

A segunda é o L-Pad. Esta mantém a resposta inalterada.

Recomendo começar com resistor em série. Compre uns 4 resistores de 3R x 50W, de fio mesmo, e mais uns 2 de 5R. Ligue um resistor em séie com o cross (antes do cross), e veja. Se não ficou bom ainda, troque pelo de 5R, o que atenua 3dB.

Pode ser que vc precise atenuar mais, aí vc testa colocando o de 3R em série com o de 5R. O máximo que vc chegaria é 6dB de atenuação com 5R + 3R + 3R.

Se vc achar o som muito agressivo e sibiliante, aí é fazer um L-Pad, tendo como referênccia o valor da atenuação necessária. Se for de 3dB, por exemplo, pode usar 3R em série e 12R em paralelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Show seu som, bem parecido com que quero fazer...

Acabamento = ao original - Perfeito!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal ... a instalação esta de primeira... adoro esse tipo de instalação com tudo escondido ! O local onde esta o DVD foi adaptação ne ? tinha um astra e me lembro que nao cabia 2din ...

Parabens !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...