Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

[DICA] Fujam do marketing sem lógica! Target? Tornado? Bruthus? Ñ

Recommended Posts

Vc pode fazer uma caixa apartir de 90L (com 2 dutos triangulares de 15cm X 15cm com 10 de profundidade)... ideal pra axé, pagode, samba... pico no "gravão". Já usando lá pelos 120 litros, tem mais subgraves! Podes usar 2 ou 3 dutos de 10 x 15'. Mdf PELO MENOS 18mm!!!!! Sendo que é bom dar uma olhada no x-max pra deixar o subsonico no ponto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sendo que é bom dar uma olhada no x-max pra deixar o subsonico no ponto!

 

 

Cara explica melhor um pouco isso ai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero tirar uma duvida que foge um pouco do assunto!!

se vcs poderem me ajudar eu agradeço!

 

como éh que faço p deichar o HP 48 hz e o LP 150 hz no SD 3.000

em que posição eu deicho os butões?

porq eu coloquei de um geito que eu acho que não esta certo!!

 

"grande abraço"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom então devido ao efeito joule, esses falante "melhorados", quando colocados para tocar por muito tempo acaba tendo o mesmo desempenho daqueles normais? pois bem sendo assim isso ocorre sempre que colocamos potencia demais nos falantes perdemos muita potencia que será dissipada em forma de calor, ou seja, de pouco adianta vc colocar 1500W de potencia em um falante que aguenta 600W. Então os normais, são melhores porque transformam mais energia "eletrica" em sonora.

Estou certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha eu ja fiz tudo q é som, 4 de 1500, 4 de 2500w, 4 de 300, 4 de 1000w, tudo tudo

 

pra mim, pra carros comuns, o MELHOR som que cabe dentro e toca demais, é 4 de 15 1000w com FS caixa em 50hz, eé oq os clientes aki mais pedem e sonham ter!

 

é FATO que 2 de 15 toca bem, e é FATO que 4 de 15 toca mais que DOBRO de 2x15..

 

ou seja pelos meus testes a impressao é que 4x15 toca mais do que o DOBRO de 2x15, se bem acoplados

 

 

outra Dica do acoplamento:

 

2x18 + 2x12

2x15 + 2x12

2x18+2x15

 

pra mim todos eles perdem pra 4x15 acoplatos!

 

vlw galera, OTIMO topico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha eu ja fiz tudo q é som, 4 de 1500, 4 de 2500w, 4 de 300, 4 de 1000w, tudo tudo

 

pra mim, pra carros comuns, o MELHOR som que cabe dentro e toca demais, é 4 de 15 1000w com FS caixa em 50hz, eé oq os clientes aki mais pedem e sonham ter!

 

é FATO que 2 de 15 toca bem, e é FATO que 4 de 15 toca mais que DOBRO de 2x15..

 

ou seja pelos meus testes a impressao é que 4x15 toca mais do que o DOBRO de 2x15, se bem acoplados

 

 

outra Dica do acoplamento:

 

2x18 + 2x12

2x15 + 2x12

2x18+2x15

 

pra mim todos eles perdem pra 4x15 acoplatos!

 

vlw galera, OTIMO topico

 

 

Fabio vc q tem RTA podia fazer uns testes ai quando tiver tempo...

 

Pegar um falante mais fraco...E sua versão "tunada" E deixa-los tocando por um tempo e medir dinovo no RTA como ta o desempenho deles...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fabio vc q tem RTA podia fazer uns testes ai quando tiver tempo...

 

Pegar um falante mais fraco...E sua versão "tunada" E deixa-los tocando por um tempo e medir dinovo no RTA como ta o desempenho deles...

 

 

Otima idéia :legal:

Editado por Cerqueira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vc pode fazer uma caixa apartir de 90L (com 2 dutos triangulares de 15cm X 15cm com 10 de profundidade)... ideal pra axé, pagode, samba... pico no "gravão". Já usando lá pelos 120 litros, tem mais subgraves! Podes usar 2 ou 3 dutos de 10 x 15'. Mdf PELO MENOS 18mm!!!!! Sendo que é bom dar uma olhada no x-max pra deixar o subsonico no ponto!

 

 

pra falar verdade nessa caixa de 120 litros e 3 dutos de 4"x10 o tornado de 18" deu mais subgrave, isso comparando 4 de 18tornado x 4 de 18 subao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara explica melhor um pouco isso ai...

 

Bom.. vc tem que ver quanto é o x-max do sub. Se for 7mm, ele tem 1,4cm de excursão. Então observe o quanto ele tá excursionando, pois se ele passar do x-max, a bobina aquece rápido e favorece a queima! Por isso mto sub profissional queima fácil na mão de barbeiro, ele não "avisa" que tá queimando! =)

 

como éh que faço p deichar o HP 48 hz e o LP 150 hz no SD 3.000

em que posição eu deicho os butões?

porq eu coloquei de um geito que eu acho que não esta certo!!

 

Cara... tu pode regular no ouvido.. é quase sempre certo! (E fica do teu gosto)

 

Mas caso queira saber exatamente, só na regra de três! Ex.: se o começo é 50hz e o final 150hz, o meio é ~100hz!

 

 

 

 

 

 

 

 

OFF: Só pra constar, desisti da comunidade do orkut.. é cheia de gente q não manja nada dando palpite como se fosse fato... já basta o autosom que tá quase assim! :P rsrsrrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando..

 

tenho vontade de ver o SW1P 18" tocando....

"

ja possui muitos como: SDS 15 e 18", Target 18", Oversound Sub 800 "18".... Tornado 18", WPU 15 e 18.. entre outros... tive varios sets.... to querendo montar outro (carro de mala, axo q goll GIII).. e to na duvida entre os woofers...

 

 

 

quero tentar algo noovo..

 

4 x 15 como disse o bonatti ai é uma boa.... mas e os medios?..som sem medios pra mim nem rola.... :legal:

 

 

acompanhando aew hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo otimo topico mas sou novo no ramo do som automotivo... me diz uma coisa e como o tornado de 15 1100 rms se comporta depois de um tempo tocando???

ele apanha para o sds 800 de 15??

obrigado rapaziada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja q foi citado no tópico sobre o Target e o 3180 da Snake...

 

Fui comparar os parâmetros deles... Nossa... O 3180 é muito superior ao Target...

 

Esse era uma boa um teste que nem o Bloom fez com os Target e SDS...Boto fe q eles n caiam muito em rendimento depois de quentes naum...

 

Vídeo deles...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acompanhando..

 

tenho vontade de ver o SW1P 18" tocando....

"

ja possui muitos como: SDS 15 e 18", Target 18", Oversound Sub 800 "18".... Tornado 18", WPU 15 e 18.. entre outros... tive varios sets.... to querendo montar outro (carro de mala, axo q goll GIII).. e to na duvida entre os woofers...

 

 

 

quero tentar algo noovo..

 

4 x 15 como disse o bonatti ai é uma boa.... mas e os medios?..som sem medios pra mim nem rola.... :legal:

 

 

acompanhando aew hand26

 

Faz umas "orelhas" como no meu caso! 2x10' + 1 drive ti por porta.... dá uma voz INTERESSANTE! Ou vc pode botar apenas os 10pw3 nas portas traseiras.. e na tampa da mala botar 2xD408 ti (ou 405+tw) :legal:

 

amigo otimo topico mas sou novo no ramo do som automotivo... me diz uma coisa e como o tornado de 15 1100 rms se comporta depois de um tempo tocando???

ele apanha para o sds 800 de 15??

obrigado rapaziada

 

O tornado 15 é um woofer estranho. Ele tem um som de sub mas não "propaga" bem o som. Até o 18' tem dificuldade pra isso. Timbre bonito mas quando vc afasta o grave "some". Ao contrário do SDS e over sub800.. que mesmo de longe o grave é forte e encorpado!

 

Entre tornado 1100 e WPU 450wrms... vai de WPU... o tornado precisa de 2x mais potencia pra tocar quase nada a mais! :(

 

Ja q foi citado no tópico sobre o Target e o 3180 da Snake...

 

Fui comparar os parâmetros deles... Nossa... O 3180 é muito superior ao Target...

 

Esse era uma boa um teste que nem o Bloom fez com os Target e SDS...Boto fe q eles n caiam muito em rendimento depois de quentes naum...

 

Vídeo deles...

 

 

O ruim eh q não conheço ngm q tenha 3180 aqui na cidade pra testar! 2180 até consigo mas 3180 é osso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema é o preço dos sw1p...

 

olha esse video... parece que toca muito mesmo com a força das cornetaiada..

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Toca forte mesmo....

 

Tem um cara aqui em sampa que tem 2 sw1p com 2 d405 + 2 sei lá quais ST... TOCA FORTE. Ele brinca de SPL e de TRIO, o bixão desce bem, dá um grave bonito e vai longe.

 

Inclusive, ele sempre está nos encontros autosom em SP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ontem vi tocando 2 target de 15, o grave e lindo, bem redondinho,

so nao vi ligado no talo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Faz umas "orelhas" como no meu caso! 2x10' + 1 drive ti por porta.... dá uma voz INTERESSANTE! Ou vc pode botar apenas os 10pw3 nas portas traseiras.. e na tampa da mala botar 2xD408 ti (ou 405+tw) :legal:

 

 

 

O tornado 15 é um woofer estranho. Ele tem um som de sub mas não "propaga" bem o som. Até o 18' tem dificuldade pra isso. Timbre bonito mas quando vc afasta o grave "some". Ao contrário do SDS e over sub800.. que mesmo de longe o grave é forte e encorpado!

 

Entre tornado 1100 e WPU 450wrms... vai de WPU... o tornado precisa de 2x mais potencia pra tocar quase nada a mais! :(

 

 

 

O ruim eh q não conheço ngm q tenha 3180 aqui na cidade pra testar! 2180 até consigo mas 3180 é osso!

Se fosse mais perto eu emprestaria os meus pro teste... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um up pro tópico só pra dizer que li :rolleyes:

 

o tópico tá bão (apesar de não ser nenhuma novidade pra mim :P)

 

pessoal anda meio mal de geometria, mas tudo bem rsrsrs

 

e só pra não dizer que não ajudei em nada, vou deixar mais um trecho de artigo do Prof. Homero Sette, bom pra quem não entendeu muito a compressão:

 

A temperatura ambiente afeta diretamente o comportamento do alto-falante, seja pela alteração que produz em seus parâmetros ou pela modificação que ocasiona na troca do calor gerado na bobina, com o meio.

 

No caso do falante do exemplo, seus parâmetros foram medidos a 24 ºC. Se esta temperatura subir 10 graus centígrados, a resistência RE sofrerá uma alteração de 6,7 ohms para 6,96 ohms, o que corresponde a um acréscimo de 3,8 %. Como o parâmetro Qes é diretamente proporcional a RE , devemos esperar uma elevação de igual proporção em seu valor, indo então para 0,415 . Qts também sofrerá um acréscimo, mas não na mesma proporção, subindo para 0,404.

 

No entanto, o efeito mais notável é aquele decorrente da elevação da temperatura na bobina, provocada pela potência nela aplicada. Conforme a TABELA 1, a máxima temperatura suportada pela bobina, no caso do falante em questão, é igual a 230 ºC. Quando este valor for atingido, RE sofrerá um acréscimo de 80%, em relação ao seu valor original, a 24 ºC, subindo para 12,08 ohms. Essa brutal elevação na resistência da bobina alem das alterações nos fatores de qualidade Qes e Qts, provocará uma redução da eficiência, ocasionando a chamada compressão de potência.

Fonte: http://www.studior.com.br/semea.pdf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um up pro tópico só pra dizer que li :rolleyes:

 

o tópico tá bão (apesar de não ser nenhuma novidade pra mim :P)

 

pessoal anda meio mal de geometria, mas tudo bem rsrsrs

 

e só pra não dizer que não ajudei em nada, vou deixar mais um trecho de artigo do Prof. Homero Sette, bom pra quem não entendeu muito a compressão:

 

 

Fonte: http://www.studior.com.br/semea.pdf

 

Legal.

 

A temperatura ambiente afeta diretamente o comportamento do alto-falante, seja pela alteração que produz em seus parâmetros ou pela modificação que ocasiona na troca do calor gerado na bobina, com o meio.

 

No caso do falante do exemplo, seus parâmetros foram medidos a 24 ºC. Se esta temperatura subir 10 graus centígrados, a resistência RE sofrerá uma alteração de 6,7 ohms para 6,96 ohms, o que corresponde a um acréscimo de 3,8 %. Como o parâmetro Qes é diretamente proporcional a RE , devemos esperar uma elevação de igual proporção em seu valor, indo então para 0,415 . Qts também sofrerá um acréscimo, mas não na mesma proporção, subindo para 0,404.

 

No entanto, o efeito mais notável é aquele decorrente da elevação da temperatura na bobina, provocada pela potência nela aplicada. Conforme a TABELA 1, a máxima temperatura suportada pela bobina, no caso do falante em questão, é igual a 230 ºC. Quando este valor for atingido, RE sofrerá um acréscimo de 80%, em relação ao seu valor original, a 24 ºC, subindo para 12,08 ohms. Essa brutal elevação na resistência da bobina alem das alterações nos fatores de qualidade Qes e Qts, provocará uma redução da eficiência, ocasionando a chamada compressão de potência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo topico, muito bom o assunto e de interesse de muitos.

 

Por isso que eu gosto muito dos meus falantinhos E312LC de 400Wrms..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É realmente... o "mundo" do som automotivo é muito complexo e relativo...

 

não da pra sair falando as coisas (boas ou ruins) assim do nada, tem que ter fundamento tecnico, ao contrario do que muita gente pensa e faz.. tem gente q pensa que é so meter o falante num caxote e pronto.. se o som sair bom o falante é bom, se o som sair ruim é pq o falante não presta... sem levar em conta as condições de uso do mesmo....

 

tenho um pouco de experiencia na "prática",montando etc.. mas nada muito tecnico, por isso nem opino muito...

 

"que bom seria se todos soubessem o que está falando..." :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola BloOm

olha na troca que um cara fes aqui na cidade resentemente

deu resultado bom ate q

foi dos SDS 800 18''

para os Target bass..digamos que 20% notaveis

eu escutei ontei e tavamos comparando

fas umas 2 semana ja que colocou

e ta rendendo bem por enquanto

 

abçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que nao tem muito haver, mas ao ler este topico fiquei com uma pulga atrás da orelha!

 

Bom, tenho dois Protech Light 12' .. o Xmax dele é 8,5 ... e as vezes tenho a impressão de sentir um cheiro meio estranho quando eu do um gáz neles... pode ser que esta passando???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...