Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fabio Arisa

E ai, vamos falar sobre som?

Recommended Posts

offtime, concordo...

Mas discordo um pouco sobre o que o Crasher tanto fala... Lendo os textos dele, dá impressão que é impossível um carro tirar nota máxima em qualquer quesito que não seja instalação.

Não entendo o motivo de fazer uma escala de 0 a 10 e nenhum sistema existente ter condições de tirar 9 ou 10.

Não sei se essa é a idéia dele, mas é a impressão que passa! Concordo sobre as notas serem feitas com os mesmos critérios, até para facilitar a mudança de categoria, mas acho que notas justas são essenciais. Em justas digo, ser possível (mesmo que ninguém atinja) tirar nota máxima.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
offtime, concordo...

Mas discordo um pouco sobre o que o Crasher tanto fala... Lendo os textos dele, dá impressão que é impossível um carro tirar nota máxima em qualquer quesito que não seja instalação.

Não entendo o motivo de fazer uma escala de 0 a 10 e nenhum sistema existente ter condições de tirar 9 ou 10.

Não sei se essa é a idéia dele, mas é a impressão que passa! Concordo sobre as notas serem feitas com os mesmos critérios, até para facilitar a mudança de categoria, mas acho que notas justas são essenciais. Em justas digo, ser possível (mesmo que ninguém atinja) tirar nota máxima.

João, é fácil entender o que o Crasher falou, só ir em uma boa sala "de som" e escutar e depois vc escuta seu carro...vc vai perceber a ambiencia que tem o seu carro..rs..não digo isto do seu, digo de todos, até pode ser que o juiz tenho dado a mesma nota para todos em ambiencia, mas poderia ser mais baixa..rs.

Compartilhar este post

Link para o post
Afinal de contas uma nota em escala 1 a 10 não é pra dizer que esse carro é melhor que aquele que é melhor que o outro e daí cada um recebe um 10 / 9 / 8 e sim pra mostrar para quem veja, independente dos concorrentes, se um carro é bom em um quesito ou não.

Não adianta nada ter um campeonato onde as notas gerais são altíssimas, mas a qualidade de audio não seja realmente boa.

Mas aí se contraria o próprio conceito de um campeonato.

Campeonato é onde 10, talvez 20 ou mais, competem entre si. Logo, as notas mostram, dentro daquela bateria, quem foi melhor que quem.

Diria que, a única forma de dar uma nota absoluta seria fazer quase que um show de calouros.... pegar umas 6 pessoas de diferentes formações (músico, audiófilo, alguém sintético, alguém analítico, dois ou mais juízes formados e de concepções pessoais distintas), e botá-los para avaliar o sistema separadamente. Ao final, soma-se as notas e tira-se a média.

Um juiz apenas não dá nota definitiva. Primeiro que nenhum ouvido é, de fato, absoluto. O que ouvi´mos é fruto de uma interpretação cerebral. Além disto, uma gripe, uma exposição a um SPL mais alto no dia anterior, e até mesmo a própria idade, vão alterar toda a percepção.

Será que um Juiz X pode avaliar um carro Y hoje, e daqui a 10 dias realizar a mesma avaliação, sem saber que se trata do mesmo carro, e dar as mesmas notas com um desvio máximo de 10%?

Pois é... não. Nem essa banca de jurados conseguiria tal feito.

Compartilhar este post

Link para o post

foi o que eu falei la no topico do campeonato.

Eh polemico, mas eu ainda vejo mais vantagem em notas inteligiveis aos competidores. Assim como o offtime e outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, a soma das notas no final vai dizer qual conjunto é melhor que qual. Agora dentro de um item de avaliação acho até mais justo a nota ser absoluta do que determinada por um em relação com o outro.

Agora ambiência, realmente acho complicado em um carro, mas aí está o desafio...

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que, ate porque ambiencia eh algo dificilimo no carro, a nota vai de 1 a 5 e nao de 1 a 15 ou 20. Para nao comprometer muito a classificacao geral. Mas concordo que um 4/5 ou 5/5 eh algo que eu nunca ouvi em um carro.

Eu tinha uma parati que, modestamente, eu auto-julgaria como 3/5 em ambiencia. E foi uma das melhores ambiencias que ja pude ouvir/sentir num carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas... Então vocês estão falando que é impossível ter 5 de ambiência dentro de um carro...

Ok, concordo que nada tem a ver com um bom sistema HT ou uma sala de som (a qual nunca escutei, mas já escutei sistemas ótimos).

Mas, então, de novo, por que julgar de 0 a 5 se a nota máxima seria 3?

Não acho que esteja errado dar notas 3, 4 e 5 para os sistemas... Serve como referência!

A menos que a escala fosse ampliada... Se todos recebessem 1 ou 2, ambiência não serviria para nada. 1 ponto é o suficiente para desempate algumas vezes, mas acredito que em iniciante ninguém daria tanta atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

5 impossível, não é.

Agora, conseguir 5 e manter o carro apresentável e usável no dia-a-dia, são outros quinhentos... hehehehehehehe. Com certeza exigirá mais falantes que o parzinho do estéreo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao acho impossivel. Acho dificil. E os julgamentos podem ser diferentes. Eu, por exemplo, daria nota 5 se o quesito fosse 100% fiel ao som ao vivo. Se eu fechasse o olho e me sentisse no ambiente que a musica esta sendo captada, confundindo meu cerebro mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acredito que se o sistema mereça um 2 ele tem que ganhar um 2, independente da média geral. Agora eu gostei do último post do Arisa, é mais ou menos esse tipo de descrição que eu esperaria de cada nota na avaliação, se é subjetivo que pelo menos cada um tenha uma referência da percepção do juiz.

Compartilhar este post

Link para o post

2/5, 1/4, 3/10, dois quarenta e cinco avos... tanto faz...

O que eu acho é que a nota tem que ser algo útil ao competidor. Agregar alguma coisa no entendimento das capacidades do set dele.

E o fato é que pontuar ambiência 5/5, para o 5o colocado da categoria de entrada, não agrega nada.

Quer dizer então que no quesito ambiência o carro está perfeito? 100% de aproveitamento? Não tem que melhorar mais nada?

Ai quando for para a categoria acima, magicamente a nota despenca para sei lá, 2/5?

''Ah mas na categoria de entrada busca-se estimular o participante e bla bla bla...''.

Estimular é uma coisa, não ajudar é outra.

Com sinceridade? Se eu tivesse que pontuar ambiência no melhor carro que eu já escutei na minha vida, de 0 a 5, provavelmente não teria coragem de dar nota 2.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post
Com sinceridade? Se eu tivesse que pontuar ambiência no melhor carro que eu já escutei na minha vida, de 0 a 5, provavelmente não teria coragem de dar nota 2.

Mas isto tomando como referência o quê exatamente? Uma sala?

Não seria igual descontar ponto por celulite em concurso de Miss terceira idade?

Compartilhar este post

Link para o post
Não seria igual descontar ponto por celulite em concurso de Miss terceira idade?

Acho que seria mais como descontar pontuação por burrice :P

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso eu disse que cada nota tem que ter uma referência, se a referência for "show ao vivo" ou "lata de lixo" isso tem que ver com quem entende do assunto. Só penso que a referência deve ser a mesma para todas as categorias.

Compartilhar este post

Link para o post

Você só poder descontar ponto se considerar.

Dúvido que considerem o quesito pele lisa num concurso de beleza da 3a idade.

Talvez então fosse o caso de não consider ambiência em campeonatos de som automotivo.

Porque é a mesma coisa, ninguém tem...

Quanto a referência e equivalência nas categorias...

A referência é sempre o ao vivo. Só que se for julgar core rules, as pontuações vão ser um desastre.

Se 5/5 não agrega nada, 0/5 tb não.

Então é preciso ir com um pouco de calma. Para ajudar nisso entra a experiência que o juiz tem que ter, sobre o que é ou não possível em sistemas de áudio, no geral e tb contextualizando para o segmento automotivo.

Quanto a equivalência da pontuação entre categorias, eu sou favorável.

Se o receio é alguém zerar, é só aumentar a escala.

E essa parada de incentivar quem está começando não é muito convincente, uma vez que todo mundo sabe que o que importa, para o campeonato, é o seu desempenho dentro da sua categoria.

Agora, pensando grande, ou seja, visando melhorar a performance do seu sistema, é muito mais vantagem ter notas equivalentes, uma vez que o número de carros com os quais você pode comparar o seu mais do que dobra.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

uma coisa que me chamou a atenção...

(mudando um pouco o foco da conversa)

sei que cada juiz é instruido para tentar ter o maior padrão na avaliação, mas que há subjetividade interpessoal entre eles.

Mas já que o juiz da iniciante e da pro foi o mesmo... isso significa que do 2. ao 6 colocado da iniciante se fosse pra pro ficaria com as mesmas colocações? já que em todos eles a pontuação foi maior que a do 2.colocado da pro?

Compartilhar este post

Link para o post

O Ianaconi explicou que o rigor na pro foi maior.

Mas pode ser que algum iniciante tenha ido melhor que o pessoal da Pro...

O carro da NAR mesmo. Player original, sem TA, tudo nos locais originais. Fez milagre com o que tinha, mas deixou de tocar tudo que podia graças a estes detalhes.

Compartilhar este post

Link para o post

É essa comparação que aparentemente não podemos ainda fazer, mas que seria muito interessante se fosse possível.

EDIT: exagerei no meu comentário sobre a instalação. Apesar de achar que apenas os itens de segurança deveriam ser computados não foi nada absurdo a forma como foi avaliado..

Editado por offtime

Compartilhar este post

Link para o post

Offtime, eu li, e pode apostar que vai.

Única e exclusivamente porque faz você gastar truzilhões procurando uma loja conceituada se quiser se dar bem, e ainda assim, por enquanto, existem alguns critérios sem nenhuma documentação e/ou totalmente do gosto do julgador.

Compartilhar este post

Link para o post
É essa comparação que aparentemente não podemos ainda fazer, mas que seria muito interessante se fosse possível.

EDIT: exagerei no meu comentário sobre a instalação. Apesar de achar que apenas os itens de segurança deveriam ser computados não foi nada absurdo a forma como foi avaliado..

Eu quase te quotei :vts

Deveria ter quotado... Não foi exageiro, foi real!

Item de segurança (facilmente discutível) é interessante, acabamento em si é subjetivo e infundado. Integração ao painel... E se o objetivo for se destacar?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu quase te quotei :vts

Deveria ter quotado... Não foi exageiro, foi real!

Item de segurança (facilmente discutível) é interessante, acabamento em si é subjetivo e infundado. Integração ao painel... E se o objetivo for se destacar?

cara... na boa...

leia mais sobre campeonatos de qualidade, escute mais sistemas automotivos e residenciais...

só assim vc vai ter referencias.....

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ate acho interessante a parte de acabamento, mas pra mim o que vale é o audio, o resto é tunning. Aquela pontuação de criatividade por exemplo, são 16 pontos sem nada que defina o que é considerado "criativo". Vale mais que dinamica.

Mas acho que a "bronca" ficou por conta de não ter parametros definidos para avaliação, aí fica complicado. Outra coisa que eu acho que deveria ficar claro é na pontuação de cada um, quanto o cara tirou no audio e quanto tirou na instalação pra gente saber o que teve uma instalação de referencia e o que teve um audio de referencia.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas aí se contraria o próprio conceito de um campeonato.

Campeonato é onde 10, talvez 20 ou mais, competem entre si. Logo, as notas mostram, dentro daquela bateria, quem foi melhor que quem.

Diria que, a única forma de dar uma nota absoluta seria fazer quase que um show de calouros.... pegar umas 6 pessoas de diferentes formações (músico, audiófilo, alguém sintético, alguém analítico, dois ou mais juízes formados e de concepções pessoais distintas), e botá-los para avaliar o sistema separadamente. Ao final, soma-se as notas e tira-se a média.

Um juiz apenas não dá nota definitiva. Primeiro que nenhum ouvido é, de fato, absoluto. O que ouvi´mos é fruto de uma interpretação cerebral. Além disto, uma gripe, uma exposição a um SPL mais alto no dia anterior, e até mesmo a própria idade, vão alterar toda a percepção.

Será que um Juiz X pode avaliar um carro Y hoje, e daqui a 10 dias realizar a mesma avaliação, sem saber que se trata do mesmo carro, e dar as mesmas notas com um desvio máximo de 10%?

Pois é... não. Nem essa banca de jurados conseguiria tal feito.

exatamente...

Alias, gostaria de ver o juiz vendado avaliando o mesmo carro uma hora depois, e ver se as notas seriam as mesmas.

Compartilhar este post

Link para o post

ah murilo, eu falo com conhecimento de causa, pois ja acompanhei juizes veteranos avaliando diversas vezes, diversos carros, e ate o mesmo carro.

o juiz consegue sim dar, se nao as mesmas notas, ter as mesmas percepcoes sobre um sistema se ele for apresentado de maneira identica, e mais de uma vez (mesmo vendado, o que acho um tanto pointless). Nada que desse uma virada no resultado de um campeonato, com certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Fabio, pela sua experiência, apresentação faz diferença?

Digo. Juiz ver um som "capenga", com péssima aparência e começar a tocar bem, acaba supreendendo-o e as notas ficam maiores? Ou menores?

Ou ainda o contrário, pega um carro com equipamentos sabidamente tops e toca (igual o sistema de péssima aparência) bem. As notas seriam justas também?

Basicamente, dois sistemas totalmente diferentes, tocando exatamente igual (um super aproveitado, outro mal aproveitado) teriam a mesma nota?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...