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mbohn

Parâmetros Thielle-Small

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Pois bem pessoal, nos temos aqui no forum o que significa cada sigla dos parametros de Thielle-Small, porem não temos uma explicação definida e/ou detalhada de PRA QUE SERVE cada parametro, ou seja, o que é em termos leigos!

Acredito que nossos amigos do forum possam nos auxiliar enormemente nisso, para que seja de conhecimento geral, já que temos entre nos grandes conhecedores, e tenho certeza que contribuirão muito.

Segue abaixo a tabela que consta no autosom.net:

 

Parâmetros Thielle-Small

 

Neville Thielle foi um engenheiro australiano pioneiro no estudo de caixas acústicas Bass Reflex (refletor de graves) para calcular o volume ideal e a frequência de sintonia do duto. Logo depois, Richard H. Small que foi professor da Universidade de Sidney, Austrália, desenvolveu e ampliou o trabalho de Thielle. O Resultado foi a padronização dos parâmetros para cálculo da melhor caixa para seu alto-falante.

 

B: Densidade de fluxo magnético no vão da bobina, em Tela-metros

bl: fator de força. A força mecânica produzida pela bobina é em função do produto (CampoMagnético x ComprintoFioNoFluxo x CorrenteNoFio) [N/A] ou [T.m]

C: Velocidade de propagação do ar aprox. 342 m/s

Cas: Acusticamente equivalente ao Cms

Cms: compliância mecânica da suspensão do alto-falante

Compliância mecânica: é o quanto um determinado corpo se desloca quando aplica nele uma determinada força . É dada em m/N ou m/N

D: Diâmetro efetivo do falante, em metros

F3: Ponto de menos 3dB em relação à região de resposta plana em Hertz

Fb: Frequência de sintonia (ressonância) da caixa acústica Vented Box (Bass Reflex). (frequencia de um vale entre dois picos)

Fc: Frequência de Ressonância do sistema caixa Closed Box. (frequência de pico)

Fs: Frequência de ressonância ao ar livre (frequência de pico)

Frequência de Ressonância é a frequência de sinal na qual um corpo vibra em sua maior amplitude devido às suas próprias naturezas estruturais.

L: comprimento do fio imerso no campo magnético, em metros

Lces: Indutância elétrica equivalente do Cms, em henri

Ms: Massa total móvel do cone

Mmd: Massa do diafragma, em gramas

Mms: massa mecânica móvel do alto-falante mais a carga de ar que ele desloca. É dada em Kg

n0 rendimento de referência de um alto-falante. O "no" indica a relação entre potência acústica produzida pelo falante e potência elétrica aplicada. Podemos perceber que os alto-falantes são, na verdade, grandes geradores de calor, uma vez que a maioria dos falantes tem rendimento em torno de apenas 1%.

p (rho): Densidade do ar 1.18 kg/m^3

Pa: Potência acústica

Pe: Potência elétrica

Potência Nominal: Potência eficaz, medida segundo a norma NBR 10303. Aplica-se sinal de ruído rosa, com potência RMS no alto-falante, em câmara anecóica ou semi-anecóica durante 2 horas. O alto-falante não pode apresentar nenhum tipo de problema.

Potência Musical: Potência em Watt que o alto-falante deve suportar em regime de programa musical por tempo indeterminado. Admite-se distorção máxima de 5% do amplificador.

Q: Amortecimento relativo do falante

Qa: Q do sistema no Fb, devido a perdas por absorção, admensional

Qec: Q do sistema na ressonância (Fc), devido a perdas elétricas, admensional

Qms: Fator de qualidade mecânico para fs ao ar livre, considera apenas as perdas mecânicas, quanto maior o valor de Qms, menos flexível será o conjunto móvel.

Qes: Fator de qualidade elétrico para fs ao ar livre, considera apenas as perdas elétricas, quanto menor o valor de Qes, maior a força dinâmica do sistema eletromagnético.

Qts: Fator de qualidade total (mecânico e elétrico), indica o tipo de subwoofer.

Ex: Qts abaixo de 0.5 indica que o alto-falante é apropriado para caixa acústica, não devendo ser instalado em tampão. (carga acústica baixa).

Qts acima de 0.5 indica que o alto-falante é do tipo Free Air, recomendado para utilização em tampão (carga acústica baixa) e em vários sistemas de caixas acústicas.

R: Ondulaçao do sinal, in dB

Ras: Acusticamente equivalente ao RMS

Re ou Res: Resistência ohmica DC, próxima e inferior a impedância nominal do alto-falante, e que pode ser medida por um ohmímetro. Não confunda: esta é uma medição de resistência, e não de impedância.

Revc: resisttência DC da bobina, em Ohms

Sd: Area efetiva de irradiação sonora do falante, cone, em metros quadrados

SPLo Sound Pressure Level, usualmente medido a 1 watt, por 1 metro na frente ao falante

Sensibilidade: Quanto maior a sensibilidade, maior o nível de pressão sonora obtido com a mesma potência.

Vas: Volume equivalente de ar que tem a mesma compliância do sistema de suspensão do alto-falante (volume acústico do alto-falante). Grandes valores de Vas pedem grandes volumes nas caixas acústicas. O volume Vb da caixa acústica depende também do Qts e Fs. Ao utilizar volumes de caixa menores que os especificados, modifica-se a resposta de frequência, geralmente reforçando uma certa região dos graves, aumentando o Fb e também a excursão do cone do alto-falante.

Vb: Volume interno líquido da caixa acústica, oferecido ao alto-falante. O valor de Vb influi na resposta de graves, na frequência de corte F3, na de sintonia Fb e no deslocamento do cone.

Vd: Máximo volume deslocado pelo falante (produto de Sd pelo Xmax), em metros cúbicos

Xmáx: deslocamento máximo que a bobina apresenta mantendo a mesma quantidade de fio dentro do gap do falante.

 

Minha sugestão para esse tópico:

Sempre que um usuário tiver dúvida sobre algum parametro, poste aqui a sigla do mesmo, e outro colega mais experiente prestara auxilio na resolução da mesma.

 

Um abraço a todos! hand26

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Eu ja achei bem explicado ali...

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Pra quem entende bem, acredito que até esteja, mas e pra quem acha que é grego? rsrsrs

Abri somente para possíveis esclarecimentos de dúvidas dos users.

[]'s

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o cara que fez isso e bom hein ! falo pouco e falou bonito ! rsrs! parabens ai ! eu preciso aprender mais sobre isso ai ! :legal:

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Basicamente, o que importa na hora da escolha / avaliação de um falante é isto aqui:

 

bl: fator de força. A força mecânica produzida pela bobina é em função do produto (CampoMagnético x ComprintoFioNoFluxo x CorrenteNoFio) [N/A] ou [T.m]

 

A principal diferença entre falantes baratos e caros. Conjunto magnético é a parte mais cara do falante, então é onde se economiza. Quanto menor o Bl, menor a força que move o cone.

 

Fs: Frequência de ressonância ao ar livre (frequência de pico)

Frequência de Ressonância é a frequência de sinal na qual um corpo vibra em sua maior amplitude devido às suas próprias naturezas estruturais.

 

Fs de subwoofer vai até 40Hz. Acima disto, é woofer. Baixa Fs geralmente indica que temos um conjunto mais mole, lerdo e pesado e, por isto, subwoofer geralmente não sobe muito. Com isto a eficiência também cai.

 

Potência Nominal: Potência eficaz, medida segundo a norma NBR 10303. Aplica-se sinal de ruído rosa, com potência RMS no alto-falante, em câmara anecóica ou semi-anecóica durante 2 horas. O alto-falante não pode apresentar nenhum tipo de problema.

 

Potência Musical: Potência em Watt que o alto-falante deve suportar em regime de programa musical por tempo indeterminado. Admite-se distorção máxima de 5% do amplificador.

 

A diferença entre potência nominal e musical se deve ao fato de, tirando uma média em função do tempo, um sinal musical ter 4 a 10x menos potência do que o sinal senoidal puro. Mesmo com picos que se igualem à potência musical. Por isto que se fala tanto em Headroom.

 

Qms: Fator de qualidade mecânico para fs ao ar livre, considera apenas as perdas mecânicas, quanto maior o valor de Qms, menos flexível será o conjunto móvel.

 

Hoje é a tendência dos falantes de altíssima potência apresentar Qms mais alto que os falantes de média e baixa potência. Digamos que Qms seja o freio. Quanto maior, mais força do conjunto motor é desperdiçada. Se é desperdiçado, isto indica que o seu investimento em maior potência vai pelo ralo, já que o ganho nunca é proporcional ao que se adicionou de potência ao sistema.

 

Qes: Fator de qualidade elétrico para fs ao ar livre, considera apenas as perdas elétricas, quanto menor o valor de Qes, maior a força dinâmica do sistema eletromagnético.

 

Qts: Fator de qualidade total (mecânico e elétrico), indica o tipo de subwoofer.

Ex: Qts abaixo de 0.5 indica que o alto-falante é apropriado para caixa acústica, não devendo ser instalado em tampão. (carga acústica baixa).

Qts acima de 0.5 indica que o alto-falante é do tipo Free Air, recomendado para utilização em tampão (carga acústica baixa) e em vários sistemas de caixas acústicas.

 

Qts alto indica que fez-se um falante que tem mais freio que motor. Para aplicações free-air, sem problemas. Em projetos destinados à caixas acústicas, denota um grave defeito de projeto, que pode ser causado por: Redução de custos (no caso, bl baixo ou Qms alto demais para fazer o falante suportar mais potência que o projeto mecânico ideal permitiria), Necessidade de baixar a Fs a qualquer custo (adicionando peso ao cone), ou mesmo ausência de projeto.

 

Aliás, fazendo uma observação marginal, aos "entendidos" que me execraram quando afirmei a superioridade das bordas de espuma, basta prestar atenção à possibilidade de baixar o Qms e o Qts com isto, reduzindo ainda a Fs do falante.

 

Sensibilidade: Quanto maior a sensibilidade, maior o nível de pressão sonora obtido com a mesma potência.

 

Vas: Volume equivalente de ar que tem a mesma compliância do sistema de suspensão do alto-falante (volume acústico do alto-falante). Grandes valores de Vas pedem grandes volumes nas caixas acústicas. O volume Vb da caixa acústica depende também do Qts e Fs. Ao utilizar volumes de caixa menores que os especificados, modifica-se a resposta de frequência, geralmente reforçando uma certa região dos graves, aumentando o Fb e também a excursão do cone do alto-falante.

 

Falante com VAS muito alto é falante com Qts alto demais. Típico falante que não tem força pra mover o cone se a carga acústica imposta pela caixa for muito grande, logo, exige caixas enormes pra poder tocar.

 

Xmáx: deslocamento máximo que a bobina apresenta mantendo a mesma quantidade de fio dentro do gap do falante.

 

Em tese, sim. Em falantes baratos a conversa é outra... nego solta esse número aceitando 20, 30% de bobina pra fora do GAP.

Editado por Kleberlpa

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Essa é a ideia, se ficasse como tópico fixo, para o pessoal consultar sempre que tiver dúvidas, ao invez de abrir uma novo tópico perguntando sempre as mesma coisas, e sem utilizar a "pesquisa"....

No mais, valeu pela colaboração Kleber. :legal:

Editado por mbohn

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Sensibilidade: Quanto maior a sensibilidade, maior o nível de pressão sonora obtido com a mesma potência.

 

 

lembrando que a sensibilidade divulgada nem sempre é a que importa para o projeto!

 

deve-se olhar a curva de resposta do falante primeiro! tem muitos (bons) falantes de 10", 12", com sensibilidade de 100, 101dB, ai o cara acha que vai abafar com esse falante num sistema pancadão, por exemplo, ai vc vai e olha a curva de resposta do falante e tem-se lá, 115dB em 450Hz e em 110-120Hz a sens tá em 89dB... de NADA adianta esse falante pra pancadão! fosse melhor um com 96dB de sensibilidade média, mas que tivesse lá seus 96dB em 110Hz!

 

acho q deu pra entender!

 

isso tbem acontece no hi fi para casar a sensibilidade de midrange com tweeter, por exemplo, muitas vezes o mid/fullrange tem um baita de um picão de 95dB lá em 10-12KHz, mas na faixa útil (até, digamos, 7KHz) a sensibilidade dele não passa 88dB, e no manual cita-se uma sens média de sei lá, digamos ai 91dB... se o cara for casar a potencia/sensibilidade do tweeter contando com os 91dB do manual, ele vai ter um tweeter muito mais forte que o midrange!

 

é por essas e outras que muita gente fala que a prática distingue da teoria, mas não é a prática que é diferente da teoria, é que a teoria INCOMPLETA compromete a sua prática!

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Vale lembrar també que, como a eficiência geralmente é o fator mais influenciado (pra mais ou pra menos) pela caixa e por mais uma série de fatores, até os fabricantes mais sérios jogam a sensibilidade mais pra cima do que é na realidade.

 

Outro dia mesmo, tinha um tópico de um FAMOSO falante da A/D/S, top de linha mosca branca de olhos azuis com 500ml em cada peito. Dizia o manual que o sub tinha 92dB/W. Escrafunchando o manual, você descobria que isto era a 2,83V...

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É um assunto bem vasto, eu sou encucado, para mim nao basta entender, quero saber da onde tiraram isso? Alguem ja teve essa curiosidade?

 

Pois eh, tem muitos aqui no forum, bem habilitados para falar nesse assunto, eu sou um mero curioso, mas pelo que andei estudando, os parametros, sao uma analogia da parte eletrica, mecanica e acustica do alto-falante, em forma de Circuitos Eletricos...

 

Nesses Circuitos, os Parametros sao analagos a resistencias, capacitores, indutores entre outros... e usando modelagem matematica, tecnicas de analise de circuitos, consegue se tirar essas relacoes...

 

Ou seja, resolvendo circuitos eletricos, vc consegue "prever" o comportamento do auto falante...

 

Incrivel neh? fenomenal esses caras... rs

 

Depois quem sabe o praia, o renan, ou outra pessoa, quem realmente entende, passa aqui e extenda mais o assunto... rs

 

E ainda tem gente prepotente aqui no forum, que fala com boca cheia q saca muito de som,q e nao sabe oque é U=R.I ( O problema nao e nao saber, todos podemos aprender, o problema sao pessoas que se acham os donos do mundo, e julgam quem sabe menos, e na verdade nao sabe bosta nenhuma)

 

Vamos abrir nossas mentes, o conhecimento e vasto, e estamos aqui para aprender, e tem muita gente aqui que sabe, e pode ensinar para agente, e so agente da valor, o forum ta muito pobre, agente nao da valor pra quem realmente merece...

 

Aproveito pra tentar fazer uma CAMPANHA...

 

" Conhecedores, POSTEM.... Tambem queremos aprender..." Tem muito user que sabe muiiiito e nao posta, pq agente nao da valor... ficamos postando so onde tem modinhas... esse forum ta meio parado, so topicos basicos..

 

Desculpe o desabafo...

 

Abraco Galera...

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Belissimo tópico hein!

 

Vamos postar galera, quem puder acrescentar, acrescete.. é como um investimento!!!

 

Vlw

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Vale lembrar també que, como a eficiência geralmente é o fator mais influenciado (pra mais ou pra menos) pela caixa e por mais uma série de fatores, até os fabricantes mais sérios jogam a sensibilidade mais pra cima do que é na realidade.

 

Outro dia mesmo, tinha um tópico de um FAMOSO falante da A/D/S, top de linha mosca branca de olhos azuis com 500ml em cada peito. Dizia o manual que o sub tinha 92dB/W. Escrafunchando o manual, você descobria que isto era a 2,83V...

 

 

Por isso temos aquele belo ditado: "tudo depende do seu referencial"

 

Já me deparei com vários subs que são postos desta maneira, e muita gente acaba passando despercebido!

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Muito bom o tópico, aprendi mais um pouco com as explicações do Kleber!

 

Saber o que significa cada parâmetro é fácil, duro é saber para que serve...

 

Ps. Rendimento é importante também Kleber?! Eu sempre vejo o rendimento, mesmo não entendendo :P

 

Até hoje eu escolho falante pelo design, x-max e potência suportada :P

Editado por João Guilherme

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Ah, sim... uma coisa que eu ia comentar um dia no futuro, mas vou aproveitar o tópico aqui:

 

Centragem progressiva. A moda entre falantes de alto SPL. Sabem pra quê serve?

 

Seguinte: Em baixos delocamentos ela impõe uma certa carga mecânica. Em altos, apresenta uma carga mecânica muito maior. Resultados? O primeiro: permite que o custo de produção caia, já que pode-se usar GAPs menos profundos pra se fazer falantes de maior potência. O segundo: Não acredite que os parâmetros do falante se mantenham com a potência. Pelo menos apresentam menos problrmas com caixas.

 

E o terceiro, que é a espinha dorsal da coisa: Compressão dinâmica.

 

Acontece que, se você usar menor potência e compressor, vai ter resultados iguais ou melhores que usando altas potências, usando falantes que dependem de centragem progressiva pra conseguirem tocar a contento.

 

Compressão = aumento do SPL médio.

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Muito bom o tópico, aprendi mais um pouco com as explicações do Kleber!

 

Saber o que significa cada parâmetro é fácil, duro é saber para que serve...

 

Ps. Rendimento é importante também Kleber?! Eu sempre vejo o rendimento, mesmo não entendendo :P

 

Até hoje eu escolho falante pelo design, x-max e potência suportada :P

 

Pra subwoofers, não.

 

Pra tweeters, mids e etc, sim.

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Compressão = aumento do SPL médio.

Cuma assim?!

 

Mp3? Distorções amigáveis?

 

Entendi não :P

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Kleber,

 

Quais desses parâmetros tem escala comparável?

 

Por exemplo, Qts pelo q entendi oscila de 0 a 1. Se for maior do que 0,5 significa um Qms maior do que Qes, logo uma resistência mecânica maior do que a mobilidade elétrica proporcionado PARA AQUELE alto-falante. Logo, comparando dois sub, por exemplo, não posso dizer que um com Qts menor, certeiramente, tocará "melhor" do que o outro.

 

No entanto, um sub com Fs menor significa dizer que, ambas em suas caixas otimizadas, tocará frequências mais baixas que o outro. Correto?

 

No caso do BL, posso considerar uma escala de "força" do conjunto magnético comparável entre dois subs de mesma finalidade, por exemplo, JLxNAR e MTXxFosgate?

 

Nesse sentido, Xmax é um indicador fraco do qto um sub pode descer, afinal, o q realmente importa é o Fs?

 

Quais desses fatores impactam diretamente e efetivamente no timbre?

 

Abs!

Editado por tiagomakoto

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Comparei três subs JL 10w0-4, NAR 10SW3 e ARC10D2. Os T&S abaixo não estão na ordem que os citei:

 

Sub 1:

BL: n/d

Fs:24,2Hz

Xmax: 8,6mm

Qts: 0,40

Qms: 8,56

 

Sub 2:

BL: 13,9 T.m

Fs:23,3Hz

Xmax: 30mm

Qts: 0,39

Qms: 4,09

 

Sub 3:

BL: 9,95 T.m

Fs:24,5Hz

Xmax: 13mm

Qts: 0,27

Qms: 4,04

 

1 - A Fs de todos os 3 é próxima indicando possibilida de extensão de subgraves

2 - Pode-se dizer que o sub2 terá mais "pancada" que o sub3 devido ao seu BL maior?

3 - O sub1 é o mais "duro" que todos por apresentar Qms maior? Ou seria mais controlado?

4 - O Qts do Sub3 é o menor, indicado maior "maciez" no timbre?

5 - Qual a vantagem do Sub2 em relação aos outros devido à seu maior Xmax?

 

O que vocês acham?

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